Compilado Mensal-Março 2018

Olá, Amigos. Compilado do mês de março está pronto.

  • Dúvida: Durante um evento de REL regular após decidir manter a mão inicial um jogador percebe que existe um card faltando no seu grimório, como proceder?

    Resposta: De acordo com o JAR, embaralhe o card na porção aleatória do grimório e deixe o jogador continuar a tomar sua decisão de Mulligan.
     

  • Dúvida: O que fazer quando três jogadores se ausentam da área de jogo sem avisar e a rodada termina 3 minutos antes do previsto, num evento de REL Regular?

    Resposta: Em eventos de REL Regular a tolerância de atraso é de 10 minutos. Você pode iniciar a rodada agora e dar até 13 minutos de tolerância para eles quando chegarem.
     

  • Dúvida: A ficha criada pela habilidade do O Deus Escaravelho é Zumbi além de seus outros tipos ou apenas um Zumbi?

    Resposta: A ficha de criatura criada pela habilidade ativada do Deus Escaravelho é uma cópia exata da criatura com apenas 3 exceções: É preta, tem poder e resistência 4/4 e é um Zumbi, ou seja ela não mantém seus tipos antigos.  

  • Dúvida: Jogadora A escolhe como alvo da habilidade de seu Supressor de Mágicas uma Almas Penadas que foi conjurada pelo jogador B pelo seu custo de recapitular. O que acontece com a Almas Penadas quando o Supressor sair do campo de batalha?

    Resposta: De acordo com a CR702.33A, Almas Penadas deveria ser exilada, quando sair da pilha já que foi conjurada pelo seu custo de Recapitular. No entanto, Supressor de Mágicas também exila a mágica, então, quando Supressor de Mágicas sair de jogo, a mágica será conjurada como um novo objeto, sendo colocada no cemitério na resolução.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Regular, um jogador demora todos os turnos para fazer escolhas na segunda habilidade de Jace, o Escultor de Mentes . Qual o Procedimento a ser tomado?

    Resposta: De acordo com o MTR 5.5, os jogadores devem manter um ritmo de jogo aceitável. Explique que o tempo do jogo é um recurso compartilhado entre as pessoas jogando, e não pode ser monopolizado por uma delas, e peça para que tome suas decisões em um tempo aceitável.
     

  • Dúvida: Devo conjurar Desautorizar dando alvo na Habilidade de O Deus Escaravelho quando ele morre ou quando ele voltaria?

    Resposta: De acordo com o CR603, a habilidade que O Deus Escaravelho cria desencadeia quando ele morre e depois no final do turno uma habilidade desencadeada retardada é criada. Então em ambos os momentos você pode dar alvo na habilidade de O Deus Escaravelho.
     

  • Dúvida: Com uma Lua Sangrenta em campo, Cidadela de Aço Negro continua sendo artefato?

    Resposta: Sim, a habilidade de lua sangrenta não altera os tipos de um terreno, apenas os subtipos.
     

  • Dúvida: Em uma partida de Commander, Zur, o Encantador é declarado atacante. O seu controlador busca um encantamento e encanta um Ghave, Guru dos Esporos. É possível ativar a habilidade de Ghave, Guru dos Esporos depois que o controlador de Zur, o Encantador procurou um encantamento?

    Resposta: Durante a resolução da habilidade de Zur, o Encantador nenhuma prioridade é passada, logo, só haverá possibilidade de ativar alguma habilidade, após a habilidade de Zur, o Encantador, resolver por completo.
     

  • Dúvida: O jogador A conjura um Elfo Tranças-de-Sangue e quando a habilidade de cascata desencadeia, revela um Empurrão Fatal. Existindo uma Thalia, Guardiã de Thraben no campo de batalha é preciso pagar 1 mana adicional?

    Resposta: De acordo com o CR 601, os custos adicionais ainda devem ser pagos quando uma mágica é conjurada pela habilidade de cascata.
     

  • Dúvida: É permitido ganhar o controle de uma permanente que eu já controlo?

    Resposta: Sim, você pode.
     

  • Dúvida: Jogador A controla um Cetro Isócrono com uma Reversão Dramática estampada nele. A Jogadora B controla um Teferi, Mago de Zhalfir. Jogador A pode utilizar a habilidade de Cetro Isócrono e conjurar Reversão Dramática?

    Resposta: Não. Teferi, Mago de Zhalfir impede que isso aconteça.
     

  • Dúvida: Jogador A controla dois Dignitário Corno-de-Pedra. Então ele conjura um Bruxuleio Fantasmagórico dando alvo nos dois Dignitários Corno-de-Pedra. O que acontece quando Bruxuleio Fantasmagórico resolver?

    Resposta: O oponente alvo de Jogador A vai pular suas duas próximas fases de combate.  

  • Dúvida: Jogador A controla uma Chandra, Chama da Rebeldia. Ao ativar a primeira habilidade de Chandra, Chama da Rebeldia, ele revela uma Chandra, Chama da Rebeldia e decide conjurar o card. O Jogadora B conjura Aprisionar dando alvo na mágica de Chandra, Chama da Rebeldia. A mágica vai pra mão ou pro exílio?

    Resposta: O card que foi alvo de Aprisionar, vai para a mão de seu dono quando a mágica resolver.
     

  • Dúvida: Jogador A tem um efeito que faz com que ele manifeste o topo do seu
    grimório. Jogador B controla Jaula do Escavador de Túmulos. Jogador A vai conseguir resolver seu efeito?

    Resposta: Não. Segundo a regra 701.32a para manifestar um card ele se torna um card de criatura 2/2 com a face para baixo, sem texto, nome, subtipos e sem custo de mana e nesse momento a Jaulo “vê” um card de criatura tentando entrar em jogo vinda de um grimório e o impede.  

  • Dúvida: Ana tem um Enviar (Enviar/Oblívio) em seu cemitério e conjura um Mecanotitã Torrencial, dando alvo em Enviar (Enviar/Oblívio). Ana pode conjurar a parte de feitiço pelo efeito do Mecanotitã Torrencial?

    Resposta: Sim, Enviar/Oblívio é uma mágica instantânea/feitiço no cemitério, portanto pode ser alvo da habilidade, e segundo as regras de cards duplos, o jogador escolhe a metade sendo conjurada.
     

  • Dúvida: Jogador A controla um Grenzo, Dungeon Warden. Jogador B controla Descanse em Paz. Jogador A ativa a habilidade de Grenzo, e coloca um card de criatura no cemitério. Tal card é exilado pela habilidade de Descanse em Paz?

    Resposta: Sim. Qualquer card ou ficha sendo colocado no cemitério vindo de qualquer lugar será exilado pelo efeito de Descanse em Paz.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Regular, um jogador possui 17 cards em sua reserva.

    Resposta: Apenas remova os dois cards a mais da reserva desse jogador e peça para ele ter mais cuidado da próxima vez.
     

  • Dúvida: Jogador A controla Lua Sangrenta. Jogador B coloca em campo Urborg, Tumba de Yawgmoth. Os terrenos a partir desse momento, geram mana preta?

    Resposta: Não. Ao entrar no campo de batalha, Urborg, Tumba de Yawgmoth se tornará uma montanha sem habilidades pelo efeito de Lua Sangrenta
     

  • Dúvida: Na habilidade de GO TO JAIL é obrigatório jogar ambos os dados ao mesmo tempo ou podem ser jogados um por vez?

    Resposta: Os jogadores podem jogar um dado por vez.
     

  • Dúvida: É possível alterar a quantidade de rodadas em um torneio?

    Resposta: Sim, basta selecionar o número de rodadas na primeira página do wer e alterar.
     

  • Dúvida: Em eventos de REL Competitivo, quando um card dupla face é visível pela parte de trás do protetor, qual a infração?

    Resposta: De acordo com o IPG, seção 3.8 Isso é um Tournament Error-Marked Cards e carrega a penalidade de um Warning podendo haver um aumento. Se o Juiz Mor acreditar que o dono do deck poderia ganhar vantagem substancial por notar o padrão dos cards marcados, a penalidade é uma Perda de Jogo.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Competitivo, os jogadores não estão marcando seus pontos de vida. Um juiz percebe após o início da primeira rodada. Qual o procedimento a ser tomado?

    Resposta: O procedimento correto é informar a ambos que os pontos de vida devem ser anotados e verificar se ambos concordam com os pontos de vida atuais. Não há penalidades para tal infração.
     

  • Dúvida: Depois que Patrulheira Jadeluzente entra em campo de batalha, é possível responder ao segundo explorar?

    Resposta: Não porque a habilidade dela é “explorar, explorar” e após o início da sua resolução nenhum jogador recebe prioridade até todo o efeito estar completo.
     

  • Dúvida: Jogadora A controla um Ezuri, Lider Renegado, um Elfos de Llanowar e um Elfo do Arvoredo. Antes de entrar no combate, a Jogadora A ativa o escudo de regeneração em Elfos de Llanowar. Na etapa de bloqueadores, a Jogadora A usa seu Elfos de Llanowar para bloquear uma criatura atacante. Elfos de Llanowar morre?

    Resposta: Não. o escudo de regeneração fornecido a Elfos de Llanowar continua ativo até o fim do turno ou até ele sofrer algum efeito de destruição. quando esse efeito acontece, o escudo regenera a criatura, então ela é virada, removida de combate e removido todo dano marcado nela.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Competitivo, o jogador A possui um Arrebentador da Realidade. Jogador B conjura Jornada a Lugar Nenhum e conforme ela resolve, dá alvo de sua habilidade desencadeada em Arrebentador da Realidade. Jogador A informa que a habilidade do Arrebentador desencadeia. Um juiz percebe tal jogada e vai até a mesa; é informado que jogada semelhante aconteceu um turno anterior. Qual o procedimento a se fazer?

    Resposta: Jogador A cometeu um Game Play Error – Game Rule Violation e deve receber um Warning por isso. Explique a eles que a habilidade do Arrebentador só desencadeia quando ele é alvo de mágicas, e a Jornada apenas da alvo no Arrebentador com sua habilidade. Sobre a jogada que aconteceu no turno passado o jogador B cometeu um Game Play Error – Failure to Maintain Game State e deve receber um Warning por isso. Estude a possibilidade de fazer um Backup até o momento do erro, caso seja inviavel utilize uma correção parcial e devolva o card descartado (que pode ser identificado por ambos) para a mão do jogador B.
     

  • Dúvida: Em um jogo que termina em empate não intencional, qual jogador começa o próximo jogo?

    Resposta: O jogador que escolheu no último jogo escolhe novamente se começa ou não.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Raio dando alvo em uma criatura no campo de batalha. Jogador B conjura Aprisionar dando alvo neste Raio. Jogador A conjura um segundo Raio dando alvo na mesma criatura em resposta ao Aprisionar, destruindo a mesma. O que acontece com o primeiro Raio que foi alvo de Aprisionar?

    Resposta: Aprisionar resolve normalmente, devolvendo o primeiro Raio para a mão de seu dono.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura uma Horda Balduviana e não possui cards na mão. Quando Horda resolver, o que vai acontecer?

    Resposta: O controlador de Horda Balduviana deve sacrificá-lo por não ter cards na mão quando sua habilidade desencadeada resolver.

     

  • Dúvida: Jogador A utiliza a habilidade de megamorfose, revelando um Xamã da Ira. A habilidade desencadeada de Xamã da Ira revela um terreno. Jogador A pode colocar aquele terreno em campo de batalha?

    Resposta: Se Jogador A não tiver jogado um terreno neste turno, e for o turno do controlador de Xamã da Ira, pode.
     

  • Dúvida: Um PPTQ com 7 jogadores pode ser sancionado?

    Resposta: Não. O mínimo para sancionar um torneio são 8 jogadores.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Campeã do Raciocínio . Com a habilidade desencadeada dele na pilha, Jogador B conjura Momento de Avidez tendo como alvo Campeã do Raciocínio. Jogador B pergunta a Jogador A se ele vai resolver a habilidade e o mesmo responde que sim. O que acontece?

    Resposta: Nesse caso o jogo usará a última informação conhecida (LKI) da Campeã para determinar quantos cards serão comprados, fazendo Jogador A não comprar nenhum card e descarte dois cards.
     

  • Dúvida: Agulha Medular pode nomear Tambor das Folhas Vernais?

    Resposta: Sim, pode. Porém a habilidade de gerar mana continua podendo ser ativada.
     

  • Dúvida: Um jogador pode ativar a habilidade de -3 de Liliana, Majestade da Morte sem ter um alvo válido?

    Resposta: Não. Todas todas as habilidades e mágicas precisa ter seus alvos validos no momento de sua ativação ou conjuração.
     

  • Dúvida: Jogador A já possui vaga pro RPTQ. Então ele pergunta ao seu oponente se ele quer dividir (ele fica com a vaga e jogador A com as promos). é Suborno?

    Resposta: A oferta de divisão de premiação na final de um PPTQ só pode incluir prêmios dados naquele evento. Adicionar qualquer coisa que não seja premiação do evento configura Suborno.
     

  • Dúvida: Jogador A tem Palma Defletora na mão. jogador B tem Coletor de pecados e Ginete de Mantídeo em campo. Jogador A tem 1 de vida. Jogador B tem 2 de vida. Jogador B declara suas duas criaturas como atacantes. jogador A conjura antes do dano, sua Palma defletora. o que acontece?

    Resposta: O jogo termina em empate, uma vez que o dano em ambos é causado simultaneamente.
     

  • Dúvida: Jogadora A controla um Ursos Cinzentos com 2 marcadores de +1/+1 sobre ele. Jogador B coloca 2 marcadores de -1/-1 em Ursos Cinzentos. O que acontece?

    Resposta: Ursos Cinzentos ficará com 0 marcadores quando as ações baseadas no estado (SBA) fizerem efeito, pois marcadores +1/+1 e -1/-1 se anulam.
     

  • Dúvida: Posso usar a segunda habilidade de um Templo dos Eldrazi para pagar a habilidade desencadeada de Obrigador Eldrazi?

    Resposta: Não. A segunda habilidade do Templo só pode ser usada para conjurar mágicas de Eldrazi ou para pagar custos de habilidades Ativadas.
     

  • Dúvida: Jogador A pegua o controle de Dádiva do Faraó-Deus com Golpe do Confisco. Jogador B conjura Tomadora de Reféns e exila Dádiva do Faraó-Deus que jogador A tomou o controle. Quando Tomadora de Reféns sair do campo de batalha, para quem vai o controle de Dádiva do Faraó-Deus?

    Resposta: Dádiva do Faraó-Deus Vai para o Controle de seu dono, no caso, o Jogador B.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura um Limo Ácido de Mwonvuli e dá alvo em um Pântano de Jogador B. Jogador B em resposta, sacrifica seu Quarteirão Fantasma, destruindo seu Pântano e procurando um terreno básico para colocar em seu lugar. O controlador de Limo Ácido de Mwonvuli procura uma Floresta?

    Resposta: Não, pois a mágica perdeu seu alvo e será anulada na resolução.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Comando Primário escolhendo seu segundo e quarto modo. O alvo do segundo modo é um terreno do Jogador B que o sacrifica em resposta ao Comando Primário. A mágica é anulada na resolução?

    Resposta: Sim. Comando vai perder seu único alvo e será anulada quando for tentar resolver.
     

  • Dúvida: Jogador A controla um Wurmcoil Engine da Jogadora B, quando Wurmcoil Engine morrer, quem vai colocar as fichas?

    Resposta: A habilidade vai desencadear sob o controle do jogador A e portanto ele irá criar as duas fichas.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura um Ato de Traição dando alvo em Leões da Savana da Jogadora B que está encantado com uma Provação de Heliode e possui 2 marcadores +1/+1 sobre ele, então o Jogador A declara Leões da Savana como atacante. Quem ganha os pontos de vida dados por Provação de Heliode após o encantamento ser sacrificado?

    Resposta: Ato de Traição ganha o controle apenas da criatura alvo e portanto a Provação ainda é controlado pela Jogadora B fazendo com que ela receba os 10 pontos de vida quando o encantamento for sacrificado.  

  • Dúvida: Jogador A joga devagar e está perdendo. Em um momento do jogo, ele tem que tomar uma decisão difícil. O Jogador B, neste momento reclama que A está fazendo jogo lento. como proceder?

    Resposta: Pedir para A jogar mais rápido. O jogo chegou nesse estado ao longo de vários turnos, e não é em um único turno que se deve pensar em tudo. O tempo do jogo é um recurso compartilhado entre as pessoas jogando, e não pode ser monopolizado por uma delas.
     

  • Dúvida: Um jogador pode se retirar de um Draft ao abrir o primeiro Booster?

    Resposta: Sim, um jogador pode abandonar um Draft a qualquer momento. Ele irá receber os cards já escolhidos, o booster que estiver em sua mão e o restando do material não aberto.  

  • Dúvida: O jogador A controla um Guarda de Honra do Tocatli e a Jogadora B está conjurando um Mago interferidor, Jogadora B vai poder nomear um card?

    Resposta: Sim, a habilidade do Mago é uma habilidade Estática, não usa a pilha e não é afetada pela habilidade estática do Guarda.  

  • Dúvida: Jogador A controla uma Lua Sangrenta e Jogador B conjura Agouro Prismatico. O que acontece com os terrenos não básicos?

    Resposta: Como ambos os cards afetam a mesma camada é aplicada a regra de Selo Temporal. Neste caso, os terrenos serão de todos os tipos de terreno básico e poderão adicionar mana de qualquer cor.  

  • Dúvida: Jogador A ataca com um Portador da Glória e um Demolidor da Safra Ahn. Jogador A exaure o dragão, dando alvo em um Serviçal do Conduite. Jogador B em resposta tripula sua Segadeira de Eteresfera com o Serviçal. Em seguida o jogador A quer exaurir seu Demolidor da Safra Ahn dando alvo em Segadeira de Eteresfera para que ela não bloqueie. A jogada é possível?

    Resposta: Está é uma jogada é ilegal, já que o jogador atacante tem que definir quais criaturas vão ser exauridas quando atacar, e em seguida as habilidades são colocadas na pilha e seus alvos escolhidos antes de qualquer jogador receber prioridade e nesse momento a Segadeira ainda não é uma criatura e não poderá ser alvo do Demolidor.
     

  • Dúvida: É possível criar um torneio com 6 jogadores no WER?

    Resposta: Sim, mas ele não poderá ser sancionado.


     

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.