Atividades para Conferências Brasileiras

Olá juízes e juízas, animados para a Conferência?

Gostaria de convidar vocês para apresentar alguma atividade durante a mesma, topam? se vocês ainda não se inscreveram para participar, façam isso aqui pelo Judge Apps!

Com o passar dos anos, e com as mudanças no Programa e o crescimento da comunidade no Brasil, as Conferências foram ficando um pouco defasadas. Níveis 2 e 3 já não estavam mais conseguindo aproveitar ao máximo a oportunidade (tanto para aprender quanto para ensinar). Níveis 1 por sua vez estavam recebendo o conteúdo que talvez não fosse o mais interessante e nem o mais desejado.

Por isso, desta vez, queremos mudar um pouco as coisas, queremos dar uma repaginada na Conferência (nesta e nas futuras) – com melhor conteúdo, um formato mais atraente e particitivo, algo que seja mais interessante para todas as pessoas presentes.

Para isso precisamos fugir um pouco do formato padrão que as Conferências tem assumido nos últimos anos – precisamos inovar.

Inicialmente estamos abertos a receber (pelo menos) três tipos diferentes de atividades: Workshops, Dinâmicas e Apresentações. E a idéia deste artigo é ajudar a compreender melhor o que são estes formatos, para que tenhamos Conferências relamente incríveis!

Workshops

São pequenas oficinas, atividades mais práticas, cujo foco é passar um conhecimento técnico e prático específico. Muitas vezes o modelo traidiconal de apresentações não oferece a praticidade que o tema necessita. Workshops existem para tratar estes casos. Encare um workshop como um “mini-treinamento” focado em um tema específico.

Imaginem que queremos falar sobre novas técnicas de deckchecks. É possível que uma parte da apresentação seja uma explicação, porém, seria muito interessante que vários grupos pudessem experimentar a nova técnica, e depois pudessem debater sobre as experiências que tiveram, o que acharam, e talvez até sugerir algo. É para isso que ser um workshop!

Existem diferentes áreas e tópicos para um workshop, por exemplo “Workshop de deckcheck polonês” ou “workshop de atendimento em situações de atrito”. As possibilidades são infinitas. Você pode até mesmo sugerir um workshop de algo que não esteja intimamente ligado à atividade de arbitrar, mas que possa ser útil para a comunidade de juízes e juízas.

Mais informações sobre Workshops: Como preparar um Workshop

Tem algo em mente? Então envie sua proposta para a Conferência Brasileira – São Paulo 2016.

Dinâmicas

Um dos principais aspectos de uma Conferência é proporcionar a troca de conhecimento e interação entre juízes e juízas de uma região. Não é supresa e nem segredo que o Brasil tem proporções continentais. A Conferência é uma oportunidade para que pessoas que nunca se viram possam se conhecer, trabalhar juntar e criar novos vínculos. Além disso as Conferências podem abrir espaço para que pessoas que estejam iniciando no Programa entrem em contato com pessoas mais experientes e
dinâmicas são excelentes formas de proporcionar isso.

Uma dinâmica segue um formato de apresentação, porém com participação ativa da platéia. Uma dinâmica pode ser algo tão simples quanto “Roda de discussão sobre Missed Trigger” ou algo mais complexo como um “painel sobre Unsporting Conduct”.

Em dinâmicas geralmente não temos um apresentador – temos um facilitador. Esta pessoa é responsável por auxiliar os demais participantes na dinâmica, auxiliar nas interações e eventualmente mediar quando algo é necessário. Esta pessoa conduz as outras dentro da atividade. Existem muitas formas diferentes de dinâmicas.

Encontre aqui dezenas de dinâmicas diferentes e escolha a sua!

Tem algo em mente? Então envie sua proposta para a Conferência Brasileira – São Paulo 2016.

Apresentações

Esta é a atividade padrão onde uma ou duas pessoas apresentam um tema e todos os demais presentes assistem. Este tipo de atividade não é menos importante do que as demais, principalmente quando o conteúdo está bem acurado com as expectativas e necessidades do público.

Desta vez queremos, no entanto, que estas apresentações sejam realmente marcantes, que elas não apenas entreguem um bom conteúdo, mas que tenham uma roupagem moderna e interessante. Vamos trabalhar para que todas as apresentações sejam bastante atraentes e despertem o interesse das pessoas em consumir aquele conteúdo.

Sabemos que não é algo simples preparasr apresentações marcantes, mas acreditamos ser algo possível. Vejam esta apresentação para entender um pouco melhor como fazer algo incrível: https://www.ted.com/talks/david_christian_big_history?language=pt-br

Então se você tem interesse em participar da Conferência com um Workshop, facilitando uma Dinâmica ou mesmo com uma Apresentação, preencha este formulário: http://bit.ly/QueroApresentarConferenciaSP20

Se você quer participar e tem alguma dúvida ou gostaria de alguma ajuda, me procure. Traga sua idéia e veremos como ajudar a tirá-la do papel.

Abraços,
Vinicius Quaiato.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.