Compilado Mensal-Junho 2017

Olá pessoal, tudo bem? Segue o mês de Junho para vocês e bons estudos.

  • Dúvida: Em um PPTQ, o WER emparelhou o 7° colocado com o 8° colocado, está errado?
    Resposta: Sim, mas para o WER isso é normal, faça o emparceiramento manual.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Competitivo, Jogador A usa Maravilha do Sistema Eteráulico, Jogador B confuso com a situação corta o deck do Jogador A, como proceder?
    Resposta: Jogador B cometeu uma Game Rule Violation e deve receber um Warning por isso. O fix seria embaralhar o deck, não tem como “descortar” nem confirmar as cartas que foram vistas na Maravilha que deviam estar no fundo do grimório.
     

  • Dúvida: Mecanotitã Torrencial pode conjurar Memória, parte feitiço de Gravar/Memória, como uma instantânea?
    Resposta: Sim, seguindo a 708.4, Gravar/Memória possui as características de uma instantânea e feitiço, logo podendo ser alvo do Mecanotitã.
     

  • Dúvida: Jogador ativo faz a primeira habilidade de Chandra, Chama da Rebeldia, exila um Dragão Sopro de Tempestade, ele pode usar a habilidade de uma fetchland para procurar um terreno e ter a quinta mana para conjurar o dragão?
    Resposta: Não, o jogador deve resolver toda a habilidade antes que possa tomar outras ações no jogo, com isso ele não poderá conjurar Dragão Sopro de Tempestade e o mesmo será exilado.
     

  • Dúvida: Posso conjurar Jamais/Retornar com a habilidade de Especialidade de Yahenni?
    Resposta: Não, pela 708.4b, o custo de cartas split fora da pilha é a soma de ambas as partes, portanto Jamais/Retornar terá custo convertido de 7 e não poderá ser jogado pela Especialidade.
     

  • Dúvida: Habilidade de Propagação da Utopia pode levar Asfixiar?
    Resposta: Não, seguindo a regra 605, a habilidade de Propagação da Utopia é uma habilidade de mana e portanto não usa a pilha e não pode ser anulada.
     

  • Dúvida: Mares em Expansão em uma Montanha da Neve, ela continua contando como da neve?
    Resposta: Sim, Mares em Expansão altera apenas o tipo do terreno, e não seu Supertipo, como terreno da neve é um supertipo, ele manterá essa característica.
     

  • Dúvida: Uma Lua Sangrenta em campo, jogador joga uma scryland, ele pode usar a vidência?
    Resposta: Não, o terreno perderá todas as suas habilidades, entrará virado e sem vidência.(OBS: Seguindo as novas regras o efeito contínuo de Lua Sangrenta será aplicado antes do efeito de substituição do terreno, fazendo com que ele entre em jogo desvirado e sem habilidades).
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Raio da Fenda da mão dando alvo em Jogador B. Em resposta o jogador B conjura Zumbido da Invenção e põe Orbe Espanta-Bruxa no campo. O alvo fica inválido?
    Resposta: Sim, na resolução do Raio da Fenda, o alvo será inválido por conta do Hexproof dado ao jogador, logo é anulada.
     

  • Dúvida: Jogador conjura Aprisionados na Lua e encanta Jace, o Escultor de Mentes. Após certo tempo Disco de Nevinyrral é ativado destruindo Aprisionados na Lua. Jace, o Escultor de Mentes volta com quantos marcadores de lealdade?
    Resposta: Jace, o Escultor de Mentes nunca saiu do campo de batalha, sendo assim ele continua com a quantidade de marcadores que possuía antes de Aprisionados na Lua encantá-lo.
     

  • Dúvida: Nexo de Mosco-tintas de Jogador A ataca Jogador B com 7 de poder, jogador B conjura Palma Defletora escolhendo Nexo de Mosco-tintas como fonte de dano. O dano que volta é normal ou em marcadores de veneno?
    Resposta: Como Palma Defletora é o objeto que causará dano ao jogador, o dano será normal.
     

  • Dúvida: Se o Desprezador de Mágicas não estiver na mesa na hora de resolver a habilidade dele, a habilidade faz alguma coisa?
    Resposta: Na resolução da habilidade de Desprezador de Mágicas, o alvo que seria ele não existe mais, se tornando ilegal e com isso é anulada, permanecendo o alvo anterior.
     

  • Dúvida: Jogador A tinha 6 pontos de vida, jogador B deu dois Raio e ambos jogadores olharam a vida errado como se fosse 7, levando jogador A á 1 ponto de vida. Seguiu o jogo, jogador A ganhou o game e só depois de recolherem perceberam que na verdade o jogador A teria morrido antes. Jogador A não agiu de má fé, ambos se confundiram realmente. Como proceder?
    Resposta: Jogo acabou e jogador a A ganhou, não se altera o resultado. Aconselhe os dois a ter mais atenção da próxima vez e caso tenham alguma dúvida chamem o juiz na hora.
     

  • Dúvida: Harmonizar-se com o Éter conjurado pelo Jogador A, olhou a carta do topo dele, revelou uma montanha e colocou na mão. Não embaralhou o resto do Deck, (não tinha nenhuma carta em posição conhecida nele), o Jogador B frisou que ele tem que embaralhar o Deck por ser parte do efeito da mágica. O jogador A diz que esse é um atalho válido. Embaralha ou não?
    Resposta: Só seria um atalho válido em torneio casual em que ambos os jogadores concordem com o atalho. Tem que embaralhar.
     

  • Dúvida: Combo do Escraviza-Mentes no formato Moderno, isso já define o jogo? Ou deve ser jogado cada turno?
    Resposta: Não, por mais que você consiga jogar todos os turno do seu oponente até o final do jogo, você ainda precisa jogar seus turno e durante seus turnos seu oponente pode jogar.
     

  • Dúvida: Jogador A fez Metapaisagem pra dano letal, em resposta as habilidades desencadeadas do Valakut, o Pináculo Derretido na pilha o Jogador B o destruiu. O dano resolve?
    Resposta: Sim, as habilidades já foram para a pilha, resolve o dano normalmente, remover a fonte de uma habilidade não a remove da pilha.
     

  • Dúvida: Lua Sangrenta em campo, Urborg, Tumba de Yawgmoth é colocada em campo, ocorre a regra de selo temporal?
    Resposta: Não, Urborg, Tumba de Yawgmoth perderá seu efeito e será uma montanha.
     

  • Dúvida: Companhia Agrupada coloca em jogo Arregimentador Renegado e Balista Ambulante. Balista morre e permite que Renegado possa usar sua habilidade por conta de Revolta?
    Resposta: Não, a habilidade de revolta verifica no instante que for colocada em campo de batalha, sendo a Balista e Renegado colocados simultaneamente pelo efeito da Companhia, a revolta não desencadeia.
     

  • Dúvida: Jogador A controla Árbitro Leonino. Jogador B paga a habilidade para procurar no deck, controlador da criatura usa efeito de blink no árbitro, o oponente precisa pagar novamente a habilidade?
    Resposta: Sim, quando Árbitro Leonino retornar ao campo de batalha ele será um novo objeto e o custo de sua habilidade terá que ser pago novamente.
     

  • Dúvida: Conjuro Empurrão Fatal no Virtuose dos Turbilinos, em resposta sacrifico uma Balista Ambulante que eu tinha, Empurrão Fatal destrói o Virtuose dos Turbilinos?
    Resposta: Sim, o efeito de revolta será checado antes da resolução de Empurrão Fatal, como a Balista Ambulante saiu de campo antes da resolução, ocorre a revolta e destruirá a criatura.

     

  • Dúvida: REL Competitivo. Fazendo 60/15 separei uma lista com 59 cards. O jogo deste jogador já terminou e pretendo aplicar o GL na próxima rodada. Acontece que ele me abordou agora na mesa pra conferir a lista pois nunca jogou com o deck e não sabe o que é reserva e principal. Dúvida: Empresto a lista com minhas anotações, digo pra ele o que é reserva e preservo a informação ou entrego a lista do jeito que está e ele pode corrigir pois está entre rodadas.
    Resposta: Mostra a lista, faz a correção da lista e aplica um Game Loss por Tournament Error- Decklist Problem no começo da próxima rodada.
     

  • Dúvida: Jogador possui Padeem, Consulesa da Inovação em campo junto de dois Cálice do Vácuo e uma Mox de Opala, ele compra uma carta mesmo os custos sendo 0?
    Resposta: Sim, o efeito de Padeem possui apenas uma cláusula do controle de artefato com custo convertido maior ou empatado, logo 0 é válido e o jogador poderá comprar se o oponente não tiver artefato com custo convertido maior que 0.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Armadilha Estática de Jogador B com a habilidade de seu Gonti, Senhor da Opulência. Jogador B conjura um Anjo das Sanções, e exila a Armadilha Estática. Jogador A destrói Anjo das Sanções. Armadilha Estática retorna para o jogo sob o controle de qual jogador?
    Resposta: A permanente será um novo objeto e o controle passará para o dono, no caso o Jogador B.
     

  • Dúvida: Jogador A tem The Tabernacle at Pendrell Vale, Jogador B, em resposta a habilidade, troca as suas criaturas com as do Jogador A. O que acontece?
    Resposta: Se ele não pagar, as criaturas que estavam sob seu controle no começo do turno são destruídas. As habilidades desencadearam de suas respectivas criaturas e mantém a referência mesmo que o controle tenha sido trocado.
     

  • Dúvida: Jogador possui duas Procissão dos Ungidos em campo, os efeitos são redundantes?
    Resposta: Não, neste caso são cumulativos, eles dobram a quantidade anterior de cada um.
     

  • Dúvida: Jogador A atacou com Arrebentador da Realidade, Jogador B tem 11 de vida e bloqueia na sua Sombra da Morte, jogador A marca dois de dano em Sombra da Morte e 3 no jogador defensor. O que acontece?
    Resposta: Sombra da Morte não vai morrer. Jogador B vai tomar 3 pontos de dano Sombra da Morte vai receber 2 pontos de dano, ações baseadas no estado(SBA) serão checadas e Sombra da Morte será um 5/5 com 2 pontos de dano marcados nele.
     

  • Dúvida: Jogador A ganha o controle de Portador da Glória até o final do turno e o exaure, o mesmo desvira na próxima de desvirar ou continua exaurido?
    Resposta: Ele desvira normalmente. Exaurir se importa apenas com o jogador que fez a ação de exaurir.
     

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.