Rally the Ancestors + Liliana, Heretical Healer + Mogi’s Marauder

Olá pessoal. A interação de Rally the Ancestors + Liliana, Heretical Healer com outras permanentes que tenham efeitos ETB tem se tornado popular e tem pego muitos juízes e juízas de surpresa xD

A situação envolve duas ou mais Liliana, Heretical Healer no cemitério de um jogador e alguma criatura com efeito ETB, como por exemplo Mogis’s Marauder. Quando tudo isso retorna ao campo ao mesmo tempo por causa de um Rally the Ancestors o caos se instala.

Ações Baseadas no Estado (State-Based Actions ou SBA)

A primeira coisa que devemos nos lembrar é que existem as SBAs, e elas são responsáveis pela Regra das Lendas.
Entender como as SBAs são aplicadas aqui faz toda a diferença para resolver esta questão.

704.3. Toda vez que um jogador receberia prioridade (consulte a regra 116, “Tempo e prioridade”), o jogo verifica por qualquer uma das condições listadas abaixo para ações baseadas-no-estado, depois realiza simultaneamente todas as ações baseadas-no-estado aplicáveis, como um único evento. Se quaisquer ações baseadas-no-estado são realizadas como resultado de uma verificação, a verificação é repetida, caso contrário todas as habilidades desencadeadas que estão aguardando para serem colocadas na pilha são colocadas na pilha, então a verificação é repetida. Uma vez que nenhuma ação baseada-no-estado seja realizada como resultado de uma verificação e nenhuma habilidade desencadeada esteja aguardando para ser colocada na pilha, o jogador adequado recebe prioridade. Este processo também ocorre durante a etapa de limpeza (consulte a regra 514), exceto que se nenhuma ação baseada-no-estado for realizada como resultado da primeira verificação da etapa e não houver habilidades desencadeadas aguardando para serem colocadas na pilha, então nenhum jogador recebe prioridade e a etapa termina.

Isto quer dizer que logo após Rally the Ancestors resolver, imediatamente antes de qualquer coisa acontecer, as SBAs são verificadas e apenas uma Liliana poderá ficar em campo. Isso acontece antes que a habilidade do Mogi’s desencadeie, vejamos:

603.3. Uma vez que uma habilidade tenha desencadeado, seu controlador a coloca na pilha como um objeto que não é um card, na próxima vez que um jogador receberia prioridade. Consulte a regra 116, “Tempo e prioridade”. A habilidade torna-se o objeto no topo da pilha. Ela tem o texto da habilidade que a criou e nenhuma outra característica. Ela permanece na pilha até que seja anulada, resolvida ou movida para qualquer outro lugar por um efeito.

Como a regra nos diz a habilidade desencadeada vai para a pilha na próxima vez que um jogador receberia a prioridade e na regra anterior vimos que antes de um jogador receber a prioridade as SBAs são checadas. Por esta razão quando a habilidade do Mogi’s (ou qualquer outra habilidade desencadeada neste caso) for colocada na pilha teremos apenas uma Liliana em campo.

Ordenando Habilidades Desencadeadas

O que deixa este cenário mais interessante é o fato de termos duas ou mais habilidades desencadeadas que não desencadeiam com o mesmo evento. Apesar disso elas desencadeiam ao mesmo tempo (logo depois de tudo entrar no campo de batalha, na primeira prioridade de um jogador).

603.3b Se múltiplas habilidades foram desencadeadas desde a última vez que um jogador recebeu prioridade, cada jogador, na ordem jogador-ativo/não-ativo, coloca as habilidades desencadeadas que ele controla na pilha em qualquer ordem que ele escolher (consulte a regra 101.4). Então, o jogo verifica e resolve quaisquer ações baseadas-no-estado aplicáveis até que nenhuma outra seja gerada, em seguida as habilidades que desencadearam durante esse processo são colocadas na pilha. Esse processo é repetido até que nenhuma nova ação baseada-no-estado seja gerada e nenhuma habilidade seja desencadeada. Então, o jogador apropriado recebe prioridade.

Aqui vemos que o jogo não checa por habilidades que desencadeiam com o mesmo evento, mas sim habilidades que tenham desencadeado desde a última vez que um jogador recebeu a prioridade. É exatamente por isso que tanto a habilidade da Liliana quanto a do Mogis’s vão para a pilha ao mesmo tempo, cabendo ao seu controlador escolher a ordem em que elas serão colocadas (e resolvidas).

Resolvendo tudo

Neste caso a jogadora controladora das habilidades poderá optar por resolver a habilidade da Liliana primeiro, fazendo com que ela seja exilada e retorne como Planeswalker, ou poderá resolver a habilidade do Mogis’s primeiro, aproveitando a devoção extra que a Liliana criatura lhe dará.

Observação: Diferente de outras habilidades de devoção, Mogis’s MArauder determina os alvos (e a quantidade de devoção) no momento em que sua habilidade é colocada na pilha, depois disso a quantidade de alvos fica travada no número escolhido, independente de a devoção aumentar ou diminuir quando a habilidade resolver.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.