Compilado Mensal-Novembro 2017

Olá pessoal, tudo bem? Segue o mês de Novembro para vocês e bons estudos.

  • Dúvida: Em um torneio de REL Regular, um espectador está interferindo nos jogos e dando palpites nas partidas. Já foi avisado para parar esse comportamento, mas continua. Qual o procedimento correto?

    Resposta: Inscreva-o no torneio e o desqualifique por Assistência Externa. Peça para que ele se retire da área de jogo.
     

  • Dúvida: Um jogador controla um Mensageiro de Bomat com 4 cards exilados, e outro com 2. Ele pode ativar as duas habilidades para colocar esses 6 cards em sua mão?

    Resposta: Sim, descartar a mão é um custo de ativação para a habilidade. Assim, ativando a primeira, mantendo prioridade e ativando a segunda, ele irá descartar a mão inicial, depois irá descartar nada, e na resolução das habilidades, colocará os cards exilados de face para baixo em sua mão.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Regular, um jogador passa seu turno com 8 cards na mão, esquecendo de descartar na fase de limpeza. No turno de seu oponente, após ter jogado Contramágica, se lembra e chama um juiz. Como resolver?

    Resposta: Faça com que ele descarte agora, e o lembre de ser mais cuidadoso.
     

  • Dúvida: Um jogador pode se recusar a procurar no seu deck com a ativação de Campo da Ruína, para não embaralhar seu deck?

    Resposta: Não. A habilidade de Campo da Ruína obriga os dois jogadores a procurarem em seus grimórios por um terreno básico. O máximo que esse jogador pode fazer é falhar em encontrar um terreno, mas terá que embaralhar seu deck mesmo assim.
     

  • Dúvida: Com um Condutor da Ruína no meu cemitério, posso gerar mana incolor com Lápide Corrompida?

    Resposta: Não, incolor não é uma cor, e não pode ser escolhido na resolução da habilidade de Lápide Corrompida.
     

  • Dúvida: Com uma Lua Sangrenta em campo, Arvoredo Dríade continua sendo criatura?

    Resposta: Sim, o efeito de Lua Sangrenta não altera os tipos do terreno. Assim, Arvoredo Dríade se torna uma Criatura Terreno – Montanha.
     

  • Dúvida: Uma Campeã do Raciocínio morre antes de sua habilidade resolver. Quantos cards seu controlador poderá comprar?

    Resposta: Nesse caso, utiliza-se a última informação conhecida. Se ela morreu com dano, ou efeitos de Destruição, pode comprar 2 cards. Caso seu poder tenha sido alterado, utiliza-se esse valor.
     

  • Dúvida: Jogador A controla Nahiri, a Anunciadora com 2 marcadores de lealdade e é atacada por Ursos Cinzentos. Antes do dano, esse jogador conjura Amuleto Boros, tornando suas permanentes indestrutíveis. O planeswalker ainda recebe o dano e perde marcadores de lealdade?

    Resposta: Sim, ser indestrutível não previne o dano que é causado. Assim, nessa situação Nahiri, a Anunciadora é colocada no cemitério, por ter 0 de marcadores de lealdade.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Competitivo, foi descoberto um card avulso, válido no formato, não listado na deck box de um jogador, durante uma checagem. Como proceder?

    Resposta: Normalmente, aplica-se um Game Loss por Deck Problem, já que durante a checagem o jogador já havia apresentado o deck para seu oponente. Porém, considere se este card tem potencial de uso no deck do jogador antes de fazer isso, pois se o card não é jogável em seu deck, ele não seria considerado como parte da reserva e, portanto, não teríamos um Deck Problem.
     

  • Dúvida: O custo convertido de Terminus conjurado pelo custo de milagre ainda é 6?

    Resposta: Sim, a habilidade de milagre não altera o custo convertido do card sendo conjurado.  

  • Dúvida: Em um torneio de REL Competitivo com streaming, os jogadores do Top 8 tem acesso a lista do deck de seus oponentes. Eles podem consultar essa lista durante os jogos?

    Resposta: Anotações feitas fora da partida não podem ser consultadas durante jogos. Os jogadores podem consultar as listas apenas entre jogos.
     

  • Dúvida: Jogador A controla um Ursos Cinzentos de jogador B. Jogador B conjura Tomadora de Reféns, exilando o Ursos Cinzentos. Quando a Tomadora de Reféns sair do campo de batalha, a criatura exilada volta para quem?

    Resposta: A habilidade de Tomadora de Reféns faz com que a criatura exilada sempre volte para seu dono, ou seja, o jogador B receberá o controle de seu Ursos Cinzentos.
     

  • Dúvida: Vizir das Muitas Faces morre como uma cópia de O Deus Escaravelho. Ele voltará para a mão de seu dono na próxima etapa final?

    Resposta: Sim, a habilidade é ligada ao objeto. Assim, a habilidade consegue “encontrar” o Vizir das Muitas Faces no cemitério, por ele ter sido o objeto que a criou.
     

  • Dúvida: Se um jogador já jogou um terreno no seu turno, ele pode jogar um terreno com a habilidade 0 de Nissa, Guardiã dos Elementos?

    Resposta: A habilidade de Nissa, Guardiã dos Elementos não faz o jogador jogar o terreno, apenas o coloca em campo. Portanto, ele pode colocar um terreno em campo com a habilidade.
     

  • Dúvida: Jogador A joga Tomadora de Reféns, tendo um Mecanotitã Torrencial controlado por seu oponente como alvo da habilidade. Com a habilidade na pilha, seu oponente conjura Gravar(Gravar/Memória), colocando a Tomadora de Reféns no grimório do jogador A. O que acontece com o Mecanotitã Torrencial?

    Resposta: Como a Tomadora de Reféns saiu do campo antes da habilidade resolver, a habilidade não tem efeito e o Mecanotitã Torrencial permanece como está.
     

  • Dúvida: Um Lobo Jovem manifestado morre. A habilidade de imortal acontece?

    Resposta: Não. O que morreu na verdade foi uma criatura 2/2 sem habilidades, o fato de ser um Lobo Jovem não tem diferença no resultado final.
     

  • Dúvida: Com Ferocidonte Enfurecido em campo, um jogador conjura Guarda de Honra de Tocatli. A habilidade do dinossauro desencadeia?

    Resposta: Não. Quando a habilidade iria desencadear, a Guarda de Honra de Tocatli já está em campo, e não deixa a habilidade acontecer.
     

  • Dúvida: Com a mudança de regras, qual a interação entre Lua Sangrenta e Bueiros de Vapor?

    Resposta: O terreno perde todas as habilidades enquanto entra em jogo, ou seja, entrará como uma Montanha, desvirado e sem a possibilidade de pagar 2 de vida.
     

  • Dúvida: Um jogador encantado com Esplendor Avassalador conjura Errante Medonho. Ele entra virado?

    Resposta: Não, os efeitos contínuos como o de Esplendor Avassalador afetam criaturas entrando em campo. Assim, ele entra como uma criatura 1/1 sem habilidades.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Competitivo, é encontrado uma Salva Incandescente não listada na deck box de um jogador de mono red durante uma checagem. Como proceder?

    Resposta: Penalidade padrão é dar um Game Loss para esse jogador por Deck Problem, sendo que esse upgrade foi efetuado visto que o jogador já havia apresentado seu deck ao oponente e o card pode ser jogado em seu deck. Peça para o jogador guardá-lo em outro local.
     

  • Dúvida: Jogador A controla Caminho para Casa, e possui um Senhor do Vácuo encantado com Consciência Corrompida, sob o controle de seu oponente. O que acontece se a habilidade de Caminho para Casa for ativada?

    Resposta: Essas interações acontecem na Camada 2, de efeitos de controle. Assim, efeitos posteriores sobrescrevem os existentes, e o Senhor do Vácuo, apesar de continuar encantado, volta para o controle de seu dono.
     

  • Dúvida: Um jogador que conjurou Proteção de Teferi pode ser atacado por um Elfo Brilhante e receber marcadores de veneno?

    Resposta: Ele pode ser atacado e pode receber marcadores de veneno, porém todo o dano que seria causado a ele é prevenido, portanto um Elfo Brilhante não conseguiria dar marcadores de veneno para esse jogador.
     

  • Dúvida: Em um torneio moderno de REL Regular, um jogador pegou um deck emprestado, sem perceber que estava jogando com uma carta ilegal (True-Name Nemesis). O erro foi percebido depois de uma partida. O que fazer?

    Resposta: Mantêm o resultado da partida, oriente o jogador a sempre verificar se o deck é válido para um torneio, e conserte o deck até a próxima partida
     

  • Dúvida: Jogador A ataca com Raptor Maxilácero e jogador B bloqueia com 3 tokens de Vampiro. Quantas cartas Jogador A compra?

    Resposta: Todo o dano de combate é causado ao mesmo tempo. Assim, o Raptor Maxilácero recebe uma instância de dano, e seu controlador compra um card.
     

  • Dúvida: Existem duas Tomadora de Reféns e um Ursos Cinzentos no cemitério do jogador A, que conjura Morte Viva. Ele terá alvos para as habilidades?

    Resposta: Apesar de todas as criaturas entrarem ao mesmo tempo, a habilidade de Tomadora de Reféns desencadeia quando elas já estão em campo. Assim, cada habilidade terá o Ursos Cinzentos e a outra Tomadora de Reféns como alvo válido.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Competitivo, um jogador registrou uma lista com 56 cards, e isso foi descoberto depois de 2 jogos. Ao verificar seu deck, ele está jogando com apenas 56 cards. Qual a punição e como resolver?

    Resposta: Esse é um Tournament Error — Decklist Problem, e a penalidade é um Game Loss na próxima rodada. Para consertar o deck, utilize qualquer combinação de terrenos básicos que o jogador preferir até que seu deck possua 60 cards. Altere a decklist para refletir essa mudança.
     

  • Dúvida: Qual efeito prevalece entre Lua Sangrenta e Mares em Expansão?

    Resposta: Se o terreno for não-básico, prevalece o que entrou no campo por último.
     

  • Dúvida: Um jogador esqueceu de devolver O Deus Escaravelho para sua mão com a sua habilidade. Como resolver?

    Resposta: Como é uma habilidade de mudança de zona, ela tem que ser resolvida. O oponente escolhe se ela será colocada na pilha na próxima vez que um jogador receberia prioridade ou na próxima fase.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Confronto Épico sem ter uma criatura que não controla em campo. O que acontece?

    Resposta: Não tem alvos legais para a mágica durante a conjuração, então o estado de jogo é revertido para logo antes da tentativa de conjuração.
     

  • Dúvida: No top 8, o vencedor da partida entre o 1° e 8° colocado joga contra quem na próxima partida?

    Resposta: Segundo MTR 10.4, o vencedor da partida entre o 1° e 8° colocado joga contra o vencedor entre 4° e 5°
     

  • Dúvida: Um jogador pode conjurar Memória(Gravar/Memória) de seu cemitério com a habilidade de Mecanotitã Torrencial?

    Resposta: Sim, Gravar/Memória é uma mágica instantânea feitiço no cemitério, portanto pode ser alvo da habilidade, e segundo as regras de cards duplos, o jogador escolhe a metade sendo conjurada.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Competitivo, um jogador começou o primeiro jogo de uma partida com cards da reserva no deck, e chamou um juiz. O que fazer?

    Resposta: Normalmente, a penalidade é um Game Loss, mas como foi o próprio jogador que chamou um juiz, ele recebe apenas um Warning. Faça com que o deck seja válido, tirando os cards da reserva, e force o jogador a fazer um Mulligan.
     

  • Dúvida: Um jogador conjura Comando Críptico para comprar um card e retornar um Ursos Cinzentos para a mão de seu dono. Em resposta, seu oponente usa um Raio no Ursos Cinzentos. O jogador ainda compra um card na resolução de Comando Críptico?

    Resposta: Não, pois ela perderá todos os alvos e será anulada pelas regras.
     

  • Dúvida: Como funciona a interação entre Trinisfera e Desmembrar?

    Resposta: Trinisfera obriga o jogador a pagar 3 manas para conjurar uma mágica. Assim, ele precisa pagar {1BB}, ou 2 de vida e {2B}, ou {3} e 4 de vida.
     

  • Dúvida: Com uma Lua Sangrenta em campo, Cidadela de Aço Negro continua sendo um artefato?

    Resposta: Sim, o efeito de Lua Sangrenta não altera os tipos do terreno, apenas os subtipos
     

  • Dúvida: Como funciona a mecânica de Escavação com um grimório vazio?

    Resposta: Em resumo, não funciona. Para retornar o card do cemitério para a mão de seu dono, é necessário colocar exatamente a quantidade pedida de cards do topo do grimório no cemitério. Como não tem cards no grimório, não é possível substituir a compra.
     

  • Dúvida: Qual a interação entre uma criatura equipada com Estandarte de Konda e Darksteel Mutation?

    Resposta: Estandarte de Konda só pode ser equipado à criaturas lendárias, e Darksteel Mutation remove os tipos da criatura encantada, porém Lendário é um supertipo e não é afetado pelo encantamento.
     

  • Dúvida: Com duas Ascendência Jeskai, se eu conjurar Raio, posso responder à uma das habilidades ativando a habilidade de Aves do Paraíso, após ter sido desvirada?

    Resposta: Sim, é uma habilidade desencadeada, que usa a pilha e pode ser respondida.
     

  • Dúvida: Jogador A controla um Portador da Glória. Jogador B conjura uma Tomadora de Reféns, exilando a criatura e logo em seguida a conjura. Em seu turno, jogador A conjura sua própria Tomadora de Reféns, tomando seu Portador da Glória novamente. Quando a tomadora do jogador A sair do jogo, quem recebe o controle do Portador da Glória?

    Resposta: A habilidade de Tomadora de Reféns sempre devolve a criatura exilada para seu dono, no caso Jogador A.
     

  • Dúvida: Qual o poder e resistência de uma cópia de Tarmogoyf criada pela habilidade de O Deus Escaravelho?

    Resposta: A habilidade de O Deus Escaravelho modifica o poder e resistência final que a cópia terá, fazendo com que a cópia de Tarmogoyf não tenha a habilidade de definição de característica. Portanto, a cópia será 4/4, independente do que existir em cemitérios.
     

  • Dúvida: Um jogador que conjurou Extração de Essência em um Ferocidonte Enfurecido ganhará vida?

    Resposta: Apesar da mágica marcar dano letal no dinossauro, as ações baseadas no estado não são checadas durante a resolução de uma mágica. Assim, Ferocidonte Enfurecido ainda está no campo de batalha no evento de ganho de vida, anulando-o.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Regular, um jogador conjura Delir em [card]Chain Lightning, um feitiço. O erro é percebido no turno seguinte, depois desse jogador conjurar Conhecimento Acumulado. Como resolver?

    Resposta: Tentar retornar ao estado de jogo anterior e consertar o erro seria muito disruptivo ao jogo, portanto deixe as coisas como estão e lembre ambos os jogadores que é responsabilidade dos dois respeitar as regras e manter o estado de jogo válido.
     

  • Dúvida: Se um oponente anula a habilidade ativada de O Deus Escaravelho a criatura alvo é exilada?

    Resposta: Não, essa habilidade exila a criatura apenas na resolução.
     

  • Dúvida: Na lista de países do WER existem duas opções diferentes, Brasil e Brazil. Qual é o correto?

    Resposta: É um problema atual que já foi notificado e será corrigido. Por hora, tem que tentar as duas opções.
     

  • Dúvida: Qual a interação entre Campeão da Paróquia e Orbe Tórpida? E com Mago Interferidor?

    Resposta: A habilidade de Campeão da Paróquia é uma habilidade desencadeada, e é impedida pela Orbe Tórpida. Assim, nenhum humano entrando no campo de batalha causará com que um marcador +1/+1 seja colocado no Campeão. Mago Interferidor funciona de um jeito diferente. O card é nomeado “enquanto” ele está entrando no campo, com um efeito de substituição. Portanto, Orbe Tórpida não impede a nomeação do card.

     

  • Dúvida: Se um jogador que controla Procissão dos Ungidos ativa a habilidade de Embalsamar de Sacerdotisa da Unção, quanto ele ganhará de vida?

    Resposta: O efeito de Procissão dos Ungidos fará com que sejam colocadas duas cópias de Sacerdotisa da Unção, que são colocadas em jogo ao mesmo tempo. Sendo assim, cada uma consegue “ver” a outra entrando, fazendo a habilidade de cada uma desencadear duas vezes. Portanto, esse jogador ganha 4 vida.
     

  • Dúvida: Um terreno não-básico é encantado com Mares em Expansão, e em seguida um jogador conjura Lua Sangrenta. Esse terreno é de qual tipo?

    Resposta: Esses dois efeitos agem na mesma camada, e portanto prevalece o que entrou por último. Portanto, o terreno é do tipo Montanha.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Regular, um jogador possui Busca por Azcanta separado em sua deck box, e no seu deck possui um card checklist que está em branco. Como resolver?

    Resposta: Como é apenas um erro ingênuo, faça com que o jogador marque a checklist e oriente-o para que não ocorra erros parecidos no futuro.
     

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.