Cenários para discussão: Vidências!

Fala galera! Bem vindos e bem vindas a mais um cenário para discussão!

Durante uma partida de um PPTQ Moderno onde você é o Juiz Mor, Anete conjura uma Damnation, Nataniel, que controla um Viscera Seer e 4 fichas de criaturas do tipo Servo 1/1, diz que em resposta irá sacrificar todas as suas 5 criaturas para a habilidade ativada de Viscera Seer. Então, Nataniel olha as 5 cartas do topo de seu grimório e Anete o questiona sobre o que está fazendo. Nataniel então diz: “Sacrifiquei as 5 criaturas, então eu faço Vidência 5”. Não há indícios de Trapaça, qual infração Nataniel cometeu, se alguma, e o que você faria?

Ver Resposta
Nataniel, de fato, cometeu uma infração. Por mais que Olhar Cards Extras pareça se encaixar como a infração cometida, Nataniel cometeu Erro de Jogo – Erro de Card Oculto. A principal diferença entre o Erro de Card Oculto e Olhar Cards Extras é a manipulação de um conjunto de cartas onde apenas um jogador conhece a identidade dos cards antes e depois do erro, como podemos ver no IPG 2.3:
Essa infração se aplica somente quando um card cuja identidade é conhecida apenas por um jogador e está em um conjunto de cards ocultos tanto antes quanto depois do erro

Nesse caso, o erro de Nataniel foi resolver uma Vidência 5 uma vez, invés de resolver uma Vidência 1 cinco vezes e receberá uma Advertência. Para corrigir o erro, devemos mostrar as cinco cartas que deveriam estar no topo do grimório de Nataniel para Anete, caso ele tenha colocado algum card desse conjunto no fundo do grimório, então Anete deverá escolher os cards que correspondem ao excesso nesse conjunto, 4 nesse caso, eles serão embaralhados na porção aleatória do grimório, o outro card será colocado no topo do grimório de Nataniel, assim como nos diz o IPG:
Se o conjunto contém mais cards do que deveria, o jogador revela o conjunto de cards que contém o excesso e seu oponente escolhe um número de cards anteriormente desconhecidos suficiente para reduzir o conjunto ao seu tamanho correto. Os cards são tratados como cards em excesso.
Cards em excesso devem ser retornados ao local correto. Se esse local for o deck, ele deve ser embaralhado em sua porção aleatória.

Explicar a Nataniel a diferença entre Vidência 5 e Vidência 1 e pedir que ambos os jogadores tenham mais cuidado com erros como esse no futuro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.