IPG 1.4 Retrocesso

Algumas infrações neste documento permitem que o juiz considere a possibilidade de um retrocesso.

Devido a quantidade de informação que pode se tornar disponível aos jogadores e que pode afetar sua jogada, retrocessos são considerados soluções de último recurso, aplicados somente em situações onde deixar o jogo no estado atual é uma solução substancialmente pior.

Um bom retrocesso resultará em uma situação onde o ganho de informação não faz diferença e a linha de jogo permanece a mesma (com exceção do erro, que foi corrigido). Isso significa limitar retrocessos a situações com árvores de decisão mínimas.

Apenas o Juiz Mor pode autorizar um retrocesso. Em torneios grandes, eles podem escolher delegar essa responsabilidade a Líderes de Equipe.

Para fazer um retrocesso, cada ação individual desde o ponto onde o erro ocorreu deve ser revertida, iniciando com as mais recentes e trabalhando para trás. Toda e cada ação deve ser revertida: nenhuma parte de uma sequência deve ser omitida ou reordenada.

Se a identidade de um card envolvido em uma ação de retrocesso é desconhecido a um dos jogadores (normalmente porque foi comprado), um card aleatório é escolhido dentre os possíveis candidatos.

Embaralhamentos são revertidos com um embaralhamento simples da porção aleatória do deck depois que o resto do retrocesso for completado. Um card que ficou conhecido por um jogador de maneira legal depois que um erro foi cometido não é considerada aleatória e deve ser colocada no lugar apropriado depois que for feito o embaralhamento.

Retrocessos envolvendo elementos aleatórios/desconhecidos devem ser tratados com extrema precaução, especialmente se eles causarem ou ameaçarem causar uma situação em que o jogador vai terminar com cards diferentes dos que eles teriam terminado, se os cards tivessem sido comprados corretamente. Por exemplo, devolver cards ao grimório quando um jogador tem a habilidade de embaralhar o seu grimório não é algo que deve ser feito, exceto em situações extremas.

Algumas soluções dizem que um retrocesso simples deve ser feito. Um retrocesso simples é voltar o jogo até o ponto anterior a última ação feita (ou a ação sendo feita atualmente) e as vezes isso é usado como parte de uma solução para um outro problema.

Um retrocesso simples não deve envolver nenhum elemento aleatório.