Relatos do RC – Dezembro/Janeiro

Vinicius QuaiatoCoordenador Regional

Vinicius Quaiato
Coordenador Regional

Olá pessoal!

Dando continuidade aos relatos bimestrais de RC, veremos como foram as atividades entre Dezembro e Janeiro. Estes meses costumam ser mais calmos no Programa, mesmo em escala mundial: os Grand Prix dão uma pausa, os PPTQs. Utilizei esse tempo para trabalhar em alguns planos, participar de projetos e até mesmo atender um Grand Prix.

Quero inicialmente agradecer os feedback que recebi pelo primeiro relato. Parece que é valioso continuar com esta iniciativa, e fico contente em saber que existe percepção de valor.

As atividades abaixo não seguem uma ordem de importância ou cronológica. Tópicos que apareceram no relato anterior e não aparecem neste, ainda estão sendo trabalhados, porém sem grandes avanços. Isso acontece pois a prioridade dos itens aqui descritos era/é maior. E quaisquer dúvidas, podem comentar ou me procurar.

Comitê Seleção Coordenadores do Programa

Como comentei anteriormente, como RC eu participo de diversas discussões com os atuais PCs (Riccardo Tessittori e Alfonso Bueno) e mesmo outras pessoas RC. Essas discussões se intensificaram bastante nos últimos 4 meses, por diferentes motivos dentro do Programa.

Há cerca de dois meses, após o Grand Prix Lyon, fui “convidado” a integrar o comitê de seleção de pessoas Coordenadoras do Programa. Este trabalho não está relacionado com as minhas atribuições de RC diretamente, mas tem consumido algum tempo e dedicação. O anúncio deste comitê foi realizado aqui.

Programa Exemplar

O envio da wave 11 foi muito bacana. Consegui me organizar e realizar o processo sem nenhum atraso (no Brasil começamos a receber os cards antes mesmo de algumas regiões dos EUA e Europa). O site (desenvolvido por Gregory De Bonis) realmente agiliza as coisas, e até onde eu sei apenas uma pessoa não recebeu os packs.

Tivemos uma curiosidade nesta wave, que relatarei brevemente.

Uma pessoa Nivel 1 me procura e informa que recebeu um reconhecimento por algo que não fez, e assim gostaria de devolver o pack. Ela me explicou que uma brincadeira com outras pessoas resultou em uma terceira pessoa acreditando em algo. Essa pessoa então contou para outra, que achou o fato (inventado) muito bacana e escreveu um reconhecimento, pois ambas acreditavam que aquilo havia acontecido. Gostei bastante desta atitude: a pessoa recebeu apenas um pack, e vai devolvê-lo. E fica aqui uma lição: verifiquem suas recomendações para Exemplar, nem tudo precisa ser uma surpresa.

Conferências

Farei um anúncio específico explicando uma série de coisas sobre conferências, mas nestes últimos meses amadureci e discuti com os demais níveis 3 (André Tepedino, Carlos Rangon, Rafael Dei Svaldi e Thales Bittencourt) o modelo para 2018, que segue brevemente explicado abaixo:

  • Uma única Conferência Nacional (maio/junho)
  • Uma única Conferência de Liderança (abril/maio)
  • Conferências Regionais (final do primeiro semestre e durante segundo semestre)

Novamente: um artigo detalhando como funcionará tudo isso virá nos próximos dias.

Projetos Níveis 1 e Níveis 2

Conforme divulgado no report anterior, os projetos de Níveis 1 e Níveis 2 começaram a ser estruturados. Eu convidei duas pessoas para liderar cada um destes projetos. Fizemos algumas reuniões para definir diretrizes e elas seguem trabalhando na estrutura para apresentar os projetos para nossa comunidade. Estas pessoas são: Ricardo Leite liderando o projeto de Níveis 1 e Cauê Hattori liderando o projeto de Níveis 2.

Este tem sido meu principal foco para este período: trabalhar junto com estas pessoas para estabelecer um processo que seja fluido e completo.

Acredito que assim que finalizarmos as definições e a base dos projetos, eles farão anúncios sobre. Nossa expectativa é de que isso ocorra nos próximos 15 dias.

Processo de Seleção para Grand Prix

Sigo comentando todas as inscrições para Grand Prix, se não me engano em todos os Grand Prix que tivemos inscrições de pessoas brasileiras tivemos aceitação, consequentemente temos aumentado consideravelmente nossa participação em eventos no exterior. Isso não quer dizer que eu escreva “chame esta pessoa” em todas as inscrições. Pretendo explicar um pouco mais este processo em um artigo separado, mas no momento gostaria de pedir que:

  • Se você tem um objetivo muito específico ao se inscrever para um GP;
  • Se você é Nível 1 e está fazendo inscrição para um GP;
  • Se você é uma pessoa nova no Nível 2 e está fazendo inscrição para um GP.

Fale comigo. Entender os objetivos de vocês ajudará a escrever comentários melhores (e mais precisos), aumentando as chances de aceitação. Obviamente, se você não quiser, não precisa falar comigo e eu ainda comentarei sua inscrição. Mas quanto mais informações eu tiver, melhor.

Eu enxergo a ida de uma pessoa para Grand Prix como uma via de mão dupla: esta pessoa tem a oportunidade de viajar, interagir com pessoas novas, arbitrar torneios de alto nível com pessoas incríveis; ao mesmo tempo que espero que ela utilize essa experiência para devolver algo para a comunidade local, seja em forma de artigos, reports, apresentações, etc., mas que algo retorne, e por isso tenho dedicado tempo e atenção para que possamos cada vez mais ter pessoas nestes torneios.

Edit 1: acaba de sair a lista de pessoas aceita para o Grand Prix Seattle, e temos nada menos que 10 pessoas do Brasil!

Renovação de Níveis

Eu ainda estou adiando a renovação de Níveis 2, estou esperando termos um exame no apps que possa ser utilizado (Level 2 Practice, por exemplo). Todas as pessoas que iniciaram 2017 como Nivel 2 precisarão, assim que os exames no apps forem disponibilizados, realizar o exame. Ainda não temos uma data certa para isso, mas não deve ser algo que demore.

O Programa de Juízes está realizando a manutenção de níveis por inatividade. Isto quer dizer que pessoas que não tem apitado torneios (em alguns casos) perderão o nível. Várias pessoas devem ter recebido um email do time do Judge Apps. Se você recebeu e acredita haver um erro ou equívoco, me procure o mais rapidamente possível.

Nível 2 Tester

Conforme comentado no relato anterior, farei uma expansão das certificações de Nível 2 Tester. Como nossa região ainda carece de Níveis 3 espalhados geograficamente, o que daria facilidade na aplicação de provas para Níveis 2, esta é uma forma de conseguirmos dar vazão a necessidade que temos hoje de formar novas pessoas no Nível 2. Em breve será anunciado este processo.

Atividades não relacionadas a projetos

Além dos projetos, parte do meu trabalho como RC envolve conversar com pessoas, lidar com problemas, disputas, queixas, denúncias e reclamações. Sejam elas vindas de pessoas do programa de juízes, pessoas que jogam Magic, ou pessoas que organizam torneios. Estas atividades consomem algum tempo, pois requerem mais tato, diplomacia, atenção.

Com o passar dos meses, mais pessoas tem me procurado para tal, e a quantidade de tempo empregado nisto aumenta. O que é natural: mais pessoas entendem que agora eu estou como RC, e naturalmente passam a me procurar. E não há nenhum problema nisso, sempre que precisarem me procurem ou indiquem que as pessoas me procurem. Essa é uma parte fundamental do meu trabalho como RC.

Um forte abraço,
Vinicius Quaiato.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.