Extraindo o melhor do Programa Exemplar

Vinicius Quaiato
Nível 2

Vinicius Quaiato
Nível 2

Olá pessoal, tudo bem? Em alguns dias teremos a publicação de mais uma wave do Programa Exemplar. Para quem ainda não conhece, ou não entende muito bem o que é este Programa, pode dar uma conferida no blog do Exemplar, lá está tudo bem explicado. Ou se preferir, segue aqui uma (livre) interprertação do que é a essência do Exemplar:

O Programa Exemplar é uma iniciativa onde juízas e juízes reconhecem seus pares por ações e iniciativas que possam inspirar outras pessoas dentro do Programa.

Quatro vezes por ano (waves), juízes e juízas de Níveis 2 e 3 recebem a oportunidade de reconhecer outras pessoas por ações que estas tenham feito. Desde o início do Programa Exemplar, juízes de diversas regiões do mundo tem trabalhado bastante para que os reconhecimentos feitos tenham bom conteúdo, e possam, de forma efetiva, causar um impacto – positivo e significativo – na comunidade. Diversos guias e textos foram elaborados, e discussões foram feitas sobre o que são bons reconhecimentos e o que não são. Nosso foco hoje não é falar sobre isso. Hoje queremos usar o Exemplar em nosso favor, para crescer, melhorar e ajudar nossos pares a melhorar.

Extraindo o melhor do Programa Exemplar

O Programa de Juízes e Juízas desenvolve-se de maneira bastante orgânica: pessoas conhecem o jogo, entram em contato com o trabalho de juízes, desenvolvem interesse, entram para o Programa, desenvolvem-se, saem… E o ciclo se repete, quase que diariamente.

Ainda que exista uma certa organização e diretrizes dentro do programa que definam os níveis, suas habilidades, etc, o crescimento das pessoas dentro deste Programa se dá pelas próprias pessoas, e o que chamamos de “pares”. Pares são juízes e juízas, somos nós mesmos.

Dentro do Programa, todos somos responsáveis por colaborar com o desenvolvimento e crescimento uns dos outros. Alguns fazem isso em forma de produção de artigos, outros coordenam projetos, outros coordenam iniciativas, outros participam de projetos ou iniciativas, outros dão feedback, conselhos, outros procuram manter uma atitude e agenda positiva perante problemas e dificuldades, etc, etc. No final das contas o Programa de Juízes tornou-se bom em se tornar melhor, em se adaptar e aprender com as dificuldades e desafios.

Lendo reconhecimentos

O Programa de Juízes é global. De acordo com o Judge Center somos mais de 7000 juízes e juízas em atividade no mundo. Conhecer todas estas pessoas é uma tarefa praticamente impossível. No entanto podemos aprender com várias delas: podemos ler seus artigos, podemos receber uma instrução em um torneio, podemos ter uma dúvida respondida em um canal, podemos observar seu comportamento durante um Grand Prix, podemos assistir uma semário, etc. Com o Programa Exemplar vamos além.

Para mim, uma das melhores coisas do Programa Exemplar, é poder passar algum tempo lendo os reconhecimentos feitos. Quando lemos estes reconhecimentos, nos conectamos com a essência do Programa Exemplar, nos conectamos com estas pessoas e com a forma com a qual elas de alguma maneira causaram um impacto na vida de outras. Isso nos possibilita desenvolver empatia e conhecer nossos pares de uma maneira que possivelmente não conhecíamos antes. Vale lembrar que o reconhecimento também nos coloca em contato com seu autor ou autora, e isto por si só nos ajuda a desenvolvermos mais nossa capacidade de observação e nos abrirmos para detalhes e fatos que antes poderiam passar desapercebidos.

Então minha primeira dica para extrair o melhor do Exemplar é ler reconhecimentos.

Identificando atitudes positivas

Através da publicação dos reconhecimentos, somos capazes de entrar em contato com algo de bom feito por alguém. Com isso podemos realmente aprender algo novo, ou reconhecer alguém como uma pessoa que pode nos ensinar algo. Nem todos os reconhecimentos, no entanto, são tão transparentes. É possível que algumas das ações tenham ocorrido em um contexto específico e isso não tenha ficado tão explícito quando transcrito, por isso precisamos ler estes reconhecimentos buscando identificar as atitudes positivas e exemplares.

Quando olhamos e procuramos com atenção, podemos aprender que uma pessoa em específico possui habilidades incríveis para dar feedbacks. Que outra pessoa possui conhecimentos bastante precisos e sólidos sobre algum ponto das regras ou procedimentos e foi capaz de ajudar em um momento crítico de um torneio. É possível descobrir que uma pessoa tem excelentes skills para auxiliar candidatos em seus estudos e preparação de avanço de nível. Há uma pletora de atitudes positivas no meio dos reconhecimentos, por isso devemos entrar em contato com o maior número de reconhecimentos que pudermos.

Uma vez que tenhamos identificado atitudes positivas nos reconhecimentos, precisamos passar a incorporar estas atitudes e levá-las para o máximo de ocasiões possíveis que pudermos. É o momento de nos inspirarmos por elas.

Emulando atitudes positivas

Esta é sem dúvida uma parte fundamental para que o Programa Exemplar consiga atingir seu objetivo desejado. O grande objetivo de reconhecer publicamente uma atitude, ação, iniciastiva, etc, é permitir que isto inspire e motive outras pessoas a emular este comportamento. Mas na prática como fazer isso?

Primeiro precisamos entender que não devemos tentar copiar as ações. Geralmente possuem um contexto mais amplo do que aquilo que está retratado no reconhecimento, e por isso é difícil fazer uma cópia “as is” das mesmas. O que precisamos tentar fazer é emular estas ações, nos esforçarmos para chegar a um mesmo objetivo.

Abaixo vemos alguns reconhecimentos reais, e vamos analisar o cerne destas atitudes, para que possamos buscar emulá-las de maneira positiva:

você é exemplar pois desde que começou o sistema de PPTQs, você tem se esforçado para fazer mentorship nos eventos que você participa. Sempre incluindo ao menos um juiz N1 com pouca experiência nestes torneios e mostrando à esses juízes como seriam os procedimentos de arbitragem (naquela escala) e como isso seria aplicado em eventos maiores.

Aqui vemos que o esforço de um juiz Níve 2 em instruir e preparar juízes e juízas de nível 1 é algo valioso. E este é um comportamento que podemos emular, mesmo que não sejamos níveis 2 ou 3. Todos nós podemos realizar trabalhos e atividades que visam desenvolver juízes e juízas, seja durante torneios, seja interagindo nos canais de comunicação, etc. Neste reconhecimento o importante não é o meio (torneios PPTQ) mas sim o fim (mentoria e ensino de juízes e juízas menos experientes).

você fez um excelente trabalho na Página de Dúvidas, auxiliando jogadores ao responder de forma ágil suas questões e a todos que participaram do projeto. Suas idéias colaboraram de forma significativa para o desenvolvimento da equipe, e pude aprender muito ao trabalhar contigo. Muito obrigado!

Aqui temos um reconhecimento por um trabalho realizado na Página de Dúvidas do Facebook. Este reconhecimento foi feito para um Nível 1. Uma maneira de emular este comportamento não seria apenas fazendo parte do projeto da Página de Dúvidas, mas sim atuando de maneira ativa e colaborativa de algum projeto e/ou iniciativa. Esta pessoa dedicou uma parte do seu tempo não apenas para responder dúvidas, mas para colaborar para o sucesso do projeto, para aproximar a comunidade de jogadores e jogadoras da comunidade de juízes.

Existem alguns outros casos, no entanto, em que possivelmente precisaremos ir um pouco além para conseguirmos emular um comportamento ou ação.

gostei da maneira que lidou com a desqualificação em uma loja nova. Firme, mas não deixando de dar suporte a todos os jogadores que ficaram assustados com o torneio competitivo. O esforço neste sentido, de que os jogadores precisam nos ver como amigos no local ajudando mais do que carrascos, é muito importante.

Neste caso, percebemos que um juiz fez um bom trabalho durante um processo de desqualificação. Possivelmente agindo de forma educada, calma, ponderada, etc. Para entender melhor o que aconteceu e emular melhor este tipo de comportamento, podemos conversar melhor com as partes envolvidas, e podemos aprender um pouco mais sobre isso, e então quando nos depararmos com situações semelhantes, podemos nos lembrar desta lição aprendida.

Existem diversas outras formas de fazermos algo que inspire outras pessoas

gostaria de te reconhecer por sempre trazer luz à comunidade quando há alguma situação mais complexa de regras. Sabemos que podemos sempre confiar em você, e você é um exemplo de conhecimento das regras abrangentes! 🙂

Aqui vemos claramente como o conhecimento técnico de um juiz é algo exemplar. Este juiz passou a se tornar uma palavra na qual todas as outras pessoas podem se apoiar e confiar, e esta dedicação aos estudos (algo que por muitas vezes é feito de maneira solitária) acaba por se mostrar de grande valor e necessidade para a comunidade.

Conclusão

Existem diversas formas de desempenharmos um papel significativo e impactante em nossa comunidade, isso pode ser feito de maneiras diferentes como pudemos observar em alguns poucos exemplos acima. A cada wave do Programa Exemplar temos a chance de melhorar com juízes e juízas de todo o mundo, para que em um futuro próximo possamos também causar um impacto na vida de alguém.

O Exemplar entrega o que há de melhor dentro do Programa – a possibilidade de aprendermos e crescermos com nossos pares. Observar de forma atenta e aberta estes reconhecimentos, é sem dúvida alguma uma forma incrível de absorvê-los e de estar em contato com eles. Se você ainda tem dúvidas, abra o Judge Apps e leia alguns reconhecimentos feitos para outras pessoas, tenho certeza de que você vai se surpreender com o quanto será possível aprender e absorver.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.