Arbitrando no Regular

Olá juízes =)
Muito ouvimos falar sobre os torneios competitivos, sobre o Guia de Procedimentos para Infrações (ou IPG). Ouvimos falar sobre Advertências (warnings), Perdas de Jogo (game loss), etc. Mas que parte disso devemos usar nos torneios Regulares como Friday Night Magic, Pré-Lançamento, Game Day, etc? Como devemos conduzir e arbitrar nossos torneios Regulares?

A filosofia do Regular

Os torneios Regulares são a porta de entrada para o Magic. Nestes torneios, nós enquanto juízes, precisamos criar um ambiente que seja receptivo e acolhedor para novos jogadores, e proporcionar um torneio agradável para eles e para os demais.

A maioria dos jogadores Regulares não conhece as regras, muitas vezes temos jogadores inexperientes ou que desconhecem interações mais complexas, e nós estamos lá para auxiliar quando isso acontecer. Queremos garantir que estes torneios sejam prazerosos o suficiente para que eles continuem a jogar.

Em um torneio Regular nosso papel é mais o de um líder de comunidade do que o de um juiz que só aplica regras. Apenas “cuspir” regras é péssimo neste tipo de torneio (na verdade em qualquer torneio). Devemos ser diplomáticos, imparciais e o máximo possível carismáticos e receptivos. Os jogadores precisam sentir-se confortáveis conosco e com nossa ajuda – eles serão tão bons quanto formos capazes de ajudá-los. Um bom juiz de loja ajudará a criar e moldar bons jogadores, com melhores conhecimentos de regras, melhor postura em torneios, mais amigáveis com os novatos, etc. Um loja onde isso não aconteça tem 97,33% de culpa no juiz (dados oficiais do IBGE).

Regular não é Competitivo!

Torneios Regulares são Regulares. Não tente tratar o torneio como Competitivo. Não tente aplicar penalidades como nos torneios Competitivos. Ainda que o torneio Regular tenha algum prêmio que seja interessante, se ele está sendo executado como Regular trate-o assim. Nada que estiver no IPG deve ser usado em um torneio Regular.

Se o seu torneio Regular oferece uma grande quantia em premiação considere realizá-lo como Competitivo. Prepare-se e prepare seus jogadores para isso.

O documento ‘Arbitrando no REL Regular’

Existem dois documentos necessários para torneios regulares: Regras para Torneios (MTR) que descreve informações sobre como executar um torneio e o Arbitrando no REL Regular (JAR).

Este segundo documento descreve como tratar erros, infrações e situações que ocorrem durante um torneio usando o REL (Nível de Aplicação de Regras em português) Regular. O documento em si é bem simples: são duas páginas descrevendo algumas situações e dando explicação de como lidar com elas.
Diferentemente do IPG este documento é simples pois a idéia dos torneios Regulares é que eles possam ser simples, que sejam torneios que favoreçam um primeiro contato com o jogo e ofereçam um ambiente divertido onde o magic seja jogado de maneira correta porém sem o peso e a severidade que um torneio competitivo possui.

Os erros e penalidades no Regular

Como o JAR é um documento bastante enxuto, não vamos comentar aqui sobre como resolver os problemas que ele já ilustra. Aconselho fortemente que invistam 15min lendo-o aqui. Eu espero 🙂

O que quero oferecer aqui são algumas dicas para lidar com os jogadores e os erros mais comuns no Regular.

Só existem 3 formas de ser penalizado no Regular

Essa é uma “regra de ouro” que podemos seguir com certo grau de confiança. Não existe warning no Regular! Por mais que a infração cometida seja idêntica àquelas descritas no IPG, e o IPG descreva um warning como penalidade, nós não usamos isso no Regular. Basicamente temos 3 situações ou tipos de situação onde vamos de fato dar uma penalidade para um jogador.

Perda de Jogo / Game Loss – Só existe uma forma de obter uma Perda de Jogo no Regular: se um jogador cometer o mesmo erro de forma repetida mesmo tendo sido avisado sobre isso então ele deve receber um Game Loss. Não existe game loss por compra extra de cartas, problemas no deck, e nem por atraso para chegar na mesa (no Regular são 10min para chegar).

Perda de Partida / Match Loss – Se um jogador se atrasa 10 minutos para chegar em sua partida ele deve receber uma Perda de Partida e ser retirado do torneio. Caso ele apareça pode ser recolocado no torneio, mas aquela partida foi perdida.

Desqualificação / DQ – Aqui basicamente qualquer comportamento inapropriado e Problema Sério como descrito no JAR: Comportamento agressivo, violência, suborno, quebrar as regras de forma intencional (trapaça) ou deixar que o oponente quebre as regras (trapaça), apostas, roubo, etc.

Exceto nestes casos devemos (apenas) EDUCAR os jogadores. Devemos sempre buscar explicar para eles o problema, como ele será corrigido e sempre pedir que eles tomem mais cuidado e prestem mais atenção. Devemos estar em constante contato com os jogadores, não apenas durante suas partidas. Fique atento às suas conversas, enturme-se. Muitas vezes os jogadores não tem confiança em chamar um juiz e você pode ajudar a resolver isso demonstrando que é um membro daquele grupo.

Quando intervir em um jogo?

Embora nossa idéia seja a de educar os jogadores não devemos intervir em uma partida a menos que sejamos chamados ou que um erro/problema seja visto e necessite de ajuda. Não devemos apontar Habilidades Desencadeadas esquecidas pelos jogadores, deixe que eles façam isso ou que não o façam.

Nos casos onde um jogador esteja demorando para realizar suas jogadas dê alguns lembretes
“fulano eu preciso que você jogue um pouco mais rápido”. E depois de uns dois pedidos informe-o
“fulano eu preciso que você jogue mais rápido, se isso acontecer novamente você receberá uma Perda de Jogo”.
Lembre-se de deixar tudo bem claro para os jogadores, evite pegá-los de surpresa nestes casos. Quereos ensiná-los e ajudá-los a serem melhores e não simplesmente penalizá-los.

Se você não tiver certeza sobre o que realizar em determinada situação, solicite aos jogadores que esperem, confira as regras e então explique para eles. Eles vão preferir que você demora uns poucos minutos para dar um parecer correto. Se isto não for possível use o bom senso e tome uma decisão. Eventualmente você cometerá erros e precisará aprender com eles =)

Situações difíceis

Caso nos encontremos em uma situação de Desqualificação (e acredite elas acontecem no Regular!) devemos procurar explicar muito bem para os envolvidos por quais razões aquele comportamento específico não pode ser tolerado. Ajude o jogador compreender que o problema não é exatamente pessoal, mas que as regras existem por um motivo e precisam ser seguidas. Lembre que ele tem o direito de explicar tudo que aconteceu nas palavras dele em um relato e que isso é importante para a Wizards.
Por mais difícil que seja este tipo de situação não deixe de fazê-lo. Faça-o com calma, respeitando o direito do jogador ficar irritado/chateado, mas faça-o. Procure o apoio do seu lojista nestes casos. Explique para ele o que está acontecendo, o que as regras dizem e o que precisa ser feito. Permita que ele ajude-o e compartilhe com você esta responsabilidade.

Conclusão

Quando estamos apitando torneios Regulares queremos ajudar os jogadores a se tornarem joadores melhores. Isto não quer dizer que vamos ensiná-los a fazer as melhores jogadas, não é isso. Errar faz parte do Magic e devemos deixar que eles errem. Estamos ali como juízes para ajudá-los com as regras, para que todos possam jogar um bom torneio, para construir um espaço agradável, justo e ajudar a desenvolver aquela comunidade.
Nossas comunidades locais serão tão boas quanto os nossos torneios Regulares, e é por isso que devemos estar presentes e ajudá-los.