Avaliações – Um Guia Ilustrado para Iniciantes

Nicolau Maldonado, Nível 2
Entusiasta de Reviews

Nicolau Maldonado, Nível 2
Entusiasta de Reviews

Uma das coisas mais importantes para a expansão do Programa de Juízes é o crescimento e aprimoramento dos membros da comunidade. Avaliações são uma das muitas formas de feedback que usamos para este fim e o Centro de Juízes oferece uma ferramenta fundamental para isso. Este artigo faz uma apresentação desta ferramenta, como um tutorial explicando os passos para inserir uma avaliação no Centro de Juízes.

Avaliações de certificação não serão tratadas neste artigo.

Por quê?

Avaliações servem para ajudar outro juiz ou juíza a crescer. O olhar exterior identifica aspectos de nossas atuações que muitas vezes não estão sendo percebidos por nós mesmos. Estes aspectos podem tanto ser positivos (coisas que temos feito bem) quando pontos a melhorar (coisas que não temos feito tão bem e podemos fazer melhor). Avaliações são importantes ferramentas para o crescimentos pois possibilitam aperfeiçoar as fraquezas e repetir as virtudes. O objetivo de escrever uma avaliação é, portanto, contribuir com o desenvolvimento de seu destinatário.

Não se espera que um Juiz de Nível 1 escreva avaliações, no entanto não existe nenhum impedimento para isso. O processo de escrever avaliações torna-se mais e mais natural com a prática, portanto recomendo que vocês experimentem.
Um fato interessante é que é esperado que juízes e juízas de Nível 2+ possam contribuir com o crescimento de outros juízes e portanto um dos requisitos para a realização da prova de Nível 2 é ter escrito, pelo menos, 3 avaliações de outros juízes no Centro de Juízes.

Onde?

Avaliações são feitas através do Centro de Juízes. Existem dois modos de começar uma avaliação:
avaliações - 1
Clique em “Avaliações”, e depois na aba “criar”. Selecione “Avaliação” e clique em “continuar”.

Avaliações - 2
Na aba “selecionar”, você pode ver as avaliações que já recebeu e as que já escreveu.

Avaliações - 3
Ou então clique em “Avaliar” no perfil do sujeito que você pretende avaliar.

Escrevendo a Avaliação

avaliações - 4
No cabeçalho da avaliação, você vai preencher alguns dados simples, que são em grande parte auto-explicativos. Se o nome do sujeito estiver em branco, aconselho buscá-lo pelo número de DCI, para garantir que você não avalie um homônimo por acidente.

avaliações - 5
E por fim, é agora que você vai escrever de fato a avaliação. A própria página te dá algumas dicas sobre alguns dos assuntos a serem abordados, e divide o texto em três seções. Lembre-se de que seu objetivo principal é ser construtivo. Após escrita a avaliação, clique em “prévia” para visualizar como ela será lida pelo avaliado.

avaliações -6
Atenção: não se esqueça de enviar sua avaliação! Para isso, clique em “enviar” na página de prévia.

Espero que este breve guia seja útil para marinheiros de primeira viagem. Existem vários artigos que tratam do conteúdo da avaliação espalhados pela internet. Recomendo especialmente o blog do Nível 3 Riki Hayashi, Feedback Loop.

Agora vão escrever avaliações!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.