From the PC Desk, Jun 2017

Olá juízes e bem-vindos à edição de Junho “Direto da Mesa do PC!”
Este Mês Queremos focar no papel de Coordenador de Programa (PC): O que somos, o que fazemos, o que vocês podem esperar de nós, como PCs são selecionados e quem são os PCs atuais.

O que são os Coordenadores do Programa e o que fazemos?
Um dos feedbacks mais ressonantes que os Coordenadores do Programa receberam é que maioria da comunidade de juízes não sabe realmente o que somos ou qual é o nosso propósito.

Alguns acham que devemos ser “Os Líderes”, tomando todas as decisões importantes, de maneira similar aos extintos Níveis 5. Outros acham que devemos apenas lidar com questões de projetos internos e ser bem limitados em nosso escopo. Ambas as perspectivas estão erradas de maneiras diferentes.

Com isso em mente, vamos esclarecer isso aqui. Isso é o que os Coordenadores do Programa fazem:

Identificar e avaliar desafios futuros que podem afetar a comunidade de juízes.
Para fazer isso nós contamos com a ajuda e suporte de juízes de todo o programa, especialmente líderes como os Líderes de Esferas, Coordenadores Regionais, Juízes-Mor de GPs e os N3. Qualquer juiz pode nos contatar por e-mail (mail-the-pcs@googlegroups.com) se tiver um desafio ou oportunidade que gostaria que nós levássemos em consideração.

Identificar e empoderar líderes na comunidade de juízes para lidar com tais desafios.
Os Coordenadores do Programa não lidam com todos estes desafios sozinhos. Ninguém sozinho seria capaz disso. Ao invés, nós empoderamos juízes para liderarem nas áreas e projetos que correspondem com seus interesses. Por exemplo, nós escolhemos os Líderes de Esferas e alguns líderes de outros projetos.

Apoiar os juízes que apoiam os trabalhos internos do Programa de Juízes.
Uma vez que empoderamos alguém para liderar um projeto, nos fazemos disponíveis para aconselhar, apoiar e auxiliar estes líderes.

Reconhecer quando cometemos erros e realizar as mudanças corretas para corrigi-los. Acompanhar os desafios que identificamos e nossos planos para lidar com eles.
Se vamos melhorar o Programa de Juízes ao longo do tempo, precisamos entender como fomos bem-sucedidos e também como falhamos.

Comunicação constante com a maioria da comunidade de juízes.
Estes artigos são um exemplo deste esforço, mas ainda podemos fazer mais em uma variedade de canais de comunicação para poder alcançar a maioria da comunidade.

Ajudar a comunidade de juízes a entender quando mudanças significativas ou inesperadas acontecem.
Às vezes, grandes mudanças afetam o Programa de Juízes. Às vezes os Coordenadores do Programa saberão sobre eles com antecedência, mas outras vezes não. Não importa o que acontecer, os Coordenadores do Programa ajudarão a comunidade a entender, adaptar-se e reagir a tais mudanças.

Fazer decisões estratégicas em nome do Programa de Juízes.
Nós definimos as diretrizes a seguir para ajudar a entender onde o programa de juízes visa ir. Coordenadores do Programa irão periodicamente revisar e atualizá-las se necessário. Algumas regiões podem ter prioridades ligeiramente diferentes ou objetivos adicionais baseados em suas circunstâncias específicas.

[cets_callout_box style=’gray’ align=’full’ title=”]Comunidade Inclusiva: O Programa de Juízes é dedicado a criar um ambiente onde todos são respeitados, diversidade é valorizada e discriminação não é tolerada.

Qualidade: A comunidade de Magic precisa enxergar Juízes como peritos. O Programa de Juízes habilita e facilita juízes conforme eles melhoraram e a tornam-se peritos.

Sustentabilidade: O programa de Juízes tem o interesse de continuar servindo nossa comunidade de jogadores por muito tempo. Isso inclui a necessidade de manter o número de juízes, onde eles existem no mundo, e os níveis de certificação adequados. O programa também precisa manter o interesse de indivíduos qualificados para satisfazer funções necessárias de liderança.

Comunidade baseada em projetos: O Programa de Juízes encoraja seus membros a participarem e liderarem projetos para ajudar o desenvolvimento da comunidade. A comunidade de juízes é global e complexa. Os projetos fornecem a infraestrutura necessária para satisfazer os outros princípios.[/cets_callout_box]

Baseado nisso, temos as afirmações de missão e visão a seguir:

[cets_callout_box style=’gray’ align=’full’ title=”]Missão: O Programa Juízes é uma comunidade inclusiva de peritos reconhecidos em torneios que lideram eventos acolhedores, divertidos e justos para jogadores de Magic.

Visão: O Programa de Juízes trabalhará tendo em vista uma comunidade duradoura que providencia seus membros com as ferramentas necessárias para melhorar suas habilidades como juízes bem como habilidades necessárias para atuar nos projetos. A comunidade de juízes irá promover e educar seus juízes em diplomacia, inclusão e resolução de conflitos.[/cets_callout_box]

Processo Seletivo de Coordenadores do Programa.
O próximo processo seletivo de Coordenadores do Programa, que acontecerá em Setembro, será como descrito abaixo. Ele pode mudar nas próximas seleções, dado que estamos sempre tentando melhorar.

-Candidaturas não serão anônimas.
-Candidaturas para a função consistirão de:

  • A resposta de cada participante para as perguntas: “Por que você deveria ser um Coordenador do Programa?”, “O que você espera realizar nesta função?”, e “Como você espera realizar isso?”
  • Três breves recomendações (não mais que cem palavras) de outros N3s apoiando a candidatura deste candidato. Não mais que três recomendações serão consideradas. Candidatos são fortemente encorajados a buscar recomendações de juízes que representam perspectivas diversas dentro do programa, incluindo diversas comunidades geo-regionais.

O comitê de seleção será composto de:
1) PCs que não expiram (que podem delegar seus assentos a Líderes de Esferas).
2) Líder do Comitê de Condutas de Juízes (que pode delegar seu assento a um membro do comitê).
3) Líder RC (que pode delegar seu assento a qualquer RC)
4) Líder Juíz-Mor de GP (que pode delegar seu assento a qualquer Juiz-Mor de GP)
5) Líder de Avanço ao N3 (que pode delegar seu assento a qualquer N3)
6) Líder do Exemplar (que pode delegar seu assento a qualquer N3 no time do projeto Exemplar).
7) Um líder das seguintes esferas: Conferências, Treinamento ou Aprendizado.

Se um desse membros do comitê estiver se candidatando para ser um PC, seu assento não estará preenchido e não pode ser delegado, pois isso traria um conflito de interesse.

O processo ocorrerá da seguinte maneira:
1) O comitê avaliará as respostas às perguntas e as três recomendações que o candidato fornecer.
2) Candidatos aprovados terão uma entrevista online com alguns dos membros do painel; a gravação dessa entrevista ficará disponível a todos os membros do painel.
3) Todos os membros do painel votarão em quem se tornará o(s) novo(s) Coordenador(es) de Programa após rever as entrevistas.

No próximo processo seletivo para PC (Outono de 2017), haverá três vagas, duas delas para um compromisso de 18 meses e a terceira para 12 meses.

Essa terceira vaga no ciclo de Setembro surge pois durante a conferência de PCs, Kevin Desprez nos informou que ele está abdicando de sua função como Coordenador de Programa. Quando Kevin comunicou isso, estas foram suas palavras:

Caros colegas,

Na terça-feira, dia 16 de maio, eu renunciei minha posição como Coordenador de Programa.

Isto não deve ser visto como uma subversão ao Programa ou como resultado da Conferência de PCs, que eu adorei participar!

Esta foi uma decisão que eu estive considerando por várias semanas enquanto eu percebia que por vários meses eu estive atolado. Apesar de estar tão atarefado poder ser desafiador e motivante, existe um limiar que torna isto simplesmente negativo.

Em Abril, eu tentei e falhei em tirar férias, o que me fez ponderar muito sobre o que estava acontecendo. Isso me permitiu perceber que eu não consegui escrever muito no “What’s Up Docs”, apesar de eu acreditar muito na Educação e de muitos de vocês terem me contado que este projeto é incrivelmente útil.

Tendo uma tendência a ser um Work-a-holic, considerando que já me esgotei duas vezes antes na minha vida e não gostaria que acontecesse uma terceira vez, eu tomei a decisão de reduzir minha atividade no âmbito global. Quando se trata de Magic, quando avaliei em quais projetos ou posições eu realmente queria me manter envolvido, eu decidi que atuar como juiz, independente da função, era a mais importante, seguido, de uma perspectiva do Programa pela posição de liderança de Juiz-Mor de GP e contribuir com o “What’s Up Docs”.

Espero um dia encontrar vocês em algum lugar pelo mundo!

Kevin

Os Coordenadores do Projeto remanescentes são:
Alfonso Bueno
Riki Hayashi
Sean Catanese

Traduzido por: Kim Kanegusuke
Revisado por: Tomás Paim