Compilado Mensal-Outubro 2017

Olá pessoal, tudo bem? Segue o mês de Outubro para vocês e bons estudos.

  • Dúvida: Jogador A controla Mímico Eldrazi e conjura Vidente do Nó do Pensamento. Em resposta às habilidades, Jogador B conjura Homicídio no Vidente do Nó do Pensamento. Quando a habilidade do Mímico Eldrazi resolver, ele pode copiar o poder e resistência do Vidente do Nó do Pensamento?
    Resposta: Sim, nesse caso a habilidade do Mímico Eldrazi usará a última informação conhecida, e se tornará um 4/4.

     

  • Dúvida: Eu conjuro Golpe do Confisco em um Portador da Glória controlado por meu oponente, que foi exaurido. No meu próximo turno, ele será desvirado?
    Resposta: Sim, quando um jogador exaure uma criatura, significa que ela não desvira na próxima etapa de desvirar desse jogador. Assim, se você tomar o controle de uma criatura exaurida, ela irá desvirar normalmente.

     

  • Dúvida: Controlo 7 terrenos e um Metamórfico Phyrexiano que copiou uma Bússola Taumática. Ele irá se transformar em Espigões de Orazca na minha etapa final?
    Resposta: Não, apenas cards com dupla face podem se transformar. O Metamórfico Phyrexiano, apesar de ter copiado um card dupla face, possui o fundo de card padrão.

     

  • Dúvida: Jogador A controla Humildade e sofreu dano do Jogador B, que conjura Senhor Vampiro de Vaasgoth. Ele entrará com 3 marcadores?
    Resposta: Segundo a mudança na regra 614.12, não. Os efeitos contínuos presentes no campo de batalha são considerados no momento da aplicação dos efeitos de reposição, como Sede de Sangue.

     

  • Dúvida: Um comandante pode ser colocado no topo do grimório ou embaralhado?
    Resposta: A cada vez que o comandante mudaria de zona, seu dono pode movê-lo para a zona de comando (CR 903.9). Se o dono não o fizer, a troca de zona é tratada normalmente.

     

  • Dúvida: A primeira habilidade de Xamã do Ritual Mortífero é considerada uma habilidade de mana?
    Resposta: Não, pois ela tem um alvo. Ela usa a pilha e pode ser respondida.

     

  • Dúvida: Jogador A controla 6 Pântano e possui 5 terrenos na mão. Ele pode conjurar Crime do Corvo 6 vezes no seu turno?
    Resposta: Sim, ao contrário de muitos efeitos parecidos, a habilidade de Retraçar não exila a mágica na resolução. Assim, cada conjuração de Crime do Corvo segue as regras usuais, com o custo adicional de descartar um card de terreno.

     

  • Dúvida: O meu WER está dando erro ao tentar criar um novo torneio, o que pode ser?
    Resposta: Vá na lista de eventos, e veja se não tem nenhum evento antigo não reportado ou não cancelado. Se houver algum, cancele ele. Oriente o organizador a sempre cancelar eventos que não foram realizados.

     

  • Dúvida: Jogador A ataca Jogador B com Gideon das Provas, e em resposta Jogador B ativa a habilidade de Frasco do Éter, colocando uma Imagem Fantasmal em jogo, que entra como uma cópia de Gideon das Provas. Ele será uma criatura no final do turno?
    Resposta: Não, a Imagem Fantasmal entrará como um planeswalker Gideon das Provas, e permanecerá assim enquanto estiver em campo, podendo usar suas habilidades de lealdade normalmente.

     

  • Dúvida: Jogador A controla Agouro Prismático e Jogador B conjura Lua Sangrenta. Os terrenos geram mana de qualquer cor?
    Resposta: Os terrenos básicos são de todos os tipos, os não-básicos são montanhas. Vale lembrar que os dois efeitos agem na camada 4 e assim, se a ordem fosse inversa e Agouro Prismático fosse o último a entrar, todos os terrenos seriam de todos os tipos básicos.

     

  • Dúvida: Jogador A conjurou Comando Críptico, escolhendo os modos para comprar um card e devolver a permanente alvo para a mão de seu dono, com alvo um Falcão do Esquadrão controlado por seu oponente. Em resposta, o oponente conjura Enfrentar os Elementos, dando proteção ao azul para sua criatura. Jogador A irá comprar um card?
    Resposta: Não, quando todos os alvos de uma mágica se tornam ilegais, a mágica é anulada. Assim, como Falcão do Esquadrão se tornou um alvo ilegal, Comando Críptico será anulado e Jogador A não compra um card.

     

  • Dúvida: Se eu atacar um jogador que controla Propaganda com Kari Zev, Incursora das Aeronaus, tenho que pagar 2 manas para atacar com a ficha de Ragavan?
    Resposta: Não, o custo de 2 manas é aplicado apenas na declaração dos atacantes, e a ficha de Ragavan é colocada depois dessa declaração.

     

  • Dúvida: Jogador A ataca com Geist de Santo Traft. Seu oponente controla Obediência Cega. A ficha de Anjo entrará atacando?
    Resposta: Sim, o efeito de Obediência Cega não impede criaturas de entrarem em campo atacando um jogador.

     

  • Dúvida: Pela Força pode dar alvo mais de uma vez no mesmo artefato?
    Resposta: Não, a palavra alvo aparece apenas uma vez no texto do card, e por isso todos os alvos tem que ser diferentes.

     

  • Dúvida: Se eu conjuro Sequestrar na Tomadora de Reféns controlada por meu oponente, posso conjurar cards exilados com sua habilidade?
    Resposta: Não, a habilidade de conjurar os cards exilados está ligado à habilidade desencadeada, e não à Tomadora de Reféns em si. Assim, apenas o dono da habilidade poderá conjurar esses cards.

     

  • Dúvida: Em um deck check, os dois jogadores de uma partida receberam um Game Loss. Se anota no record 1 vitória para cada e só jogam o terceiro jogo?
    Resposta: Não, as duas punições “se anulam”. Elas terão que ser inseridas no histórico de punição de cada um, mas jogarão sua partida normalmente.

     

  • Dúvida: Jogador A conjura Aproximação do Segundo Sol pela primeira vez no jogo, usando a habilidade de Fonte Primal. Quando a original resolver, ele irá ganhar o jogo?
    Resposta: Não, a cópia não foi conjurada. Ele irá ganhar 7 de vida, a cópia será colocada na 7° posição de cima para baixo, depois irá desaparecer quando SBAs forem checados, e na resolução da original, irá resolver como se fosse a primeira vez que foi conjurada.

     

  • Dúvida: Jogador A ativa a habilidade de Esmurrador Eletrostático, e em resposta Jogador B o encanta com Derretimento Etéreo. O que acontece?
    Resposta: No cálculo de acréscimos ou decréscimos de poder/resistência, números negativos são truncados para zero. Assim, na resolução da habilidade de Esmurrador Eletrostático, ele irá ganhar +0/+0.

     

  • Dúvida: Com uma Lua Sangrenta em campo, Cidadela de Aço Negro continua sendo terreno artefato?
    Resposta: Sim, o efeito de Lua Sangrenta altera apenas os sub-tipos, não tipos como Artefato.

     

  • Dúvida: Jogador A controla Sombra da Morte, e possui 12 de vida. Seu oponente ativa a segunda habilidade de Bosque dos Salgueiros Ígneos, e em resposta jogador A quer conjurar Tornar Imenso, para salvar sua criatura. Isso é possível?
    Resposta: A habilidade de Bosque dos Salgueiros Ígneos é uma habilidade de mana, que não usa a pilha e não pode ser respondida. Assim, o Jogador A ganhará 1 de vida quando a habilidade resolver, e sua Sombra da Morte estará morta quando ele tiver a chance de conjurar Tornar Imenso.

     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Competitivo, Jogador A controla Arqueira Agitadora e Jogador B controla Círculo de Proteção: Vermelho. Jogador A conjura Raio, sendo o alvo seu oponente, e Jogador B em resposta ativa a habilidade do círculo. Jogador A coloca Raio no seu cemitério e diz, “você tomou 1”. O Jogador B diz que assumiu que a habilidade tinha sido esquecida, e nesse ponto um juiz é chamado. Como resolver?
    Resposta: O Jogador B escolhe se a habilidade é colocada na pilha ou não. Como a habilidade é benéfica ao Jogador A, nenhuma penalidade é aplicada.

     

  • Dúvida: Se eu controlo o turno de meu oponente, posso olhar a face de cards com face para baixo?
    Resposta: Sim, você tem acesso às informações escondidas de seu oponente.

     

  • Dúvida: As mudanças de regra que afetam Humildade e Lua Sangrenta valem depois do lançamento de Iconic Masters?
    Resposta: Não, estão em vigor desde o lançamento de Ixalan.

     

  • Dúvida: Um Jogador está com 0 de vida, e controla Morte-Vida Phyrexiana. Se em resposta a um Raio, ele conjura Graça do Anjo, ele irá para 1 de vida?
    Resposta: Não, o dano será dado como se a fonte tivesse infectar, assim o dano não reduziria sua vida para menor que 1. Ele ganhará 3 marcadores de veneno.

     

  • Dúvida: Qual o custo de mana de Liliana, Necromante Insolente?
    Resposta: Por ser a parte do fundo de um card, ela não possui custo de mana. No entanto, seu custo convertido é calculado com a parte da frente do card, ou seja, será igual a de Liliana, Curandeira Herege.

     

  • Dúvida: Jogador A exila um Corvo da Tempestade do Jogador B com a habilidade de Tomadora de Reféns e o conjura. Jogador B em seguida conjura sua própria Tomadora de Reféns, exilando o Corvo da Tempestade. Se a segunda Tomadora sair do campo de batalha, para quem o Corvo da Tempestade retornará?
    Resposta: Se um efeito não especifica qual será o controlador de uma permanente entrando no campo de batalha, ela entra sob o controle de seu dono.

     

  • Dúvida: Um jogador conjura Almas Penadas pelo custo de Recapitular. Em resposta, ela é exilada com Supressor de Mágicas. Quando Supressor de Mágicas sair do campo de batalha, a Almas Penadas poderá ser conjurada? E se sim, será exilada na resolução?
    Resposta: Sim e não. A Almas Penadas foi exilada pela habilidade de Supressor de Mágicas, e quando ele sair do campo de batalha, poderá ser conjurada normalmente, sendo colocada no cemitério na resolução.

     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Regular, um jogador conjura Companhia Agrupada, colocando no campo de batalha duas Testemunha Eterna. Porém, os outros 4 cards são colocadas no cemitério, ao invés de no fundo do grimório. Os dois jogadores concordam quais são os cards válidos em cada zona. Como resolver?
    Resposta: Retorne os cards para suas devidas zonas e lembre esse jogador de ser mais cuidadoso. Fique de olho para descartar a possibilidade de trapaça. Quase sempre é apenas um erro, mas vale a pena avaliar todas as possibilidades.

     

  • Dúvida: Se eu conjurar Resistência Sobrenatural em um Lobo Jovem com um marcador +1/+1, ele voltará ao campo de batalha depois de morrer? Se sim, ele terá um marcador +1/+1?
    Resposta: O seu controlador irá escolher por qual efeito ele irá retornar ao campo de batalha, pois tanto Imortal quanto a habilidade concedida de Resistência Sobrenatural são habilidades que desencadeiam ao mesmo tempo e, portanto, seu controlador as coloca na pilha na ordem em que desejar para resolver uma das duas primeiro.

     

  • Dúvida: Após embaralhar seus decks, um jogador pode fazer pile shuffling no deck de seu oponente?
    Resposta: Sim, porém isso não conta como embaralhamento, apenas como contagem. Ele ainda terá que embaralhar o deck de seu oponente.

     

  • Dúvida: Um Jogador controla 2 Procissão dos Ungidos e Depósito Escondido. Na etapa final, a habilidade de Depósito Escondido desencadeia. Quantas fichas serão criadas?
    Resposta: O efeito de Procissão dos Ungidos é cumulativo, e é aplicado sequencialmente. Assim, serão criadas 1x2x2 == 4 fichas.

     

  • Dúvida: Um Jogador ativa a segunda habilidade de Nyktos, Santuário de Nyx, e em resposta seu oponente tenta destruir um Ursos Cinzentos, para diminuir a devoção. Isso é possível?
    Resposta: Não, a habilidade de Nyktos, Santuário de Nyx é uma habilidade de mana, que não usa a pilha e não pode ser respondida.

     

  • Dúvida: Karoo entra em campo, e seu controlador não controla uma Planície. O que acontece?
    Resposta: Karoo será sacrificada.

     

  • Dúvida: Um Jogador comprou um card numa loja, e o lojista não a encontrou antes do início de um torneio. Ele, como Organizador, pode fazer um proxy desse card para uso do jogador?
    Resposta: Não, a criação de proxies só pode ser feita nos casos que um card é danificado de forma não intencional durante um torneio, e só pode ser feita pelo Juíz Mor.

     

  • Dúvida: Um Jogador conjura Golpe do Confisco em um Mensageiro de Bomat que exilou 4 cartas pela primeira habilidade. Se ele ativar a habilidade, ele irá colocar esses cards na sua mão?
    Resposta: Não, apesar dos cards exilados estarem ligados ao Mensageiro de Bomat, os cards são colocados na mão dos donos, não do controlador.

     

  • Dúvida: Se um oponente usa Golpe do Confisco em um Refinador Clandestino sob meu controle, posso destruí-lo com Empurrão Fatal?
    Resposta: Não, nenhuma permanente deixou o campo de batalha, assim a habilidade de Revolta de Empurrão Fatal não terá efeito.

     

  • Dúvida: Pode-se responder à nomeação de um card de Mago Interferidor?
    Resposta: Não, nomear um card quando Mago Interferidor entra no campo de batalha é um efeito de substituição (CR 614.1c), que não usa a pilha e não pode ser respondido.

     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Regular, um jogador cria um emblema com a habilidade de Gideon das Provas, mas não coloca nenhuma indicação visual em campo. No próximo turno, seu oponente o ataca, o jogador o lembra do emblema, e um juiz é chamado. Como resolver?
    Resposta: Encontre um jeito de representar o emblema (um pedaço de papel escrito “Emblema Gideon das Provas” por exemplo), e deixe que o jogador ativo volte para a fase principal.

     

  • Dúvida: Em um jogo de Gigante de Duas Cabeças, o Time A ataca com 10 Corvo da Tempestade. Antes do dano, um jogador do Time B conjura Proteção de Teferi. Na etapa final, desencadeia a habilidade de Trono do Faraó-Deus controlado pelo Time A. O Time B perde vida?
    Resposta: Parte dos efeitos de Proteção de Teferi diz que “…seu total de pontos de vida não pode ser alterado…”. Como a vida é compartilhada pelo time, o Time B não perderá vida.

     

  • Dúvida: Na etapa final de um Jogador, a habilidade de seu O Deus Escaravelho, que está no cemitério, desencadeia. Em resposta, seu oponente conjura Desautorizar, anulando a habilidade. A habilidade desencadeará na próxima etapa final?
    Resposta: Não. A habilidade de O Deus Escaravelho cria uma habilidade desencadeada atrasada quando ele morre. Esse tipo de habilidade desencadeia apenas uma vez, que é na próxima vez que a condição ocorre (CR 603.7b). Portanto, se a habilidade de troca de zona é anulada, não desencadeará novamente.

     

  • Dúvida: Jogador A conjurou Metralha, criando duas cópias. A primeira cópia tem como alvo uma Militante Dríade no campo de seu oponente. Quando a mágica original resolver, ela será colocada no cemitério?
    Resposta: As cópias criadas pela habilidade de Rajada resolvem antes da mágica original. Assim, quando Metralha resolver, a Militante Dríade já foi destruída.

     

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.