IPG 4.2 Condutas Antidesportivas — Grave

Definição


Um jogador age contra um ou mais indivíduos de maneira a criar um sentimento de provocação, intimidação, opressão ou assédio.


Isto pode incluir insultos baseados em raça, cor, religião, nacionalidade, idade, gênero, incapacitação, ou orientação sexual.

Ameaças de violência física devem ser tratadas como Conduta Antidesportiva – Comportamento Agressivo.

É possível que um ofensor cometa esta infração sem intenção de dolo ou dano à vítima da provocação.

Exemplos

  1. Um jogador usa um insulto racial contra seu oponente.
  2. Um jogador tira fotos impróprias de outro jogador sem sua permissão expressa.
  3. Um jogador chama um espectador para um encontro, é negado, e continua insistindo.
  4. Um jogador obstrui outro jogador de propósito com a intenção de induzir contato físico.
  5. Um espectador usa redes sociais para oprimir outro jogador.

Filosofia

Um ambiente seguro é uma expectativa básica de qualquer participante de um torneio. O assédio debilita a segurança e integridade de um torneio.

Espera-se que jogadores que criam situações prejudiciais ou inóspitas propositalmente em um evento corrijam seu comportamento imediatamente e demonstrem remorso ou sejam removidos.

Devido a natureza de confronto desta infração, juízes precisam terminar qualquer partida em andamento e separar os jogadores.

Cuidado deve ser tomado para evitar que a situação se intensifique sempre que possível. O ofensor será removido da área para receber a penalidade, e educado sobre porque este comportamento é inaceitável independente da desculpa.

Ele pode precisar de um momento para se acalmar depois disso.

Pedir desculpas é incentivado, mas o desejo de vítimas não quererem interagir com seus ofensores deve ser respeitado.

Oficiais devem investigar estes problemas assim que eles sejam chamados a sua atenção. Se eles determinarem que a infração não entra nos critérios de Conduta Antidesportiva – Grave, ainda é recomendado que se converse com os jogadores para evitar futuros desentendimentos.

Solução Adicional

O jogador deve corrigir seu comportamento imediatamente. Se a ofensa ocorre no final da partida, o Juiz Mor tem a opção de aplicar a penalidade para a próxima partida.

Aumento: Se a ofensa foi cometida com intento malicioso, o jogador não demonstrar remorso ou a ofensa for repetida novamente, a penalidade será Desclassificação e remoção do local.