Compilado Mensal-Fevereiro 2017

Olá pessoal, tudo bem? Segue o mês de Fevereiro para vocês e bons estudos.

  • Dúvida:Desautorizar na habilidade desencadeada de Coisa no Gelo com apenas um marcador. Como funciona?
    Resposta: Se você anular a habilidade, você não tira o marcador e Coisa no Gelo não transforma.
     

  • Dúvida:Rishkar, Renegado de Peema pode ser alvo de sua própria habilidade desencadeada duas vezes?
    Resposta: Não. Como diz até duas criaturas alvo, pode ser uma ou duas, não a mesma duas vezes.
     

  • Dúvida:A habilidade de Pária Voldaren é uma habilidade ativada? Transformar vai para a pilha? Posso responder ao sacrifício das 3 criaturas da Pária, por exemplo?
    Resposta: Sim, toda habilidade que tem ”custo: efeito” é uma habilidade ativada. Você pode responder a ela ser transformada, mas o custo de sacrificar já vai ter sido pago.
     

  • Dúvida:Um jogador pode fazer um Mecanotitã Torrencial, dar alvo em um Desautorizar e usar o Desautorizar dando alvo na habilidade do próprio Mecanotitã Torrencial?
    Resposta: Sim. A habilidade só cessa de existir quando terminar de resolver, e como a habilidade do Mecanotitã Torrencial conjura a mágica na sua resolução ao invés de dar a oportunidade de conjurar no futuro, o alvo do Desautorizar já vai ter sido dado.
     

  • Dúvida:Jogador fala ”Combate”, oponente responde com Demônio das Profundezas Ancião. Em qual fase está quando a habilidade resolver?
    Resposta: Entendemos que o jogo está na Etapa de Início de Combate, a não ser que o jogador não ativo tenha explicitado que conjurou na Fase Principal.
     

  • Dúvida:No fim do turno, o jogador comprou o quarto card com o segundo Visões Febris. Ele pode conjurar uma mágica e ficar com 3 cartas para não tomar o dano?
    Resposta: Não. A habilidade desencadeada é única e após a compra, se tiver 4 ou mais cartas, ele recebe o dano.
     

  • Dúvida:Início de combate, jogador ativo quer tripular Coração de Kiran, jogador não ativo quer virar Coração de Kiran com Armadilha Inescapável antes da declaração de atacantes. Isso é possível?
    Resposta: Sim. Após a resolução de Tripular, os jogadores receberão prioridade e o jogador não ativo pode usar a habilidade de Armadilha.
     

  • Dúvida:Durante um GameDay, um jogador tem duas Ilha Nevada no campo, uma na mão e mais 4 no grimório. Trocamos as ilhas nesse momento ou esperamos acabar o jogo? Existe alguma penalidade?
    Resposta: Não existe nenhuma penalidade, espere o jogador terminar seu jogo e troque por Ilha normais.
     

  • Dúvida:Eu tenho uma Balista Ambulante com 2 marcadores e 1 de dano atribuído. Posso segurar prioridade e remover os dois marcadores para ativar duas vezes a habilidade dela? Em que momento as SBA são checadas?
    Resposta: Não pode. Ao remover o primeiro marcador e terminar de ativar aquela habilidade, antes de receber prioridade novamente, as ações baseadas no estado(SBA) são checadas e a Balista morre.
     

  • Dúvida:Durante um GameDay, um jogador esquece de ganhar energia de Raio Domesticado. Ele deve adicioná-las?
    Resposta: Sempre opte pelo caminho menos disruptivo para o estado de jogo. Se não passou muito tempo e pouca coisa aconteceu, sim. Caso contrário, não.
     

  • Dúvida:Jogador A ataca com Pântano Sibilante e com Esfolador Macabro. Falta terreno no cemitério para ativar delírio. Pântano Sibilante recebe dano letal e Esfolador Macabro recebe 2 pontos de dano, Esfolador Macabro morre ou fica 4/4 antes?
    Resposta: Morre, todo o dano é causado ao mesmo tempo e as criaturas vão para o cemitério ao mesmo tempo.
     

  • Dúvida:A carta do topo do grimório de um jogador é revelada pelo vento de forma acidental, mas o dono da carta a quer no topo. O que fazer?
    Resposta: A não ser que ele tenha usado vidência ou conhecer a posição dela de algum modo, devemos embaralhar ela no grimório, pois o grimório deve ser aleatório.
     

  • Dúvida:Em um evento de REL Regular, Rishkar, Renegado de Peema enjoado gera mana para fazer Demônio Arruína-mente, que já coloca 4 cartas do topo no cemitério. Os jogadores percebem depois das cartas serem colocadas. Como proceder?
    Resposta: Volte os cards, embaralhe, volte Demônio Arruína-mente para a mão do jogador, desvire Rishkar, Renegado de Peema. Peça para os jogadores tomarem mais cuidado.
     

  • Dúvida:Em um evento de REL Regular, o jogador esquece de descartar na etapa de limpeza e fica com 8 cards na mão até o fim do turno do adversário. Como proceder?
    Resposta: Faça ele descartar no fim do turno do oponente, instrua o jogador a tomar mais cuidado.
     

  • Dúvida:Supressor de Mágicas com Fulgor Imolante exilado. Supressor morre e não se usa Fulgor, ele vai para o cemitério ou permanece exilado?
    Resposta: Fulgor Imolante permanece exilado.
     

  • Dúvida:Jogador ativo ataca com uma criatura, jogador não ativo pode tripular um veículo e bloquear?
    Resposta: Sim, após os atacantes serem declarados na etapa de declaração de atacantes os jogadores recebem prioridade.
     

  • Dúvida:Eu conjuro Mutação Espontânea em um veículo do meu oponente, no final do turno o encantamento permanece no veículo?
    Resposta: Não. Quando o veículo deixar de ser uma criatura, assim que as ações baseadas no estados(SBA) forem checadas, o encantamento será colocado no cemitério.
     

  • Dúvida:Um jogador controla duas Maravilha do Sistema Eteráulico, quando uma for para o cemitério devido a regra de lendas, ele ganha uma ou duas energias?
    Resposta: Duas. Maravilha desencadeia quando ela mesma é colocada no cemitério.
     

  • Dúvida:Vidente do Nó do Pensamento foi virado para tripular Carruagem do Agricultor. Em resposta, o outro jogador encantou Vidente com Mutação Espontânea, levando seu poder a 0. A Carruagem está tripulada?
    Resposta: Sim. Tripular 3 é um custo de ativação da habilidade e já foi pago.
     

  • Dúvida:Parasita de Sucata ataca e é destruído com Fulgor Imolante. Controlador do Parasita adiciona 1 mana preta com Torre da Indústria, ele tem como ainda no combate trazer Parasita de volta com essa mana?
    Resposta: Sim, se for antes do fim da etapa em que ela foi adicionada a reserva do jogador.
     

  • Dúvida:Um jogador conjura Especialidade de Baral, ele pode conjurar uma carta que foi devolvida para a sua mão no segundo efeito de Especialidade?
    Resposta: Sim. A mágica resolve na ordem em que seu texto está escrito, sendo assim o card já estará em sua mão quando ele for resolver a segunda parte da Especialidade.
     

  • Dúvida:Se o jogador tem Temporada da Multiplicação em campo e transforma uma Nissa, Vidente de Matavasta, ele coloca o dobro de marcadores nela?
    Resposta: Sim. Quando Nissa, Sábia Animista entrar em campo um efeito tentará colocar 3 marcadores de lealdade nela que serão substituídos pelo efeito de Temporada da Multiplicação fazendo que sejam colocados 6 marcadores de lealdade nela.
     

  • Dúvida:Mares em Expansão encantado em um Arvoredo Dríade. A Dríade continua sendo uma criatura?
    Resposta: Sim. Mares em Expansão apenas modifica o tipo de terreno de Arvoredo Dríade. Ela continua sendo uma criatura e do tipo dríade.
     

  • Dúvida:Em um evento de REL Competitivo, Guia Goblin ataca e a habilidade desencadeada é esquecida, mais de um turno depois os jogadores percebem o erro. Como proceder?
    Resposta: Como já se passou mais de 1 turno, a habilidade é ignorada. Como é um trigger prejudicial para seu controlador, o controlador do Guia Goblin recebe uma advertência.
     

  • Dúvida:Em um evento de REL Competitivo, se um jogador recebe um Game Loss por Tournament Error-Deck/Decklist Problem estando com bye na rodada. Como fica a aplicação da penalidade?
    Resposta: A penalidade deve ser aplicada na próxima rodada.
     

  • Dúvida:Eu controlo uma criatura que vai sair de fase encantada com uma aura, o que acontece?
    Resposta: Auras e Equipamentos anexados saem de fase junto com a criatura, depois voltam com ela.
     

  • Dúvida:Jogador com bye 2 pode se inscrever em outro GPT?
    Resposta: Sim, mas os byes não são cumulativos.
     

  • Dúvida:Constritora Sinuosa funciona com planeswalkers?
    Resposta: Não. Apenas afeta você, artefatos ou criaturas que você controla.
     

  • Dúvida:Jogador A conjura uma remoção dando alvo em uma criatura de Jogador B, em resposta, Jogador B coloca Kira, Grande Vitro-Fiandeiro na mesa. A habilidade de Kira desencadeia?
    Resposta: Não. A habilidade de Kira desencadeia quando uma criatura se torna alvo de uma mágica ou habilidade pela primeira vez, e nesse momento o alvo já foi dado.
     

  • Dúvida:Com dois Árbitro Leonino em jogo, um jogador conjura Metapaisagem. Ele precisa pagar para os dois Leoninos?
    Resposta: Sim. Cada Leonino coloca uma taxa separada e ambas precisam ser pagas.
     

  • Dúvida:Ao tentar gerar a última rodada de um torneio, o WER dá erro por já ter virado o dia. Como resolver?
    Resposta: Mude a data do computador para o dia anterior.
     

  • Dúvida:Habilidade de Casulo de Nascimento, sacrificando Simulacro Solene. A compra da habilidade de Simulacro Solene é antes ou depois de resolver a habilidade do Casulo?
    Resposta: Antes. A habilidade desencadeada de Simulacro resolve primeiro.
     

  • Dúvida:Em um evento de REL Regular jogador faz um mulligan a 6 e compra 7 cartas. Como proceder?
    Resposta: Embaralhe um card aleatório no grimório. O jogador pode continuar tomando decisões de mulligan.
     

  • Dúvida:Um jogador pode conjurar Facção Vendilion em resposta ao milagre para tirar o card da mão?
    Resposta: Sim. O milagre está na mão com a habilidade desencadeada na pilha.
     

  • Dúvida:Em um jogo de Commander eu tenho um Song of the Dryads encantando uma permanente de meu oponente e o general dele não tem verde. Gera mana incolor?
    Resposta: Não. Gera mana verde, a regra de produção de mana em Commander foi atualizada há algum tempo.
     

  • Dúvida:Jogador A controla Pacto da Sepultura e Assassino da Fortaleza. Ele ativa a habilidade do Assassino com alvo em uma criatura de Jogador B. Jogador pode escolher a mesma criatura que foi alvo de Assassino da Fortaleza para a habilidade desencadeada de Pacto da Sepultura?
    Resposta: Sim. A habilidade desencadeada de Pacto da Sepultura resolve primeiro e Jogador B pode escolher sacrificar a criatura que foi alvo da habilidade de Assassino da Fortaleza.
     

  • Dúvida:Jogador A controla Eidolon da Grande Festança e seu oponente conjura
    Conquistador da Toca da Corruíra pagando um custo adicional de 3. Ele toma dano?
    Resposta: Sim. Um custo adicional não afeta o custo de mana convertido de um card.
     

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.