Estrutura do Turno – Fase Inicial

Vinicius Quaiato – Nível 3

Vinicius Quaiato – Nível 3

Olá pessoal, tudo bem?
Uma partida de de Magic geralmente ocorre ao longo de vários turnos. É através da estrutura dos turnos que jogadoras e jogadores conjuram suas mágicas, atacam, defendem, e eventualmente ganham ou perdem o jogo.

Conhecer esta estrutura é algo primordial e fundamental não apenas para quem está jogando, mas para nós que estamos ativamente colaborando e ajudando estas pessoas a jogarem de forma mais divertida e também competitiva.

Este é um primeiro artigo, de uma série de três, onde explicarei detalhadamente a Estrutura do Turno de uma jogo de Magic. As Regras Abrangentes sobre a Estrutura do Turno vocês encontram aqui.

Aqui você encontra um PDF com uma cola completa da Estrutura do Turno.

Fases e Etapas

O turno de uma partida de Magic é composto por cinco Fases e 10 Etapas. Dentro de cada uma destas Fases e Etapas coisas específicas podem ser feitas, e algumas coisas que são padrão ocorrem.

Fases e Etapas Turno Magic
Fases e Etapas Turno Magic

Acima podemos ver todas as Fases e Etapas de um turno. A ordem delas é da esquerda para a direita, de cima para baixo. Sendo que para uma Fase mudar, as Etapas dentro dela precisam acontecer em ordem.

Uma coisa muito importante: Para que uma Fase ou Etapa termine e siga para a próxima é necessário que ambas as jogadoras (ou jogadores) passem a prioridade sucessivamente com a pilha vazia. É assim que o jogo “anda”. Isso basicamente diz que, se ninguém fizer mais nada em uma Fase ou Etapa, e a pilha já estiver vazia, o jogo avança.

Fase Inicial

Um turno de Magic começa pela Fase Inicial (Regras Abrangentes da Fase Inicial aqui). Esta primeira Fase dentro de um turno engloba três importantes Etapas: Desvirar, Manutenção e Compra.

Fase Inicial Turno Magic
Fase Inicial Turno Magic

Etapa de Desvirar (Untap)

Durante a Etapa de Desvirar ninguém recebe a prioridade, portanto ninguém podem conjurar nenhuma mágica ou ativar nenhuma habilidade, nem nenhuma mágica ou habilidade poderá resolver. Quaisquer habilidades que desencadeiem nesta Etapa são colocadas na pilha apenas, geralmente, na Etapa de Manutenção.

A primeira coisa que ocorre na Etapa de Desvirar é o processo de phase in e phase out de permanentes que tenham phasing. Para entender melhor isso leia sobre Phasing aqui.

Depois todas as permanentes que devem ser desviradas são desviradas, respeitando quaisquer efeitos que permitam ou neguem isso. (Regras Abrangentes da Etapa de Desvirar aqui)

Etapa de Manutenção (Upkeep)

A primeira coisa que acontece na Etapa de Manutenção é que a jogadora (ou jogador) ativa recebe a prioridade. Por conta disso, antes que qualquer coisa possa ser feita, habilidades que tenham desencadeado na Etapa de Desvirar ou no início da Etapa de Manutenção, vão para a pilha primeiro. (Regras Abrangentes da Etapa de Manutenção aqui)

Etapa de Compra (Draw)

Primeiro o jogador (ou jogadora) ativo compra um card. Esta ação não usa a pilha, portanto não pode ser respondida.

Depois o jogador (ou jogadora) ativo recebe a prioridade. (Regras Abrangentes da Etapa de Compra aqui)

Resumo

Um turno de Magic tem uma estrutura definida, e avança conforme as pessoas passam a prioridade sem fazer nada e com a pilha vazia. Compreender essa estrutura nos ajuda a resolver melhor os problemas que possam vir a acontecer, as dúvidas que as pessoas possam vir a ter, e também ajudam estas pessoas a jogar Magic de uma forma melhor – entendendo e buscando o melhor momento para fazer algo ou interagir com algo.

No próximo artigo falaremos sobre a Fase de Combate, que é a maior das Fases.

Forte abraço,
Quaiats.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.