Contando Cards

In Columbia PicturesÕ 21, Micky Rosa (Kevin Spacey, pictured) is the enigmatic statistics genius who has figured out how to beat Vegas at blackjack and forms the team of students that takes the casinos for millions. Directed by Robert Luketic, the screenplay is by Peter Steinfeld and Allan Loeb, based upon the book "Bringing Down the House" by Ben Mezrich. The producers are Dana Brunetti, Kevin Spacey, and Michael De Luca. The film opens in theaters nationwide on March 28, 2008.Hoje vou ensinar como contar cartas. É importante ficar muito atento, porque as mãos do crupiê são rápidas. Uma contagem de cartas simples atribui um valor +1 para cartas de 2 a 6, um valor 0 para cartas de 7 a 9 e um valor de -1 para cartas de 10 a A. Quando a contagem está alta, significa que há uma maior proporção de cartas altas no baralho… Opa, esse blog não é sobre 21? É para falar de Magic aqui?

Muitas vezes os jogadores nos perguntam “Eu já joguei o terreno do turno?” ou “Meu oponente não tem um card a mais?” ou “Juiz, eu não sei que turno é esse”. Então você para pensar sobre a vida, o universo e a falta de atenção dos jogadores. Mas você está lá para ajudar, então você canaliza todas suas energias e tenta, da melhor forma possível, responder a pergunta do jogador.

Mas existe um método por trás dessa loucura? Será que podemos usar engenharia reversa para responder a essas perguntas? Muito provável que sim. 🙂

Caso 1

Cards envolvidos: Elvish VisionaryYeva’s ForcemagePharika’s Disciple

Anita, jogadora sempre atenta, te chama a mesa dela e pergunta “Juiz, eu já joguei 14812889_10154043012698785_110878833_oo terreno do turno?” e então você olha para a mesa dela:

Depois você pergunta “Quem começou a partida?” e Anita responde “Eu!”. Você pergunta “Algum jogador fez algum mulligan?”, Anita: “Não”.

Perceba que no campo de batalha temos uma criatura que é um ‘4 drop’, ou seja, que custa 4 manas para baixar. Essa criatura foi baixada no turno passado, já que os terrenos estão desvirados. Para pagar 4 manas, Anita teria que ter 4 terrenos. Logo podemos concluir que Anita ainda não baixou o terreno do turno.

Ainda há uma outra forma de resolver, imagine por um instante que Yeva’s Forcemage e Pharika’s Disciple não estão no campo de batalha, ao invés disso Anita tem 7 cards em sua mão. Temos 7 cards na mão + 4 terrenos no campo de batalha, não queremos contar o elfo. Por que? Porque quando ele entra no campo de batalha, Anita compra um card, então ele se substitui. Contar ele significaria contar um card a mais. Anita tinha uma mão inicial de 7 cards no turno 1, já que ela não realizou mulligans e ela decidiu começar jogando. Como ela tem agora 11 cards, significa que estamos no turno 5. Quatro cards foram comprados, isso significa que se passaram quatro turnos. Estávamos no 1, passando 4, então estamos no 5. Assumindo que ela não deixou de baixar terreno nos turnos anteriores, então ela ainda não baixou terreno esse turno.

Caso 2

Cards envolvidos: Eyeblight AssassinNissa’s PilgrimageUnholy HungerTimberpack WolfHitchclaw Recluse, Llanowar Empath, Joraga Invocation.

Im14274315_10154043016063785_340187438_oagine agora que Anderson te chama a mesa e ele te pergunta agora “Juiz, eu gostaria de baixar a aranha agora, mas eu não lembro se eu baixei o terreno do

turno”. Você faz as perguntas básicas se Anderson começou o jogo e se algum jogador fez mulligan. Ele te responde que começou e que ninguém fez mulligan. Como podemos determinar se Anderson já baixou o terreno do turno?

Olhando no cemitério de Anderson podemos ver uma Unholy Hunger que é um ‘5 drop’. Perguntando a Anderson, ele diz que conjurou Unholy Hunger no turno passado e que nesse turno ele fez o Eyeblight Assassin. No turno passado ele tinha 5 terrenos, logo ele ainda não baixou o terreno do turno.

Quer solucionar de maneira diferente? Quer contar cards? Sem problema! Observe o cemitério e veja que há um Nissa’s Pilgrimage, Anderson diz que buscou duas florestas e colocou em jogo. Nós podemos colocar essas florestas de lado e não contamos elas para que a nossa conta funcione. Alternativamente, podemos colocar Nissa’s Pilgrimage e outro card de lado. Então temos 4 na mão, 6 no campo de batalha, 3 no cemitério e -2 por causa de Nissa’s Pilgrimage. Temos 11 cards, Anderson começou, estamos no turno 5… Opa! Como assim, estamos no turno 5 e Anderson já tem 5 terrenos em jogo? Ah, Nissa’s Pilgrimage coloca um terreno em jogo. Tudo está bem agora. 🙂

Caso 3

Jogador de BG:

No cemitério: Infernal ScarringLeaf GilderTimberpack Wolf, Llanowar EmpathJoraga InvocationPharika’s DiscipleUnholy HungerRead the Bones

No campo de batalha: Vastwood GorgerYeva’s ForcemageReturned Centaur

Jogadora de UR:

No cemitério: DisperseBonded ConstructStratus WalkMountainLightning Javelin, Titan’s Strength, Deep-Sea Terror

No campo de batalha: Faerie MiscreantScreeching SkaabWatercourserMaritime Guard

14618651_10154043038358785_906702102_oVamos complicar as coisas só mais um pouquinho. Neste jogo Adriana está de UR (Azul e Vermelho) contra Nestor, que está de BG (Preto e Verde). Nestor está crente de que Adriana está trapaceando: “Juiz, juiz! Minha oponente comprou um card a mais! Juiz, ladra, me roubou!” e agora precisamos descobrir se Adriana realmente comprou um card a mais ou não.

Nós estamos na mesa, quais as primeiras perguntas que devemos fazer? O basicão sempre é: “Quem começou? Algum jogador realizou mulligan?”. A resposta dos jogadores: “Nestor começou. Nenhum jogador realizou mulligans.”. Então você olha para a mesa e começa a matutar… como fazer agora? Precisamos proceder com cautela, afinal, esse cenário envolve cards que compram cards como Infernal Scarring, Stratus Walk e Read the Bones. Esse cenário também envolve cards que tombam do grimório no cemitério, por exemplo, Returned CentaurScreeching Skaab.

Então vamos fazer mais perguntas aos jogadores.

Juiz: “Em que turno estamos?”

Jogadores: “Não sei, mas estamos no turno de Adriana e ela não atacou ainda”

Juiz: “Adriana, quais cards você tombou com Screeching Skaab?”

Adriana: “Eu tombei Stratus Walk e montanha”

Juiz: “Nestor, quais cards você tombou com Returned Centaur?”

Nestor: “Eu tombei floresta, Llanowar EmpathJoraga Invocation e Pharika’s Disciple“.

Juiz: “Nestor, você comprou o card de uma criatura morrendo com Infernal Scarring?”

Nestor: “Não, porque ela deu um Disperse na criatura que eu ia encantar com a Aura, em resposta.”

A conta de Adriana: Mão: 2, Campo: 11, Cemitério: 7, Screeching Skaab: -2. Total 18

A conta de Nestor: Mão: 3, Campo: 10, Cemitério: 9, Returned Centaur: -4, Read the Bones -2. Total 16

Esta conta está dando uma diferença de dois cards, mas essa diferença era para ser apenas de um card, já que Nestor começou o jogo. Ou seja, Adriana comprou um card a mais que Nestor.

Espectador: “Juiz, juiz, espera um pouco, Nestor é famoso por trapacear nos FNMs aqui da loja, eu acho que ele está mentindo!”

Juiz: “Mas como ele está mentindo? De fato, Adriana tem um card a mais.”

Espectador: “Talvez ele é quem tenha um card a menos e queira incriminar ela!”

Juiz: “Oh Santa Paçoquinha…”

Se contar cards não é suficiente, o que mais podemos fazer?

Totais de vida!

Juiz: “Estou vendo um Faerie Miscreant em campo…”

Nestor: “É, ela baixou essa fadinha chata no turno 1 e vem me batendo só com ela todo turno, desde o turno 2. Teve um turno que ela até deu Titan’s Strength para bater mais.”

O caderninho de vida de Adriana:

lifepadPodemos ver que ’19’ aconteceu no segundo turno e temos 10 mudanças de vida, mas uma delas aconteceu por causa de Read the Bones, logo 9 turnos se passaram. Então este é o 10º turno de Adriana. Adriana tinha uma mão inicial de 7 cards, ao longo de 10 turnos, ela comprou 10 cards, então ela deveria ter 17 e não 18… Elementar meu caro Watson.

Finalizando

Quando eu estou contando cards, eu sempre começo por perguntas que eu chamo de básicas; “Quem começou a partida? Algum jogador realizou algum mulligan?”. Essas perguntas estabelecem o número inicial de cards de cada jogador.

Para fazer uma contagem, conte todos os cards em todas as zonas exceto o grimório, todos eles fazem parte da conta, não faça distinção entre zonas. Essa contagem indicará se cards a mais ou a menos deixaram o grimório para ir para uma outra zona de jogo (muito provavelmente a mão). Note, cards como eternal witness não alteram a contagem.

Para cada card que se substitui, por exemplo, uma fetchland, ponder, manamorphose, elvish visionaryfarseek, eu deixo eles de lado da contagem, já que, por causa deles, algum outro card foi colocado em jogo. Para cards como divination aonde o jogador compra dois cards, coloque ele e outro card de lado. A mesma idéia se aplica para cards que colocam dois ou mais cards em jogo.

Tome cuidado com cards que tombam cards do grimório, ou que exilam cards do grimório. Uma fonte de problemas é thought scour. Pergunte quais cards foram tombados, para você não correr o risco de achar que uma fetchland foi estourada sendo que na verdade ela foi parar no cemitério porque foi tombada do grimório, por exemplo.

Você acha que sabe contar? Tente essa então!

Caso 4

Cards de Analise: Bronze SableFlayer HuskSpearpoint OreadSatyr RamblerLightning Strike

Cards de Norberto: Favored HoplitePhalanx LeaderChosen by Heliod

Terça feira a noite em um cubo que acontece na loja que você joga e Norberto, um jogador local, começa a gritar; “Ladra! Ladra! Juiz, ela me roubou na cara dura!”. Você chega a mesa e imediatamente pede a Norberto que se acalme, então você olha para a mesa:

IMG_20161125_191700800

IMG_20161125_191639742

Quais perguntas você faz?

Norberto começou o jogo e Norberto realizou um mulligan para 6 cards. Estamos no final do turno de Analise.

Mais alguma pergunta?

Norberto conjurou Chosen by Heliod com alvo em Phalanx’s Leader, mas em resposta, Analise conjurou Lightning Strike no Phalanx’s Leader, então Norberto não comprou um card da habilidade desencadeada do encantamento.

Já sabe o que fazer?

Contagem de Norberto: 5 no campo de batalha, 2 na mão e 2 no cemitério, total 9

Contagem de Analise: 8 no campo de batalha, 2 na mão e 1 no cemitério, total, 11

Como Norberto começou o jogo e realizou um mulligan para 6 cards, então ele deveria ter uma diferença de dois cards em relação a Analise, e isso confere. Portanto, nenhum jogador está com cards adicionais. Diga a Norberto para tratar suspeitas de trapaça com mais discrição, não é legal chamar outros de ladrão.

Gostou do artigo? Tem idéias, dúvidas, sugestões? Mande um email para tunico.berno@gmail.com <3

thats-all-folks

 

One thought on “Contando Cards

  1. Realmente muito bom.
    Gostei muito da técnica utilizada e tomarei como partido para me ajudar quando necessário. Bem didático também.
    Parabéns.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.