A arte da mudança de alvos

Vinicius Quaiato, L2, Transmutador de Alvos

Vinicius Quaiato, L2, Transmutador de Alvos

Alvos são, com um certo grau de certeza, uma das coisas mais importantes nos jogos de Magic. São os alvos que determinam, muitas vezes, sobre o que uma mágica ou habilidade realizará seu efeito. Alvos podem ser jogadores, criaturas, cards ou outros tipos de permanentes como encantamentos, planeswalkers, terrenos, etc.

Alvos são escolhidos no momento em que uma mágica ou habilidade é colocada na pilha. O que fazer, no entanto, quando um efeito permite que estes alvos sejam alterados?

Existem alguns tipos de efeitos que permitem a mudança de alvos, e entender como resolver essas mudanças vai depender de como estiver escrita a habilidade.

Escolha novos alvos / Choose new targets

Este é possivelmente o cenário mais simples para a mudança de alvos, pois ele basicamente permite que um novo alvo seja escolhido para uma mágica ou habilidade. Além disso, este tipo de efeito permite que os alvos sejam mantidos como estão, sem a obrigatoriedade de escolher novos alvos. Vejamos o seguinte cenário:

Ágata conjura Molten Rain tendo como alvo uma Tundra de Natalie, que responde conjurando Redirect e mudando o alvo de Molten Rain para uma Sacred Foundry de Ágata.

Como Molten Rain possui apenas um único alvo, ele é alterado conforme Redirect resolve. E se a mágica possuísse mais de um alvo?

Ágata conjura Arc Lightning tendo como alvo três tokens de espírito 1/1 de Natalie. Em resposta, Natalie conjura Redirect, e muda os 3 alvos do Arc Lightning para três tokens de goblins de Ágata.

Importante: Não é possível alterar a quantidade de alvos. Como Arc Lightning está na pilha com três alvos, então esta é uma mágica que possui três alvos. Caso não houvessem 3 outras criaturas para que Natalie alterasse os alvos, então alguns dos alvos originais permaneceriam.

Importante 2: Como Arc Lightning possui apenas uma ocorrência da palavra alvo não é possível escolher uma mesma criatura mais de uma vez caso Arc Lightning já esteja na pilha com mais de um alvo (veja mais na seção sobre Spellskite no final do artigo).

http://blogs.magicjudges.org/rules/cr114/#6d

114.6d Se um efeito permite que um jogador “escolha novos alvos” para uma mágica ou habilidade, o jogador pode deixar qualquer quantidade de alvos inalterados, mesmo que esses alvos sejam inválidos. Se o jogador escolher mudar algum ou todos os alvos, os novos alvos devem ser válidos e não podem fazer com que qualquer alvo inalterado torne-se inválido.

Mude o alvo / Change the target

Vamos agora ver um cenário o alvo de uma mágica ou habilidade é alterado. Notem que, diferentemente do efeito anterior, aqui é obrigatória a mudança de alvo para um novo alvo, caso ele exista.

Albert conjura Doom Blade tendo como alvo o Grizzly Bears de Nina. A única outra criatura em jogo é um White Knight.
Nina decide conjurar Swerve tendo como alvo Doom Blade. O que acontece?

De acordo com as regras:
http://blogs.magicjudges.org/rules/cr114/#6a

114.6a Se um efeito permite que um jogador “mude o(s) alvo(s)” de uma mágica ou habilidade, cada alvo pode ser mudado apenas para outro alvo válido. Se um alvo não pode ser mudado para outro alvo válido, o alvo original permanece inalterado, mesmo se o alvo original for inválido neste momento. Se todos os alvos não forem mudados para outros alvos válido, nenhum deles é mudado.

Como nenhuma das outras criaturas é um alvo válido para a mudança, então o alvo original permanece inalterado. Se houvesse uma outra criatura em campo, por exemplo um Tarmogoyf então o alvo obrigatoriamente deveria ser alterado para ele.

Observação: Neste tipo de habilidade a mudança de alvo é obrigatória caso existam outros alvos válidos.

Mude um alvo / Change a target

Vamos agora imaginar um cenário onde apenas um dos alvos de uma mágica ou habilidade com mais de um alvo é alterado.

Alastor controla um Thragtusk e conjura Blood Feud tendo como alvo seu Thragtusk e o Silverblade Paladin de Niena. Em resposta, Niena conjura Mizzium Meddler e muda um dos alvos do Blood Feud, fazendo com que seu Silverblade Paladin lute com seu Mizzium Meddler.

http://blogs.magicjudges.org/rules/cr114/#6b

114.6b Se um efeito permitir que um jogador “mude um alvo” de uma mágica ou habilidade, o processo descrito na regra 114.6a é seguido, exceto que somente um daqueles alvos pode ser mudado (em vez de todos eles ou nenhum deles).

Lembrando que se o novo alvo escolhido for inválido no momento da resolução da habilidade, então os alvos originais permanecem inalterados. Por exemplo se um Spellskite tentar puxar ambos os alvos para si, ou se o Spellskite já for um dos alvos, e tentar puxar o outro, então os alvos originais permanecerão inalterados. Isso por que Blood Feud diz another target creature, sendo assim uma mesma criatura não pode ser alvo duas vezes.

Observação: Neste tipo de habilidade a mudança de alvo é obrigatória caso existam outros alvos válidos.

Spellskite

Esta é uma das campeãs de dúvidas em torneios Modern, pois no geral as jogadoras/es e juízes/as desconhecem as três regras citadas acima, que atuam em conjunto com a regra de alvos:

http://blogs.magicjudges.org/rules/cr114/#3

114.3. O mesmo alvo não pode ser escolhido várias vezes para uma mesma ocorrência da palavra “alvo” em uma mágica ou habilidade. Se a mágica ou habilidade usa a palavra “alvo” em vários lugares, o mesmo objeto, jogador ou zona podem ser escolhidos uma vez para cada ocorrência da palavra “alvo” (desde que ele se encaixa nos critérios dos alvos). Esta regra
aplica-se quando se escolhe os alvos para uma mágica ou habilidade e quando se mudam os alvos ou se escolhe novos alvos para uma mágica ou habilidade (consulte a regra 114.6).

O que acontece quando uma mágica possui apenas uma ocorrência da palavra alvo mas possui mais de um alvo? Vejamos:

Ana conjura Fulgent Distraction e escolhe como alvo dois tokens de Espírito de Naomi, que em resposta ativa a habilidade do seu Spellskite duas vezes.
Embora ativar a habilidade do Spellskite seja permitido, quando elas resolverem, por conta da regra mencionada acima, apenas um dos alvos será alterado. Isto acontece pois um mesmo alvo não pode ser escolhido mais de uma vez para uma mesma ocorrência da palavra alvo, e como neste caso Fulgent Distraction possui apenas uma única ocorrência da palavra alvo então um dos tokens permanecerá como alvo.

Agora no seguine cenário:
Ana conjura Kolaghan’s Command escolhendo os modos Destrua o artefato alvo. e Comando de Kolaghan causa 2 pontos de dano à criatura ou ao jogador alvo. tendo como alvos o Spellskite e um Jace, Vryn’s Prodigy de Naomi, que responde ativando a habilidade do Spellskite e alterando o alvo do último modo do Comando para o Spellskite.

Neste caso o Spellskite será o alvo de ambos os modos do Comando, pois mesmo que seja uma única mágica os modos possuem duas ocorrências da palavra alvo, permitindo que um mesmo alvo seja escolhido mais de uma vez (uma para cada ocorrência).

Auras

É muito importante lembrar que mágicas de Aura possuem alvo. Uma permanente do tipo Aura não dá alvo em nada, mas quando a mágica de Aura está na pilha ela possui um alvo. Este alvo é definido por sua habilidade de encantar e como tal, é possível alterar este alvo seguindo as regras mencionadas anteriormente. Vamos ver uma situação:

Anita conjura Armor of Thorns tendo como alvo seu Tarmogoyf. Em resposta Nico conjura Redirect e troca o alvo de Armor of Thorns para seu token branco de Espírito.

Isto é possível pois a restrição de alvo de Armor of Thorns é criatura que não seja preta.

Se a única outra criatura em campo fosse preta, então não seria possível mudar o alvo de Armor of Thorns.

Conclusão

Alvos são um conceito fundamental em um jogo de Magic, compreender como funcionam é algo vital para o desenvolvimento de uma partida. A mudança de alvos é algo que, embora não seja comum em alguns formatos, gera muita confusão e dúvidas onde é mais frequente. Entender que basicamente 5 regras regem este tipo de interação é vital e fundamental para melhor conseguirmos atender e auxiliar jogadoras e jogadores durante torneios.

E aí, já domina a mudança de alvos? Deixe seus comentários abaixo 😉

Revisão: Tomás Paim

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.