A Nova ”Nova Ordem Mundial”

Traduzido e revisto por José Moreira e Bruno Matos

Estamos a mudar a estrutura do programa de juízes. Este artigo falará o porquê e resumirá as partes importantes. Não desesperes! Enquanto que existem várias mudanças importantes, o impacto no dia-a-dia da maioria dos juízes será mínimo e a transição para o novo programa será natural. Se quiser saltar direto aos detalhes, eles podem ser encontrados no site de Recursos Oficiais.

A última vez que o programa teve uma redefinição tão grande foi depois do World Championship em Setembro 2004. Chamada de “A nova ordem mundial” na altura, conhecida como a estrutura dos cinco níveis que temos hoje.

O que era Jogo Organizado de Magic (Magic Organized Play) em 2004? Os mais ou menos 17 Grand Prix tinham uma média de jogadores abaixo dos 800 e eventos que ultrapassavam os 1000 jogadores eram raros. Estes eventos talvez permitissem um ou outro evento paralelo no domingo. O Ambiente local de torneio girava em torno de PTQs com uns 100 jogadores . Eventos de pré-lançamento eram poucos e centralizados e atraíam grandes multidões. Os circuito Open Series da StarCityGames.com não existiam. Até o REL regular estava a alguns anos de distância. Eram tempos bem diferentes.

Tínhamos um programa de juízes que refletia a sua atualidade. Níveis não eram definidos por qualificação, mas sim por um patamar geográfico (local, área, regional, internacional, profissional). Era esperado que um juíz nível 3 fosse um líder em sua região, e o fazia orientando, treinando e certificando juízes em seus eventos locais (que eram grandes o suficiente para precisarem de vários juízes). Um juíz nível 2 era um de nível 1 com mais experiência. Níveis 4 e 5 eram um conceito abstrato para a maioria dos juízes, que só saberiam deles se um estivesse num Grand Prix.

Conforme o Jogo Organizado evoluiu, o programa caminhou para evoluir tambem. REL Regular se tornou algo próprio e se tornou o foco do nível 1. Para poder aumentar a quantidade desses juízes, os níveis 2 ganharam o poder de certificá-los. O processo de chegar ao nível 3 foi reformulado. Conforme os números cresciam, os Coordenadores Regionais foram criados para cuidar das comunidades. Mas o programa ainda era, no fundo, a nova ordem mundial de 2004.

E isso estava a causar problemas.

O Que Significava Ser Um Nível 4

Nós começamos a falar sobre estes problemas no início de 2015, principalmente no contexto de o que significava ser um juiz nível 4. Entender o nível 4, o que se esperava e o que acontecia com ele, acabou por se tornar a chave para entender como o programa de juízes precisava de ser estruturado.

Em Setembro de 2004, o programa precisava dos juizes senior para darem ajuda em como ter o programa a funcionar.. Coincidentemente, este número era próximo ao número de pessoas necessárias para liderar um Grand Prix. Fazia muito sentido transformar essas duas coisas em uma só.

Mas ao longo dos anos surgiram umas dificuldades:

  • A quantidade e tamanho dos Eventos Premier (notavelmente os Grand Prix) aumentou. Ao invés de se precisar de talvez uns 20 Head Judges num ano para dar conta, o número subiu para 100 (devido a vários eventos precisando de dois ou mais Head Judges para lidar com o tamanho). Os eventos em si eram cansativos. Os níveis 4 são pessoas incríveis e eles conseguiam lidar com isso praticamente sem reclamações, mas o desgaste era alto. Para poder realmente superar o cenário moderno de Grand Prix, foi preciso dobrar a quantidade de juízes qualificados. Mas estes juízes não podem somente ser bons juízes de Grand Prix, pois a definição de nível 4 tinha um componente do programa e qualquer candidato precisava se sobressair em ambos, reduzindo a quantidade de candidatos interessados e talentosos substancialmente.
  • Por outro lado, os níveis 3 estavam de tornando mais envolvidos com o programa. Isto pode ser surpreendente para vários níveis 3, mas em 2004, um juiz nível 3 fazendo qualquer trabalho relacionado ao programa fora de sua região era algo raro de se ver. Um pouco disso era natural; já que níveis 3 passavam mais tempo no programa, eles procuravam por mais coisas para fazer. Isto acontecia também porque o papel original dum nivel 3 não existia mais..

    A posição de Coordenador Regional tomou muito da responsabilidade da administração regional que era carregada anteriormente pelos níveis 3. Então, a remoção do sistema de PTQs removeu a estrutura na qual eles construíram sua influência local. O nível 3 naturalmente se tornou mais sobre eventos grandes e trabalho relacionado ao programa. Isso significa que o trabalho relacionado ao programa que precisava ser feito pelos níveis 4 estava sendo corroído (e, honestamente, os níveis 4 estavam tão ocupados com Grand Prix que isto era provavelmente necessário para sua sobrevivência).

Isso não é para dizer que menos precisa ser feito na administração do Programa de Juízes moderno. Na verdade, mais precisa ser feito! Os Head Judges de Grand Prix não tem necessariamente um conjunto de habilidades que combine com esta necessidade, e eles podem não estar aptos a dedicar o tempo necessário para ir bem em ambos os papeis. Há menos co-relação natural entre alguém que pode gerenciar uma equipe de 120 juízes num fim de semana e alguém que pode ajudar uma equipa de uma dúzia de voluntários dedicados a criar um projeto sustentado por um ano ou mais.

Isso nos colocou numa situação onde eram precisas mais pessoas para liderar Grand Prix e menos pessoas para supervisionar o programa e não conseguíamos juntar uma coisa à outra. A estrutura actual estava a falhar.. Era altura de acabar com ela e começar de novo.

O nível 1 foi redefinido há alguns anos para focar em eventos com REL Regular, mas a natureza desta transição não tinha sido totalmente absorvida e a transição entre nível 1 e nível 2 ainda sentia falta de uma definição clara. Nível 2 ainda era um “nível 1 com mais experiência”, embora tivesse um foco totalmente diferente.

Começar de inicio

Então, como resolvemos isso? Começamos com uma folha em branco e conversamos sobre o que não estava funcionando e o que o sistema de níveis estava tentando encapsular. Alguns temas realmente se destacaram.

  • Queríamos que os níveis refletissem conhecimento específico – certificando que um juiz possuísse habilidades específicas – ao invés de tentar medir as habilidades gerais. Organizadores de Torneios (TOs) e Coordenadores Regionais (RCs) teriam conhecimento individual de juízes locais para fazer os ajustes necessários além disso.
  • Queríamos manter distância da visão que o nível 4 era uma progressão direta do nível 3. Esta crença causou imensa dor ao longo dos anos já que incríveis juízes iriam abrandar tentando alcançar o nível 4 pelo fato de um número maior estar envolvido. Estávamos estabelecendo expectativas e preenchendo-as deficientemente.
  • Queríamos criar mais – e mais regularmente – oportunidades para juízes enquanto ainda preservando alguma continuidade e experiência. Queríamos que o ato de descer uma posição não fosse visto como um rebaixamento.
  • Queríamos abrir oportunidades para liderança que não estavam anexas ao sistema de níveis.

No final, tínhamos uma estrutura que consistia de três componentes (Níveis, Papéis Avançados e Certificações). Sentimos que ela reflete o programa de juízes como deveria ser hoje. Você pode ler todos os detalhes aqui, mas abaixo está um resumo breve das duas importantes (Certificações que te permitem assumir certas responsabilidades além das do seu nível atual, mas são uma parte pequena da redefinição).

Níveis

Níveis são a estrutura principal com a qual juízes interagem. Eles são uma declaração sobre o que você foi certificado para fazer. Há três deles, e cada um adiciona funções ao anterior:

Nível 1 – Juíz de REL Regular de Loja. Estes juízes foram treinados e certificados em regras e procedimentos de REL regular. Eles são os que cuidam da maioria dos torneios de Magic acontecendo no mundo, educando novos jogadores sobre as regras e comportamento positivo antes que estes vão a eventos maiores.

Nível 2 – Juíz de REL Competitivo. Estes juízes foram treinados e certificados em regras e procedimentos de REL competitivo. Eles são principalmente responsáveis por eventos premier em lojas, notavelmente o circuito de PPTQs. Eles atuam como “floor Judges” de Grand Prix e outros eventos grandes.

Nível 3 – Juíz Premier. Estes juízes demonstraram a habilidade de liderar um evento premier. Eles tem conhecimento avançado de regras e habilidades logísticas. Também é esperado que um juiz neste nível seja envolvido com o programa de juízes além de sua região.

Papéis Avançados

Papéis avançados são oportunidades de liderança adicionais para juízes nível 3. Eles não são uma progressão. Eles são aspectos do programa nos quais um juiz tem a oportunidade de assumir uma função importante. Um juiz se compromete a um papel por 18 meses, depois dos quais ele pode se recandidatar caso queira (juntamente com outros juízes que desejarem tomar tal função). As três funções são:

Coordenador Regional. Quase nada muda nesta função do Coordenador Regional como existe hoje. Estes são os juízes encarregados de supervisionar regiões específicas e atuar como o contato primário entre juízes e o programa. Haverá algumas mudanças, mas será praticamente igual ao que é hoje.

Head Judge de Grand Prix. Estes são os juízes que os Organizadores de Torneio usarão como Head Judge e Juízes de Suporte no Grand Prix. Eles são especialistas em logística de torneio e estão confortáveis com liderança em torneios de larga escala.

Coordenador do Programa. Estes juízes supervisionam o andamento do Programa de Juízes e atuam como a interface primária com a Wizards em se tratando de novas iniciativas. Eles ajustam a direção estratégica para o programa e trabalham com líderes de projetos para assegurar que a estratégia seja implementada.

Um terço de cada uma destas funções irá rotacionar a cada seis meses (HJ de Grand Prix em julho e dezembro, coordenadores regionais e do programa em Abril e Outubro). Todos os detalhes sobre a inscrição podem ser encontradas no documento de redefinição de nível).

Como é que Isto me afeta?

A curto prazo, provavelmente não afeta. Muito desta redefinição é feita em torno das mensagens dos níveis e como o programa é conduzido. Há grandes mudanças, mas a transição deve ser suave para a maioria das pessoas.

Se você for um juíz nivel 1, as mudanças deixam claro que seu foco é o REL regular. Se você quiser se envolver com eventos de REL competitivo, você deveria tentar conseguir o nível 2, e você encontrará os requisitos para chegar lá um pouco menos complicados.. Fora isso, mantenha o trabalho em sua loja local.

Se você for um juiz nível 2, você descobrirá que é um pouco mais fácil de manter seu nível. Mas os relatórios de torneio são um essenciais e você deveria considerar a continuar a faze-los de qualquer das maneiras.

Se você for um juíz nível 3, nada muda imediatamente, mas oportunidades para obter um papel de liderança no programa estarão se abrindo. Também esperaremos que você tome um papel ativo no programa mais amplamente além de apenas eventos.

Quando Começamos? Que Tal Agora?

Os atuais coordenadores regionais continuarão com suas funções. Os atuais Níveis 4 e 5 começarão como Juízes Mor de Grand Prix e um novo grupo será adicionado em Julho. Todos os níveis 1, 2 e 3 permanecerão em seu atual nível. Coordenadores do Programa serão anunciados em breve.

Acreditamos que esta estrutura possa refletir o Programa de Juízes em 2016. Esperamos que ela forneça inspiração e oportunidades a juízes pelo mundo enquanto satisfaz as necessidades de TOs pelo Jogo Organizado. Não temos dúvidas que algumas mudanças precisarão ser feitas conforme vemos como isso funcionará no mundo real (o primeiro trabalho dos Coordenadores de Programa será consertar o que quer que nao esteja bem), mas estamos otimistas quanto a nova estrutura e que ela nos servirá tão duradouramente quanto a que durou doze anos.