Compilado Mensal-Abril 2018

Olá, Amigos. Compilado do mês de Abril está pronto.

  • Dúvida: Qual o custo convertido de uma Akroma, Anjo da Fúria virada para baixo? Um Empurrão Fatal vai destruí-la?

    Resposta: O custo de mana convertido de um card virado com a face para baixo é 0, portanto o Empurrão Fatal consegue destruir a Akroma sim.
     

  • Dúvida: Me oponente está conjurando um Explosivos Fabricados com X=2. Consigo anular com uma Cilada Mágica?

    Resposta: Sim. Quando uma mágica com custo X está na pilha, o custo de mana convertido de X é igual o determinado para ele.
     

  • Dúvida: Minha oponente tem um Nexo de Mosco-lumes transformado em criatura. Eu conjuro um Comando de Kolaghan escolhendo seus terceiro e quarto modos, ambos com alvo no Nexo, em resposta minha oponente sacrifica um Jarro de Solda dando alvo no Nexo. Ele será destruído ou não?

    Resposta: Para infelicidade da sua oponente, sim. O Jarro irá criar um escudo de regeneração no Nexo que será consumido pelo terceiro modo do Comando e quando o quarto modo do Comando causar o dano ele será destruído.
     

  • Dúvida: Durante um evento de REL Regular, os jogadores da mesa 1, que combinaram ID, estão jogando um game antes do fim da rodada para determinar quem começa no corte. Algum problema nisso?

    Resposta: Nenhum problema. É um meio “aleatório” de decisão. Só lembre-se que essa “partida” não faz parte do evento e, caso o corte comece antes, eles deverão encerrá-la ainda que sem uma decisão para não atrasar o evento.
     

  • Dúvida: Eu controlo uma Gisa e Geralf e tenho um Fugitivo da Cripta em meu cemitério. Meu oponente tem um Cérbero do Submundo em campo, posso conjurar o Fugitivo usando a habilidade da Gisa e Geralf?

    Resposta: Felizmente para você, você pode sim. O Cérbero impede que os cards no cemitério sejam alvos de mágicas ou habilidades, porém a habilidade da Gisa e Geralf não dá alvo, apenas permite você conjurar um card de lá.
     

  • Dúvida: Quando uma criatura com Fabricar como o Anjo da invenção entra em jogo, em que momento eu escolho entre as fichas e os marcadores, quando a habilidade vai para a pilha ou quando está resolvendo?

    Resposta: Segundo a regra 702.122a você deve escolher conforme a habilidade resolve se vai colocar N marcadores na criatura, caso não o faço serão criados N servos 1/1.
     

  • Dúvida: Eu ativei a primeira habilidade da minha Chandra, Chama da Rebeldia
    e revelei uma Lua Sangrenta, posso conjurar um Ritual Desesperado para ter mana suficiente para conjurar a Lua?

    Resposta: É uma pena, mas você não pode. Ritual Desesperado não é uma habilidade de mana e por isso não pode ser conjurado como um fonte de mana durante a resolução de uma habilidade.
     

  • Dúvida: Minha oponente tem um Morte Vívida com um marcador de suspender apenas, ele será obrigado a conjurar o Morte Vívida na sua manutenção?

    Resposta: Se ele estiver apto para conjurar sim, ele será.
     

  • Dúvida: Um jogador declara que quer entrar na fase de combate, então seu oponente conjura uma mágica e mata uma criatura desse jogador, quando a mágica resolver em que fase o jogo vai estar?

    Resposta: Como não houve troca de prioridades com a pilha vazia entre os jogadores, o jogo não conseguiu avançar de fase e por isso ainda está na fase principal daquele jogador.
     

  • Dúvida: Eu controlo um Corsário do Aeroveleiro encantado com duas Obsessão Curiosa, quando ele causar dano de combate eu comprou um ou dois cards?

    Resposta: Você irá comprar dois cards, pois são duas habilidades desencadeadas separadas.
     

  • Dúvida: Jogador sai da loja antes dos 50 minutos da rodada e então a rodada acaba com apenas meia hora no relógio. Jogador recebe penalidade por Tardiness ou existe algum downgrade?

    Resposta: O IPG fala para não dar tardiness se a rodada começou antes do tempo. Se o jogador chegar antes do horário anunciado do final da outra rodada, não há penalidade e o match recebe extensão de tempo.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Gonti, Senhor da Opulência, exila e depois conjura um Aprisionamento de Ixalan. Para efeitos de Bênção da Cidade o encantamento é do dono ou do controlador do Gonti?

    Resposta: O controlador de uma permanente, quando não há nenhum efeito de mudança de controlador, é o jogador que a conjurou. No caso, é do controlador do Gonti.
     

  • Dúvida: Qual é o corte recomendado para um Store Championship com 10 jogadores, 4 ou 8?

    Resposta: O recomendado é corte para Top 4.
     

  • Dúvida: Qual é a ordem de rotação de um Draft? Esquerda-direita-esquerda ou Direita-esquerda-direita?

    Resposta: Esquerda-direita-esquerda.
     

  • Dúvida: REL Competitivo. Jogador A declarou Etali, Tormenta Primordial como atacante. Jogador B pergunta se pode bloquear e Jogador A permite. O gatilho da habilidade do Etali é considerado perdido?

    Resposta: Sim. Ao permitir o bloqueio, o jogador tomou uma ação que só poderia acontecer depois que a habilidade do Etali tivesse resolvido, portanto o gatilho é considerado esquecido.
     

  • Dúvida: Jogador A atacou com uma criatura e usou a habilidade de Ninjutsu de um Ninja em sua mão. O Jogador B destrói a fada em resposta. O Ninja entra normalmente?

    Resposta: Voltar a criatura atacante para a mão faz parte do custo de Ninjutsu, portanto não é possível responder à habilidade destruindo a criatura não bloqueada.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura um Gonti, Senhor da Opulência, exila e conjura uma Sifonadora Braçoluz. Jogador B conjura uma Tomadora de Reféns, exila e conjura a Sifonadora. Quando a Tomadora morre, a Sifonadora volta para o Jogador A ou fica sob o controle do Jogador B?

    Resposta: Ao exilar e conjurar a Sifonadora ela é considerada um novo objeto, sem o efeito de mudança de controle aplicado por Gonti. Portanto, ela permanece sob o controle do de seu dono, nesse caso o Jogador B.
     

  • Dúvida: Durante um evento de REL Regular, Jogador A ataca com um Khenra Abala-terra e uma Hazoret, a Fervorosa. Jogador B conjura um Choque no Khenra e somente então percebe que o Jogador A tem duas cartas na mão e não poderia atacar com a Hazoret, que é dano letal. Volta para a declaração de atacante ou segue o jogo?

    Resposta: Como o REL é Regular e o retrocesso é bem simples, pode fazê-lo.
     

  • Dúvida: Fazendo o corte para o Top 8 e um dos 8 jogadores decide abandonar do torneio. Sobe o nono colocado ou dou uma vitória automática para quem fosse enfrentar o jogador que dropou?

    Resposta: Você sobe o nono jogador apenas se o abandono tiver ocorrido antes do anúncio das classificações. Se o anúncio já tiver sido feito, refaça os emparceiramentos de maneira que o primeiro colocado receba um bye.
     

  • Dúvida: Draft de Rivais de Ixalan. Qual a ordem dos Boosters?

    Resposta: Rivais-Rivais-Ixalan.
     

  • Dúvida: No Campeonato de Loja (Store Championship) da minha loja local, não conseguimos 8 jogadores, podemos fazer o evento mesmo assim?

    Resposta: Infelizmente, não. O Campeonato de loja precisa ser sancionado e para isso vocês precisam de no mínimo 8 jogadores ativos.
     

  • Dúvida: Durante um evento de REL regular Jogador A conjurou Rancor Antigo diversas vezes em encantamentos do Jogador B. Um espectador reporta isso a um juiz do evento, mas o resultado já foi reportado, o que fazer?

    Resposta: Converse com os jogadores e investigue se foi um erro ou houve trapaça. Caso tenha sido apenas um erro mantenha como está.
     

  • Dúvida: Se eu conjurar um Condescender com X=3 em uma mágica de meu oponente e ele pagar o custo de X eu ainda uso a Vidência?

    Resposta: Sim, Condescender não é anulado e continua resolvendo normalmente.
     

  • Dúvida: Uma Abadia de Oestevale é incolor ou preta quando está na sua face da frente?

    Resposta: Enquanto for um terreno a Abadia é incolor, mas a identidade de cor do card (para saber se pode ser usada em commander) é preta.
     

  • Dúvida: Em REL Regular é permitido colocar um dado sobre o Sombra da Morte para lembrar o poder/resistência dele?

    Resposta: Se o estado de jogo estiver suficientemente compreensível para ambos os jogadores, sim.
     

  • Dúvida: Evento com Unstable. Jogador exila e retorna um Half-Squirrel, Half-Kitten (Half-Squirrel, Half- Augmented com um Adorable Kitten)

    Resposta: Ambas as cartas voltam juntas, ainda combinadas.
     

  • Dúvida: Jogador A ativa um Embalsamar. Jogador B quer exilar a carta do cemitério em resposta. Pode?

    Resposta: Não pode. Exilar a criatura do cemitério faz parte do custo de Embalsamar. Uma vez que a habilidade é anunciada a carta já é exilada e é tarde demais para ser exilada de outro modo.
     

  • Dúvida: Depois do dano de Iniciativa (ou primeiro dano do Golpe Duplo), dá tempo de jogar uma mágica antes do dano normal?

    Resposta: Sim. A etapa de dano de iniciativa é como uma etapa de dano extra. Os jogadores recebem a prioridade antes de seguir para a etapa de dano normal.
     

  • Dúvida: Evento com Unstable. Jogador A tem um Party Crasher no campo de batalha. Na fase de combate da Jogadora B, quem declara os atacantes primeiro?

    Resposta: Primeiro a Jogadora B declara os atacantes e então o Jogador A pode declarar o Party Crasher como atacante. Depois que o Jogador A declarar os bloqueadores, o jogador defensor pode declarar bloqueadores para o Party Crasher.
     

  • Dúvida: Jogador A controla um Espinho de Ametista. Jogador B controla um Raio da Fenda exilado e retira o último marcador. Ele é obrigado a pagar o custo extra imposto pelo Espinho ou pode escolher não conjurar a mágica?

    Resposta: Se o Jogador B tiver mana disponível em sua reserva ele é obrigado a pagar. Caso contrário ele pode optar por não conjurar o Raio e mantê-lo exilado. Note que o Jogador B não é obrigado a ativar habilidades de mana para pagar o custo adicional.
     

  • Dúvida: Jogadora A conjura e resolve Caranguejo de Edro em seguida joga seu terreno do turno e seu oponente usa um Caminho para o Exílio no Caranguejo, a habilidade ainda desencadeia?

    Resposta: Sim, vale lembrar que o Jogador B não pode conjurar mágicas ou ativar habilidades até que a jogadora A passe a prioridade para ele, o que não acontece ao se jogar um terreno. Então para remover o Caranguejo Jogador B teria que esperar até a habilidade dele já estar na pilha, e remover a fonte de uma habilidade não a remove da pilha.
     

  • Dúvida: Pode-se declarar Rhonas, o Indômito atacante após desencadear a habilidade de Brigão Voltaico

    Resposta: Não. A habilidade do Brigão Voltaico só vai para a pilha depois que os atacantes já foram declarados.
     

  • Dúvida: Jogador A utiliza a habilidade de um Campo da Ruína dando alvo em uma Cidadela de Aço Negro. É uma jogada válida?

    Resposta: Sim. Ambos os jogadores procuraram por um terreno básico, mas a Cidadela de Aço Negro não será destruída.
     

  • Dúvida: Jogador A ataca com Mensageiro de Bomat. Após computar o dano, ele quer exilar o card pela habilidade do Mensageiro. O oponente o alerta que ele perdeu a habilidade desencadeada. Como corrigir tal falha em um campeonato de REL Regular?

    Resposta: Se o Juiz julgar que não afetará o jogo colocar a habilidade na pilha, ele pode fazê-lo.
     

  • Dúvida: Jogador A possui em seu campo de batalha um Ursos Cinzentos encantado com Nas Asas de Serra. Então, Jogadora B encanta os Ursos com Congelamento Profundo. Como ficarão os Ursos após resolver Congelamento Profundo.

    Resposta: O Ursos Cinzentos será uma criatura azul e verde 1/5 do tipo Urso Barreira com Defensor.
     

  • Dúvida: Jogador A possui Squee, o Imortal exilado por Selar. Ele pode conjurar o Squee do exílio?

    Resposta: Sim, Squee se importa somente com o lugar que está sendo conjurado.
     

  • Dúvida: Jogador A possui Cavaleiro Branco. Jogadora B Possui Ursos Cinzentos. Jogadora B conjura Animus Ancestral dando alvo nos Ursos Cinzentos e no Cavaleiro Branco. Cavaleiro Branco causa dano primeiro por causa da Iniciativa?

    Resposta: Não. Iniciativa só é aplicada em caso de combate. No caso de Luta, Iniciativa não se aplica.
     

  • Dúvida: Jogador A controla Maestria do Lich e possui 0 pontos de vida. Ele continuará perdendo pontos de vida em decorrência de ataques sofridos, mesmo indo a pontos de vida negativo?

    Resposta: Sim. Ele não pode pagar custos que envolvam o pagamento de vida, mas o dano recebido continua sendo contabilizado.
     

  • Dúvida: Dois jogadores estão empatados em 1-1 na rodada e antes do tempo da rodada terminar, decidem empatar a partida. Tal procedimento é válido?

    Resposta: Sim, empate intencional válido.
     

  • Dúvida: Sagas são permanentes lendárias para permitir conjurar um feitiço lendário?

    Resposta: Não. Para conjurar um feitiço lendário a condição é controlar um planeswalker lendário ou uma criatura lendária e não qualquer permanente lendária.
     

  • Dúvida: Sagas são sacrificadas antes ou depois do último evento desencadear?

    Resposta: Uma Saga é sacrificadas depois que sua última habilidade sai da pilha, se o número de marcadores de Conhecimento nela for igual ou maior que o valor de seu último capítulo (sempre 3, nas Sagas existentes até então).
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Regular o Jogador A no primeiro jogo faz mulligan para 5 cards e percebe que possui um card da reserva que não foi retirado do deck na partida anterior. Como corrigir?

    Resposta: De acordo com o JAR, identifique os cards que não são do deck principal e os coloque na reserva. Então peça os cards da reserva e os coloque no deck principal. Peça para o jogador prestar mais de atenção e instrua-o a continuar o jogo do momento que foi interrompido. Se necessário dê uma extensão de tempo.
     

  • Dúvida: Quando uma criatura encantada com Congelamento Profundo é copiada, a cópia mantém as características atuais da criatura copiada ou as características originais da criatura copiada?

    Resposta: As características originais.
     

  • Dúvida: Jogador A controla Prisma Profético e Vaga-Pensador. Ele conjura Bruxuleio Fantasmagórico dando alvo no Prisma e no Vaga-Pensador. Jogadora B, em resposta, conjura Trepadeira de Matavasta dando alvo no Vaga-Pensador. O que ocorre?

    Resposta: Trepadeira de Matavasta resolve, então Bruxuleio fantasmagórico resolve, exilando apenas Prisma Profético, já que o Vaga-Pensador deixou de ser um alvo válido.
     

  • Dúvida: Jogador A controla Linha de Força da Santidade. Jogador B conjura Dádiva Retirada. O que acontece?

    Resposta: Esta jogada é ilegal porque o Jogador A não pode ser alvo de Dádiva Retirada.
     

  • Dúvida: Jogador A ataca jogador B com Domador de Tempestade Sireno e 2 Ursos Cinzentos. Jogador B então conjura Assentar nos Destroços. A habilidade de Domador da Tempestade Sireno pode anular Assentar nos Destroços?

    Resposta: Sim, pois Assentar dá alvo no jogador.
     

  • Dúvida: Cards exilados pela primeira habilidade de Karn, Rebento de Urza podem ser alvos da segunda habilidade de um outro Karn, Rebento de Urza, conjurado posteriormente?

    Resposta: Sim, pois o Karn se importa apenas se existe um marcador de prata no card ou não, e não como o card foi exilado ou ganhou o marcador.
     

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.