Compilado Mensal-Janeiro 2017

Olá pessoal, tudo bem? Retomei o projeto do compilado mensal do Dúvidas Urgentes e nos próximos dias estarei postando o ano de 2017 completo e depois ele seguirá mensalmente.

  • Dúvida: Eu controlo um Memnarca e ativo sua segunda habilidade para ganhar o controle de uma Espada de Gelo e Fogo de meu oponente que está equipada no seu Tasigur, a Presa de Ouro, quando a habilidade resolver a Espada desequipa e muda de dono?
    Resposta: Quando a habilidade de Memnarca resolver, a Espada mudará de controlador mas não de dono, e continuará equipada em Tasigur, até que você ative a habilidade de Equipar e escolha outro alvo válido.
     

  • Dúvida: Eu ataco com Filhote Presalonga um Planeswalker controlado pelo meu oponente, quando ele causar dano nesse Planeswalker eu vou receber marcadores de energia?
    Resposta: Não, embora possamos redirecionar dano que não seja de combate que seria causado a jogadores em seus Planeswalkers, eles não são jogadores e por isso causar dano a eles com um Filhote Presalonga não desencadeia sua habilidade.
     

  • Dúvida: Meu oponente controla uma Orbe Tórpida, se eu conjurar meu Devastador Arconexo ele entrará com seu marcador da habilidade de modular?
    Resposta: Sim, modular é uma habilidade que representa duas habilidades, uma estática e outra desencadeada. A primeira é um efeito de substituição que faz o Devastador Arconexo entrar em jogo com 1 marcador +1/+1 e a segunda é uma habilidade desencadeada que diz: “quando essa criatura morrer, você pode colocar um marcador +1/+1 na criatura artefato alvo para cada marcador +1/+1 que essa criatura tiver”.
     

  • Dúvida: Meu oponente está me atacando com duas fichas de besta 3/3, posso bloquear uma delas no meu Moggs Confusos e outra na minha ficha de elemental 1/1, ou a habilidade do Moggs pede que ele faça um bloqueio duplo?
    Resposta: O seu bloqueio é válido, a habilidade do Moggs não exige que ele faça um bloqueio duplo em uma criatura e sim que pelo mesmo outra criatura tenha sido declarada bloqueadora junto com ele.
     

  • Dúvida: Eu escolho o alvo da habilidade de Facção Vendilion na hora que a habilidade vai para a pilha ou quando ela estiver resolvendo?
    Resposta: Todo alvo é definido na hora que a mágica ou habilidade vai para a pilha.
     

  • Dúvida: Eu crio uma cópia de um Cóptero do Contrabandista já tripulado de meu oponente, minha cópia já vai estar tripulada?
    Resposta: Não, estar tripulado não é um valor copiavel. Para saber mais sobre valores copiáveis veja a regra 706.2.
     

  • Dúvida: Em um jogo de Gigante de Duas Cabeças, eu posso atacar com meu Companheiro de Confiança se meu parceiro atacar com outra criatura?
    Resposta: Sim, Companheiro de Confiança precisa apenas ser declarado atacante com outra criatura.
     

  • Dúvida: Eu controlo um Arrastador de Sucata e no meu cemitério tem Mox de Opala e Fonte Icorídia. Se Arrastador de Sucata morrer, poderei voltar a Fonte Icorídia ou apenas a Mox de Opala?
    Resposta: Pode voltar a Fonte Icorídia. A tradução de Arrastador de Sucata pode levar a uma interpretação diferente, mas fazendo referência ao texto em inglês, não tem erro.
     

  • Dúvida: Eu conjuro uma Batalha na Ponte em uma criatura 2/1 de meu oponente pagando X=5, em reposta meu oponente conjura um Choque em sua própria criatura. Eu ainda ganho os 5 pontos de vida?
    Resposta: Não, Choque irá resolver e matar a criatura de seu oponente. Quando Batalha na Ponte for resolver, não terá mais nenhum alvo válido e será anulada.
     

  • Dúvida: Um jogador conhece o card do topo do seu grimório e conjura Elfos da Floresta. Ele pode optar por não fazer a busca para manter o topo de seu grimório?
    Resposta: Não, a busca é obrigatória. Ele pode não encontrar nada, mas terá que realizar a busca e consequentemente embaralhar seu grimório.
     

  • Dúvida: Um jogador controla um Aeroesquife e conjura uma Escultora de Sementes de Kujar. Ele pode tripular o Aeroesquife para escolhê-lo como alvo para a habilidade desencadada de Escultora de Sementes de Kujar?
    Resposta: Não, a habilidade requer um alvo para ser colocada na pilha. Assim, quando ela for desencadeada, o único alvo legal será a Escultora de Sementes de Kujar.
     

  • Dúvida: Um jogador possui 2 marcadores de energia, e conjura um Furioso do Cinturão Verde. Ele pode optar por não pagar na resolução da habilidade?
    Resposta: Não, o pagamento de 2 marcadores de energia é obrigatório. Ele não pode optar por não pagar para retornar o Furioso do Cinturão Verde sua mão.
     

  • Dúvida: Um jogador controla um Panarmônico e conjura um Anjo da Invenção. Ele pode escolher opções diferentes para as habilidades de Fabricar?
    Resposta: Sim, a escolha é feita na resolução, portanto a escolha não é copiada.
     

  • Dúvida: Eu controlo um Guardião do Tesouro, que morre no turno do meu oponente. Sua habilidade desencadeada revela um Ursos Cinzentos. Posso conjurá-lo no turno do meu oponente?
    Resposta: Apesar de não poder conjurar criaturas no turno de seu oponente, você pode conjurar uma criatura que foi revelada pela habilidade de Guardião do Tesouro no momento que ela resolver.
     

  • Dúvida: Um jogador conjura Rishkar, Renegado de Peema. Na resolução da habilidade, ele pode colocar os dois marcadores +1/+1 em Rishkar, Renegado de Peema?
    Resposta: Não. A habilidade coloca 1 marcador +1/+1 em até dois alvos diferentes, portanto você não pode escolher a mesma criatura para ganhar 2 marcadores.
     

  • Dúvida: Eu posso atacar com um Anjo Serra que está virado?
    Resposta: Apesar de Anjo Serra ter vigilância, isso não muda o fato que criaturas viradas não podem atacar.
     

  • Dúvida: Jogador A controla um Maníaco do Laboratório, possui 2 cards restantes no grimório e 2 de vida. Jogador B controla um Nekusar, the Mindrazer. Se o jogador A conjurar Novidades, ele ganhará o jogo?
    Resposta: Ele irá comprar os dois cards restantes do seu grimório, a habilidade de Nekusar, the Mindrazer irá desencadear duas vezes, e as ações baseadas-no-estado(SBA) serão checadas, o que fará com que jogador A ganhe o jogo pelo efeito do Maníaco do Laboratório.
     

  • Dúvida: Um jogador controla Mestre das Ondas, e usa nele a habilidade de Anjo da Restauração. As fichas de elemental morrerão na resolução da habilidade?
    Resposta: Não, ações baseadas-no-estado(SBA) não são checadas durante a resolução de uma habilidade, e quando ele retornar colocará mais fichas em jogo.
     

  • Dúvida: Agulha Medular impede a habilidade de O Ecúleo?
    Resposta: Não, a habilidade de O Ecúleo é desencadeada, e Agulha Medular não deixa habilidades ativadas do card nomeado serem usadas.
     

  • Dúvida: Meu oponente controla uma Lua Sangrenta, se eu jogar meu Pântano de Bojuka poderei exilar o cemitério dele?
    Resposta: Não, Pântano de Bojuka irá entrar em jogo virado e sem habilidades e por isso não poderá exilar o cemitério de seu oponente. (Obs: De acordo com a recente mudança nas regras agora seu Pântano de Bojuka irá entrar em jogo desvirado e sem habilidades).
     

  • Dúvida: Em um PPTQ Selado, um jogador pode fazer “pile counting” no deck de seu oponente antes da partida começar?
    Resposta: Sim, pode-se fazer uma vez no seu deck e no do oponente, mas lembre a ele que isso não é uma forma de embaralhamento válida.
     

  • Dúvida: Em um torneio de draft, um jogador abriu dois cards “valiosos” no mesmo booster. Ele pode sair do torneio e manter esses cards?
    Resposta: Sim, o jogador pode sair do torneio a qualquer hora. Nesse caso, ele irá levar todos os cards que já estiverem em sua reserva, o booster que acabou de abrir, e qualquer produto não aberto designado a ele.
     

  • Dúvida: Eu controlo um Desprezador de Mágicas que tem uma Declaração em Pedra exilada nele, meu oponente conjura um Desfazer Angustiado dando alvo no meu Desprezador de Mágicas, em resposta eu conjuro Fluxo de Essência tendo alvo meu Desprezador, posso exilar a Declaração novamente?
    Resposta: Não, não pode. Desprezador irá sair de campo e retornar durante a resolução de Fluxo de Essência o que fará que você tenha que resolver sua primeira habilidade antes de resolver a segunda que está exilando a Declaração em Pedra.
     

  • Dúvida: Eu tenho um card com arte alterada, posso usar em um evento de REL Regular?
    Resposta: Se não existir nenhuma marcação que possa identificar o card, possuir o nome e custo de mana será ok, porém a decisão final sobre cards com arte alterada é sempre do Juiz Mor do evento.
     

  • Dúvida: Meu oponente controla uma Lua Sangrenta, posso pagar dois pontos de vida para minha Cripta de Sangue entrar em jogo desvirada?
    Resposta: Sim.(Obs: com a mudança nas regras sua Cripta de Sangue entrará e jogo desvirada mesmo sem o pagamento de vida.).
     

  • Dúvida: Eu controlo Ursos Cinzentos encantado com Sombra de Hiena. Se meu oponente conjurar Édito de Chainer, a habilidade de Armadura de Totem protegerá minha criatura?
    Resposta: Não, Armadura de Totem protege apenas contra efeitos de destruição. Assim, se o Ursos Cinzentos for sacrificado, a habilidade não o protegerá.
     

  • Dúvida: Um jogador conjura Reviver Cadáver em um Personificador Astuto no seu cemitério, fazendo ele entrar como uma cópia de uma Propaganda. O que acontece?
    Resposta: A habilidade de encantar de Reviver Cadáver é em parte “encantar criatura …”. Assim, a aura será colocada no cemitério na próxima vez que ações baseadas no estado(SBA) forem checadas. Feito isso, o Personificador Astuto será sacrificado como parte do efeito de Reviver Cadáver, pois ele é ligado ao objeto que foi revivido, não necessariamente se ele continuou como criatura.
     

  • Dúvida: Como fazer para parear jogadores no WER em uma Liga?
    Resposta: Em uma liga, jogadores não são pareados. Eles jogam entre si e trazem o resultado, e você irá acrescentar os pontos correspondentes na aba JOGADORES, opção PONTOS DE LIGA.
     

  • Dúvida: Um jogador que já se classificou para um RPTQ nessa temporada pode jogar outro PPTQ?
    Resposta: Não, jogadores que já ganharam um PPTQ e já possuem a vaga para o RPTQ não podem participar de outro PPTQ na mesma temporada.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Regular um jogador começa com cards do side no deck, ele já utilizou o card há dois turnos, o que fazer?
    Resposta: Remova o card e coloque o card que deveria ser no lugar. Verifique por que ele usou cards da reserva em vez de chamar o juiz na hora que percebeu o erro.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Regular, um jogador conjura um Brigão Voltaico, mas esquece a habilidade desencadeada. Depois de dois turnos ele se lembra e chama um juiz. Como resolver?
    Resposta: Se o impacto no jogo não for muito grande, pode colocar a habilidade na pilha. Fica à critério do juiz. Lembre o jogador de ser mais cuidadoso.
     

  • Dúvida: Durante um evento selado, um jogador abriu um card cujo as costas vieram danificados e ele usa protetores transparentes como proceder?
    Resposta: Faça um proxy para ele e coloque ele para jogar para não atrasar o torneio, depois tente arrumar um card substituto ou protetores opacos para ele.
     

  • Dúvida: Como funciona a regra relacionada ao “Pile Shuffling”?
    Resposta: Ele é permitido uma vez antes de cada jogo, para contar os cards do deck. Ele não é uma forma suficiente de embaralhamento.
     

  • Dúvida: Quais os cards com errata no set de Kaladesh e Revolta do Éter?
    Resposta: Arrastador de Sucata e Implemento de Malícia.
     

    Agradecimento especial para Eduardo Siqueira pela enorme ajuda nas respostas e na formatação e a Leonardo da Luz por uma revisão rápida e impecável.

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.