Contando Cards, o Retorno!

Olá e bem vindos de volta! Espero que estejam preparados, porque este artigo será desafiador, esteja avisado.

Desta vez estamos em Las Vegas e já estamos treinados para quebrar a banca. A nossa mão é uma dupla Dama, a banca tem um Valete exposto, a contagem está altissima e o crupiê nos pergunta “você quer dividir?”…

Ainda não está preparado? Então prepare-se!

Alerta de Spoilers! Antes de prosseguir: Se você quiser melhorar sua habilidade de contar cards, eu recomendo que você faça esse desafio com outro juiz te observando e te guiando. Assim ele ou ela poderá te dar um feedback mais personalizado sobre quais áreas você pode aprimorar e como você pode fazer isso. Se você tiver a oportunidade de fazer isso em uma conferência ou um torneio com outro juiz te observando, faça! Se você deseja aprender, testar seus conhecimentos ou roubar esse cenário para usar com outros juizes, continue a leitura 🙂

Em um torneio competitivo e selado de Amonketh, Alice te chama a mesa e diz “Ei juiz, eu suspeito que Nicolau está com muitos cards. Aquela barba linda e loira dele não me engana, eu acho que ele comprou um card a mais ai em algum turno. Você pode contar os cards e conferir isso pra mim, por favor?”

Você chega a mesa e Nicolau te diz que ele acabou de resolver (e comprar dois cards) o lado Mind de Spring // Mind no final do turno de Alice. O bloco de vidas de Nicolau está assim: Eu: 20-16. Você: 20-19-16. Então você olha o board dos dois jogadores e isso é o que você vê:

Nicolau tem duas Florestas e um Shefet Monitor em seu cemitério, um Oketra’s attendant na zona de exilio, uma ficha de soldado com vigilância encantada por Sixth Sense e uma ficha de zombie anjo 3/3 virada. Nicolau também controla Cartouche of SolidarityCompulsory Rest, duas Ilhas, 3 Florestas, uma Planicie e Painted Bluffs. Nicolau tem 4 cards em sua mão: 3 Florestas e um Kefnet, the Mindful.

Alice controla um Baleful Ammit com um marcador -1/-1 sobre ele, River SerpentGravedigger. Ela também controla um Cartouche of Knowledge que está encantando Gravedigger e um Honed Khopesh que equipa Gravedigger. Alice tem um Magma SprayUnburdenCensor em seu cemitério. Alice tem Lay ClaimHekma SentinelsTrial of KnowledgeDune Beetle em sua mão.

Board de Nicolau:

Board de Alice:

PARE!

Esse desafio tem três partes: você descobrir quais são as perguntas necessárias para chegar a uma conclusão, contar os cards dos jogadores e então juntar toda a informação e tirar uma conclusão do que aconteceu. Neste momento, pense por 10 minutos e escreva no seu método preferido (papel, computador, boogie board) quais perguntas você faria para os dois jogadores. Depois que você decidiu que está satisfeito que essas perguntas são o suficiente para resolver o problema, prossiga.

No botão abaixo você verá a resposta para várias perguntas diferentes, assuma que qualquer pergunta que não está ai, a resposta dos jogadores é “não sei”. Com essas respostas e as informações que você já tem, chegue em uma conclusão e veja se você acertou 😉

Respostas para suas perguntas

Quem começou o jogo?

Nicolau.

Algum jogador fez algum Mulligan?

Nicolau mulligou para 6.

Você ciclou Oketra’s AttendantShefer MonitorCensorUnburden ou River Serpent?

Sim, sim, não, não, sim.

Você buscou um terreno com Shefet Monitor?

Sim, Painted Bluffs.

O que Censor anulou?

O lado Spring de Spring // Mind.

Você conjurou Spring? Qual terreno você buscou?

Conjurei, mas não busquei nenhum terreno, ela foi anulada por Censor.

O que aconteceu depois de Cartouche of Knowledge resolver?

Eu comprei um card e voltei Trial of Knowledge pra minha mão.

O que você pegou com Gravedigger?

River Serpent.

Quais cards foram descartados com Unburden?

As duas florestas.

Daonde veio esse Magma Spray?

A Alice descartou ele com o Trial of Knowledge que está na mão dela.

Algum trial foi jogado?

Sim, Trial of Knowledge.

O que foi descartado com Trial of Knowledge?

Magma Spray.

Por que o Cartouche of Solidarity está encantando uma criatura do oponente?

Desculpa, foi um erro.

Quantos cards foram comprados com Sixth Sense?

Não lembro direito… deve ter sido um ou dois cards.

 

Perguntas importantes a serem feitas

Quem começou o jogo?

Algum jogador fez algum Mulligan? Se sim, para quantos cards?

Em qual turno do jogo estamos? É o turno de quem?

Quais cards foram Ciclados?

O que aconteceu depois que Cartouche of Knowledge resolveu?

O que você retornou com Gravedigger?

Quantos cards você comprou de Sixth Sense?

 

Resolução

Contando os cards de Nicolau (para fazer isso contamos o cemitério, exilio, campo de batalha, pilha e mão) temos 19 cards. E contando os cards de Alice, também temos 19.

Nicolau adicionou legalmente 6 cards ao jogo; 1 por ciclar Oketra’s Attendant, 2 por ciclar Shefet Monitor (1 da compra e outro de buscar o terreno), 1 por comprar um card com Sixth Sense (conseguimos confirmar que é apenas uma pelo bloco de vidas e suas mudanças) e 2 pela resolução de Mind.

Alice adicionou legalmente 5 cards ao jogo; 3 por conjurar Trial of Knowledge, 1 por conjurar Cartouche of Knowledge e 1 por ter ciclado River Serpent.

Portanto temos que Nicolau tem 13 cards (19-6) e Alice tem 14 cards (19-5). Alice não fez nenhum mulligan, então devemos estar no turno 7 (Quantidade de cards do jogador no “draw” – mão inicial do jogador no “draw”). Ou seja, Nicolau deveria ter comprado apenas 6 cards, como ele mulligou, então ele tem um card a mais.

 

Este artigo foi inspirado por um artigo escrito por Mikael Rabie no blog de Conferências. No artigo ele apresenta o desafio de contagem de cards, que é uma excelente atividade para ser feita em torneios ou conferências. É um Workshop simples de 15 minutos de duração aonde um Juiz faz o papel dos jogadores, observa um outro juiz contar os cards e fazer as perguntas e então dá um Feedback personalizado de como o juiz foi e o que esse juiz pode fazer para melhorar sua contagem de cards.

Feedback é sempre bem vindo. Dúvidas, comentários, sugestões ou qualquer outra coisa, fale comigo 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.