Destreza nos Torneios

chapoline201Como o Super Sam já dizia desde a época de Chapolin Colorado: “Time is Money!”. O tempo é valioso; Um tempo perdido não volta. Então, vamos fazer o melhor com o tempo que temos.

Quando estamos em um torneio, seja como juiz(a) ou como jogador(a), queremos aproveitá-lo da melhor forma possível. Quando estou jogando em um torneio, quero jogar partidas de Magic, quero saber quando começa a minha próxima rodada para saber se terei tempo de comer algo e quero ter a certeza que eu vou sair do torneio antes do estacionamento caro de São Paulo fechar – 24 reais para estacionar um carro… Quando estou como juiz, quero assistir partidas de Magic, conversar com outros juizes(as) e atender as mesas.

A parte mais chata é esperar a última mesa, porque não tem chamadas. Os jogadores(as) não sabem quanto tempo lhes resta e todos estão ansiosamente esperando. Mas não há o que fazer; temos que esperar. Mas será que não há o que fazer mesmo?

Nós podemos trabalhar para um torneio mais eficiente, um torneio em que as rodadas durem próximo à uma hora e que não haja grandes atrasos. Pela minha pequena experiência errante como juiz, os atrasos podem vir de diversas fontes: um formato lento, problemas técnicos, procedimentos de torneios, extensões de tempo, jogo lento, entre outros.

painel-relogio-03A melhor maneira de lidar com um formato lento é ter um relógio visivel no salão. Na verdade, a melhor maneira de lidar com qualquer formato é ter
um relógio no salão. Eu observo que, nos torneios onde há um relógio visivel, os jogadores(as) ficam mais atentos ao limite de tempo e jogam um pouco mais rápido do que torneios aonde não há relógio. Com uma forma de marcar o tempo da partida, os jogadores(as) conseguem administrar melhor o seu ritmo de jogo.

Problemas técnicos acontecem. Falta de luz, impressora quebrada, mesa caiu, etc. Cabe a nós sermos criativos com as nossas soluções para esses problemas. Por exemplo, no famoso torneio da Starcity Games in Charlotte esse ano, o Walter apresentou problemas. Como o juiz mor e a equipe da Starcity Games perceberam que isso ia levar um tempo, eles decidiram dizer a todos os jogadores(aa) para voltar em meia hora para a próxima rodada. Enquanto isso não necessariamente faz o torneio ir mais rápido, isso com certeza diminui a ansiedade dos jogadores(as) de quando vai começar a proxima rodada e também dá uma chance de todo mundo ir descansar um pouco. Um outro exemplo é de quando o computador travou durante a segunda rodada de um Game Day de 12 jogadores(as). Minha solução foi fazer o emparceiramento manualmente e então colocar no computador uma vez que os jogadores(as) já estivessem jogando, assim ninguém perderia tempo de jogo.

Procedimentos de torneios podem levar tempo, para isso o que eu recomendo é: PLANEJAMENTO, PLANEJAMENTO, PLANEJAMENTO! Esteja preparado(a), saiba o que precisa ser feito e, se possível, já deixe as coisas prontas. Por exemplo, para fixar o emparceiramento, você pode já deixar a fita adesiva colada na parede, assim você não gasta tempo cortando a fita, ou você pode até usar uma prancheta ou uma pasta transparente em L. Deixe para cortar e distribuir fichas de resultados depois que os jogadores(as) já estiverem sentados e jogando; as fichas não são cruciais para o inicio da partida, elas podem esperar alguns minutos. Se você estiver trabalhando em um torneio de pequeno ou médio porte – até 60 jogadores(as) – e você não tenha um scorekeeper dedicado, deixe para inserir as penalidades durante o meio da rodada ou durante o Top 8; não faça isso durante os primeiros 10 minutos ou os últimos 10 minutos da rodada, já que estes momentos são os mais cruciais para atrasar um torneio.

Por falar em procedimentos de torneio, quando chegar perto do final da rodada – o relógio marcando 10 minutos – é bom você começar a fazer os procedimentos de final de rodada. Cheque se todas as mesas que já terminaram os jogos já entregaram as fichas de resultado – as vezes alguma caiu no chão ou os jogadores(as) esqueceram na mesa – é melhor saber que há um resultado faltando enquanto há outras mesas jogando. Se assegure que as mesas onde há extensão de tempo estão sendo assistidas. Se não houver relógio no salão, avise os jogadores(as) que eles tem 10 minutos faltando na rodada.

bolos-bolo-decoradoAntes de falar de extensões de tempo eu quero falar sobre bolos. Para se fazer bolo, você precisa de farinha, ovos e leite em uma certa proporção. Você precisa de três ovos, três xicaras de farinha e duas xicaras de leite. Se você tiver nove ovos, cinquenta sacos de farinha e uma xicara de leite, você só vai conseguir fazer meia receita de bolo – esse é o problema do recurso limitante, sua produção está condenada pelo seu recurso mais escasso. É o mesmo problema com as rodadas do torneio. Não adianta a maioria das partidas terminar em menos de 50 minutos; todas elas precisam terminar para começar a próxima rodada. E adivinha? As partidas com extensões de tempo são as que mais podem atrasar o seu torneio. Por isso, fique atento – ASSISTA as partidas que tem extensões de tempo, principalmente aquelas extensões com mais de cinco minutos.

O jogo lento é algo que acontece. Jogadores(as) precisam pensar, jogadores(as) avaliam estratégias, jogadas, ataques, bloqueadores, etc. E tudo isso leva tempo. Se você acredita que um jogador(a) está levando mais tempo para fazer uma jogada do que o necessário, sua ação é bem vinda. Primeiro investigue a possibilidade de ele(a) estar fazendo isso de propósito – veja Protelar no Guia de Procedimentos de Infração. Caso não seja de propósito, cronometre quanto tempo leva para ele(a) fazer uma jogada e espere acabar o turno – assim você não interrompe a linha de raciocinio do jogador(a) – e então diga “Com licença, eu notei que o turno passado levou 2 minutos e 30 segundos. Eu entendo que você queira tempo para fazer as melhores jogadas possiveis, mas eu preciso que você jogue mais rápido”. Isso deve fazer o jogo ir mais rápido. Caso jogo lento aconteça de novo, repita a mesma coisa, diga ao jogador(a) que ele(a) cometeu uma infração de jogo lento e aplique uma advertência e lembre os jogadores(as) que eles(as) tem dois turnos adicionais nos turnos extras – 7 ao inves de 5 – e que a próxima advertência por jogo lento é aumentada para uma perda de jogo.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.