MTR 2.11 Tomando Notas

Os jogadores são autorizados a tomar notas escritas durante uma partida e podem se referir a essas notas enquanto o jogo está em andamento. No início de uma partida, a folha de nota de cada jogador deve estar vazia e deve permanecer visível durante todo o jogo.

Os jogadores não têm de explicar ou revelar as notas aos outros jogadores. Os juízes podem pedir para ver as notas de um jogador e/ou solicitar que o jogador explique suas notas.

Os jogadores não podem se referir a outras notas, incluindo notas de partidas anteriores, durante os jogos.

Entre os jogos, os jogadores podem se referir a um breve conjunto de anotações feitas antes da partida. Eles não são obrigados a revelar as notas aos seus oponentes. Estas notas devem ser removidas da área de jogo antes do início do jogo seguinte.

Quantidades excessivas de notas (mais do que uma ou duas folhas) não são permitidas e podem ser penalizadas como jogo lento.

O uso de aparelhos eletrônicos para tomar notas é permitido no nível de regras de aplicação de regras Regular (ver seção 2.12).

Jogadores e espectadores (exceção: imprensa autorizada) não pode fazer anotações durante um draft.

Os jogadores não podem consultar qualquer nota trazida de fora durante um draft, registro dos cards ou construção de deck.

Os jogadores podem se referir ao texto do Oracle a qualquer momento. Devem fazê-lo publicamente e de uma forma que não contenha nenhuma outra informação estratégica.

Consultar fontes online, como gatherer.wizards.com é permitido em Nível de Aplicação de Regras Regular mesmo que ela contenha um pouco de informação estratégica. Se um jogador deseja visualizar o texto do Oracle em privativo, ele deve pedir a um juiz.

Modificações artísticas em cards que indiretamente fornecem informações estratégicas menores são aceitáveis. O Juiz-Mor é o árbitro final para que cartas e notas sejam aceitáveis para um torneio.