Compilado Mensal- Fevereiro 2019

Olá pessoas, sejam muito bem vindas ao compilado das dúvidas que nossos juízes e juízas tiveram durante o mês de fevereiro de 2019.

  • Dúvida: O tempo da partida acabou, e os jogadores foram instruídos a jogar 5 turnos adicionais. Se um dos jogadores usar um efeito de turno extra, como Nexo do Destino, o turno adicional contará para o limite de 5 turnos?
    Resposta: Sim, são adicionados 5 turnos que serão jogados independente de quem é o jogador ativo. Veja a seção 2.5 do MTR.
     

  • Dúvida: Noel controla Kalitas, Traidor de Ghet, e Alistor controla Hierarca Nobre e Descanse em Paz. Noel conjura Empurrão Fatal na Hierarca Nobre, Noel criará uma ficha devido ao efeito de Kalitas?
    Resposta: Quando múltiplos efeitos de substituição agirem sobre um mesmo objeto, o controlador do objeto escolhe qual efeito é aplicado. ”Veja”
    616.1. Se dois ou mais efeitos de substituição e/ou de prevenção tentam modificar a forma como um evento afeta um objeto ou jogador, o controlador do objeto afetado (ou seu dono, se ele não tiver um controlador) ou o jogador afetado escolhe um efeito para ser aplicado, seguindo os passos listados abaixo. Se dois ou mais jogadores têm de fazer essas escolhas ao mesmo tempo, as escolhas são feitas na ordem jogador-ativo/não-ativo (consulte a regra101.4).
    a Regra 616.1.
     

  • Dúvida: Abigail controla Thalia, Guardiã de Thraben e Nuno conjura Zumbido da Invenção virando 7 terrenos, qual o custo de Zumbido da Invenção?
    Resposta: Thalia, Guardiã de Thraben gera um efeito contínuo enquanto estiver em campo que faz com que o Zumbido da Invenção custe 1 a mais para ser conjurado. Logo o Zumbido da Invenção, cujo custo é XUUU, passa a custar X1UUU, como o jogador Nuno pagou o custo com 7 manas, X será igual à 3. Note que o custo de mana convertido da mágica ainda é 6. ”Veja”
    107.3b Se um jogador estiver conjurando uma mágica que tenha um {X} em seu custo de mana e o valor de X não é definido pelo texto da mágica; e um efeito permite ao jogador conjurar essa mágica sem pagar o seu custo de mana nem um custo alternativo que inclua esse X, então a única escolha válida para X é 0. Isto não se aplica a efeitos que apenas reduzem um custo, mesmo que reduzam o custo a zero. Consulte a regra601, “Conjurando mágicas”. 202.3eQuando se calcula o custo de mana convertido de um objeto que inclui um {X} em seu custo de mana, X é tratado como sendo 0 enquanto o objeto não estiver na pilha e X é tratado como o número escolhido para ele enquanto o objeto estiver na pilha. 601.2b Se a mágica é modal, o jogador anuncia a escolha do modo (consulte a regra700.2). Se o jogador deseja unir quaisquer cards naquela mágica (consulte a regra702.46), ele revela esses cards na sua mão. Se a mágica tem um custo alternativo ou adicional que será pago conforme a mágica é conjurada como custos de recuperarou reforçar (consulte a regras 117.8 e 117.9), o jogador anuncia a sua intenção de pagar algum ou todos esses custos (consulte a regra601.2f). Um jogador não pode aplicar dois métodos alternativos ou dois custos alternativos para uma única mágica. Se a mágica tem um custo variável que será pago conforme a mágica é conjurada (como um {X} no seu custo de mana; consulte a regra107.3), o jogador anuncia o valor daquela variável. Se o valor daquele custo variável é definido no texto da mágica por uma escolha que aquele jogador fará posteriormente no anúncio ou resolução da mágica, aquele jogadro faz essa escolha neste momento e não num momento futuro. Se um custo que será pago inclui símbolos de mana híbridos, o jogador anuncia o custo equivalente não híbrido que deseja pagar. Se um custo que será pago inclui símbolos de mana Phyrexianos,o jogador anuncia o se tem intenção de pagar 2 pontos de vida ou o custo de mana correspondente para cada um daqueles símbolos. Escolhas feitas previamente (como escolher conjurar uma mágica com recapitular do cemitério ou escolher conjurar uma criatura com metamorfose com a face voltada para baixo) podem restringir as opções do jogador quando fizer estas escolhas.
    as Regras 601.2b, 107.3b e 202.3e.
     

  • Dúvida: Alisson conjurou Centaura-caçadora de Crufix e revelou do topo do grimório um terreno. Quando este terreno é colocado em campo, Nemo conjura Quebra-crânio em resposta a habilidade de ganhar vida de Centaura-caçadora de Crufix. Allisson chama o juiz, alegando que a habilidade não pode ser respondida. Allison está correto na sua afirmação?
    [Resposta] Não, a entrada do terreno desencadeia uma habilidade da Centaura-caçadora de Crufix. Nemo recebe prioridade antes que a habilidade resolva. Veja ”Veja”
    603.3. Uma vez que uma habilidade tenha desencadeado, seu controlador a colocana pilha como um objeto que não é um card, na próxima vez que um jogador receberia prioridade. Consulte a regra116, “Tempo e prioridade”. A habilidade torna-se o objeto no topo da pilha. Ela tem o texto da habilidade que a criou e nenhuma outra característica. Ela permanece na pilha até que seja anulada, resolvida ou movida para qualquer outro lugar por um efeito.
    603.3.
     

  • Dúvida: Aline controla um Imagem Fantasmal que é uma cópia de um Informantes de Cozinha. Quando Imagem Fantasmal é destruída, ela volta do cemitério? Se sim, ela ainda é uma cópia de Informantes de Cozinha
    Resposta: Quando a Imagem Fantasmal é destruída, a habilidade Persist é desencadeada e a criatura retorna ao campo de batalha com um marcador -1/-1, conforme Imagem Fantasmal entra, ela escolhe uma criatura para se tornar copiar. ”Veja”
    706.2. Ao copiar um objeto, a cópia adquire os valores copiáveis das características do objeto original e, para um objeto que está na pilha, também são copiadas as escolhas feitas quando o objeto foi conjurado ou ativado (modo, alvos, o valor de X, se o custo de reforçar foi pago, como ele afetará múltiplos alvos e assim por diante). Os “valores copiáveis” são os valores obtidos a partir dotexto impresso no objeto (esse texto inclui o nome do card, custo de mana,indicador detipo, subtipo, supertipo, texto de regras, poder e resistência e/ou lealdade) levando em conta as modificações feitas por outros efeitos de copiar, pelo estado de face voltada para baixo, e por habilidades que definam características que digam “conforme…entra nocampo de batalha” e “conforme a face de…é voltada para cima”que determinem poder e resistência (e podem também definir características adicionais). Outros efeitos (incluindo efeitos de mudança-de-tipo e de mudança-de-texto), status e marcadores não são copiados.Exemplo:Bastão Quimérico (Chimeric Staff) é um artefato que diz “{X}: Bastão Quimérico torna-se uma criatura artefato X/X até ao final do turno”. Clone (Clone) é uma criatura que diz “Você pode fazer com que Clone entre no campo de batalha como uma cópia de qualquer criatura no campo de batalha”. Após o Bastão Quimérico tornar-se uma criatura artefato 5/5, um Clone entra no campo de batalha como uma cópia dele. O Clone é um artefato, não uma criatura artefato 5/5. (Entretanto, a cópia tem a habilidade do Bastão Quimérico e tornar-se-á em uma criatura se essa habilidade for ativada.)Exemplo:Clone entra no campo de batalha como uma cópia de um Demônio Sorridente (Grinning Demon), uma criatura com metamorfose {2}{B}{B}, que tem a face voltada para baixo. O Clone é uma criatura incolor 2/2, sem nome, sem tipos, sem habilidades e sem custo de mana. Ele terá a face voltada para cima, portanto seu controlador não pode pagar {2}{B}{B} para voltar a sua face para cima. 702.78. Persistir702.78a Persistir é uma habilidade desencadeada. “Persistir” significa “Quando esta permanente for colocada em um cemitério vinda do campo de batalha, se ela não tinha nenhum marcador -1/-1 sobreela, devolva-a para o campo de batalha sob controle de seu dono com um marcador -1/-1 sobre ela”.
    as Regras 706.2 e 702.78.
     

  • Dúvida:Em um torneio regular, Alvaro, que controla Escamas Endurecidas, esquece de colocar um marcador +1/+1 a mais em uma das suas permanentes. Este marcador pode ser adicionado posteriormente?
    Resposta: O jogador esqueceu de um efeito de substituição. Já que o torneio é regular, se foi passado pouco tempo e não for atrapalhar o estado do jogo. Peça que os dois jogadores tomem mais cuidado. Veja o JAR.
     

  • Dúvida: Um jogador conjura Eletrodominância e, pelo seu efeito, conjura Pagamento Final sem pagar seu custo de mana, é necessário pagar o custo adicional?
    Resposta: Sim, Eletrodominância permite que a mágica seja conjura pelo custo alternativo de {0}, mas custos adicionais devem ser pagos. ”Veja”
    117.9d Se um custo alternativo está sendo pago para conjurar uma mágica, quaisquer custos adicionais, aumentos de custos e reduções de custos que afetem a mágica são aplicadas para esse custo alternativo. (Consulte a regra601.2f).
    a Regra 117.9d.

  • Dúvida: Após o término do quinto turno adicional de uma partida, um dos jogador decidiu conceder para evitar um empate. Esta ação é possível?
    Resposta: Um jogador pode conceder a qualquer momento, desde que o resultado não tenha sido oficialmente comunidade e não haja incentivos para isso. Veja seção 2.4 do MTR.
     

  • Dúvida: Anido contra Valduk, Guardião da Chama com 2 auras. Antes da etapa de combate, Nina tentou ganhar controle da criatura. Anido alegou que Nina não poderia fazer isso pois ela não tem a prioridade. Anido está certo?
    Resposta: Não, Nina recebe prioridade ainda na primeira fase principal, antes que Anido possa mover para o combate. ”Veja”
    500.2. Uma fase ou etapa em que os jogadores recebem prioridade termina quando a pilha está vazia e todos os jogadores passam em sucessão. Somente ter a pilha vazia não faz com que talfase ou etapa termine; todos os jogadores têm de passar em sucessão com a pilha vazia. Devido a isso, cada jogador tem a oportunidade de acrescentar novas coisas na pilha antes que termine aquela fase ou etap
    a Regra 500.2.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL competitivo, Natanael é o monarca e controla Palace Jailer que exilou uma Facção Vendilion. Alba ataca com multiplas criaturas, dentre elas um Containment Priest, que é destruído durante o combate, causando dano de combate e se tornando monarca. Quando a habilidade do Palace Jailer desencadeia, a Facção Vendilion entra em campo, ou é exilada pelo efeito do Containment Priest.
    Resposta: Quando a habilidade do Palace Jailer desencadeia, o Containment Priest já não está mais em campo, portanto, a Facção Vendilion entra em campo.
     

  • Dúvida: Alberto, que controla o turno de Nael, tenta conjurar um Toxic Deluge pagando toda a vida de Nael, essa jogada é válida?
    Resposta: Alberto pode pagar exatamente o número de pontos de vida de Nael, ou menos. Ele não pode pagar uma quantidade de vida que Nael não tem. ”Veja”
    117.3b Pagar pontos de vida é feito subtraindo-se a quantidade indicada de pontos de vida do total de pontos de vida de um jogador (os jogadores podem sempre pagar 0 pontos de vida). 715.5. Enquanto controla outro jogador, um jogador faz todas escolhas e decisões que aquele jogador são permitidas ou que são ditas para o jogador fazer durante seu turno pelas regras ou quaisquer objetos. Isso inclui as escolhas e decisões sobre o que jogar, além das escolhas e decisões solicitadas por mágicas e habilidades.Exemplo:O controlador de outro jogador decide quais mágicas o jogador ativo conjura e quais são seus alvos e faz todas as decisões necessárias quando estas mágicas resolvem.Exemplo:O controlador de outro jogador decide quais das criaturas do jogador ativo atacarão, qual jogador ou planeswalker cada uma ataca, a ordem de atribuição de dano dessas criaturas (se alguma das criaturas atacantes for bloqueada por múltiplas criaturas) e como essas criaturas atacantes atribuem seu dano de combate.
    as Regras 715.5 e 117.3b.
     

  • Dúvida: Em um torneio REL competitivo um jogador sacrificou Contraforte Arborizado e colocou uma Taiga em campo. Ainda com o baralho na mão, ele decide escolher outro terreno. Essa ação é permitida?
    Resposta: O juiz precisa avaliar a situação, caso alguma informação foi ganha entre a escolha da Taiga e a mudança da decisão, é mais seguro não permitir. Veja a seção 4.8 do MTR.
     

  • Dúvida: O Neide está com 0 pontos de vida e controla Morte-Vida Phyrexiana. O Ávio ataca com duas Fênix Arco-lume, antes do dano, Neide conjura Graça do Anjo. Como ficam os pontos de vida e marcadores de infect de Neide?
    Resposta: Neide continua com 0 pontos de vida e 6 marcadores de infect. Do Gatherer do Graça do Anjo: “If your life total goes below 1, being dealt damage will not increase it back up to 1.”.
     

  • Dúvida: Com uma Lua Sangrenta em campo, Abner, que já controla uma Lages de Trokair, coloca outra Lages de Trokair em campo. Como o terreno é lendário, Abner sacrifica uma deles. Ele pode buscar uma planície?
    Resposta: Não, Lages de Trokair é uma montanha e não possui habilidades. ”Veja”
    305.7. Se um efeito definir o subtipo de um terreno para um ou mais dos tipos de terreno básico, o terreno já não tem mais seu tipo de terreno antigo. Ele perde todas ashabilidades geradas a partir de seu texto de regras, seus tipos de terreno antigose quaisquer efeitos de cópia afetando aquele terreno; ele ganha a habilidade de mana apropriada para cada novo tipo de terreno básico. Observe que isso não remove quaisquer habilidades que foram concedidos ao terreno por outros efeitos. Definir o subtipo de um terreno não adiciona ou remove quaisquer tipos de card (como criatura) ou supertipos (como básico, lendário e da neve) que o terreno possa ter. Se um terreno ganha um ou mais tipos de terreno em adição aos que já tem, ele mantém seus tipos de terrenos e texto de regras, e ganha os novos tipos de terreno e habilidades de mana.
    a Regra 305.7.
     

  • Dúvida: Nelson controla uma Cavernas das almas que nomeou Goblin quando entrou em campo. Aldo resolve Sol Sangrento. Nelson ainda pode utilizar segunda habilidade de cavernas para gerar mana colorida para criaturas do tipo Goblin?
    Resposta: Pode, a segunda habilidade da Cavernas das Almas é uma habilidade de mana e não é afetada pelo encantamento Sol Sangrento. ”Veja”
    605.1. Algumas habilidades ativadas e algumas habilidades desencadeadas são habilidades de mana, que estão sujeitas à regras especiais. Apenas as habilidades que atendam um dos seguintes dois conjuntos de critérios são habilidades de mana, independentemente dos outros efeitos que podem gerar ou quais as restrições de tempo(como “Ative esta habilidade somente quando puder conjurar uma mágica instantânea”) que elas possam ter.
    a Regra 605.1a

     

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.