Avaliações de certificação não serão tratadas neste artigo.
Por quê?
Avaliações servem para ajudar outro juiz ou juíza a crescer. O olhar exterior identifica aspectos de nossas atuações que muitas vezes não estão sendo percebidos por nós mesmos. Estes aspectos podem tanto ser positivos (coisas que temos feito bem) quando pontos a melhorar (coisas que não temos feito tão bem e podemos fazer melhor). Avaliações são importantes ferramentas para o crescimentos pois possibilitam aperfeiçoar as fraquezas e repetir as virtudes. O objetivo de escrever uma avaliação é, portanto, contribuir com o desenvolvimento de seu destinatário.
Não se espera que um Juiz de Nível 1 escreva avaliações, no entanto não existe nenhum impedimento para isso. O processo de escrever avaliações torna-se mais e mais natural com a prática, portanto recomendo que vocês experimentem.
Um fato interessante é que é esperado que juízes e juízas de Nível 2+ possam contribuir com o crescimento de outros juízes e portanto um dos requisitos para a realização da prova de Nível 2 é ter escrito, pelo menos, 3 avaliações de outros juízes no Centro de Juízes.
Onde?
Avaliações são feitas através do Centro de Juízes. Existem dois modos de começar uma avaliação:
Clique em “Avaliações”, e depois na aba “criar”. Selecione “Avaliação” e clique em “continuar”.
Na aba “selecionar”, você pode ver as avaliações que já recebeu e as que já escreveu.
Ou então clique em “Avaliar” no perfil do sujeito que você pretende avaliar.
Escrevendo a Avaliação
No cabeçalho da avaliação, você vai preencher alguns dados simples, que são em grande parte auto-explicativos. Se o nome do sujeito estiver em branco, aconselho buscá-lo pelo número de DCI, para garantir que você não avalie um homônimo por acidente.
E por fim, é agora que você vai escrever de fato a avaliação. A própria página te dá algumas dicas sobre alguns dos assuntos a serem abordados, e divide o texto em três seções. Lembre-se de que seu objetivo principal é ser construtivo. Após escrita a avaliação, clique em “prévia” para visualizar como ela será lida pelo avaliado.
Atenção: não se esqueça de enviar sua avaliação! Para isso, clique em “enviar” na página de prévia.
Espero que este breve guia seja útil para marinheiros de primeira viagem. Existem vários artigos que tratam do conteúdo da avaliação espalhados pela internet. Recomendo especialmente o blog do Nível 3 Riki Hayashi, Feedback Loop.
Agora vão escrever avaliações!