Dicas e lições para o Juiz Mor de primeira viagem

Por que ser Juiz Mor de um PTQ?

Para cada juiz – e para cada visão particular em relação ao programa de juízes – esta pergunta será respondida de uma maneira diferente. Alguns enxergarão este como mais um passo de aprendizado (e crescimento) dentro do programa, outros estarão desejos de ajudar os torneios a serem executados com um padrão mais alto de qualidade e profissionalismo, outros poderão querer utilizar desta experiência para educar e treinar juízes e juízas mais novos e outros podem querer utilizar esta experiência para de alguma forma contribuir com a comunidade de jogadores e jogadoras como um todo.
A idéia deste artigo é fornecer uma base para ajudar aos juízes e juízas que pela primeira (ou segunda vez) tenham sido escalados para atuar como Juiz Mor de um PTQ ou PPTQ. Não tente seguir este artigo como um manual, use-o para ter uma idéia do trabalho que você tem pela frente e como uma ferramenta para ajudar em sua preparação.

O papel de um juiz mor

Além de julgar disputas entre jogadores, interpretar as regras e ter a palavra final sobre qualquer aspecto de um torneio sancionado o Juiz Mor possui também outras atribuições como descritas no MTR:

  • Garantir que todos os passos necessários para lidar com as violações de regras e procedimentos de um torneio que ele ou ela perceba ou sejam trazidos à sua atenção.
  • Dar a palavra final em todas as apelações, potencialmente invalidando o que foi dito por outro juiz.
  • Coordenar e delegar tarefas para outros juízes e juízas conforme necessário.

Um Juiz Mor possui também um impacto muito grande na staff de um torneio. Ele é o responsável por transmitir confiança e ser o pilar de sustentação desta staff, seja ela composta por juízes de qualquer nível. É no Juiz Mor que a equipe de um torneio se apóia, e é o Juiz Mor que os outros juízes e juízas vão procurar quando possuírem uma dúvida, questionamento ou precisarem de um aconselhamento – seja sobre regras, procedimentos ou um aspecto logístico referente ao torneio. O Juiz Mor é o responsável por definir qual será a cobertura que o salão terá, como trabalhar e melhorar o fluxo de jogadores antes, durante e depois de suas partidas, cuidar para que o ritmo do torneio seja bom e sem atrasos, etc.

Além destas atribuições descritas existem outras que também nem sempre estão documentadas e que fazem parte deste trabalho. O Juiz Mor possui atribuições antes, durante e depois do torneio como veremos ao longo deste artigo.

Preparação pré-PTQ

Muito se diz que um Juiz Mor trabalha antes mesmo do evento começar – e todos nós imaginamos que isso seja realmente verdade. Mas quanto é este trabalho? O que é este trabalho? Em que ele consiste?
A primeira coisa que um Juiz Mor de primeira viagem deve fazer antes de um torneio é preparar-se. Entender o papel de um Juiz Mor, entender quais os principais papéis que uma equipe em um grande torneio demanda. Atualizar-se com relação às regras. Comunicar-se com o Organizador do torneio, a staff de juízes e juízas, antecipar possíveis problemas e já começar a endereçá-los assim que possível.

Juntando material humano sobre ‘o que é ser um Juiz Mor?’

Para um novo Juiz Mor este passo é fundamental (e até mesmo juízes e juízas mais experientes devem exercitar isso).

O programa de juízes é um programa onde buscamos aprender e crescer e para isso precisamos estar cada vez mais em contato com juízes e juízas que possam nos transmitir conhecimento, experiências e colaborar com uma visão crítica-construtiva acerca de seus pares.
Identifique em sua comunidade quem são os juízes e juízas com experiência para lhe ajudar neste aspecto. Tente se lembrar quais foram os melhores torneios nos quais você já trabalhos e quem eram os juízes e juízas que estavam presentes nestes torneios. Converse com eles e peça conselhos. Exponha suas dúvidas e receios e se deixe ser ajudado.
Questione seus mentores e mentoras sobre as situações mais complicadas e desafiadoras que já enfrentaram como Juiz Mor – como foram? como se saíram? o que fariam diferente? onde erraram? por quais motivos?
Este tipo de diálogo não é importante apenas para você, marinheiro de primeira viagem, mas também para ajudar estes veteranos a serem melhores mentores e mentoras.

Juntando material escrito sobre ‘o que é ser um Juiz Mor?’

Muitas vezes vamos precisar recorrer aos materiais escritos que já foram deixados por outros juízes e juízas para a comunidade. É importante aprender com as experiências passadas. É somente através desta experiência que podemos evitar cometer erros ou livrarmo-nos facilmente de uma situação complicada e que já tenha sido vivenciada no passado. Além disso ler e escutar sobre as experiências prévias de nossa comunidade nos ajudará a entender melhor o que será esperado de nós quando desempanhando este papel em um grande torneio e nos dará confiança para executarmos este papel.
Se com nossa comunidade local podemos conversar com dois, cinco ou dez juízes e juízas experientes, lendo outros artigos e reports podemos aprender com cinquenta, cem ou mais experiências diferentes.

Agora que você já reuniu uma boa quantidade de material sobre o papel de um Juiz Mor e já entende um pouco melhor o que é esperado de você, vamos começar a trabalhar os aspectos práticos desta posição, pois há muito trabalho a ser feito!

Comunicação com a equipe

Sua maior chance de realizar um evento que seja um sucesso é ter uma equipe disposta e motivada. Uma equipe que compre a idéia de fazer e participar de um excelente evento, que reconheça no evento oportunidades para melhorarem dentro do programa, para interagirem com juízes e juízas mais experientes, que desejem trabalhar com os outros, e que reconheçam que terão um dia muito divertido no torneio.
Uma das formas que temos hoje para proporcionar tudo isso e fazer com que todos estejam na mesma vibe é incentivando a comunicação entre a equipe no fórum do torneio no Judge Apps.
Dê as boas vindas à toda a equipe e apresente-se. Conte um pouco sobre a sua pessoa, sua história como juiz e sua experiência. Compartilhe com a equipe suas expectativas para o torneio. Peça para que a equipe faça o mesmo. Por mais que você seja conhecido em sua comunidade é possível que nem toda a equipe saiba quem você é ou não tenha uma boa visão de sua experiência.

Após esta rodada inicial de apresentações você pode pedir que cada um envie um email particular para você dizendo se desejava ser Líder de Equipe. É importante que você esteja ciente dos anseios dos membros da equipe para que possa ajudá-los em seus crescimentos e desenvolvimento também. Além disso esta informação é de extrema importância para sua próxima tarefa.

Divisão dos times

Ok! Agora você já sabe das expectativas de sua equipe para o torneio e já sabe quais juízes e juízas desejam ser Líderes de Equipe. Mas e agora, o que fazer? É possível só levar em conta estes pedidos/indicações? Como montar os times de forma que todos possam se sentir bem, trabalhar bem e ajudar o torneio a ser um sucesso?
Estas questões não são simples.
Primeiramente precisamos entender um pouco melhor o que exatamente cada um dos times em um grande torneio deve fazer – entender suas responsabilidades, sua importância, seus gargalos, etc. Uma forma simples de entender isso está nestes artigos:

Agora é possível pensar em como preencher todas estas necessidades, os desejos de cada membro da staff e as necessidades do torneio. Algumas considerações com base nas particularidades de cada time:
Deckcheck:

  • juízes experientes, pois não pode atrasar todas as rodadas em mais de 10 minutos
  • juízes que conheçam bem o formato do torneio para facilmente identificarem ilegalidades nas listas
  • juízes que sejam organizados, de forma a manter sua área de trabalho arrumada e eficiente

Papel/Floor:

  • juízes que sejam práticos, rápidos e organizados
  • juízes que consigam atender bem aos jogadores, com calma, firmeza, educação e diplomacia
  • juízes que tenham uma boa postura e aparência profissional

Logística:

  • juízes que saibam como preparar um salão para um grande torneio (implica que já estiveram em grandes torneios)
  • juízes que saibam coordenar o trabalho de outros, pois este time terá a sua disposição quase todos os juízes da staff

Estes são apenas alguns dos itens que podem ser levados em consideração quando você estiver montando seus times. Com estes itens em mente você poderá analisar o perfil dos membros da equipe e então começar a designar cada um para um time.
Aqui os comentários de um juiz experiente podem ajudar muito. Converse/discuta com seu mentor sobre suas considerações, os motivos que te levaram a designar cada juiz e juíza para um time específico e peça sua opinião.
Quando você estiver seguro sobre qual será a composição de cada time então você está pronto para dar um próximo passo.

Comunicação na véspera do evento

Agora que você já tem seus times montados e as comunicações já estão acontecendo, agora é um bom momento para garantir que todos do time estejam bem, confiantes e cientes do que farão no torneio. Tirar quaisquer dúvidas derradeira e novamente se colocar à disposição da equipe.
Para isso você pode enviar um email detalhando algumas coisas:

  • Quais são os times, seus membros e quem são os Líderes de cada time
  • Explique as expectativas e principais responsabilidades de cada time
  • Envie links referentes aos papéis de todos os times
  • Passe informações como horário de chegada ao local do evento
  • Links e informações relevantes sobre o formato do torneio (lista de cartas banidas/restritas, sets válidos, FAQ, etc)
  • Links para as versões mais atualizadas dos principais documentos (CR, IPG e MTR)
  • Considerações sobre mudanças recentes nos documentos (update de UC – Major por exemplo)
  • Informações sobre o traje que se espera que os juízes e juízas utilizem

Este email deve conter informações gerais que você deseja que sua staff conheça. Muitos destes pontos podem e devem ser repassados no dia do evento durante a “reunião de juízes e juízas” (judge meeting).

O dia do evento!

Este dia começou há bastante tempo. Lembre-se de dormir bem, tenha pelo menos 8 horas de sono e tente comer algo pela manhã. Você precisa estar disposto e inteiro para um longo dia de trabalho.
Tenha certeza de que pegou tudo de que você precisa para levar ao local do torneio: bloco de anotações, caneta, etc. Programe-se para que não tenha que acordar e sair correndo atrasado.
As primeiras horas deste dia serão cruciais para ditar o ritmo do evento. Ao chegar no local do torneio você tem algumas tarefas para delegar e garantir que sejam realizadas da melhor forma possível e o mais prontamente possível.

Logística

Você precisa que o time de logística prepare o salão e para isso precisa dar algumas instruções:

  • Diga aonde você quer a mesa #1
  • Quantas fileiras de mesas (consulte o TO para acompanhar o número de inscritos)
  • Defina aonde ficarão os corredores no salão
  • Quantas mesas por fileira
  • Colocação de toalhas e números nas mesas

Estas são algumas das atividades que precisam estar prontas para que o torneio comece. Coordene com o time de logística quantos juízes eles precisarão e coloque estes juízes ao seu dispor. Deixe que a logística trabalhe, apenas atue como um facilitador se houverem problemas.

Deckcheck

Neste momento você precisa que o líder do time de deckcheck encontre/arrume/defina qual será sua área de trabalho. Se ele precisará de mesas, quantas e quais. É importante que esta área seja espaçosa para que as listas de decks possam ser separadas, ordenadas, contadas e manuseadas pelo time de deckcheck. Se o líder deste time for um juiz experiente, deixe-o trabalhar. Caso ele não seja ajude-o dando algumas dicas. É importante também que esta área fique em uma região tranquila do salão, isolada dos jogadores e com fácil acesso para o scorekeeper.
Peça para esta área ser encontrada e você ser informado. Depois peça para que esta área seja organizada 😉

Paper

Do time de papel você precisa que sejam definidos os locais de postagem dos emparceiramentos. Dê uma prévia de quantos jogadores já estão inscritos (esteja sempre verificando com o TO este número), veja quais serão os locais sugeridos pelo time de papel e faça suas sugestões caso necessário.
Deixe que o time de papel decida isso entre eles e lhe informem, e caso você ache algo ruim, discuta sobre.

Autonomia aos times

Dê autonomia para que seus times trabalhem. Se forem juízes muito inexperientes, dê diretrizes, mas permita que eles façam seu trabalho.

Um detalhe importante a ser considerado é que ter sido escolhido como Juiz Mor é um reconhecimento de que você está preparado para esta tarefa. Isso não significa, necessariamente, que você seja o juiz mais experiente ou o mais capacitado da staff. Você pode ser Juiz Mor mesmo tendo juízes com mais experiência que você. Nestes casos deixe-os trabalhar e observe.
Esta é uma oportunidade interessante para avaliar como cada um deles consegue lidar com situações inesperadas e uma boa oportunidade para você fazer uma avaliação pessoal de como consegue liderar estas pessoas (as experientes e as inexperientes).

Organizador do Torneio

Ajude o TO! Converse com ele e entenda como você pode ajudá-lo a terminar as inscrições, arrumar as coisas e ter tudo pronto para começar o torneio. Muitas vezes o gargalo para o início de um grande torneio serão as inscrições/confirmações a serem feitas no dia. Ajude-o. Peça para um juiz da staff ajudá-lo a organizar a fila das inscrições, ver quais jogadores não possuem número de DCI, chamar os jogadores que estejam fora do local para entrarem e realizarem as inscrições, distirbuir listas de deck para preenchimento, etc. O torneio começará tão cedo quanto você for capaz de colaborar com o TO nestas questões. Seja prático. Os jogadores estão aguardando pelo início de tudo.

Verifique a impressora! É de vital importância que enquanto os outros times estejam resolvendo tudo que foi definido/delegado, você junto com o scorekeeper do torneio e o TO garantam que o computador e a impressora estejam 100% funcionais. Impressoras costumam ser um fator de atraso em muitos torneios. Acredite: você quer garantir que ela esteja ligada, conectada ao computador do torneio e imprimindo. Caso ela não esteja funcionando acione o TO imediatamente e solicite outra impressora. Se for o caso que ele saia para comprar outra o mais rápido possível. Depois de delegar as tarefas aos Líderes de Equipe esta é sua preocupação #1

Judge Meeting

A reunião de juízes e juízas serve para que você, de forma direta e simples, coloque o time a par de todas as suas expectativas, permita que cada membro se apresente, e que você explique e dê instruções que não foram dadas até então ou reforce instruções que você acredita serem pertinentes.

Neste momento você pode:

  • reforçar para que tenham atenção ao observarem os jogos no salão
  • reforçar a observação por Slow Play
  • lembrar que penalidades acima de Warning que não sejam por Problemas com Deck/Decklist e Atraso devem ser reportadas ao Juiz Mor para que ele aplique as penalidades
  • lembre-os sobre a importância de estarem disponíveis para os jogadores no salão
  • reforce a necessidade de realizarem pausas

Lembre a staff de que se não se divertiverem e não tiverem prazer em apitar o evento nada daquilo valerá a pena. Reforce a importância de tomarem água durante todo o torneio, ao menos uma garrafa. Incentive-os a sempre cuidarem uns dos outros. Uma regra interessante sobre a água é que sempre que um juiz pegar uma garrafa ou copo de água outro copo ou garrafa deve ser pego para outro membro do time.
Peça para que os Líderes de Equipe conversem entre si e definam sobre as pausas e intervalos de cada equipe. Solicite que eles informem qual será o esquema adotado por eles.

Começando o torneio

Dado que você conseguiu terminar as inscrições, está com o salão arrumado, impressora ok, conversou com juízes e juízas e os jogadores já estão eufóricos e ansiosos pelo torneio: realize o Seat all players ou imprima e afixe os emparceiramentos para a primeira rodada.

Esteja ciente de que você dará muitos anúncios ao longo do torneio, então esteja confortável com o uso de um microfone e com escutar sua própria voz em um alto-falante. Deixe a timidez de lado, é importante que você consiga se comunicar de forma clara e distinta. Os jogadores precisam prestar atenção a qualquer anúncio que você faça, então fique seguro com relação a isso e assuma essa tarefa com a máxima desenvoltura possível.

Boas Vindas

Solicite aos jogadores que sentem de acordo com o Seat ou com os emparceiramentos para a primeira rodada. Aguarde para que todos estejam em seus lugares. Verifique se alguém precisa de ajuda e delegue juízes para o auxílio destes jogadores. Dê as boas vindas, agradeça em nome do TO/Loja e apresente-se. Informe aos jogadores seu nome, seu nível e informe que você é o Juiz Mor daquele evento.
No geral as informações a serem passadas estão neste flashcard que vai garantir que você não se esqueça de nada 😉

 Flashcard de anúncios do Juiz Mor
Flashcard de anúncios do Juiz Mor
Eu gosto de fazer avisos sobre os lixos deixados na área de jogo. Lembre aos que ao término da partida devem recolher seu lixo.

Rodadas

Autorize o time de papel sempre que já for permitido afixar os emparceiramentos para cada rodada. Após estarem afixados anuncie para todo o salão que “os emparceiramentos para a rodada X estão afixados”. É importante fazer este anúncio de forma clara. Solicite aos jogadores que verifiquem seus nomes, confiram sua pontuação e dirijam-se para suas mesas na área de jogo.
Dê algum tempo para que os jogadores se organizem e sentem-se. Dê as boas vindas para aquela rodada – “Jogadores e jogadoras sejam bem vindos a X rodada do PTQ, vocês tem 50 minutos, podem começar”.
Neste momento o cronômetro da rodada deve ser iniciado.

Seja o juiz mor!

Ser um bom Juiz Mor quer dizer que você é capaz de observar o torneio, observar sua staff, divertir-se, conversar com jogadores, juízes e organizador do torneio. Você é capaz de desfrutar do torneio.
Lembre-se que você tem uma equipe qualificada e motivada ajudando-o a realizar um torneio incrível – não pense em fazer tudo sozinho. Você deve estar disponível para qualquer ajuda que os juízes precisem, deve estar disponível para qualquer apelação que os jogadores façam. Estar disponível não significa fazer tudo sozinho.

Duração das rodadas

Esteja atento à duração de cada rodada. Marque o horário de início e fim de cada uma. O fima dela é o momento em que a última slip é entregue e processada e os emparceiramentos para a próxima rodada estão prontos. Observe se este tempo está crescendo ou diminuindo, e trabalhe em cima disso. Verifique se os gargalos são as extensões de tempo dadas pelo time de deckcheck ou se a demora no término das rodadas está se dando pela ausência de juízes no salão (o que colabora para que os jogos demorem mais a terminar). Converse com sua staff assim que identificar algo que precise.

Organização do salão

Verifique sempre se o salão está arrumado e com uma aparência profissional. Caso seja necessário solicite que os juízes no floor, ao término das rodadas, façam a manutenção do mesmo arrumando as toalhas, numerações, cadeiras e removendo o lixo – e caso seja necessário cobre novamente que os jogadores recolham o lixo e instrua os juízes a aplicarem penalidades caso a situação exija.

Pausas

Autorize os Líderes de Equipe a darem as pausas para almoço e descanso de suas equipes. Caso eles ainda não tenham combinado como farão solicite que eles programem as pausas. Deixe que eles decidam como farão isso. Lembre-os apenas de que o salão não poderá ficar descoberto. Caso seja necessário avise-os de que os deckchecks naquelas rodadas não serão realizados caso essa seja a solução para que todos possam almoçar tranquilamente e garantir também a presença no salão.
Incentive os líderes de time a darem pequenas pausas para os membros de suas equipes ao longo do dia.

Pós-evento

Existem algumas tarefas que devem ser realizadas pelo Juiz Mor ao final do evento e mesmo após ele ter terminado. Caso você tenha proposto alguma atividade para a equipe durante o evento lembre-se de terminá-la. Faça as devidas conclusões sobre a mesma.
Agradeça sua equipe. Compartilhe com eles quaisquer feedbacks que você tenha recebido acerca do evento e os deixe a par de comentários positivos e/ou negativos. Deixe que todos falem sobre suas impressões do evento.

Reviews

Caso alguém tenha pedido um review ou uma avaliação de seu trabalho tente conversar com esta pessoa agora. Ainda que você não tenha tudo preparado dê uma prévia sobre o que foi observado e confirme que fará um review no Judge Center se for o caso. É esperado que você possa contribuir com o crescimento de sua equipe. Se não for possível fazer reviews de toda a staff tente ao menos colaborar com seus Líderes de Equipe.

Investigações

Caso alguma desqualificação tenha sido feita você precisa abrir uma investigação no Judge Center para ela. Lembre-se de anotar o número de sanção do evento e de ter as declarações dos jogadores envolvidos, testemunhas e outros juízes. Anote os DCIs e nomes dos envolvidos pois esquecer-se destas informações pode impedir que você termine esta tarefa.
Não se esqueça de abrir investigações. É seu papel como Juiz Mor terminar esta tarefa.

Parabéns e Divirta-se!

É importante que você, assim como todos os outros juízes e jogadores, possa se divertir. Ser Juiz Mor de um grande torneio não é uma tarefa simples, principalmente pela primeira vez, mas sem diversão ela só ficará mais complicada.

Este papel proporciona atividades em diferentes áreas: gerenciamento de tempo, gerenciamento de pessoas, capacidade de improvisação, observação, comunicação, diplomacia, empatia, organização, etc. Entenda quais dos aspectos deste trabalham são prazerosos para você e abuse disso. Ao chegar ao final do torneio você precisa sentir que foi um prazer e uma diversão ser Juiz Mor. Apesar de todo cansaço é preciso estar com sorriso no rosto e ter a certeza de que valeu a pena!
Parabéns por seu trabalho e boa sorte nor próximos eventos!