Vamos falar sobre liderança?

Carlos ‘Charlie’ Rangon
Juiz Nível 3, Santo André – SP

Carlos ‘Charlie’ Rangon
Juiz Nível 3, Santo André – SP

Dentro do Programa de Juízes, invariavelmente em algum momento somos questionados: “O que o Programa de Juízes agregou em sua vida”? – e as respostas quase sempre incluem “amizades”, “viagens”, “fazer parte de algo maior”, entre outras trivialidades. Provavelmente não estávamos preparados para responder aquela pergunta naquele exato momento e fomos pegos de surpresa. Tendo certeza que isso já aconteceu com você (e também já aconteceu comigo diversas vezes), resolvi entrar num ciclo de auto-avaliação e vou esmiuçar alguns pontos em que o Programa de Juízes impactou na minha vida e quais foram os ensinamentos que levei pra minha vida pessoal e profissional.

Nessa série de artigos, vou falar sobre diversas coisas que aprendi na minha longa carreira de 15 anos de arbitragem. Esperem ler muito sobre organização, logística e liderança, passando por administração de tarefas, mediação de conflitos, organização pessoal, gerenciamento de stress e trabalho em equipe. Nada (ou quase nada) sobre triggered abilities ou layers.

TIPOS DE LIDERANÇA

Você já deve ter ouvido falar muito sobre liderança. Tanto no Programa de Juízes como numa entrevista de emprego, essa palavra é comum e vai te perseguir por muito tempo. Mas você sabe exatamente o que é liderar e quais são os estilos de liderança? Sabe a diferença entre um chefe e um líder?

Diferente do imaginário popular, a liderança não é um dom que recebemos ao nascer. A liderança é uma técnica que pode ser assimilada, aperfeiçoada e adaptada. Nada mais é do que a habilidade de libertar a capacidade criativa existente nas pessoas, servindo como uma bússola e apontando a direção correta para atingir um ou mais objetivos estabelecidos. Esse objetivo pode ser simplesmente terminar o torneio realizando todos os procedimentos adequadamente, como pode ser aquele mega projeto de sua empresa que vai te garantir uma promoção ou um bônus no final do ano.

Acredito que você já deve ter percebido que nem todos os líderes fazem as coisas da mesma forma, então vamos um pouco mais além. Determinados especialistas em administração* introduziram que existem “tipos” de liderança, e dentro de cada um devemos lembrar que estamos falando de seres humanos pois estes são complexos e diferentes entre si, fazendo com que a escala dentro de cada estilo de liderança seja imensa.
*
Idalberto Chiavenato e Stephen Robbins

Selecionei três destes tipos para citar neste artigo por sua relevância na comunidade e na sociedade que convivemos: liderança autocrática, democrática e carismática. Durante muito tempo, o primeiro tipo foi considerado como “o mal”, por estar diretamente relacionado ao sistema patriarcal de chefias e hierarquia rígida. Já o segundo foi considerado como “o bom”, pois estava relacionado à visão de que o líder se colocaria no lugar do liderado antes de tomar quaisquer ações. Hoje isso já não existe, pois cada tipo de liderança tem seus pontos altos e baixos e pode ser empregada conforme a necessidade.

O terceiro tipo, liderança carismática, é raro de ser encontrado, pois os líderes carismáticos têm uma habilidade nata, que gera uma fascinação irresistível sobre um grupo de pessoas. Esse dom normalmente é chamado de carisma. A maioria das pessoas consegue, no máximo, treinar para tomar atitudes carismáticas.

Neste tipo de liderança, a recompensa dos seguidores (percebam que não usei a palavra liderados) é, geralmente, a própria realização da tarefa. Em muitos casos, o líder está envolto num manto de fatores ideológicos e, portanto, os líderes carismáticos costumam surgir em momentos de grande necessidade ou desespero. Estes líderes têm grande fator de representatividade na política, religião ou nas guerras. Como não tem nada disso no ambiente de Magic, vou focar nos outros tipos de liderança.

 

Liderança Autocrática

A liderança autocrática é caracterizada pelo controle do líder sobre todas as decisões e tarefas da equipe, onde este toma as decisões baseando-se em suas experiências prévias e conhecimento acumulado. O líder é o gerente máximo e ele espera que seus subordinados obedeçam fielmente suas instruções.

Apesar de que este tipo de liderança aparente, de cara e a grosso modo, ser horrível, ele tem diversas vantagens como:

  • A velocidade na tomada de decisões (o líder decide sozinho o que deve ser feito);
  • O trabalho é mais simples para os liderados (eles apenas executam as tarefas);
  • Maior produtividade e pouco stress para os liderados (eles não precisam pensar nas decisões, apenas executar as tarefas atribuídas a eles).

No entanto, as desvantagens que este tipo de liderança apresenta são grandes, entre elas a tomada de decisão rápida depende das experiências e capacidade do líder, podendo não ser assertiva o suficiente; o restante da equipe pode se sentir desmotivado a propor novas ideias; e a pressão e stress que recai sobre os ombros do líder é gigantesco.

 

Liderança Democrática

Na liderança democrática, as conversas entre líder e equipe são mais constantes e juntos desenvolvem estratégias para realizar as tarefas de forma com que a maioria do grupo sinta-se confortável com suas funções. O líder assume uma posição de suporte e apoio para a equipe, integrando-se ao grupo e sendo uma das vozes que vai sugerir alternativas a cada obstáculo que a equipe deve superar. O líder democrático impõe sua palavra apenas em questões onde há um impasse dentro da equipe e tem a palavra final em assuntos urgentes ou de extrema importância.

Este tipo de liderança possui alguns pontos positivos: a equipe vai se sentir valorizada, a rotatividade dentro da equipe tende a diminuir e as pessoas geralmente trabalham mais motivadas. No contraponto, as desvantagens deste tipo de liderança é a demora no processo decisório, podendo até gerar atrasos no torneio ou no projeto.

Agora vem a pergunta. Qual tipo de liderança é melhor pra um juiz de Magic?

Isso depende da maturidade e experiência da equipe. Equipes com pouca experiência tendem a trabalhar melhor com lideranças autocráticas, já nas equipes mais experientes o trabalho flui melhor com lideranças democráticas.


Bem pessoal, espero que tenham gostado. No próximo artigo falarei mais sobre Estilos de Liderança.

Abraços,
Charlie

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.