Slack – Um novo meio de comunicação

Vinicius Quaiato
Coordenador Regional

Vinicius Quaiato
Coordenador Regional

Leonardo da Luz
Nível 2

Leonardo da Luz
Nível 2

Saverio Palmieri Neto
Nível 1

Saverio Palmieri Neto
Nível 1


Olá pessoal, como estão?

Crescer uma comunidade é sempre algo prazeroso: conhecemos mais pessoas, aprendemos, ensinamos, encontramos diferentes experiências e, no final, pudermos passar por um processo bastante enriquecedor. Crescer, no entanto, tem seus desafios. É bastante difícil estreitar relações, encontrar um propósito comum e acima de tudo, para mim, é difícil criar um ambiente em que todas as novas pessoas se sintam parte de algo maior.

Canais de comunicação

Até hoje nossos principais canais de comunicação foram (em ordem de importância): lista de emails, grupos Facebook, grupos do WhatsApp. Sempre tivemos, dentro da comunidade brasileira, o desejo de que a lista de emails fosse mais utilizada e fosse um centro de comunicações e interação. Tentamos diversas estratégias para isso, nenhuma frutífera. Ela é quase que uma ferramenta para anúncios oficiais e reports. O grupo do Facebook segue a mesma linha.

Os grupos de WhatsApp, por outro lado, tem sido uma ferramenta bastante utilizada em nossa região. A comunicação é simples e rápida. Além disso as pessoas estão acostumadas a utilizá-la: grupos de família, trabalho, escola/faculdade, etc. Por muito tempo estes canais supriram uma grande necessidade, que era a de ajudar as pessoas a comunicarem. Mas como dito, é uma ferramenta simples.

O Slack

Slack
Slack

Recentemente me perguntaram “O que posso fazer para integrar estas novas pessoas na comunidade?”. E isso foi um tremendo “red flag”, pois no momento não existe nenhuma forma de integrar as pessoas. Como podemos ajudar as pessoas a fazerem parte de nossa comunidade? Aprenderem mais sobre o Programa, sobre nossa região, projetos, iniciativas, regras? Como podemos nos ajudar a crescer e nos desenvolver? Atualmente estes esforços são muito individuais. Embora não exista um problema em esforços individuais, há um problema quando tudo o que temos se resume a isso.

Há alguns anos eu venho utilizando uma ferramenta de comunicação no trabalho, que diferente de toda ferramenta corporativa, engaja mais as pessoas. Esta ferramenta é o Slack. O desejo de adotar o Slack como ferramenta de comunicação já existe há cerca de 2 anos, porém somente agora, com a ajuda do Leonardo da Luz, estamos levando este projeto adiante.

O que vai mudar?

A princípio, nada, mas também muita coisa. Tanto a lista de emails quanto o grupo do Facebook permanecem existindo da mesma forma. Quem quiser continuar nos grupos de WhatsApp, ok.

Todos os anúncios oficiais de nossa comunidade serão feitos nas três ferramentas: Email, Facebook e Slack.
Alguns projetos, principalmente os oficiais, estarão também concentrando suas comunicações no Slack. Outros projetos também poderão fazer uso dele. O que queremos aqui é melhorar nossa comunicação e, através dela, fomentar o sentimento de que somos um grupo coeso de pessoas.

Por que Slack?

A diferença entre os canais de comunicação comuns e o Slack, é a facilidade de integração e divisão de múltiplos canais em uma plataforma ágil e prática. Se você participa de um, dois ou quinze projetos, terá uma ferramenta para encontrar todos eles. Se você se interessa por diferentes assuntos relacionados ao Programa, conseguirá participar destes grupos também de uma forma mais prática e organizada.

Quando uma nova pessoa entrar em nossa comunidade, ela passará a fazer parte do Slack, e com isso terá acesso a diversos canais e grupos diferentes, par debater regras, cenários, interagir com projetos ou, caso queira, apenas papear em um canal sobre assuntos aleatórios.

Como começar?

O Slack funciona na web, desktop (Mac, Linux e Windows) e mobile (iOS e Android). Vocês podem escolher a forma que preferirem.

Para acessar o Slack do Programa Brasileiro, basta acessar este link: https://juizesmagicbrasil.slack.com

Caso ainda não tenho conta no Slack de Juízes do Brasil acesse o link de convite que foi divulgado na lista emails e também no facebook, você será solicitado a criar uma conta. Os passos são simples, basta segui-los e quase que instantaneamente você se verá dentro do novo canal de comunicação. Você será incluído automaticamente em três canais: #anuncios-oficiais; #judges e #random. Os canais são auto-explicativos e todos eles possuem um tópico bem definido, confiram ao fazer contato com a ferramenta!

Deixe a conversa rolar!

Esperamos que o Slack seja uma ferramenta fundamental na inclusão de novos juízes, projetos e temas em nossa comunidade. Se você tem alguma sugestão ou dúvida sobre a ferramenta, entre em contato com os administradores do canal e veremos o que poderá ser feito para incrementar ainda mais o poder de comunicação da comunidade!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.