Compilado Mensal-Agosto 2017

Olá pessoal, tudo bem? Segue o mês de Agosto para vocês e bons estudos.

  • Dúvida: Em um evento de REL Regular um jogador durante o processo de Mulligan comprou 7 cards quando deveria ter comprado 6. Como proceder?

    Resposta: Retire um card aleatório da mão do jogador e embaralhe em seu grimório.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Regular um jogador esqueceu de colocar seu Filhote Presalonga que recebeu dano letal no cemitério. Estamos no combate do turno seguinte, coloco ele no cemitério agora?

    Resposta: Se não for atrapalhar o estado do jogo, coloque.
     

  • Dúvida: Eu controlo um Kalitas, Traidor de Ghet e uso um Gavinhas Esfoladoras para matar 3 criaturas do meu oponente, eu coloco as fichas do Kalitas?

    Resposta: Como dois efeitos de substituição estão afetando o mesmo objeto ao mesmo tempo (as criaturas que morreram), o controlador desses objetos escolhe qual aplicar. Então nesse caso, você só coloca as fichas se seu oponente quiser.
     

  • Dúvida: Após o término do suíço, mas antes da primeira rodada do TOP 8, 5 jogadores quiseram sair do torneio. Os jogadores que estavam de fora do TOP 8 entram? Se não, como fica o emparceiramento, tendo em mente que sobrou apenas o 1°, 3° e 5° colocados para jogar?

    Resposta: Após o anúncio das posições depois da última rodada do suíço o TOP 8 já está formado e mesmo que jogadores abandonem o torneio, ninguém mais entra para o TOP 8. Sempre que houver abandonos antes de começar o TOP 8, deixe o primeiro colocado com o melhor cenário possível, ficando o 1° jogador com BYE na semifinal e o 3° e 5° se enfrentando.
     

  • Dúvida: Tenho um jogador com movimentação limitada e quero determinar um assento fixo para ele durante o torneio. Como proceder no WER?

    Resposta: Desemparelhe o jogo dele e da mesa 1 editando a rodada, emparelhe ele na mesa 1 com o adversário dele, em seguida coloque o jogo da mesa 1 na mesa que ele estava.
     

  • Dúvida: Eu uso um Ato de Traição para ganhar o controle do Portador da Glória de meu oponente e atacá-lo com ele, exaurindo-o. Portador da Glória vai desvirar durante a etapa de desvirar do meu oponente?

    Resposta: Sim, pois a habilidade de exaurir se importa com quem ativou a habilidade, como seu oponente não exauriu ele e sim você, ele desvira normalmente, a não ser que seu oponente já havia exaurido antes de você roubá-lo.
     

  • Dúvida: Em um GameDay, dois jogadores chegam na final e o jogador A diz ao B que quer parar o campeonato ali mesmo, e que ele ficaria com os boosters e o outro ficaria com o playmat. Isso na minha frente. Ambos são do mesmo time. O outro não responde nada. Como proceder?

    Resposta: De acordo com o MTR, não é considerado suborno quando os jogadores na última rodada da fase de eliminação simples de um torneio concordam em dividir os prêmios do torneio da maneira que quiserem e decidem o resultado da partida. Nesse caso, um dos jogadores em cada mesa deve concordar em se retirar do torneio. Os jogadores então recebem os prêmios de acordo com a classificação resultante.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Ensinamentos Místicos pelo custo de recapitular e em resposta Jogador B conjura Supressor de Mágicas, exilando-a. Quando o Supressor sair do campo, o Jogador A poderá conjurar o Ensinamentos Místicos? Se sim, para onde a mágica irá?

    Resposta: Quando a habilidade do Supressor de Mágicas resolver, o controlador da mágica escolherá qual efeito a exila, dado que a habilidade de recapitular tenta exilar a mágica caso ela saia da pilha. Assim, a mágica pode ser exilada pelo Supressor, e quando ele sair do campo de batalha, o Jogador A pode conjurá-la pelo efeito do Supressor, e ela será colocada no cemitério na sua resolução.
     

  • Dúvida: Há um Cálice do Vácuo em jogo com dois marcadores, posso conjurar Rasgar (Desgastar/Rasgar) sem ter alvo para o Desgastar em jogo, apenas para fugir do Cálice?

    Resposta: Não, para conjurar Rasgar (Desgastar/Rasgar) pelo seu custo de fundir, você precisa de ambos os alvos válidos na hora da conjuração.
     

  • Dúvida: Meu oponente me ataca com Fractius Víbora-Cornuda e outros dois Fractius, eu bloqueio cada um deles em uma ficha de Prole Eldrazi, antes do flanquear matar minhas criaturas eu posso sacrificá-las para meu Comedor de Podridão?

    Resposta: Como flanquear é uma habilidade desencadeada e portanto usa a pilha, você pode sim responder a ela sacrificando suas criaturas para alimentar seu Comedor.
     

  • Dúvida: Eu controlo uma Avacyn, Anjo da Esperança e um Ginete do Inferno, meu oponente conjurou um Raio tendo como alvo meu Ginete, depois do Raio resolver ele conjurou um Caminho para o Exílio e exilou minha Avacyn. Meu Ginete vai morrer?

    Resposta: Sim, pois o dano fica marcado nele até o final do turno, e assim que as ações baseadas no estado (SBA) forem verificadas ele será colocado no cemitério de seu dono.
     

  • Dúvida: Campo de Opressão afeta reciclar?

    Resposta: Sim, pois reciclar é uma habilidade ativada.
     

  • Dúvida: Se um jogador com a mão vazia compra Súplica aos Anjos, seu oponente pode conjurar uma mágica de descarte antes do jogador conjurá-lo?

    Resposta: Sim, milagre é uma habilidade desencadeada e o oponente pode responder a ela.
     

  • Dúvida: Meu oponente conjura Mostrar e Contar, na resolução eu escolho Containment Priest e meu oponente escolhe Griselbrand, meu Containment Priest exila o Griselbrand?

    Resposta: Não, Mostrar e Contar coloca todas as criaturas em campo ao mesmo tempo. Para o efeito do Containment Priest pudesse exilar o Griselbrand ele precisa estar no campo de batalha quando o Griselbrand estiver entrando.
     

  • Dúvida: Jogador usou um efeito que fez com que o jogo terminasse em empate. Esse jogo conta como um dos jogos da melhor de 3? Ou é simplesmente anulado? Quem começa o próximo jogo?

    Resposta: Eles jogam até o tempo acabar ou alguém tiver duas vitórias. O jogador que escolheu quem começou este jogo é o mesmo que decide quem começa o próximo. Este jogo não conta em nada para a melhor de 3.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Regular jogador A tem 15 pontos de vida, após jogar uma “shockland” ele e seu oponente anotam erroneamente que a vida foi para 12. Após isso jogador A conjura e resolve uma Sombra da Morte acreditando que ela estaria 1/1 e jogador A termina o seu turno. Jogador B compra um card, conjura uma criatura e termina seu turno. Após o jogador A comprar seu card do turno, ele percebe que marcaram a vida errada e que jogador A deveria ter 13 de vida. Como proceder?

    Resposta: Corrija os pontos de vida do jogador A conforme deveria. Como a Sombra da Morte agora está 0/0 no campo de batalha, coloque-a no cemitério de seu dono e deixe o jogo seguir a partir daí. Lembre ambos aos jogadores a terem certeza de suas jogadas e anotações para não cometerem tais erros novamente.
     

  • Dúvida: Jogador controla um Abismo Glacial, e se esqueceu de pagar o custo da manutenção cumulativa. Como se resolve?

    Resposta: Nesse tipo de habilidade desencadeada, existe uma ação padrão que rege o que acontece quando o jogador opta por não fazer uma parte dela (no caso, pagar o custo para cada marcador de era). Assim, se faz a ação padrão, que é sacrificar o Abismo Glacial.
     

  • Dúvida: Eu tenho apenas um Desabrochar do Lótus em jogo e quero conjurar meu Batracóide, consigo fazer isso?

    Resposta: Sim, pois primeiro você define o custo da mágica, 3 nesse caso por causa da afinidade por artefatos de Batracóide, e depois paga os custos em qualquer ordem.
     

  • Dúvida: Eu controlo um Elfo Brilhante que está 5/5 com infectar, meu oponente bloqueia em seu Leões da Savana encantado com Sombra de Elande, o que acontece?

    Resposta: Leões da Savana terá resistência 0 e será colocado no cemitério de seu dono devido a uma ação baseado no estado (SBA) junto com Sombra de Elande. Ele não será destruído para que o efeito de armadura de totem seja aplicado sobre ele.
     

  • Dúvida: Eu conjuro Caos(Ordem/Caos), após Caos resolver meu oponente conjura uma criatura com lampejo, ela poderá bloquear?

    Resposta: Não, Caos(Ordem/Caos) deixa um status na mesa que diz “criaturas não podem bloquear neste turno”, se uma criatura entrar depois, ela continua sendo uma criatura e continua com um “status” na mesa dizendo que criaturas não podem bloquear.
     

  • Dúvida: Meu oponente conjura Cumprimento(Falha/Cumprimento), posso anular com um Delir?

    Resposta: Não, embora Falha(Falha/Cumprimento) seja uma mágica instantânea, quando seu oponente conjurar Cumprimento(Falha/Cumprimento) apenas essa metade estará na pilha, e como Cumprimento é um feitiço, não pode ser anulado por Delir.
     

  • Dúvida: Eu conjuro Metapaisagem sacrifico 8 terrenos e busco 3 Valakut, o Pináculo Derretido e 5 Montanha. Consigo causar dano?

    Resposta: Levando em conta que você não controle mais nenhuma outra Montanha, não. Valakut, o Pináculo Derretido começa a causar dano apenas a partir da sexta Montanha.
     

  • Dúvida: Uso a habilidade do Deslocador Eldrazi num Remador da Grota das Marés com uma carta x exilada. O seu dono pode empilhar as habilidades de modo que ele consiga exilar a mesma carta?

    Resposta: Sim, pois as habilidades desencadeiam ao mesmo tempo, assim ele pode colocar a habilidade de entrar em campo na pilha e a habilidade de sair do campo em cima, porém vale lembrar que os jogadores recebem prioridade entre a resolução da primeira habilidade.
     

  • Dúvida: Eu controlo um Mecanotitã Torrencial encantado com Produção Mecanizada. Se um oponente conjurar Deslealdade e conseguir o controle do Mecanotitã Torrencial, a Produção Mecanizada é colocada no cemitério?

    Resposta: Sim. Como você ainda é o controlador da Produção Mecanizada, a troca de controle faz com que o Mecanotitã Torrencial se torne um objeto ilegal, e a aura é colocada no cemitério por SBAs.
     

  • Dúvida: Posso usar a habilidade de Punho dos Sóis para conjurar meu comandante? Preciso pagar os custo adicionais por estar conjurando novamente da zona de comando?

    Resposta: Sim e Sim. Você pode conjurar seu comandante pelo custo alternativo de Punho dos Sóis, mas isso não vai remover os custos adicionais que você tem que pagar.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Competitivo, um jogador chama o juiz e aponta um card caído no chão, após rápida investigação percebo que o card pertence ao deck do oponente. Descartando trapaça, qual o procedimento?

    Resposta: Temos aqui um Tournament Error – Deck Problem, aplique um Warning e embaralhe o card na parte aleatória do deck. (Supondo que estamos no meio de um jogo e não é possível determinar que o deck apresentado era ilegal.)
     

  • Dúvida: Tenho um Cálice do Vácuo com 1 marcador nele, meu oponente controla Baral, Chefe da Conformidade. Meu oponente conjura Manamorfose. Manamorfose vai ser anulado?

    Resposta: Não, redução de custo não modifica o custo de mana convertido de um card, Manamorfose tem o custo de mana convertido 2.
     

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.