Compilado Mensal-Julho 2017

Olá pessoal, tudo bem? Segue o mês de Julho para vocês e bons estudos.

  • Dúvida: Jogador conjura Remodelador de Matéria utilizando Caverna das Almas, o oponente quer anular com Aprisionar para comprar uma carta, como proceder?
    Resposta: O oponente pode dar alvo em Remodelador de Matéria , pois uma mágica que não pode ser anulada ainda pode ser alvo, como o Aprisionar possui alvos válidos, ele resolve, não anula o Remodelador de Matéria e seu controlador compra um card.
    .

     

  • Dúvida: Se eu tiver em campo uma Jaula do Escavador de Túmulos consigo parar a Morte Vívida do meu oponente?
    Resposta: Não, pois Morte Vívida exila as criaturas do cemitério e depois as coloca em campo, já o efeito de Jaula do Escavador de Túmulos impede criaturas de irem do cemitério para o campo de batalha.
     

  • Dúvida: Coração Sereno destrói Jornada a Lugar Nenhum?
    Resposta: O texto de Coração Sereno no oráculo é “Destrua todas as Auras”, como Jornada a Lugar Nenhum não é uma aura, não é destruída.
     

  • Dúvida: Estou jogando um jogo de Gigante de Duas Cabeças e um de meus oponentes tem No Mercy em campo, posso atacar outra “cabeça” pra fugir do efeito?

    Resposta: Sim, em um jogo no formato Gigante de Duas Cabeças você declara ataque ao time, porém na hora de causar dano você escolhe a qual jogador causar.
     

  • Dúvida: O Deus Escaravelho utiliza sua habilidade em Dragonete dos Enigmas o exilando, como fica o poder da ficha?
    Resposta: Ficará 4/4, como a habilidade do Dragonete é uma habilidade definidora de característica, ela é substituída pelo efeito de cópia do Deus pois este efeito altera o poder e resistência base da criatura.
     

  • Dúvida: Jogador A possui Linha de Força da Santidade , Karn Liberto e Agulha Medular em campo, Jogador B pode dar Hélice de Raios em [card]Karn Liberto ? E se Jogador B conjurar Reduzir aos Cacos na Agulha Medular , ele pode redirecionar o dano para o Karn Liberto ?
    Resposta: Na primeira pergunta não é possível, pois para o dano ser direcionado ao Planeswalker, Jogador B deve dar alvo no Jogador A, sendo impossível pela Linha de Força da Santidade em campo. Agora em relação ao Reduzir aos Cacos, como a mágica não dá alvo no jogador e sim no artefato, ele pode redirecionar o dano para Karn Liberto.

     

  • Dúvida: Jogador A controla um Anjo da Condenação , oponente o copia com Espelho das Miragens , exaure o espelho e exila o Anjo. Quando o espelho volta a ser artefato, o Anjo volta?

    Resposta: Não, a habilidade exaurir fica ligada ao objeto. Quando o objeto (Espelho) sair de jogo, a permanente (Anjo) volta.

     

  • Dúvida: Quarteirão Fantasma dando alvo em Nexo de Mosco-lumes, em resposta transforma o Nexo em criatura e conjura Trepadeiras de Matavasta com alvo em Nexo, destrói ou não?
    Resposta: Não destrói, a criatura terreno ficará com proteção à mágicas e habilidades, deixando o alvo inválido da habilidade de Quarteirão Fantasma.
     

  • Dúvida: Jogador A atacou o Jogador B com Rouba-sonhos e Devastadora da Linha de Frente, Jogador B bloqueia a Devastadora com Espreitador Feral. Em qual ordem desencadeia as habilidades?
    Resposta: Habilidade do jogador ativo vai para pilha primeiro depois a do jogador não-ativo, com isso o Jogador B compra um card primeiro e depois descarta um card.
     

  • Dúvida: Jogador conjura o único Bombardeio Galvânico do cemitério com Umbrígeos Goblins , causa 2 ou 3 de dano?
    Resposta: Bombardeamento Galvânico causará apenas 2 de dano, pelo fato que na conjuração a carta já não está no cemitério.
     

  • Dúvida: Eidolon da Grande Festança causa dano no oponente com Linha de Força da Santidade em jogo?
    Resposta: Sim, pois a habilidade do Eidolon não necessita de alvo.

     

  • Dúvida: Jogador A atacando com 4 criaturas 3/3 e tem 3 de vida, jogador B tem 9 de vida e conjura Palma Defletora escolhendo uma criatura, os dois jogadores morrem?
    Resposta: Sim, o efeito de substituição de Palma Defletora não utiliza pilha, como o dano resolve simultaneamente, os dois morrem e o jogo empata.
     

  • Dúvida: Habilidade de exaurir pode ser respondida?
    Resposta: A habilidade que desencadeia da escolha de exaurir pode, agora a escolha de exaurir está condicionada a declaração de atacantes, onde ninguém possui prioridade, sendo assim não pode ser respondida.

     

  • Dúvida: O Espelho das Miragens copiou uma criatura, essa criatura tem exaurir. Jogador atacou com o artefato e exauriu, o Espelho das Miragens vai desvirar no próximo turno?
    Resposta: Não, a habilidade fica ligada a carta, sendo assim o Espelho não desvira no próximo turno.
     

  • Dúvida: Tormento de Veneno em uma criatura 3/2 encantada com Cártula da Força, posso sacrificar a Cártula da Força para não perder vida?
    Resposta: Sim, na resolução de Tormento de Veneno, a criatura ainda não morreu, logo a aura ainda está em campo e o controlador pode sacrificá-la.
     

  • Dúvida: Quanto tempo para montagem e listagem de deck em selado competitivo?

    Resposta: Seguindo o MTR Sealed Deck — 20 minutos para o registro do deck e 30 minutos para a construção do deck.
     

  • Dúvida: Em um evento REL Competitivo, Jogador ativou a habilidade de Eternizar de Campeã do Flagelo Solar e só percebeu que tinha que descartar momentos depois que resolveu a habilidade de Campeã do Flagelo Solar. Como proceder?

    Resposta: Ele cometeu um Game Play Error-Game Rule Violation ao ativar uma habilidade sem pagar todos os seus custos, aplique a ele um Warning e faça um Backup.
     

  • Dúvida: Posso conjurar Ato de Heroísmo em uma criatura desvirada?
    Resposta: Sim, Ato de Heroísmo não requer que seu alvo esteja virado para ser conjurado, quando resolver ela fará o máximo possível.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Tormento de Veneno em uma criatura 4/4 de Jogador B, o controlador pode sacrificar a própria criatura que recebeu os marcadores?
    Resposta: Não, pois Tormento de Veneno especifica que deve ser outra permanente e que não seja terreno.
     

  • Dúvida: Posso conjurar Reduzir (Reduzir//Pó) com 0 alvos?
    Resposta: Sim, Reduzir pode ter alvo em até duas criaturas, ou seja, pode ser entre 0 a 2 alvos.
     

  • Dúvida: Em um draft de top 8 em um PPTQ, um booster tem 16 cartas e outro tem 14, o erro foi descoberto na abertura dos boosters . Como devo proceder?
    Resposta: Como o erro foi descoberto na abertura dos boosters, troque ambos por dois novos boosters.
     

  • Dúvida: Em um evento REL Regular, um jogador esqueceu de pagar Pacto de Massacre em sua manutenção. Como proceder?
    Resposta: Utilize de seu julgamento se colocar o trigger na pilha agora teria um impacto muito grande no jogo. Se for OK, coloque-o na pilha e permita ao jogador resolver adequadamente. Lembre ao jogador de tomar mais cuidado com suas habilidades desencadeadas.
     

  • Dúvida: Em um evento REL Competitivo, ao fazer deck check descobriu-se que um jogador está com cards da sua reserva em seu deck principal no primeiro jogo. Como proceder?
    Resposta: Caso o erro não seja proposital e o deck já havia sido apresentado ao oponente, aplique um Tournament Error – Deck Problem, e dê um Game Loss.
     

  • Dúvida: O jogador A conjura Surto Violento, em resposta o Jogador B conjura Silenciar. O jogador A não pode conjurar a mágica de cascata?
    Resposta: A habilidade diz que a mágica pode ser conjurada sem pagar o custo de mana, como o Silenciar já resolveu, não poderá ser conjurada.
     

  • Dúvida: No turno em que Espelho das Miragens entra em jogo, se ele copiar uma criatura e já poderá atacar?
    Resposta: Não, a menos que a criatura copiada tenha Ímpeto.
     

  • Dúvida: Balista Ambulante com 1 marcador sobre ela e equipada com Colar de Basilisco, ao remover marcador para causar 1 ponto de dano em uma criatura 2/2, a criatura morre?
    Resposta: Sim, mesmo a Balista não estando mais em jogo, o jogo conta com a última informação conhecida dela, com toque mortífero e vínculo com a vida.
     

  • Dúvida: Lua Sangrenta em campo, jogador encanta Mares em Expansão em um terreno não básico. Qual o tipo do terreno?
    Resposta: O terreno será uma ilha, pois seguindo a regra de selo temporal, o efeito de Mares em Expansão sobrescreverá o de Lua Sangrenta.
     

  • Dúvida: Crescimento Mutagênico no cemitério, o jogador conjura Mago da Conjuração-relâmpago dano alvo no Crescimento, ele pode pagar vida ao invés da mana ?
    Resposta: Pode, mana Phyrexiano não é um custo alternativo.
     

  • Dúvida: A habilidade de Revolta vai pra pilha se não tiver saído permanente ou só desencadeia se alguma permanente saiu do campo de batalha?
    Resposta: A habilidade de Revolta é uma habilidade com uma intercessão em “SE”, e somente vai se desencadear se a condição de uma permanente deixar o campo de batalha for atingida.
     

  • Dúvida: Afligir acumula quando Adaga dos Dignos estiver equipada em uma criatura que possui afligir?
    Resposta: Sim, a criatura terá as duas habilidades e cada uma desencadeará separadamente.
     

  • Dúvida: Segunda habilidade de Quimiomante Volátil ativada, oponente responde matando ele. Ocorre a habilidade?
    Resposta: Ocorre a habilidade normalmente, causando dano normal, devido à última informação conhecida de Quimiomante Volátil. Remover a fonte de uma habilidade não a remove da pilha.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Regular, Jogador A conjura criatura de 3 manas usando apenas 2 manas. Jogador B não percebe e usa Abrasar matando ela. Passam o turno e Jogador A faz outra magia que é anulada pelo Jogador B. Um espectador chama o juiz neste momento. Como proceder?
    Resposta: Deixe o jogo seguir, oriente ambos jogadores a prestarem mais atenção.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Khenra Abala-terra, o alvo da habilidade é Inspetor de Thraben do Jogador B que responde a habilidade destruindo Khenra Abala-terra, a habilidade ainda ocorre?
    Resposta: Sim, a habilidade ainda ocorre, usando a última informação obtida de Khenra Abala-terra , ela resolve e se Inspetor de Thraben possuir poder menor ou igual a Khenra, ele não poderá bloquear neste turno. Se o jogador B utilizou algum redutor de poder e resistência ao destruir Khenra, a última informação será o poder com a redução aplicada. Lembrando que remover a fonte de uma habilidade do jogo não remove a habilidade da pilha.
     

  • Dúvida: Trinesfera em campo, como conjurar Extração Cirúrgica? Posso conjurar pagando 2 pontos de vida e duas manas?
    Resposta: Não, com Trinesfera em campo você sempre terá que pagar o mínimo de 3, as opções para conjurar a Extração Cirúrgica são: 2B ou 3 mais dois pontos de vida.

     

  • Dúvida: Jogador A conjura Reduzir a Cacos em uma criatura artefato, em resposta Jogador B conjura Arremessar sacrificando a criatura alvejada. O controlador ainda recebe o dano?
    Resposta: Não, toda mágica ou habilidade que perder todos seus alvos será anulada na resolução.
     

  • Dúvida: Jogador A conjurar Arremessar dando alvo no Atogue de Jogador B, em resposta, Jogador B conjura Trepadeira de Matavasta dando alvo em Atogue, a mágica será anulada? A habilidade do Atogue poderá ser usada?
    Resposta: Primeiramente Arremessar será anulado pois perderá todos seus alvos, mesmo com o efeito de Trepadeira de Matavasta, Atogue ainda poderá usar sua habilidade, pois não especifica alvo.
     

  • Dúvida: Quando eu conjurar Soçobrar pelo custo de Recapitular, poderei utilizar a habilidade de Recuperar?
    Resposta: Você pode pagar o custo de Recuperar, mas não funcionará. Soçobrar será exilado com o efeito de Recapitular, logo não poderá voltar para a mão.
     

  • 2 thoughts on “Compilado Mensal-Julho 2017

    1. Olá, sim. Ele causa dano em qualquer jogador que conjurar mágicas de custo 3 ou menor.

    2. eldolon da grande festanca causa dano ao seu controlador ?

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.