Palavras do RC – Outubro / Novembro 2017

Vinicius QuaiatoCoordenador Regional

Vinicius Quaiato
Coordenador Regional

Olá pessoal, tudo bem?

Este é o início de uma nova forma de comunicação entre nós. Buscando tornar minha atuação como RC (Coordenador Regional) mais transparente e tangível, farei relatos das minhas atividades para colocar vocês a par de tudo. Inicialmente farei a cada 2 meses.

As atividades abaixo não seguem uma ordem de importância ou cronológica. E quaisquer dúvidas, podem comentar ou me procurar.

Listas de Email

Ler e responder emails faz parte das minhas atividades diárias como RC. Além de nossas listas regionais (Geral, Níveis 2+ e Níveis 3), existem algumas listas de email nas quais eu estou inserido no programa mundial:

  • Níveis 3 – Nesta lista estão todas as pessoas Nível 3. Algumas discussões importantes ocorrem por lá. Esta lista consome uma quantidade razoável de tempo para que eu acompanhe as mensagens, mas nada impossível.
  • RCs – Nesta lista estão todas as pessoas que são RC de alguma região. Muitas discussões que impactam o Programa são realizadas nesta lista. Ela consome uma quantidade de tempo bastante grande para acompanhar e participar, e eu tenho feito ambas as coisas.
  • RCs + PCs – Nesta lista estão as pessoas RCs juntamente com as pessoas PC (Program Cordinators). Esta lista é bastante importante e tem impacto siginificativo no Programa.

Como RC eu tenho atuado não somente em atividades exclusivas de nossa região, mas também em atividades e discussões que no futuro (curto prazo ou médio prazo) impactarão nossa região bem o programa como um todo.

Programa Exemplar

Esta é sem dúvida a atividade que mais demandou tempo e atenção desde Outubro. Logo que fui anunciado como RC iniciou-se a discussão sobre as mudanças recentes do Exemplar na lista de RCs. Muitos emails foram trocados e muita coisa debatida. A mudança ainda é bem recente, e com certeza ainda vai gerar muita conversa sobre.

Além disso somente na última semana eu finalmente consegui dar fim aos envios de Exemplar de Waves passadas. Para vocês terem uma ideia eu realizei envios das waves 5, 6, 7, 8 e 9 (wave 5 é de Fevereiro de 2016). Este foi um trabalho muito desgastante, muitas trocas de emails, entendimento dos problemas que ocorreram, explicações e logística. Por conta de toda essa demanda de tempo fiz o anúncio de que a semana passada seria a última para lidar com waves anteriores a 10. A ideia é que de agora em diante olhemos apenas para o presente e futuro.

Juntamente ao anúncio de novo RC foi publicada a Wave 10 do Exemplar, e assim que os cards chegaram em minhas mãos o envio foi realizado. Aqui quero novamente agredecer ao Gregory De Bonis pela ajuda logística. A criação do sistema e as dicas de como organizar as informações foram cruciais para que até o momento eu recebesse 0 (zero) reclamações, o que me faz crer que durante a wave 11 lidarei apenas com a wave 11.

Conferências

Como vocês sabem nos últimos anos eu estive bastante envolvido com a organização de Conferências. Além disso eu faço um trabalho bastante ativo em comunidades de tecnologia onde atuo muito em conferências – seja como organizador ou como apresentador. Após análise e reflexão, estou agora discutindo com os Níveis 3 brasileiros uma nova proposta para Conferências em 2018.

Muito provavelmente teremos um modelo decentralizado de conferências em 2018. Possivelmente uma única Conferência Nacional, em São Paulo (primeiro semestre) e algo entre 6~8 conferências menores pelo país. Também quero realizar uma conferência de liderança ainda no primeiro semestre. Este ainda é um plano que está em elaboração. Devo falar mais sobre isso em Janeiro. Sugestões obviamente são bem vindas, me procurem.

Projetos permanentes

Até hoje nossa região se desenvolveu com base no esforço individual. Nunca tivemos projetos estruturados para dar suporte a quem quisesse entrar no programa (tornar-se N1) ou para quem quisesse desenvolver-se dentro do programa (melhorar no seu nível atual ou avançar de nível).

Isso funcionou bastante até nosso momento atual, mas precisamos dar um próximo passo.

Dialogando com outras regiões percebi que muitas delas possuem um modelo mais estruturado de suporte e desenvolvimento de pessoas e níveis. E para 2018 (preferenciamente para o primeiro semestre) a ideia é colocar ao menos 3 projetos permanentes em funcionamento:

  • Tornar-se Nível 1
  • Tornar-se Nível 2
  • Tornar-se Nível 3

A ideia é bem parecida com os projetos que a Cristiana sugeriu, mas vamos fazer uma análise mais regionalizada e entender como melhor aplicar isso à nossa realidade. Novamente esta é uma ideia que está em fase de maturação. Mais sobre isso virá em Janeiro, e novamente sugestões são bem vindas.

“Nome a Definir” de Área

Sabemos que nossa região é geograficamente muito grande. Somos também uma região com uma quantidade considerável de pessoas, são mais de 300. Dinamizar, agilizar e melhorar alguns dos nossos processos, comunicação e atuação serão fundamentais para continuarmos a nos desenvolver. Pensando nisso tenho conversado com diversas regiões para entender como lidam com o conceito de “Area Captains”, e ao que tenho visto é um conceito que devemos implementar por aqui.

Esta também é uma ideia que está em amadurecimento, e possivelmente vai começar pequena, com duas ou três áreas, e depois ampliarei conforme feedbacks.

Reparem que eu chamei de “Nome a Definir” pois eu não quero usar o termpo “Capitão” ou “Capitã”. Este não será um papel de poder e nem tampouco um papel hierárquico, desta forma eu quero dissociar completamente este papel do conceito de poder – não será isso.

A ideia deste papel é ser uma pessoa facilitadora, que ajudará uma regiã geográfica em questões mais simples e do dia-a-dia. Estas pessoas se “reunirão” (virtualmente) comigo com uma certa frequência para alinharmos algumas coisas.

Por hora eu gostaria da ajuda de vocês para definirmos o nome para esta iniciativa. Pensem que este é um papel de facilitação, que visa agilizar questões simples e ser um ponto focal para uma região/distrito. Esse papel não significa que a pessoa é boa de regras, nem que é uma pessoa muito experiente, nem que é uma pessoa que vai virar Nível 3, nem que é uma pessoa que bajula o RC, etc. É apenas uma pessoa facilitadora.

Renovação de Nível 2 & Níveis 2 Tester

Como vocês devem saber, ao final de cada ano as pessoas que iniciaram aquele ano como Nível 2 precisam passar por um processo de manutenção do nível. Devo anunciar isso até o final desta semana. Basicamente quem iniciou 2017 como Nível 2 precirará preencher um formulário com algumas informações e realizar um exame no Judge Apps. A ideia aqui não é que pessoas deixem de estar no Nível 2, mas sim começar a habituar nossa região a um processo anual. Este processo deve durar até a metade de Janeiro.

Eu gostei de termos Níveis 2 Testers, ainda que não tenhamos tido uma grande quantidade de pessoas certificadas, houveram algumas e isso por si só já é positivo. Sem contar o fato de que não tivemos nenhum aspecto negativo. A ideia é ampliar esta iniciativa em 2018. Haverá um processo aberto, onde todas as pessoas que estejam no Nível 2 e possuam os requisitos poderão se inscrever. Este processo será iniciado em Janeiro e informações detalhadas virão com o anúncio da abertura.

Grand Prix

Como RC eu tenho feito comentários em todas as inscrições de pessoas do Brasil para Grand Prix. Estou bastante satisfeito em ver que os comentários tem sido realmente levados em consideração pela CFB Events.

Para que vocês entendam um pouco este processo: eu tenho acesso às inscrições de pessoas para os GPs. Eu faço comentários sobre as inscrições, levando em consideração necessidades regionais e também as necessidades do torneio.

Se por algjuma razão eu esquecer algum comentário, quando as inscrições fecham a CFB Events tem enviado um email para RCs pedindo para finalizarem os comentários.

Novamente: Se vocês pretendem ir para algum GP, nunca foram, ou possuem algum objetivo específico em mente, me procurem. Vamos trabalhar a quatro mãos na inscrição 😉

Ufa! Acredito que isso seja um pouco do que eu tenho feito, participado, atuado e pensado. Além disso em Novembro participei do GP Lyon, em janeiro irei para London e em Fevereiro para Toronto. Lyon foi um GP de bastante trabalho como RC, pois tive a oportunidade de encontrar outras 6 pessoas que possuem esta mesma posição e pudemos trocar boas experiências, além de poder debater algumas coisas importantes com os PCs presentes (Riccardo e Alfonso).

Se você quiser mais informações, ou quiser participar de algo ou questionar algo, deixe um comentário aqui, ou no Facebook ou mesmo no email, onde este post foi divulgado.

Forte abraço,
Vinicius Quaiato.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.