Magic Judge Monthly: Janeiro de 2017

Caros Juízes,

Sejam bem vindos à nova edição da vossa magazine favorita para o juiz ocupado! Fiquem a par de tudo o que aconteceu no mês passado, tal como o regresso da Knowledge Pool (blog) e algo pouco usual, mas útil: procedimentos de evacuação em eventos de grandes proporções.

E esperemos que tenham tido um bom dia de São Valentim,

A equipa do MJM <3


Importantnull

Atualizações nos Documentos de Desqualificação

Se nunca tiveste que desqualificar um jogador nos teus eventos, considera-te com sorte. Se és novo no processo e queres rever os documentos antes de seres posto à prova, ou se queres ver as atualizações de Janeiro, verifica este link.  

Atualizações à Conduta de Juízes

O código dos Juízes de Magic foi atualizado! Se queres ver uma breve descrição das alterações, o Sean Catanese compilou a atualização e discute brevemente as alterações nos membros do comité neste artigo.

Divisão da América Latina – Região Espanhola

A região espanhola foi dividida! A partir de 1 de Abril, a região que continha desde a fronteira norte do México até ao extremo sul da América do Sul, será dividida em duas.  Para um mapa colorido das duas novas regiões e uma explicação do porquê da divisão, verifica aqui.

Organograma dos Projetos de Juízes 2017

Interessado em nova arte para pendurar, mas não tens ideia do que afixar nas tuas paredes vazias?  Chegou na altura certa a Tabela Organizacional Global dos Projectos de Juízes, completa com imagens dos teus juízes favoritos nos seus programas correspondentes.  A tabela pode ser descarregada deste artigo e indica links úteis para os juízes e programas lá mencionados.

Destaques do Exemplar e Nova Série de Artigos

O coordenador do Programa de Juízes Exemplares, Bryan Prillaman escreveu uma revisão de 2016 e as suas expectativas para o ano de 2017. Adicionalmente, a Nicolette Apraez tem um novo projecto relacionado com o programa Exemplar que se foca em destacar reconhecimentos bem escritos. Podes ver o artigo e as reviews em destaque da Onda 7 aqui.

Important

Artigos de Juiz e Posts do Blog de Janeiro de 2017

  1. Artigos: Anunciando a Classe de Inverno de 2017, Blogs de Juízes – uma revisão do ano de 2016, Self-Reviews: Colocando as questões certas, Gestão dos Side Events de Domingo – Panorâmica dos Papeis, O fim da ronda por zona, Self-Reviews: Razões e Soluções, Jogando vs. Arbitrando
  2. Conferências de Juízes: A regra de não-distracção, Políticas de Conferências – Atualização de Janeiro de 2017! e Contando Histórias 1: O Herói
  3. Battlefield Forge: Head Judging um PPTQ de Standard com Veículos e Energia, Open SCG de Modern de Milwaukee, PPTQ Nashville @ Neutral Grounds Centris Walk, Olhando para o Vessel of Nascency em Standard: Um relatório do PPTQ Nashville @ Neutral Grounds – Glorietta e Um conto com dois dias: SCG Knoxville
  4. Guias de Viagem para GP: PT Dublin 2017, GP Porto Alegre 2017 e GP Brisbane 2017
  5. What’s Up, Docs: Gerindo desacordo nos totais de vida, parte 2: Invisível e Filosofia do tempo dos Feature Matches de Premiere Events
  6. O Feedback Loop: Introdução ao Coaching, Fazendo coaching a um Mentor, Feedbag #10: TOtal Recall, O meu Coach favorito e Focando o Feedback
  7. Outros blogs e streams: O Fazendeiro Élfico, Blog de Juízes Apenas um Pouco de Notícias, Conversa de Juízes, Conselhos de Regras de Magic, Um Mundo de Magic, Gráfico de Erro de Card Oculto, Gráfico de procedimento para Habilidade Desencadeada Esquecida e Blog dos Coordenadores do Programa
  8. Aether Revolt: Notas de Lançamento para Two-Headed Giant e Magic em Dez – Notas de Prerelease para Aether Revolt e Notas de Lançamento para Aether Revolt  e Mudanças de Política para Aether Revolt

Pode encontrar mais Blogs de Juízes no Portal de Blogs

Caso gostasses de discutir um artigo, visita o nosso Forum de Juízes. Não te esqueças de visitar regularmente o nosso Blog de Juízes.

Judgecast  

Knowledge Pool


Important

Feliz Aniversário! Janeiro de 2017

A primeira onda de aniversários de 2017 chegou e está carregada com cinco destaques para Thomas Ralph, Matt Sauers, Mitja Bosnič, Jurgen Baert, e Toby Elliot. Dá uma olhada no post e vê se tens um amigo ou dois para felicitar!

Juiz da Semana de Janeiro de 2017

À Procura de Juízes que se Sintam Deixados Para Trás pelo Exemplar

No mês passado, visitámos uma thread que abordava os desafios relacionados com o reconhecimento de juízes em relativo isolamento geográfico. Nós revisitamos essas preocupações este mês, transmitindo a toda a gente a sua importância.

Ajudar o Programa de Juízes

O Russell Deutsch perguntou-se o que mais poderia fazer pelo programa que fosse exactamente do seu estilo. Se já fizeste essa pergunta a ti próprio numa situação semelhante, esta thread que ele começou pode valer cinco minutos do teu tempo.

Procedimentos de Evacuação

Como juízes, estamos envolvidos em eventos nos quais participam imensos jogadores – multidões muito grandes são comuns. Apesar de não ser normal, a possibilidade de ser necessária uma evacuação durante um torneio é real. Este foi o tópico de uma thread começada pelo Michael Chamberlain.


Important

Perguntas colocadas durante o mês de Janeiro e uma Resposta [O]ficial, só para ti!

1. Eu dou dano num jogador com um Grim Flayer. Eu escolho pôr um Progenitus no cemitério e as outras duas cartas no topo do meu grimório. As duas cartas ficam no topo do meu grimório, ou são baralhadas com o resto?

A: As outras duas cartas não vão acabar baralhadas no resto do teu grimório, e vão em vez disso acabar no topo na ordem que escolheres.

A habilidade do Grim Flayer diz-te que podes colocar qualquer número de cartas que estás a ver no teu cemitério e o resto no topo do grimório em qualquer ordem. O efeito de substituição do Progenitus altera essa instrução, por isso agora está-te a dizer para baralhares o Progenitus no teu grimório e colocares o resto das cartas vistas no topo em qualquer ordem. Enquanto as cartas estão tecnicamente no grimório no momento em que ele está a ser baralhado, tu consegues fazer isto mantendo-as separadas de lado enquanto baralhas, e colocando-as no topo depois de teres terminado, tal como é feito com cartas como o Enlightened Tutor e o Lim-Dûl’s Vault.

Respondido por Callum Milne


2. “Se for dado dano letal ao Exquisite Archangel ao mesmo tempo que tu recebes dano letal, isso leva a tua vida total a 0 ou menos, e aí o efeito aplica-se e a tua vida total torna-se a tua vida total inicial. Tu escolhes se o Exquisite Archangel é movido para o exílio ou para o teu cemitério.” Porque é que podes escolher? Que regras se aplicam aqui?

A: Isso é coberto por esta regra:

400.6. Se um objecto seria movido de uma zona para outra, determine qual evento está movendo o objecto. Se o objecto está sendo movido para uma zona pública, o seu dono é capaz de observar quaisquer habilidades que afectariam essa movimentação. Se o objecto se move para o campo de batalha, cada jogador capaz de vê-lo naquela zona também o faz. Depois quaisquer efeitos de substituição, sejam eles provenientes daquele objecto ou de qualquer outro lugar, são aplicados a esse evento. Se quaisquer efeitos ou regras tentam fazer duas ou mais coisas contraditórias ou mutuamente exclusivas a um determinado objecto, o controlador do objecto – ou o seu dono se ele não tiver um controlador – escolhe qual efeito é aplicado e o que esse efeito faz (note-se que ocorrências múltiplas da mesma coisa podem ser mutuamente exclusivas, por exemplo, dois efeitos de “destruição”). Só então o evento move o objecto.

Quando as acções baseadas no estado são verificadas, existem duas coisas a tentar mover o Exquisite Archangel: está a tentar mover-se para o exílio porque irias perder o jogo, e está a tentar mover-se para o cemitério porque tem dano letal marcado nela. O controlador do Archangel pode escolher qual o efeito que se aplica e o local para onde a carta vai ser movida, por isso o controlador escolhe se a carta vai para o exílio ou para o cemitério.

Respondido por Nathan Long


3. Antigamente, era legal fazer 3-pilhas no double nickel pile shuffle do oponente para que ele não tivesse terrenos. No entanto, com a nova mudança, quando um jogador baralha em pilha duas vezes, ele está a quebrar uma regra. Não chamar um juiz nesta situação, sabendo que tenho de o fazer, e batota. Assim, se assistirmos a esta situação, ela acaba por terminar numa DQ dupla após investigação. Isto está correto?

R: Se estás apenas a baralhar em pilha duas vezes, talvez por ter sido isso que te ensinaram, é um daqueles (famosos mas inexistentes) Tournament Error – Other things. Ou, nem sequer é uma infracção; apenas educamos os jogadores e dizemos para não voltarem a fazer isso.

Se a tua intenção é ordenar o baralho, isso é Manipulação de Cards – uma forma de Batota.

A situação que descreves está ok, mas nós não tornamos ilegal baralhar em pilha 3 vezes o baralho do oponente para tu teres a certeza que nada de estranho acontece. Nós tornamos ilegal baralhar em pilha mais do que uma vez por jogo, que é o que é preciso para conseguir o mana weave (aquele double nickel, e os seus primos).

Respondido por Scott Marshall


4. Um jogador pega em 4 cards acidentalmente enquanto resolve um Ponder. Qual é a infracção e qual a solução apropriada?

R: Isto é HCE. Os cards que vês para o Ponder são, de facto, um conjunto (no sentido da definição de HCE), e adicionar um card(s) a mais a esse conjunto fica dentro de HCE. Revelas o conjunto, escolhes uma carta a ser devolvida à zona correta (neste caso, o baralho), depois terminas de resolver correctamente o Ponder com os outros 3 cards.

Respondido por Scott Marshall


5. Digamos que eu abro a minha mão no jogo 1 com duas cartas de sideboard lá. O juiz devolve essas duas cartas ao sideboard e agora eu tenho 5 cartas na mão. Posso fazer mulligan? Se sim, posso fazer mulligan a 6 (7-1) ou a 4 (5-1)?

R: Se, como discutido no recente cenário KP, os cards de sideboard cards duplicarem um ou mais cards do main deck, o downgrade para Warning não se aplica, e isto seria apenas uma perda de jogo – logo, mulligan deixa de ser relevante.

No entanto, se aplicarmos o downgrade, agora temos uma mão inicial de 5; os dois cards de sideboard (e quaisquer outros no baralho) deixam de existir. Isto tem duas ramificações:

  1. a) se escolheres fazer mulligan, vais fazer mulligan para menos um card do teu atual conjunto de cards na mão – neste exemplo, para 4.  
  2. b) se escolheres não fazer mulligan, podes na mesma fazer “scry” (CR 103.4 não lhe chama exatamente isso; num tópico relacionado, Florian referiu-se a essa situação como “Vancouver Scry”, visto ter tido origem no Pro Tour Vancouver, Agosto de 2015), porque a tua mão inicial é menor do que os 7 que originalmente tinhas.

Bónus! Andrew conjura Harnessed Lightning tendo como alvo o Reflector Mage de Nicole. Em resposta, ela sacrifica o Selfless Spirit dando Indestrutível ao Mage. Ao resolver o Harnessed Lightning, Andrew apenas o coloca no cemitério, ele não anuncia verbalmente ganhar 3 de energia nem gastar alguma da energia no Lightning. O que fazes como Juiz que está a observar o jogo?

R: Não interferimos. A e N chegaram a um estado de jogo legal, com o qual ambos estão satisfeitos; Interferir neste ponto seria “ajudar” A. Deixa-os sozinhos.

Respondido por Scott Marshall.  Discussão original.

cards Harnessed Lightning  Reflector Mage Selfless Spirit



Important

Encontrar Eventos Sancionados no WER

Temos um tópico de fórum muito útil para ti, se eventualmente te encontrares numa situação onde estás a arbitrar um evento numa loja na qual estás a cooperar pela primeira vez, e a pessoa que conhece os detalhes de login do WER não está por perto.

Prerelease com menos de 8 jogadores

Podes executar um evento de Prerelease com menos de 8 jogadores? A resposta curta é ‘não’, porém também há uma resposta mais elaborada!

Executar Torneios em Notecards

Há um tópico de fórum muito bom, esboçando todos os prós e contras de executar um torneio exclusivamente por meio de notecards. Para todos os detalhes relacionados com a existência de um algoritmo de emparelhamento adequado e sugestões engenhosas de como conduzir este procedimento com êxito, lê mais aqui.

Legalidade de Cards Colados

Gostaríamos de chamar a atenção para um tópico sobre a legalidade de cards rasgados que foram posteriormente colados para serem usados num torneio sancionado. Lê mais sobre todas as áreas cinzentas em torno do assunto, e o debate sobre quando o seu uso deve ser considerado aceitável e quando não. Adicionando um pouco mais de tempero ao debate é a proposição de que esses cards não podem ser substituídos, como é o caso das Power Nine!

Documento de Informação para Vencedores de PPTQ

Kaylee Mullins escreveu este documento extremamente útil direcionado a vencedores de PPTQ. Nós dizemos, excelente trabalho! Lê mais no tópico de fórum relevante.

Software de Relógio

O que temos para ti neste tópico, é uma variedade de sugestões sobre possíveis softwares de relógio que podem ser usados para contabilizar o tempo em torneios. Aproveita!


Important

Descobre quais as Conferências de Juízes, Grand Prix e SCG Opens que têm posições disponíveis! Ainda tens tempo para te candidatares ao Grand Prix Montreal 2017, À 7ª Conferência Anual de Juízes BeNeLux e à Conferência do Sul da Inglaterra UKISA.

Consulta as Solicitações para Grand Prix e Pessoas Selecionadas para mais detalhes em torneios individuais.

Projetos públicos tais como: Projeto Panda, Equipa de Formação a Apresentadores, Inquéritos a JogadoresTutor MísticoTradução MJMConquistas de JuízesFlash CardsDiretrizes e Políticas de Conferência e outros estão à procura de ajuda.

Se quiseres obter mais da tua experiência como Juiz e de ajudar a comunidade, inscreve-te em algo que te interesse!

Traduzido por Diogo Santos, Nuno Falcão e Cunha, Inês Aguiar Branco e Nuno Ribeiro.