Compilado Mensal-Maio 2017

Olá pessoal, tudo bem? Segue o mês de Maio para vocês e bons estudos.

  • Dúvida: Jogador A conjura Raivoso Phyrexiano, que entra em campo e resolve sua habilidade, jogador A pode conjurar Queda de Agulha sendo ele mesmo o alvo?
    Resposta: Perda de vida é diferente de dano causado, portanto não pode conjurarQueda de Agulha nessa ocasião.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Regular, Jogador A ataca com duas criaturas, Jogador B declara um bloqueador e usa a habilidade ativada de uma criatura, sacrificando a criatura que utilizou para bloquear. Após resolver a habilidade Jogador B declara mais uma criatura como bloqueadora. Jogador A diz que ele não pode usar habilidades enquanto bloqueia. Jogador B diz que não passou a prioridade em seu bloqueio, por isso pode utilizar habilidades ativadas. Como lidar?
    Resposta: No início da fase de declaração de bloqueadores, a primeira ação que deve ser feita é anunciar os bloqueadores, isso é uma ação baseada no turno(TBA) e ninguém recebe a prioridade, (ver 509.1) portanto não pode utilizar habilidades nem conjurar mágicas. Sendo REL Regular, faça o backup e eduque o jogador sobre esta regra.
     

  • Dúvida: Titã Esfacelador entra em campo de batalha e tem um Urborg, Tumba de Yawgmoth em campo, o jogador controlador do Titã Esfacelador escolhe pântano, ele destrói todos os terrenos?
    Resposta: Não, a habilidade de Titã Esfacelador faz com que o jogador escolha um terreno de cada tipo básico: Pântano, Montanha, Ilha, Floresta e Planície. Como Urborg, Tumba de Yawgmoth faz com que todos os terrenos sejam pântanos além de seus outros tipos, então qualquer terreno pode ser escolhido como pântano.
     

  • Dúvida: Mentor Austero causa dano pela habilidade de Confluência de Mana?
    Resposta: Não, o Mentor Austero não causa dano se a habilidade for de mana, e segundo a regra 605.1a, a habilidade de Confluência de Mana é uma habilidade de mana.
     

  • Dúvida: Brisela, Voz dos Pesadelos foi exilada por Campo de Quarentena, em seguida, Campo de Quarentena foi exilado por Anjo das Sanções. Como Brisela, Voz dos Pesadelos retorna ao jogo?
    Resposta: Pela regra 712.8 de cartas fundidas, Brisela, Voz dos Pesadelos volta como Bruna, a Luz Desvanecente e Gisela, a Lâmina Partida em campo de batalha.
     

  • Dúvida: Jogador A possui Nodos de Pórfiro e Jogador B controla uma ficha de Tóptero, uma ficha de Servo e um Espirito Altruísta. Em sua manutenção, Jogador A escolhe o Tóptero devido a resolução da habilidade de Nodos de Pórfiro. Jogador B pode sacrificar o Espírito em resposta?
    Resposta: Não, durante a resolução de uma habilidade ou mágica, os jogadores não recebem a prioridade até que ela termine, logo o Espírito Altruísta não poderá ser sacrificado.
     

  • Dúvida: Como posso explicar a resolução de Esguicho de Magma em criatura indestrutível?
    Resposta: O Esguicho de Magma possui um efeito de substituição que exila a criatura se ela fosse morrer (ir do campo de batalha para o cemitério), o dano letal proferido por Esguicho de Magma não destrói a criatura com indestrutível, ver 702.12b. Com isso, a criatura não seria colocada no cemitério para poder ser exilada pelo efeito de substituição, portanto nada ocorre (614.7).
     

  • Dúvida: Remoldador da Matéria recebe dano letal de Fúria dos Deuses, ele desencadeia sua habilidade?
    Resposta: O efeito de substituição de Fúria dos Deuses exila Remoldador da Matéria antes que ele vá para o cemitério, sendo assim sua habilidade não desencadeia.
     

  • Dúvida: Jogador A possui Ratos da Cripta, ele retém a prioridade para ativar cinco vezes a habilidade sendo X igual 1 e passa a prioridade. O Jogador B remove Ratos em resposta as habilidades. As habilidades resolvem ou Ratos tem que estar em jogo?
    Resposta: As cinco habilidades resolvem normalmente, remover a fonte de uma habilidade não a remove da pilha.
     

  • Dúvida: Jogador A declara que vai atacar e vira duas criaturas. Jogador B concorda mas ainda não declara os bloqueadores, jogador A desiste do ataque e quer voltar, com a justificativa que o jogador B ainda não bloqueou. O que fazer?
    Resposta: Segundo a situação descrita, como o jogador B parece concordar com o ataque, a prioridade já foi passada, logo não poderá voltar para o ataque. Se o jogador B permitir ele poderá voltar, já que não teve nenhum evento relevante até o momento.
     

  • Dúvida: Ativo a segunda habilidade de Saheeli Rai copiando uma criatura com marcadores. A cópia tem os marcadores?
    Resposta: Não, pois ao copiar um objeto, de acordo com 706.2, efeitos como mudança de tipo ou texto, status e marcadores não serão copiados.
     

  • Dúvida: Eu tenho um Rancor que está manifestado, ele volta pra mão quando morrer?
    Resposta: Quando uma carta virada para baixo é movida de zona, ela se torna desvirada e volta com as suas características e habilidades originais. No caso do Rancor, como ela não possuía a habilidade em campo, a habilidade não considera que ela fora do campo de batalha para o cemitério, sendo assim ela não volta.
     

  • Dúvida: Ataque é declarado. Jogador A faz Rédeas do Poder, jogador B faz uma cópia de Rédeas do Poder. Criaturas continuam atacando depois da resolução das duas?
    Resposta: Não. Mudança de controle faz com que criaturas saiam do combate.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Aproximação do Segundo Solpela segunda vez, o Jogador B anula a mágica com Censurar. Jogador A ainda ganha o jogo?
    Resposta: Não. Para que o jogador A ganhe o jogo, Aproximação do Segundo Sol deve resolver na sua segunda conjuração e deve vir da mão.
     

  • Dúvida: Criatura tipo Metamorfo é do tipo Zumbi no cemitério?
    Resposta: Não, fora do campo de batalha seu tipo será aquele impresso na carta, a menos que outro efeito diga ao contrário, como por exemplo, Morfolóide.
     

  • Dúvida: Jogadores aguardam na mesa, jogando, enquanto outros jogam. O resultado de uma mesa chega a eles e então jogador A decide conceder. Isso é ilegal?
    Resposta: Não há problema desde que eles não tenham saído da mesa ou feito algum esforço muito grande para receber esse resultado.
     

  • Dúvida: Coisa no Gelo gera uma habilidade desencadeada para transformar? Posso anular a habilidade com Desautorizar?
    Resposta: A habilidade de transformar de Coisa no Gelo é a mesma de retirar marcadores, você pode dar alvo do Desautorizar nessa habilidade, ele não perderá um marcador e não transformará, no entanto ele transformará com outra habilidade resolvida, logo não é possível anular a habilidade de transformar isoladamente.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Esforço Coletivo escolhendo dois modos, o primeiro e o terceiro. Jogador B em resposta concede Resistência a Magia para a criatura alvejada, o terceiro modo ainda resolve ou a mágica é anulada?
    Resposta: O Terceiro modo ainda resolverá, pois o alvo do modo continua legal.
     

  • Dúvida: Carta virada para baixo o custo de mana convertido é 0?
    Resposta: Sim, veja a regra 707.2a.
     

  • Dúvida: Num evento de REL Competitivo, um jogador possui 7 Investigador de Segredos. 4 no deck principal em protetor fosco e 3 na reserva em protetores perfect size. Com esses 3 outros a reserva fica no total de 18 cartas. Como Proceder?
    Resposta: Segundo o IPG, o jogador pode utilizar cartas para representar o lado noite de cartas no deck principal, para isso, as cartas deverão estar em diferentes protetores das demais e não são contadas no main deck e reserva. Como o jogador atendeu esses requisitos, não existe problema.
     

  • Dúvida: O Diamante Olho de Leão será anulado por um Cálice do Vácuo com 1 marcador de carga e Esfera de Resistência em campo?
    Resposta: Não, pois custos adicionais não modificam o Custo de Mana Convertido.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Regular, o jogador A não escolheu um jogador quando True-Name Nemesis entrou em campo. No outro turno o jogador B chama um juiz. Como proceder?
    Resposta: O jogador deve escolher neste momento um jogador para True-Name Nemesis, e deve-se educá-lo para que não esqueça novamente.
     

  • Dúvida: Jogador A tem Mina de Urza, Usina de Urza e Torre de Urza em campo, e jogador B encanta a Torre de Urza com Mares em Expansão. O jogador A pode virar a Mina de Urza e gerar 2 manas incolores?
    Resposta: Não, esses terrenos checam o tipo. Como Mares em Expansão transforma o tipo do terreno encantado em Ilha, o terreno perde seus tipos anteriores.
     

  • Dúvida: Um card com a habilidade Morfolóide é de todo tipo de criatura?
    Resposta: Segundo a regra 702.72, Morfolóide é uma habilidade definidora de característica que diz que o objeto recebe todos os tipos de criatura, e essa habilidade funciona em todas as zonas.
     

  • Dúvida: Posso pagar um custo adicional de uma carta conjurada por meio da habilidade cascata?
    Resposta: Sim, ao conjurar a carta, você escolhe se pagará custos adicionais ou não, se possível.
     

  • Dúvida: Furioso do Cinturão Verde entra em campo pelo Jogador A, Jogador B o destrói com a habilidade desencadeada na pilha. Jogador A ganhará marcadores de energia?
    Resposta: Sim, a habilidade desencadeada fará com que o Jogador A remova dois marcadores de energia de sua reserva, ou se isso for impossível ele ganha um marcador de energia, mesmo se o Furioso do Cinturão Verde não se encontra em campo.
     

  • Dúvida: Propagação da Utopia encanta terreno não básico floresta, Lua Sangrenta entra em campo de batalha, o que ocorre?
    Resposta: O terreno deixou de ser floresta e virou montanha devido o efeito da Lua Sangrenta (regra 303.4c). Assim, Propagação de Utopia deixa de encantar o terreno e vai para o cemitério quando houver checagem de SBAs.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Competitivo, jogador A esqueceu-se de tirar o marcador de suspender do Raio da Fenda, comprou a carta do turno e depois percebeu que não tirou. Solução?
    Resposta: Ele cometeu um Game Play Error – Missed Trigger. O oponente escolhe se a habilidade será colocada na pilha para resolução. Como a habilidade não é negativa para o controlador, ele não recebe um Warning.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Competitivo, jogador iniciou primeiro jogo com cards da reserva dentro do deck, percebeu ao comprar a mão inicial e chamou o juiz. Como proceder?
    Resposta: Ele cometeu um Tournament Error – Deck Problem e ele deve receber um Warning. Tire os cards irregulares e deixe o deck regular, oriente o jogador a fazer um mulligan.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Regular, jogador compra uma carta extra ao resolver Tempestade Cerebral. Qual a forma correta de resolver?
    Resposta: Escolha um card aleatoriamente da mão desse jogador e coloque no topo do deck, instrua-o para que ele não cometa esse equívoco novamente.
     

  • Dúvida: Jogador escava, atinge uma Narcoameba e pela sua habilidade entra em campo de batalha, após isso o jogador novamente escava, agora atingindo dois Amálgama Cobiçado no cemitério, entram os dois no fim turno?
    Resposta: Não. Quando os Amálgama Cobiçado entram na zona do cemitério, eles não possuem a informação que Narcoameba foi do cemitério para o campo de batalha, sendo assim não desencadeia a sua habilidade.
     

  • Dúvida: Dois jogadores não começaram sua partida, e esperaram o resultado de outra partida pra dar o resultado da sua. O evento é REL Regular. É permitido?
    Resposta: Os jogadores devem começar sua partida quando for permitido, o fato deles não começarem merece uma repreensão, no requisito do resultado da partida ser influenciada por outra partida, de acordo com o MTR 5.2, eles podem usar a informação de outras partidas, no entanto, os jogadores não são autorizados a sair de seus assentos ou fazer grandes esforços para obter essa informação.
     

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.