Me certifiquei L1 e preciso de ajuda!

Lucas ‘OKA’ Martins
Juiz Nível 1, Fortaleza – CE

Lucas ‘OKA’ Martins
Juiz Nível 1, Fortaleza – CE

Olá colegas de preto! O que vem a seguir é uma mistura entre o que um juiz recém certificado L1 pode passar e minha experiência, temperada com fatores da minha região e comunidade. O objetivo é que sirva como uma boa conversa sobre os que se certificaram a pouco tempo podem passar ou já estão passando.

Me certifiquei no susto. Havia estudado, porém não me julgava pronto o suficiente. Fiz a prova porque um amigo meu resolveu fazer e eu não queria “ficar para trás”. Passei na prova e já cumpria os demais requisitos. Claro, fiquei bastante feliz, porém me senti perdido, incapaz e inseguro, pois tinha errado mais do que queria em minha prova e havia TANTO para conhecer e estudar. Somado a isso, atuava frequentemente em uma LGS (Local Game Store, sua loja local) e ser um juiz acabou por ser importante para mim. Durante muito tempo permaneci com essas dificuldades, até ter certeza do que eu queria dentro do programa e entender que evoluir dentro dele é um processo.

 

O que esperam de você como juiz L1?

De maneira super básica e resumida, que você seja capaz de lidar com eventos de REL regular em uma LGS, ou seja, estar familiarizado com as regras do jogo, regras de torneio, código de conduta e arbitrar eventos nesse REL. Você está lá para ajudar e garantir uma boa experiência aos jogadores. Claro que não é apenas isso, existe tanta coisa que você pode fazer! Falaremos disso em breve.

 

Como lidar com autocobrança e a de terceiros.

Como minha posição como juiz é bastante importante para mim, acredito que o meu maior vilão dentro do programa tenha sido eu mesmo. Como vou atender uma mesa e não vou ter a resposta na ponta da língua? Como assim? Me sentia inseguro todas as vezes que alguém chamava “JUIZ!”. Afinal, como eu vou conseguir fazer o básico que esperam de mim se me veem como um ser que supostamente sabe sobre tudo e, que na verdade, não sei tanto assim? Me perguntei isso durante muito tempo. Era como ter uma trabalho na escola onde você não domina de forma alguma o assunto e tem que apresentar em meio a classe inteira. Para não se sentir inseguro ao falar de um assunto, você tem que dominar esse assunto.

  • Se eu não o domino o suficiente para ajudar uma mesa, posso acabar atrapalhando?
  • E se, ao atender uma mesa, acabar dando a solução errada e isso afetou o jogo em questão?
  • Se eu continuar errando, ainda vão acreditar em mim na próxima vez?

Para que eu parasse de me torturar com esses questionamentos eu tive que aprender dois conceitos que me ajudaram bastante:

  • Eu posso errar. Estou me esforçando e dando o meu melhor. Se, por acaso, eu errar, irei me desculpar pelo ocorrido e explanar a solução correta e o por quê do meu erro. Entender que você também pode errar e saber lidar com os próprios erros é libertador, recomendo. Para falar a verdade, meus erros contribuíram bastante para minha evolução como juiz.
  • Admita que você não sabe a resposta. Eu tinha um péssimo hábito responder a uma pergunta de maneira vaga e sem firmeza, por justamente não ter 100% de certeza do que eu estava falando. Também tinha vários conceitos que eram respondidos com um “porque sim”, sem que eu soubesse o porquê. Depois de errar e tentar lidar com esse meu nervosismo que só me prejudicava, procurei ajuda do meu mentor e o que eu recebi foi um: “Ninguém sabe de tudo. Muitas vezes, se você não sabe da resposta, avisa que você não tem a certeza, para a partida, procura a resposta correta e saiba quanto tempo você levou nesse processo. Os jogadores preferem que você dê uma resposta correta e que você se importou em correr atrás da resposta do que uma resposta vaga e incerta”.

Somando essas duas dicas eu finalmente pude entender que o que importa é que eu seja sincero e dê o meu melhor, ensinando e aprendendo durante esse processo. Gostaria de frisar que não é como um “click”, é um processo e que cada um tem o seu tempo. Entenda esses passos e esses casos devem ser mais fáceis de lidar!

Agora, refletindo sobre a cobrança imposta pelo próprio programa, a única coisa que me foi pedida durante todo esse tempo como L1 foi que eu estivesse sempre apto a aprender e a melhorar, questionar o que eu sabia e procurar as respostas do que eu não sabia. Esse ambiente é bem propício para o aprendizado e eu recomendo sempre recorrer a ele quando precisar.

 

Como eu posso aprender e ter mais experiência?

Acreditem se quiser, eu caçava a resposta. Devia ler todas as Regras Abrangentes? Devia ler e reler todos os livros de infrações e o de regras de torneio até saber tudo? Acabei por me dedicar à comunidade, à projetos e a LGS que frequento, quando de repente eu me notei sabendo simplesmente mais. Ué? Eu não me parei para estudar… o que aconteceu? Como citei antes, não é da noite pro dia. Minha frequência apitando os torneios regulares; as dúvidas que eram trazidas a mim; meu acompanhamento à novos jogadores; minha disposição de sempre ajudar quem vinha com um questionamento; os artigos que eram divulgados pela própria comunidade; meus amigos juízes; as conversas que tive sobre casos específicos e abrangentes; os testes que fazia quando tinha um tempo livre no JudgeApps; os projetos que procurei participar; a palestra na qual aprendi bastante… tudo isso foi me fortalecendo como juiz. No meu caso, simplesmente abracei tudo isso por completo e toda a jornada me trouxe experiência. Com o tempo todas as minhas inseguranças foram se esvaindo e eu me sinto, atualmente, muito melhor. Tenho ciência de que tenho muito a aprender e ótimas experiências vindo por aí, nas quais estou louco para vivenciar.

Então meu conselho é: vivencie a experiência que o programa tem a te oferecer respeitando o seu tempo. Procure trocar experiências. Procurar melhorar. Acompanhe de perto sua comunidade e construa a melhor experiência possível com ela. Entenda que você é importante para outros jogadores, para outros juízes, para a comunidade e para o Magic.

 

End Step

Espero que meu texto possa ajudar a todos que passam ou podem passar por insegurança não só como juiz, mas como pessoa. Tenham calma e subam essa escada passo a passo, no seu ritmo. Abração a todos e agradeço a conversa! 😀

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.