Relatos do RC – Fevereiro/Março

Vinicius QuaiatoCoordenador Regional

Vinicius Quaiato
Coordenador Regional

Olá pessoal! Sejam todas bem vindas a mais um relato do RC. Desta vez com alguns dias de atraso, mas juro que foi por conta do volume de atividades. Parece que toda a “calmaria” do final de ano chegou para cobrar o preço após o carnaval.

Além do grande volume de atividades, entre o final de Janeiro e início de Março eu estive de férias (do meu trabalho regular), e obviamente aproveitei a oportunidade para apitar alguns Grand Prix em Toronto e Londres, e agora no início de Abril o Grand Prix Seattle.

Bem, vamos aos relatos…

Manutenção de Níveis por Inatividade

Esta foi a primeira vez que o processo de manutenção de Níveis por inatividade foi realizado através do Judge Apps. O processo não foi exatamente simples: exigiu uma grande quantidade de trabalho manual de todas as pessoas RC do mundo, bem como uma grande quantidade de trabalho manual do time de desenvolvimento do Judge Apps.

No final, creio que terminamos este processo sem grandes problemas. Cerca de 50 pessoas perderam o nível por inatividade durante o ano de 2017. Este não é um número alarmante, muitas destas pessoas realmente não atuavam mais como juízas, porém ainda tinham nível no Apps.

O mais difícil deste processo todo foi lidar com os casos equivocados. Ou seja, pessoas que estão apitando torneios, porém não colocam DCI no WER. Eu tive que lidar manual e individualmente com cada um destes casos. Se você apita torneios regularmente, como FNM, Open House ou outros torneios em sua região, não se esqueça de cobrar que seu DCI esteja no sistema!

Por ter sido um processo bastante manual e individual, esta renovação consumiu uma quantia enorme de tempo e energia.

Manutenção de Níveis 2

Conforme eu já vinha anunciando há alguns meses, a manutenção de Níveis 2 estava aguardando a disponibilidade de um exame no Judge Apps. Este exame finalmente foi disponibilizado.

No dia 07 de Abril foi iniciado o processo. A pessoa que está supervisionando tudo isso é o Thales Bittencourt (N3). Este processo consistiu na realização de um exame Level 2 Practice e a confirmação de que os outros requisitos haviam sido cumpridos durante o ano de 2017. Este processo está em vias de terminar. A maioria das pessoas já realizou o exame. Agora estou lidando com as exceções.

Uma pequena explicação aqui: Os requisitos para manutenção do Nível 2 (e de todos os outros níveis) sempre foram públicos. É responsabilidade de cada pessoa manter estes requisitos ao longo de cada ano, e não somente quando chegar o momento da renovação. Confiram aqui https://blogs.magicjudges.org/o/judge-levels/ quais os requisitos para manutenção de cada nível.

Do meu lado este processo vai começar a consumir bastante tempo a partir de agora, que vou lidar com as exceções e os feedback. Até este momento o trabalho mais pesado foi realizado pelo Thales.

Seleção de Coordenadoras do Programa

Como havia mencionado no último relato, participei do comitê de seleção de PCs. O resultado deste processo foi divulgado no final de Março https://blogs.magicjudges.org/coordinators/2018/03/31/program-coordinator-class-of-spring-2018/, e tivemos 3 pessoas selecionadas. Alfonso Bueno mantendo-se como PC, e duas novas pessoas entrando para o grupo, Johanna Virtanen e CJ Crooks.

Embora este processo não tenha uma relação direta com as atividades de RC, pois qualquer Nível 3 poderia ter se inscrito para participar do comitê, acredito que ao final consegui aproximar as outras pessoas de nossas necessidades enquanto região. Esta participação permitiu que PCs e outras pessoas Nível 3 se tornassem mais cientes do Brasil, o que de fato é muito positivo.

Denúncias e mais denúncias

Em Fevereiro tivemos uma edição da Final Circuito Ligamagic. Este torneio tem se consolidado como o maior evento de Magic do Brasil depois do Grand Prix. Durante esta última edição uma pessoa foi pega trapaceando na câmera. Sobre isto gostaria de pedir duas coisas:

  1. Sempre que algo deste tipo chegar até vocês, procurem a mim ou a alguma outra pessoa Nível 3. Mas ajam de forma neutra. Não reforcem o ódio. Ajam de maneira profissional. “O caso será encaminhado para o Comitê de Investigações, que analisará e tomará as medidas necessárias. Agradeço por ter trazido isso ao nosso conhecimento”.
  2. Não comecem uma caçada. Nós não queremos que as pessoas tenham medo de jogar Magic e cometer erros. Erros acontecem, muitos erros são erros legítimos, sem intenção ou mesmo sem conhecimento. Se começarmos a caçar qualquer tipo de erro e fazer barulho, as pessoas vão se afastar de nós, terão medo. Isso não levará o Magic para um lugar melhor.

Após esta denúncia, que já foi trabalhada pelo Comitê de Investigações, percebi que iniciou-se uma onda de denúncias. Qualquer erro ocorrendo em um FNM virou motivo para “quero denunciar esta pessoa por roubar”. E não é assim. O pedido aqui não é para ignorarem erros, mas para termos em mente que nem todo erro é trapaça. E aí precisamos investigar, agir e entender melhor, antes de dar o veredito.

Todos estes casos tem consumido bastante tempo. Estou desenhando um processo para distribuir isso entre Níveis 3.

Conferências

Este é um tópico que muita gente me aborda para perguntar. Eu escrevi um artigo explicando como serão as conferências em 2018 no Brasil, confira aqui https://blogs.magicjudges.org/brasil/2018/02/07/conferencias-2018/.

A Conferência de Liderança deverá ocorrer no final de Maio, em São Paulo. Em longas discussões com Níveis 3 definimos a lista de participantes, e os convites serão enviados segunda-feira, 16 de Abril.

A Conferência Nacional ocorrerá em Junho, também em São Paulo. Sabendo que teremos Copa do Mundo, é bem provável teremos no dia anterior à conferência uma confraternização para acompanharmos alguns jogos da Copa, jogarmos Magic e outros board games, bem como comer um monte de coisas pizzas! O anúncio de data virá até o final de Abril.

Sobre as Conferências Regionais, sei que muitas pessoas estão esperando por isso. Mas com a ideia de garantir o melhor aproveitamento para a comunidade, realizaremos as mesmas no segundo semestre. A razão para isso é realizar a conferência de liderança antes.

Projetos

Em conversa com pessoas de outras regiões, que lideraram ou participaram de projetos de Níveis 1 e Níveis 2, entendi que estes são projetos que levam tempo para serem definidos. Então eu revisei um pouco as datas destes projetos. O lançamento oficial deles deve ficar para após a Conferência de Liderança.

Um outro projeto que tem dado alguns problemas (já há algum tempo) é o Dúvidas Urgentes. Discutindo com diversas pessoas, algumas mudanças serão realizadas esta semana. A implementação destas mudanças está encabeçada pelo André Tepedino. Nosso foco neste momento é garantir que o projeto continue cumprindo seu objetivo, sem gerar sentimentos ruins ou insegurança.

Slack

Spoiler alert! Ainda esta semana farei o anúncio do Slack. Há muito tempo temos buscado uma forma de congregar mais nossa comunidade. E neste momento faremos do Slack este ponto de encontro. Um artigo detalhado sobre virá, mas a grosso modo o Slack é uma ferramenta de comunicação, bastante utilizada por empresas de todo o mundo. Seu foco é permitir que a comunicação flua, e com uma série de ferramentas integradas, acreditamos que isso será algo bem positivo para o Programa no Brasil. Algumas regiões e projetos dentro do Programa também fazem uso do Slack para comunicação, então acredito que só teremos a ganhar.

Este projeto está sendo liderado pelo Leonardo da Luz em conjunto comigo.

Encontros Online

Outro projeto no qual coloquei o Leonardo da Luz na fogueira é o de Encontros Online. O grande foco deste projeto é, continuamente, oferecer mecanismos de interação e aprendizado dentro de nossa região. O objetivo deste projeto não é sempre ter o Quaiato ou o Leonardo apresentando coisas online, mas permitir que mais pessoas também o façam.

Nosso primeiro encontro já está marcado, e será ao vivo hein!?
Data: 18/04/2018
Horário: 20:00
Duração: aproximadamente 2 horas
Apresentadores: Vinicius Quaiato e Leonardo da Luz
Temas: Introdução ao projeto / Mecânicas de Dominaria / Erratas recentes

Projeto de Níveis 3

Um novo projeto começa a se fazer necessário em nossa região. Por enquanto não temos nada estruturado, então eu tenho oferecido suporte e mentoring individual para todas as pessoas que me procuram com este objetivo. Não é o ideal, mas também não é algo ruim.

Para estruturar melhor tudo isto, convidei o André Tepedino para desenvolver um projeto. Em breve teremos mais novidades sobre. Por ora, se você tem interesse no Nível 3, procure a mim ou a qualquer outra Nível 3.

Ufa!

Esses últimos dois meses foram bastante corridos. E nas próximas duas semanas teremos Exemplar, então é melhor deixar tudo bem organizado. Se vocês tiverem alguma dúvida ou sugestão, por favor me procurem ou comentem aqui no post, e vamos nos falar.

Um forte abraço,
Vinicius Quaiato.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.