Preparando-se para um torneio

Embora dentro do Programa de Juízes possamos fazer muitas coisas diferentes apitar é a essência do que fazemos. Estar em um torneio possibilitando que dezenas (centenas e em algumas vezes milhares) de jogadores tenham uma boa experiência é o que move o programa a melhorar e crescer. Apesar disso muitos de nós não realiza uma preparação adequada antes de arbitrar um torneio. A objetivo deste texto é oferecer um pequeno guia com opções para sua preparação.

Os documentos

Embora isso pareça óbvio nem todos os juízes dão a devida atenção e importância para a leitura dos documentos oficiais antes de arbitrar um torneio. É muito importante que você esteja confortável com estes documentos para que também esteja confortável durante seu dia de trabalho.
Dentro do pequeno universo de documentos oficiais que temos faço destaque para os seguintes:

  • Arbitrando no REL Regular – É extremamente recomendado que você leia este documento antes de arbitrar um torneio de REL Regular. É um documento simples, de duas páginas e que vai te dar a segurança necessária para lidar com a maioria dos casos neste tipo de torneio. Este documento descreve como corrigir infrações, como lidar com situações problemáticas, como e quando intervir em uma partida, etc
  • Regras de Torneios de Magic – Este documento é extremamente importante para conhecer os procedimentos necessários para a execução de um torneio – Número de rodadas, atalhos padrão, número mínimo de participantes, extensões de tempo, emparceiramentos e cortes (top 4, top 8), procedimentos para draft e selado, etc. Uma revisada neste documento vai te ajudar a compreender melhor a estrutura do torneio que você for arbitrar. Ele é usado em todos os RELs
  • Fact sheet – Este é sem dúvidas o documento mais negligenciado. Alguns torneios possuem regras e/ou procedimentos especiais que valem apenas para aquele torneio (ou tipo de torneio) específico. Estas regras/procedimentos tem precedência sobre o Regras de Torneios de Magic. Se você vai arbitrar um Pré-Lançamento, Gameday, GPT, PPTQ ou WMCQ sempre verifique no site da Wizards o Factsheet daquele evento específico para que você possa executar o torneio de forma correta garantindo assim não apenas a integridade do mesmo mas evitando futuras dores de cabeça

Um dos principais motivos pelos quais devemos sempre rever os documentos é por que eles mudam! Basicamente a cada nova coleção, ou seja, a cada 3 meses, temos atualizações em todos eles. A versão atualizada de todos os documentos oficiais você encontra aqui: blogs.magicjudges.org/translatedrules e suas versões em Português aqui http://blogs.magicjudges.org/translatedrules/?lang=pt_br.

Conheça o formato

Muitos juízes estão acostumados com um formato específico dentro do Magic, muitas vezes é o formato que você joga ou o formato mais comum na loja em que frequenta. Muitas vezes, porém, os torneios que somos chamados para apitar não são deste formato.

A primeira coisa que devemos fazer é buscar o mínimo de familiarização com o formato em questão. Você não precisa conhecer todos os decks, cartas e interações do formato, mas tente procurar saber quais são as cartas mais problemáticas, as interações com maiores chances de complicações, quais são as situações com potenciais de abuso ou de maior dificuldade entre os jogadores, etc.

Existem algumas formas de obter estas informações e a primeira e mais bacana delas é a comunidade de juízes e juízas. É praticamente certo que dentro da comunidade exista alguém com muita experiência no formato em que você irá arbitrar, então pergunte, chame o juiz! Você pode fazer isso utilizando a lista de emails ou mesmo o grupo do facebook.

Outras excelentes fontes sobre o assunto são os fóruns do Judge Apps, os relatos de torneios na lista de emails e também os blogs de juízes. Em todas estas fontes você encontrará recursos (quase) infinitos sobre torneios, sejam regulares, sejam competitivos, sejam no formato padrão, legado, moderno, limitado, etc.

Regras específicas do formato

Uma vez que você esteja mais familiarizado com o formato você pode rever as regras mais importantes/relevantes para lidar com aquele formato específico.

Por exemplo se você vai arbitrar um torneio Gigante de Duas Cabeças você deve revisar a seção 810 das Regras Abrangentes. Se você vai arbitrar um torneio no formato padrão, onde Goblin Rabblemaster seja utilizado é importante que você conheça a estrutura de combate (Regras Abrangentes 506) e também os Atalhos de Torneio (Regras de Torneios de Magic 4.2). Se o formato em questão possui cartas como Tarmogoyf você pode querer revisar a seção 613 das Regras Abrangentes que fala sobre Camadas. Se o formato possuir interações do tipo Urborg, Tomb of Yawgmoth e Bloodmoon você provavelmente vai querer rever a parte de Camadas novamente 😛

Torneios Competitivos

Se você for arbitrar um torneio de REL Competitivo você precisa revisar e estar confortável com o Guia de Procedimentos para Infrações (que será melhor explicado em um próximo artigo).

Reler o IPG é algo fundamental. Muitas vezes confiamos no fato de estar sempre arbitrando torneios e simplesmente paramos de ler e estudar os documentos, acreditando que estar ativo é o suficiente. Muitas vezes não é. Torneios de Magic podem ser muito calmos e simples e muitas vezes podem não exigir nada de nós por isso é importante repassar o IPG antes de um torneio de REL Competitivo – rever uma correção, relembrar uma penalidade, um upgrade, etc.

Fazendo provas

Uma outra ferramenta que muitas vezes passa desapercebida para muitos juízes são as provas no Centro de Juízes. Muitos de nós simplesmente deixa de realizar testes depois de passar na prova (seja para o Nível 1 ou Nível 2).

De forma moderada, tomando cuidado para não acabar com a pool de questões, antes de um torneio podemos realizar exames practices. Easy Practices, Policy Practices e Hard Practices podem ser utilizados aqui. Lembrem-se apenas que Hard Practices em algumas situações podem ser ainda mais difíceis que os exames para Nível 2.

Converse com outros juízes

Por fim, mas não menos importante, esta é uma das melhores fontes de estudo e preparações para um torneio. Converse com seus colegas sobre seus receios, fraquezas, objetivos e dificuldades. Se você for arbitrar com outras pessoas naquele torneio procure entrar em contato com elas para saber se você deveria estar atento a algo que não está, se tem alguma mudança recente nas regras/documentos que você deveria ler, ou talvez se eles estão sabendo de uma nova forma de realizar um deckcheck ou algum outro procedimento para o torneio, etc.

Conclusão

Torneios são importantes e no geral não temos como voltar no tempo, porém se você estiver preparado e seguro não precisará deste tipo de artifício.
Você não precisa tornar-se maníaco com estudos e a preparação pré-evento, mas fazer a lição de casa é sempre melhor do que ter problemas que poderiam ser evitados com a simples leitura de um documento. O objetivo de estudar as regras pertinentes ao formato e rever os documentos é ter uma maior segurança para participar do torneio, pois quando estamos seguros nossos atendimentos são melhores, e sem sombra de dúvidas temos um dia mais divertido e livre de angústias e tensão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.