Como consultar os documentos oficiais?

Jimmy Luz
Juiz Nível 1, São Paulo – SP

Jimmy Luz
Juiz Nível 1, São Paulo – SP

Olá e bem-vindos a mais um artigo do blog oficial de juízes. Meu nome é Jimmy, sou juiz nível 1 e venho há alguns meses atuado em projetos com interação de regras, além de tentar auxiliar colegas no esclarecimento de situações de jogo. Neste período, notei que existe uma dificuldade no desenvolvimento de uma habilidade essencial para a realização de  um trabalho cada vez melhor – a consulta a documentos. Isto se faz através de métodos individuais que cada um desenvolve e aprimora com o tempo. Meu intuito é, principalmente, trazer um ponto de partida para quem ainda não tem este costume e que também pode trazer novos conceitos para quem já faz isso rotineiramente.

Parte do nosso trabalho como juízes consiste em ler, interpretar e analisar situações diversas. Temos, então, que compará-las com os documentos oficiais, que são nossas “Regras de Lei”. Dentre eles podemos citar Regras Abrangentes, IPG, MTR, JAR, por exemplo. Temos muitos documentos e não é prático decorar seus conteúdos, mas é importante saber o que encontrar em cada um deles. A partir disso, junto com um método de pesquisa, podemos acessar essas informações de forma rápida e prática.

Ler algumas vezes o JAR, IPG e MTR e trechos das Regras Abrangentes conforme for encarando situações é, possivelmente, a melhor forma para se familiarizar com eles e aprender a identificar situações e seus pontos-chave. E quanto mais desses pontos for possível identificar, mais fácil é guiar a pesquisa. Ainda que importante, esse método demanda tempo para se tornar intuitivo. Só com conhecimento dos documentos e uma apuração do processo de pesquisa é que isso se torna algo factível mesmo no decorrer de um torneio.

Esse processo pode ser melhor dividido e organizado em 4 etapas, a dizer:

  • Situar-se – Identificar em que situação você está e quais são as palavras-chaves que devem ser pesquisadas;
  • Identificar o documento a analisar – Após a etapa 1, via de regra já é possível saber onde será encontrado o seu assunto de pesquisa;
  • Buscar no sumário do documento os termos-chave;
  • Ler as regras e, se necessário, regras correlatas;

Por vezes, as primeiras regras a que sua pesquisa lhe direciona são insuficientes, mas a leitura das regras às quais elas lhe direcionam pode dirimir dúvidas. Além disso, as primeiras palavras-chave encontradas na etapa 1 podem não resolver a sua pesquisa e fazer ser necessário recomeçar o processo com novas palavras. Com o tempo e experiência, você adquire o feeling sobre quais são as verdadeiras palavras-chave da situação, mesmo que por vezes elas não apareçam claramente.

Vamos treinar com alguns casos?


Em um evento de Standard Showdown, Arnaldo tem uma Campeã do Raciocínio e em resposta à sua habilidade desencadeada de entrada no campo de batalha, Nando reduz seu poder com Garra de Escuridão. Como se resolve sua habilidade?

Sobre que situação estou me debruçando? Temos aqui um ponto-chave – Habilidade desencadeada. Esse ponto não diz respeito a Infrações ou a Regras de Torneio – se trata de cards e suas interações. Ou seja, nossa resposta está nas Regras Abrangentes.

Habilidades desencadeadas estão em vários pontos do sumário, mas de cara se vê a regra 603. Ao ler a regra, verá que ela não responde a nossa situação de forma alguma. Voltando à etapa 1 e raciocinando – estamos lidando com a resolução de uma habilidade desencadeada. Existe alguma regra que trata especificamente disso? Sim, existe. Estamos falando da regra sobre como resolver mágicas e habilidades. Ao consultá-la, você vai entender várias nuances da resolução das habilidades e mágicas e como ela acontece e na regra 608.2g, temos que:

[…] Se o efeito requer informações de um objeto específico, incluindo a fonte da própria habilidade, o efeito usa as informações atuais daquele objeto se ele estiver na zona pública em que deveria estar; se ele não estiver mais naquela zona ou se algum efeito moveu o objeto de uma zona pública para uma zona não-revelada, o efeito usa a última informação conhecida do objeto. […]”

Problema solucionado. Quando a habilidade estiver resolvendo, ela verificará pelo Poder da Campeã no último momento em que ela estava em jogo, que era 0, então eu posso comprar 0 cards e descartar 2 cards.


E se nesse evento, ao invés da Campeã, Arnaldo tiver uma Evra, Testemunha de Alcíone e Naldo conjurar a Garra em resposta à ativação da sua habilidade, ocorre coisa similar e os pontos de vida são zerados?

Pelo ângulo da última informação conhecida, essa resposta parece ter sentido, não é verdade?

NÃO! Esta já é outra situação e temos outras palavras-chave! Estamos lidando com uma habilidade ativada de Permuta.

Quanto a habilidades ativadas, temos a regra 602. No sumário não há o termo Permuta, mas se você pensar um pouco, perceberá que Permuta é na verdade uma palavra-chave que se refere a uma ação (Você toma a ação de permutar). Então podemos ler a regra 701. Esses são bons pontos para começar nossa pesquisa.

Ao ler a regra 602, você verá que não há nada que nos ajude muito, mas ao consultar a regra 701.10a…

“701.10a Uma mágica ou habilidade pode fazer com que os jogadores permutem alguma coisa (por exemplo, totais de pontos de vida ou o controle de duas permanentes) como parte da sua resolução. Quando estas mágicas ou habilidades resolvem, se a permuta não puder ser realizada em sua totalidade, nenhuma parte da permuta acontece.”

Assim que a Garra de Escuridão resolver, Evra será uma criatura 0/0 e antes que sua habilidade de permuta possa resolver, as ações baseadas em estado verão uma criatura com resistência 0 em campo, sendo ela colocada no cemitério. Como ela não está mais em campo e a sua habilidade ativada é de Permuta, essa habilidade resolve, mas não cria nenhum efeito, pois ela não pode mais acontecer na sua totalidade.

Ou seja, na situação da Campeã, tínhamos uma habilidade desencadeada que buscou a última informação conhecida para definir como resolveria, o que levou Arnaldo a poder escolher comprar 0 cards e descartar 2 cards, enquanto na segunda, tínhamos uma habilidade ativada de Permuta que, por não ter ambos os valores que seriam trocados presentes na sua resolução, resolveu fazendo nada.


Amanda controla uma Campeã dos Aurioques e Norberto controla um Guia Goblin. Em seu combate, Norberto declara o Guia Goblin como atacante e Antoinette o bloqueia. Antes do dano, Norberto conjura um Quebra-Crânios. O que acontece com as criaturas?

Já temos palavras-chave importantes para essa situação – Proteção é uma delas. A outra é prevenção de dano. Existem outras habilidades, mas não são tão relevantes nessa situação.

Proteção é uma habilidade. Dessa forma devemos procurá-la na seção de Palavras-chave de habilidades (Regra 702), mais precisamente a regra 702.16. Já Prevenção é algo que está no Sumário. “Efeitos de Prevenção”. Toda a regra de Proteção mostra várias características que explicam o que essa habilidade significa. Mas neste momento, provavelmente a parte mais cabível é a 702.16e:

“702.16e Qualquer dano que seria causado por fontes com a qualidade relevante que seria causado a uma permanente ou jogador com proteção é prevenido.”

O Quebra-Crânios diz que “nenhum dano pode ser prevenido neste turno”. Mas o que é Prevenção mesmo?

“615.1. Alguns efeitos contínuos são efeitos de prevenção. Assim como efeitos de substituição (Consulte a regra 614), efeitos de prevenção são aplicados continuamente conforme os eventos acontecem, eles não estão presos a algum momento futuro de tempo. Tais efeitos olham para o evento de dano que aconteceria, e completamente ou parcialmente previnem o dano” que seria causado. Eles atuam como “escudos” em torno do que seja que estão afetando.”

Ou seja, temos uma habilidade estática (Proteção) que, dentre outras coisas, previne dano, o que protege a Campeã dos Aurioques de qualquer dano de fonte vermelha. A Proteção da Campeã preveniria o dano, mas o Quebra-Crânios tenta mudar isso. E ele consegue, devido a uma das Regras de Ouro do Magic. Este é o momento em que conhecer os documentos se mostra útil. Apesar de não haver algum termo-chave que te direcione a isso, ter a noção de que quando um efeito diz que algo pode ser feito, mas outro diz que isso não pode ser feito, o efeito negativo tem precedência:

“101.2. Quando uma regra ou efeito permite ou direciona que aconteça algo e outro efeito diz que isso não pode acontecer, o efeito “não pode” tem precedência.”

O Quebra-Crânios, por conta dessa regra, simplesmente vai fazer com que a Campeã tome dois pontos de dano da fonte vermelha e assim que as ações baseadas em estado forem checadas, ela irá ao cemitério.


Adilson está jogando contra Nilse em um MCQ na sua LGS. Na sua etapa de compra, ele sem querer consegue ver qual é o segundo card do grimório e logo chama o juiz, ainda segurando os cards no topo. Que infração foi cometida e qual sua resolução?

Esta situação não trata mais de interação de cards. Trata de uma situação (nada incomum) que pode ocorrer em partidas, uma infração às regras do jogo. Se não mais estamos falando apenas de interações e funcionamento do jogo, mas de infrações, nossa resposta potencialmente está em outro documento. Nesse caso em específico, no IPG. Um jogador infringiu uma regra ao olhar cards a mais do que poderia. Essa infração bate exatamente com um item do sumário – Olhar Cards Extras. A regra 2.2 define a infração dizendo que:

“Um jogador toma uma ação que possa ter lhe dado a oportunidade de ver as faces de cards em um grimório que ele não deveria poder ver. Esta penalidade é aplicada apenas uma vez se um ou mais cards são vistos na mesma ação ou em ações sequenciais.”

Isso corresponde exatamente ao que Adilson fez, logo ele cometeu um Erro de Jogo – Olhar Cards Extras. Dito isso, já temos a infração e agora buscaremos a sua punição e eventuais soluções adicionais. Todas estas estão especificadas no texto da regra 2.2.


Consultar documentos é uma habilidade importante que se desenvolve e se aprimora. Quanto mais você consultar os documentos, mais rápido isso será e mais rapidamente você saberá onde procurar e o que procurar. No começo realmente é um processo difícil, mas não desanime nunca.

Como última dica, trago a vocês leitores sugestões de plataformas onde encontrar situações para praticar:

Pratiquem bastante! E tragam dúvidas, comentários e sugestões!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.