Compilado Mensal-Abril 2017

Olá pessoal, tudo bem? Segue o mês de Abril para vocês e bons estudos.

  • Dúvida: Tem um Descanse em Paz em jogo, jogador A conjura Estrangulador dos Ermos. A sua habilidade funciona mesmo o card do exílio não podendo ir para o cemitério?

    Resposta: Sim, mesmo se existir um efeito de substituição que fará com que cards que seriam colocados em um cemitério sejam exilados(como o efeito de Descanse em Paz), você mesmo assim pode colocar um card exilado no cemitério do seu oponente. O card se torna um novo objeto e permanece no exílio.
     

  • Dúvida: Comando de Kolaghan escolhendo destruir Desprezador de Mágica e causar 2 de dano em Supervisor de Aço, pode usar a habilidade de Desprezador de Mágica e direcionar o alvo de Supervisor de Aço?
    Resposta: Sim, cada instância da palavra alvo pode ser redirecionada.
     

  • Dúvida: Jogador possui Visitante do Hospício, Chave da Cidade e um card na mão. Na manutenção utiliza a habilidade de Chave da Cidade e descarta o card, Visitante do Hospício desencadeia sua habilidade?
    Resposta: A habilidade de Visitante do Hospício confere a condição de 0 cards na mão para desencadear e para resolver, então como no início da manutenção ele ainda tinha um card na mão, a habilidade não desencadeia.
     

  • Dúvida: Qualificatório para Nacional Pauper tem 10 jogadores, quantas rodadas são necessárias?
    Resposta: Segundo a Guideline do MTR serão 5 rodadas e corte para top 4, porém como o Nacional Pauper não é um evento da Wizards seria mais apropriado checar com os organizadores do evento.
     

  • Dúvida: Tem uma Humildade na mesa, habilidades desencadeadas de criaturas desencadeiam quando elas entram em jogo?
    Resposta: Não, elas já entram em jogo 1/1 e sem habilidades.
     

  • Dúvida: Jogador A ataca com Geist de Santo Traft e coloca a ficha de anjo, jogador B possui um Artista de Sangue, quando a ficha sair a habilidade de Artista de Sangue irá desencadear?
    Resposta: Não, a ficha é exilada pelo efeito e não contará como morte, pois morrer significa ser colocada do campo de batalha no cemitério.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura em sua fase final Graça do Anjo e usa Despojos da Câmara, ficando com menos 11 de vida, quando ele passar o turno, ele morre?
    Resposta: Sim, ele morre quando as Ações Baseadas no Estado(SBA) ocorrerem.
     

  • Dúvida: Deserção como alvo em um Comandante pode mandá-lo para a Zona de Comando?
    Resposta: Se o Comandante for colocado no baralho, mão, cemitério ou exilado de algum lugar, o seu dono pode escolher movê-lo para a zona de comando ao invés. Como Deserção coloca em jogo, então não poderá movê-lo para a Zona de Comando.
     

  • Dúvida: Meu oponente vira um Santuário de Serra para adicionar mana na reserva, é possível destruir encantamentos antes de adicionar a mana?
    Resposta: Não, Santuário de Serra é uma habilidade de mana e portanto não usa a pilha.
     

  • Dúvida: Jogador conjura Demônio das Profundezas Ancião e quer colocar a habilidade de Santuário de Ugin na pilha, sacrificar o terreno é parte do custo ou sacrifica na resolução da habilidade do terreno?
    Resposta: Quando o Demônio foi conjurado, a habilidade desencadeou e você irá sacrificar o Santuário na resolução da habilidade do terreno.
     

  • Dúvida: Jogador foi atacado e ficou com 1 de vida. Ele pergunta para o oponente quanto de vida ele estava e seu oponente diz que tinha perdido, os dois encerram a partida e somente depois percebem que ele estava vivo, como proceder?
    Resposta: Não tem estado de jogo para restaurar, terá que deixar como está, oriente eles a tomarem mais cuidado com isso.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Competitivo, jogador utiliza o mulligan para 6 cards, porém compra 7 e olha apenas uma das cartas, mas não sabe qual era a ordem. Qual solução?
    Resposta: Pega uma carta dentre as não vistas e coloca no topo do deck. Por mais que a ordem física seja diferente, cada card não visto é igualmente aleatório.
     

  • Dúvida: Jogador A controla Morte-Vida Phyrexiana e está com 0 de vida. Jogador B ataca com 14 pontos de dano e em resposta Jogador A conjura Graça do Anjo. Aplica o dano de infectar ou a vida sobe para 1?
    Resposta: Graça do Anjo não previne dano, aplica o dano de infectar, a vida não voltará para 1 e ao passar o turno o jogador A perderá o jogo.
     

  • Dúvida: Jogador A declara fase de combate, depois tenta transformar manland em criatura, ele pode atacar?
    Resposta: Se após anunciar a fase de combate o oponente passou a prioridade, ele receberá a prioridade do início de fase de combate, neste momento ele pode transformar o terreno, se passar a prioridade ele entrará na fase de declaração de atacantes e não poderá ativar a habilidade.
     

  • Dúvida: Qual é o custo de mana convertido de Arcanjo Avacyn transformado, ele conta para devoção?

    Resposta: Não conta para devoção. Seu custo de mana convertido é 5 mas os símbolos de mana do custo não estão presentes para contar a devoção.
     

  • Dúvida: Posso conjurar um Myr Superion com a mana gerada por dois Espírito-Guia Símio?
    Resposta: Não, não pode. Criaturas existem apenas no campo de batalha, na mão o Símio é um card de criatura.
     
    [Dúvida]: Segadeira da Eteresfera bloqueia Horror Despertado, durante a fase de bloqueadores Feito para Durar é conjurado em Segadeira. Na segunda fase principal, o jogador​ atacante conjura Especialidade de Yahenni. A Segadeira morre?

    [Resposta]: Dano não reduz resistência, depois da Especialidade a Segadeira ainda terá 2 de resistência e sendo assim não morrerá pois ela ainda é indestrutível.

  • Dúvida: Segadeira da Eteresfera bloqueia Horror Despertado, durante a fase de bloqueadores Feito para Durar é conjurado em Segadeira. Na segunda fase principal, o jogador​ atacante conjura Especialidade de Yahenni. A Segadeira morre?
    Resposta: Dano não reduz resistência, depois da Especialidade a Segadeira ainda terá 2 de resistência e sendo assim não morrerá pois ela ainda é indestrutível.
     

  • Dúvida: Lua Sangrenta em campo, Mago Fulminador pode alvejar Delta Poluído?
    Resposta: Sim, o terreno continuará com seu supertipo não básico.
     

  • Dúvida: Umbrígeos Goblins entra em campo e alveja Chuva Fundente do cemitério, Ascensão do Piromante está na mesa, colocará o marcador em Ascensão do Piromante?
    Resposta: Se houver outra Chuva Fundente no cemitério, sim, caso contrário não. Quando Chuva Fundente se tornar conjurada ela deixará o cemitério e estará na pilha.
     

  • Dúvida: Em um evento REL Regular, jogador inicia com 8 cards, como proceder?
    Resposta: O procedimento será tirar uma aleatória da mão e embaralhar no seu deck, instrua os jogadores para tomar cuidado.
     

  • Dúvida: Primeira partida, os dois jogadores morrem por Fenda de Chamas. Como proceder?
    Resposta: Quem começou a partida escolhe quem começa a segunda. Jogo não conta em nada para melhor de 3.
     

  • Dúvida:Jogador A conjura Torre Dinavolt e em resposta jogador B conjura Negar. Jogador A conjura Expulsão Brutal e devolve Negar para a mão de jogador B. Jogador B pode conjurar o Negar devolvido?
    Resposta: Sim, uma vez que Negar agora está em sua mão ela pode ser conjurada novamente.
     

  • Dúvida: Reunir os Ancestrais traz em campo Encarregado das Almas e mais 4 criaturas, a habilidade de Encarregado das Almas desencadeia?
    Resposta: Sim, todas entrarão em campo no mesmo instante, logo ela reconhecerá essas criaturas.
     

  • Dúvida: Ato Pernicioso destrói terrenos artefato?
    Resposta: Sim, como não específica permanentes não-terrenos, eles serão destruídos.
     

  • Dúvida: Posso responder a habilidade de Investigador de Segredos?
    Resposta: Sim, como é uma habilidade desencadeada, ela irá para a pilha e ambos os jogadores possuem a prioridade para responder.
     

  • Dúvida: Eu tenho um Palco Dramático como cópia de Abismo Glacial, posso colocar a habilidade do custo cumulativo na pilha e em resposta copiar outro terreno?
    Resposta: A jogada é válida, mas o Palco ainda será sacrificado se o custo não for pago, (veja 702.23b) mesmo não tendo mais o cumulative upkeep no momento que a habilidade resolve, ela ainda tem marcadores de tempo.
     

  • Dúvida: Jogador A conjurou Asas da Inexistência e exilou uma aura que estava encantada em uma criatura, quando a aura retornar ela poderá encantar a mesma criatura?
    Resposta: Se a criatura for uma permanente válida, poderá ser anexada. Lembrando que a aura não dará alvo, por exemplo essa aura poderá ser anexadas em criaturas com Manto.
     

  • Dúvida: Exaurir é uma habilidade desencadeada que após declarada não pode ser respondida? Ou uma habilidade ativa que pode?
    Resposta: Exaurir é uma ação que não usa a pilha. As habilidades que desencadeiam por conta de exaurir criaturas são habilidades normais que usam a pilha e podem ser respondidas.
     

  • Dúvida: Mecanotitã Torrencial pode conjurar a parte Consequência de cartas se um dos lados for uma mágica instantânea?
    Resposta: Sim, se a carta não estiver na pilha, ela possui os todos os tipos escritos.
     

  • Dúvida: Eu conjurei um Desabrochar de Lótus removendo seu último marcador temporal, ele conta como mágica conjurada para o efeito de Eidolon da Retórica?
    Resposta: Sim, remover o último marcador temporal de uma mágica com suspender lhe permite conjurar aquela mágica sem pagar seu custo de mana e o Eidolon permite que cada jogador conjure apenas uma mágica por turno.
     

  • Dúvida:Uma Voz da Ressurgência encantada com Fios de Deslealdade. Quando ela morrer, quem coloca a ficha é o controlador ou o dono?
    Resposta: O controlador da criatura na hora que ela morreu.
     

  • Dúvida: Durante um evento de Draft no REL Regular um jogador percebe que um pack tem um card a mais e outro tem uma carta a menos, como corrigir?
    Resposta: Esse é um tipo de erro que é muito difícil de saber onde aconteceu ou quem cometeu, as possibilidades são muitas, o aconselhado agora é deixar o draft como está, retirar uma carta aleatória do pack que tem um card sobrando e colocar no pack que tem um card a menos e seguir normalmente com draft, oriente os jogadores a terem mais cuidado .
     

  • Dúvida: Jogador A resolve uma Companhia Agrupada, coloca em jogo uma Anafenza, Espírito da Árvore de Família e um Informantes de Cozinha, a habilidade da Anafenza vai desencadear?
    Resposta: Sim, as duas entraram no campo no mesmo instante, logo ela verá outra criatura entrando no campo de batalha e sua habilidade irá para a pilha.
     

  • Dúvida: Posso conjurar Memória(Gravar/Memória) com a habilidade de Maravilha do Sistema Eteráulico?
    Resposta: Não. A parte com Consequências só pode ser conjurada do cemitério, e a habilidade de Maravilha do Sistema Eteráulico conjura o card do grimório.
     

  • Dúvida: Jogador A pode fazer embaralhamento por pilha no deck do jogador B?
    Resposta: Sim, mas não é aconselhável. O embaralhamento por pilha é apenas para contar o deck e cada jogador só pode fazer uma vez por jogo e apenas no começo antes de qualquer ação tomada. Lembre a esse jogador que ele está atrasando o torneio e que mesmo fazendo o embaralhamento por pilha ele vai precisar embaralhar novamente o deck do oponente.

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.