Split Cards & Lealdade em Ravnica

Lucas Lotério
Juiz Nível 1, Ribeirão Preto – SP

Lucas Lotério
Juiz Nível 1, Ribeirão Preto – SP

Olá, comunidade magiqueira! O pré-release de Lealdade em Ravnica já está batendo à porta e, como sempre acontece quando temos split cards (cards duplos) sendo lançadas, muitas dúvidas surgem durante toda a temporada, principalmente nos primeiros eventos de lançamento da coleção. Pensando em esclarecer algumas dúvidas sobre isso, decidi escrever este artigo e eu espero que ele seja útil para vocês.

Para começo de conversa, vamos ver o que é um card duplo:

Um card duplo é um card que, apesar de se comportar como uma única carta, tem duas metades conjuráveis a serem escolhidas conforme preferência do jogador (em Lealdade em Ravnica nenhum card duplo pode ter ambas as metades conjuradas juntas).

Das Regras Abrangentes, seguem os tópicos mais importantes para cards duplos:

  • Cards duplos têm duas metades conjuráveis, mas são tratados como apenas um card. Isso é importante para fins de contar cards no cemitério e descarte (708.2).
  • O jogador escolhe qual metade de um card duplo ele vai conjurar antes de colocá-lo na pilha e apenas a metade escolhida é avaliada para ver se pode ser conjurada (708.3, 708.3a).
  • Na pilha apenas as características da metade conjurada são levadas em consideração. A outra metade é tratada como se não existisse (708.3b).
  • Caso um efeito crie uma cópia de um card duplo, a cópia do card possuirá as mesmas características do card, (as duas metades) e você poderá escolher qual conjurar (708.3c).
  • Em todas as zonas, exceto a pilha, as características de um card duplo são as de suas duas metades combinadas. Cada card duplo possui dois nomes e caso algum efeito instrua que o jogador escolha um nome de card, se ele quiser escolher um nome de card duplo, deve optar por um dos dois nomes do card, e não ambos (708.4, 708.4a).
  • O custo de mana de um card duplo é a combinação do custo de mana de cada metade e seu custo de mana convertido é a soma desses dois custos. Suas cores e tipos são determinados pela combinação das cores e tipos das duas metades (708.4b).
    Exemplo: O custo de mana da Arruinar // Ameaçar (Thrash // Threat) é {2}{R/G}{R/G}{R}{G} e seu custo de mana convertido é 6. É um card vermelho e verde, Mágica Instantânea Feitiço. Se você conjurar Arruinar, a mágica resultante é uma mágica vermelha e verde com custo de mana convertido de 2.

As Regras Abrangentes dão conta de boa parte das dúvidas dos jogadores, mas algumas interações confundem até mesmo alguns juízes, e algumas delas podem acontecer durante os eventos de pré-lançamento de Lealdade em Ravnica. Para tentar suprir essas dúvidas, deixo alguns exemplos de interações que poderão surgir e a resolução correta de cada uma delas.


Noé controla uma Lavínia, Renegada Azorius. Ana tem dois terrenos e controla um Maga de Guilda do Clã. Ana conjura um Arruinar (do card duplo Arruinar // Ameaçar) tendo como alvos sua Maga e a Lavínia de Noé. Noé chama o juiz dizendo que Ana não pode fazê-lo pois a primeira habilidade estática de Lavínia não permitiria. Quem está certo?

A habilidade de Lavínia, Renegada Azorius, diz que cada oponente não pode conjurar mágicas, que não sejam de criaturas, com custo de mana convertido maior que o número de terrenos que controla. Essa habilidade vai checar, na pilha, se a mágica atende os requisitos. Em todos os lugares, exceto na pilha, Arruinar//Ameaçar tem custo de mana convertido de 6, mas na pilha, apenas a metade conjurada é levada em consideração; portanto ao conjurar Arruinar, ela é uma mágica instantânea, verde e vermelha, com custo de mana convertido de 2. Ana pode conjurá-la e, ao final da resolução, Lavínia é colocada no cemitério.

 

Noemi conjura Eletrodominância, com valor de X igual a 6, tendo como alvo André. Como parte da resolução, Noemi anuncia que irá conjurar Estupefazer (do card duplo Embelezar // Estupefazer). André diz que isso não é permitido, pois o card que Noemi tentou conjurar tem custo de mana convertido igual a 8. O juiz é chamado, quem está certo?

Neste caso, Eletrodominância diz que o jogador poderá conjurar um card com custo de mana convertido igual ou inferior a X da sua mão sem pagar seu custo de mana. A palavra chave para entender quem está certo é card. Ao se referir a um card, Eletrodominância irá checar o custo de mana convertido dele, na mão do jogador, e neste momento Embelezar // Estupefazer tem custo de mana convertido igual a 8. Lembre-se que o custo de mana convertido de cards duplos é sempre a somatória das dos custos de mana das duas metades, exceto na pilha. Como o card está na mão de Noemi, ele tem custo de mana convertido de 8 e não pode ser conjurado nessa situação, mesmo que ela fosse conjurar apenas a metade Estupefazer.


Os card duplos já não parecem mais esses bichos de duas cabeças, não é mesmo?

Eu espero que esse artigo tenha ajudado vocês a aprender um pouco mais sobre cards duplos, e que vocês possam passar esse conhecimento para outros jogadores, desenvolvendo a comunidade.

Obrigado por ficarem comigo até aqui! See ya!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.