Estrutura do Turno – Fase de Combate

Vinicius Quaiato – Nível 3

Vinicius Quaiato – Nível 3

Uma grande parte das interações em um jogo de Magic ocorre através do Combate. Atacar a vida da outra pessoa é uma das principais formas de vencer um jogo. Compreender as nuances desta importante Fase pode ser crucial para não somente vencer, mas também auxiliar durante uma dúvida e atendimento.

No artigo passado entendemos como funciona a Fase Inicial de um turno de Magic. Como a Fase Principal não possui nenhuma etapa, ela não será abordada. Se você precisa entender a Fase Principal, que ocorre antes ou depois da Fase de Combate, dê uma olhada aqui.

Lembrando que as Regras Abrangentes sobre a Estrutura do Turno vocês encontram aqui.

E aqui você encontra um PDF com uma cola completa da Estrutura do Turno.

Fase de Combate

A Fase de Combate (Regras Abrangentes da Fase de Combate aqui) é composta por 5 Etapas, que ocorrem em ordem. Estas Etapas são: Início de Combate, Declaração de Atacantes, Declaração de Bloqueadoras, Dano de Combate e Fim de Combate.

Fase Combate Turno Magic
Fase Combate Turno Magic

Embora as Regras Abrangentes descrevam exatamente o que ocorre e como as coisas podem acontecer em cada uma destas Etapas dentro do Combate, regras bem importantes sobre coisas que acontecem no Combate estão descritas fora das regras das Etapas. Tenha certeza de que você leu também as regras de 506.1 a 506.6g.

Etapa de Início de Combate

Esta é uma etapa relativamente simples. A primeira coisa a ser feita, caso não ocorra automaticamente, é a pessoa ativa escolher quem será a pessoa defensora. Esta ação não utiliza a pilha, portanto não pode ser respondida.

Após isso a pessoa ativa recebe a prioridade.

Importante: Esta é a última oportunidade para que uma criatura seja virada para que não possa atacar ou mesmo para animar um terreno-criatura.

Etapa de Declaração de Atacantes

Esta é uma etapa, em termos de regras, bem extensa. É bastante importante que entendamos como as coisas são feitas nesta etapa. Em caso de dúvidas consulte as regras da Etapa de Declaração de Atacantes.

Primeiro a pessoa ativa declara atacantes. Esta ação não utiliza a pilha. Alguns passos são necessário para completar esta ação:

  1. Pessoa ativa escolhe as criaturas que irão atacar (devem estar desviradas, ter ímpeto ou estarem sob seu controle deste o início do turno mais recente);
  2. Se a pessoa defensora controlar alguma Planeswalker, a pessoa ativa informa quais criaturas estão atacando a pessoa ou Planeswalker;
  3. Pessoa ativa verifica se alguma criatura está sendo afetada por alguma restrição. Se alguma restrição estiver sendo desobedecida então a declaração é ilegal;
  4. Pessoa ativa verifica se alguma criatura possui requerimentos. Se a quantidade de requerimentos sendo obedecidos é menor que a quantidade máxima possível sem desobedecer alguma restrição, então a declaração é ilegal;
  5. Se alguma criatura escolhida atacante possui a habilidade de Formar Bando (Banding), então a pessoa ativa anuncia qual criatura está formando bando com qual;
  6. As criaturas escolhidas são viradas;
  7. Se houver algum custo a ser pago quando alguma criatura ataca, então a pessoa ativa escolhe quais irá pagar;
  8. O custo total é determinado;
  9. Se algum custo requer pagamento de mana, habilidades de mana podem ser ativadas; Os custos são pago em quaisquer ordem;
  10. Cada criatura escolhida que ainda esteja sob controle da pessoa ativa torna-se uma criatura atacante, permanecendo assim até que seja removida de combate ou a Fase de Combate termine, o que ocorrer primeiro;
  11. Habilidades que desencadeiam quando atacantes são declarados vão para a pilha.

Segundo, a pessoa ativa recebe a prioridade.

Terceiro, se algum efeito coloca uma criatura em campo atacando, então a pessoa ativa escolhe qual Planeswalker ou pessoa defensora esta criatura atacará. Estas criaturas estão atacando, mas para efeitos e habilidades desencadeadas, elas nunca foram declaradas como atacantes.

Por fim, se nenhuma criatura foi declarada como atacante ou colocada em campo atacando, pule as Etapas de Declaração de Bloqueadoras e Dano de Combate.

Etapa de Declaração de Bloqueadoras

Os passos nesta Etapa são praticamente idênticos aos passos da Etapa de Declaração de Atacantes, exceto que eles são executados pela pessoa bloqueadora, e que referem-se à criaturas bloqueadoras.

Para conferir algum passo específico consulte as regras da Etapa de Declaração de Bloqueadoras.

Etapa de Dano de Combate *

Esta é sem dúvidas uma das Etapas mais importantes de um turno, é onde o dano de combate é realmente causado. Algumas ações bastante importantes ocorrem aqui. Para as regras completas e detalhadas, olhe aqui.

Primeiro a pessoa ativa anuncia como cada criatura atacante vai atribuir seu dano de combate, então a pessoa defensora faz o mesmo. Basicamente isso é feito seguinte os passos abaixo:

  1. Cada criatura atribui dano de combate igual ao seu poder; Criaturas que atirbuíriam 0 ou menos não atribuem nenhum dano;
  2. Uma criatura não bloqueada atribui seu dano de combate à pessoa defensora ou Planeswalker que esteja atacando; Se ela não estiver atacando nada, então não atribui nenhum dano;
  3. Uma criatura que esteja bloqueada atribui dano às criaturas que a estejam bloqueando, se não há nenhuma então ela não atribui dano. Se mais de uma criatura a estiver bloqueando então ela atribui dano de combate de acordo com a ordem de atribuição de dano anunciada para ela;
  4. Uma criatura bloqueadora atribui dano às criaturas que ela esteja bloqueando. Se ela não estiver bloqueando nenhuma criatura então ela não atribui dano. Se ela estiver bloqueando uma ou mais criaturas então ela atribui dano de acordo com a ordem de atribuição de dano anunciada para ela;

Segundo, todo dano de combate que tenha sido atribuído é causado simultaneamente. Esta ação não utiliza a pilha.

Terceiro, a pessoa ativa recebe a prioridade.

Quarto, se ao menos uma criatura atacante ou bloqueadora possuir iniciativa ou golpe-duplo conforme a Etapa de Dano de Combate começa, então as únicas criaturas que atribuem dano de combate naquela Etapa são aquelas com iniciativa ou golpe-duplo. Após isso uma segunda Etapa de Dano de Combate ocorre.

Importante sobre esta etapa: A ordem de atribuição de dano é definida pela pessoa que controla a critura, no caso das atacantes então a pessoa atacando. No caso das bloqueadoras então a pessoa bloqueando.

Etapa de Fim de Combate

Finalmente chegamos à Etapa de Fim de Combate. E primeira coisa que acontece aqui é a pessoa ativa receber a prioridade.

Habilidades que desencadeiam “no final do combate” são colocadas na pilha antes que as pessoas possam fazer algo.

Assim que esta Etapa terminar todas as criaturas e Planewalkers são removidos de combate. Após o final desta Etapa a Fase de Combate chega ao fim e o turno prossegue para a Fase Principal pós-combate.

As regras completas da Etapa de Fim de Combate podem ser encontradas aqui.

Resumo

A Fase de Combate não é curta e possui vários detalhes. Entender como esta fase e suas etapas se desenrolam pode ser crucial para a vitória (ou derrota) de uma pessoa, e por isso várias dúvidas neste momento do jogo aparecem.

Estas Etapas ficam ainda mais complicadas quando diferentes habilidades e efeitos estão envolvidos: atropelar, toque-mortífero, iniciativa, golpe duplo, vínculo com a vida, mágicas instantâneas, etc.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.