Aprendendo no REL Competitivo – Guia para Mentores e Mentorados

A nova ordem chegou, podemos senti-la na terra, podemos senti-la na água, podemos cheira-la no ar… Com a nova definição, Juizes N1 tem o foco de arbitrar torneios de REL Regular enquanto o foco dos Juizes N2 é de arbitrar torneios competitivos. No entanto, Juizes N1 ainda vão poder arbitrar torneios competitivos, já que é parte do processo para o N2 e uma excelente oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para quem busca trabalhar em torneios de REL Competitivo.

Com isso em mente, e sabendo que torneios como PPTQs precisam de um Juiz de N2 como Juiz Mor, precisamos definir boas práticas para estes torneios. Afinal, queremos ao mesmo tempo garantir que esses torneios sejam excelentes para os jogadores e também que outros Juizes aprendam trabalhando nos mesmos.

Uma excelente prática para todos que vão trabalhar em um torneio competitivo é revisar a última versão do Guia de Procedimento de Infrações – ou IPG – para se assegurar que você está a par com as mudanças nas regras. Lembre-se que o IPG geralmente tem atualizações a cada três meses, então é muito importante ficar atento à última atualização.

Outra excelente prática é praticar. 🙂 O Judge Center contém vários testes para você praticar os seus conhecimentos sobre as regras. Em especial, ele possui testes chamados Policy Practice que possuem 10 questões. Estes testes são uma excelente maneira de você testar seus conhecimentos do IPG e ver o quão afiado você está. O melhor dos mundos é que você esteja consistentemente acertando todas as 10 questões, mas as vezes não estamos nos melhores dias. No entanto, se você acertar 6 ou menos, é um sinal de que você deve passar mais tempo estudando antes de ir arbitrar um torneio de REL Competitivo.

 

Shadow

Sombra 03

Seja você um Juiz querendo aprender ou seja você um Juiz experiênte, lembre-se que uma das mais valiosas ferramentas para o aprendizado é a observação. Logo em seguida da observação, vem o dialogo, quando o observador e o observado conversam sobre uma situação para melhor esclarecimento da mesma.

Se você é um Juiz que quer aprender melhor sobre práticas de torneio ou como entregar melhor uma regra, observe outros Juizes fazerem isso, pense porque eles tomam as ações que eles tomam e também pergunte o porquê de cada ação. Muita coisa pode ser esclarecida ou algum motivo que você não pensava antes de conversar.

Se você é um Mentor, lembre-se de observar os outros Juizes que trabalham com você. Uma boa avaliação é um dos melhores presentes que você pode dar a outro Juiz e várias observações dão suporte para uma boa avaliação. Observe como os outros Juizes recebem uma chamada a uma mesa, ou como eles se comunicam com os jogadores ou o Organizador de Torneio, como eles inserem resultados no WER ou até como ele fixa os emparceiramentos da rodada. Lembre-se de anotar as observações para discutir com o Juiz observado sobre elas, e também para escrever uma boa review no final do torneio. 😀

 

Testando conhecimentos

hqdefault

Uma forma que muitos Juizes usam para ensinar outros Juizes é fazerem perguntas sobre cenários. Isso é uma excelente prática para manter os Juizes interagindo, afiando seus conhecimentos e também se divertindo. Se você quiser fazer isso com maestria, aqui vão algumas dicas:

  • Use situações atuais. Situações atuais são boas para o candidato aprender, já que elas têm relevância com o metagame e o formato. Elas podem ser úteis até no próprio torneio inclusive. Incontáveis vezes eu já fiz uma pergunta a um outro Juiz que eles acabaram respondendo depois corretamente e lindamente aos jogadores por já saberem a pergunta.
  • Faça perguntas sensatas. Muitos Juizes gostam de fazer perguntas sobre “corner cases”, ou seja, aquela pergunta que é a exceção da exceção. Enquanto toda pergunta tem seu valor, os Juizes precisam aprender a saber como as regras funcionam, sem serem confundidos com situações que acontecem uma vez por milênio em uma mesa de comander. Para cada pergunta de interações impossíveis, faça pelo menos 4 perguntas de situações reais ou plausíveis.
  • Use cartas! É, cartas de Magic mesmo, ou proxies, ou cartões brancos com textos escritos. Eu tenho usado cartas para ilustrar minhas perguntas e tenho tido excelentes resultados. Os juizes podem ler e reler, podem virar e se sentem mais confortáveis vendo as cartas. Separe umas 5 situações, busque em seu castelo de Magic por essas cartas e coloque elas no bolso antes de ir arbitrar com outro juiz.
  • Tenha o torneio em mente. Escolha bem a hora de fazer perguntas ou responde-las. Não queira fazer isso no começo ou no final da rodada, afinal, deck-checks precisam ser feitos e o salão precisa de cobertura no começo. No final da rodada temos que nos assegurar que as partidas terminem em tempo habil para que o torneio não se atrase. entre 10 e 40 minutos no relógio é o tempo ideal para fazer perguntas.

 

Jogos de Times

icon_game

Em torneios médios ou grandes, juizes usam de jogos para aumentar o entrosamento da equipe e também como uma forma de aprendizado. Você pode inventar seu próprio jogo, pode se basear em outros jogos ou até mesmo copiar um jogo.

Uma atividade muito utilizada para entrosar a equipe é sortear uma pergunta para cada Juiz e pedir para ele fazer aquela pergunta para todos os outros Juizes. Exemplos de perguntas “quem te certificou?”, “quando foi o seu primeiro torneio?”, “qual a sua regra favorita?”, etc. Essa atividade estimula os juizes a conversarem e a se conhecerem melhor. Isso pode ser uma boa ferramenta se os Juizes não se conhecem ou são timidos.

Outro jogo que você pode usar é o Juxit, uma versão de Dixit adaptada. Você entrega para cada juiz do seu time uma missão secreta – ‘fazer piadas’, ‘discutir sobre o IPG’, ‘trazer água para os outros’, etc – e todos os juizes do time devem cumprir sua missão. No final do dia, os Juizes vão tentar adivinhar as missões dos outros juizes, para cada Juiz que você acertar, você ganha um ponto. No entanto, se você foi muito obvio e todos te acertaram, você perde dois pontos. Mas se você também foi muito criptico e ninguém acertou a sua missão, você também perde dois pontos.

Como última sugestão, aqui está um artigo – em inglês – que fala sobre o jogo da ficha.

 

No final das contas, comunicação é tudo

CFC-talking-about-online-part3

Converse com a sua equipe! Esteja você na posição que for, converse com o seu time, saiba as expectativas deles, o que cada um deseja aprender e tirar daquele evento. Fale das áreas de estudo que você tem dificuldade, avise se você tem problemas com camadas ou se você não entende as sutilezas do IPG. Também comente as suas fortitudes, diga se você consegue fazer um Deck Check em menos de 3 minutos ou se você manja muito de investigações, várias pessoas no seu time vão querer aprender com você.

 

Para fechar, lembre-se: se prepare, estude, pratique seus conhecimentos. Converse com seu time, faça perguntas, peça por perguntas. Se o time for grande, pense em implementar um jogo. Observe os outros Juizes, tome notas, escreva reviews! Tenham um bom torneio! 😀

 

Antonio Zanutto

One thought on “Aprendendo no REL Competitivo – Guia para Mentores e Mentorados

  1. Texto muito instrutivo, gostei dos games de interação para quebrar o gelo da equipe. Espero que quando eu tiver mais experiência eu possa participar de um GP como juiz.

    PS perder 2 pontos por ser “criptico” foi otimo. Me lembrou o Mum ra antes de evocar os antigos espíritos do mal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.