Compilado Mensal-Setembro 2017

Olá pessoal, tudo bem? Segue o mês de Setembro para vocês e bons estudos.

  • Dúvida: Qual o site para consulta da lista oficial de jogadores suspensos pela DCI?
    Resposta: https://magic.wizards.com/en/content/suspended-dci-memberships . Se você atualizar seu WER o nome dos jogadores suspensos deve aparecer em vermelho e caso você o inscreve em um evento deve aparecer um aviso.
     

  • Dúvida: Tive um problema com o WER e ele não funciona de jeito nenhum. Existe um programa que faça algo parecido?
    Resposta: Existe o Challonge.
     

  • Dúvida: Como funciona Prisão Fantasmagórica em um jogo de Gigante de Duas Cabeças?
    Resposta: O time ativo declara as criaturas que vão atacar o time inimigo. Como não se ataca jogadores individuais, a Prisão Fantasmagórica vale para todas as criaturas atacantes, e na fase de dano de combate se escolhe em qual oponente será marcado o dano.
     

  • Dúvida: Eu conjuro Coagir no meu oponente e ele conjura Sílfide Magioclasta em resposta para anular meu Coagir. Se eu usar um Desfigurar na fada com a habilidade na pilha, a habilidade será anulada?
    Resposta: Sim, a habilidade da Sílfide Magioclasta conta quantas fadas você controla na resolução. No caso, se não controlar nenhuma outra fada, o Coagir passa a ser um alvo ilegal para a habilidade.
     

  • Dúvida: Jogador A conjura Mares em Expansão numa Floresta do Jogador B e para facilitar sua identificação, concordaram em deixar essa Floresta separada das outras. Em um turno seguinte, o Jogador B conjura Denegeração Abrupta no Mares em Expansão, mas a Floresta continua separada. Os jogadores notaram o erro após alguns turnos, jogador B pode colocá-la junto com seus outros terrenos?
    Resposta: Sim, o terreno nunca saiu do campo de batalha.
     

  • Dúvida: Posso usar a habilidade do Círculo de Proteção: Verde em um Bogle Escorregadio?
    Resposta: Sim, a habilidade do Círculo não requer um alvo.
     

  • Dúvida: Jogador B controla uma Lua Sangrenta, jogador A controla uma Lajes de Trokair e joga uma segunda Lajes. Ele deve sacrificá-la? Se sim, a habilidade da Lajes de Trokair desencadeia quando ela for sacrificada pela regra de lendas?
    Resposta: Sim e Não. As Lajes de Trokair mantém o supertipo Lendário e por isso uma deve ser colocada no cemitério quando as ações baseadas no estado (SBA) forem checadas. Por causa do efeito de Lua Sangrenta, as Lajes são montanhas e elas não tem uma habilidade que desencadeia quando saem do campo de batalha.
     

  • Dúvida: Jogador A controla uma Caverna das Almas com Eldrazi como o tipo escolhido, e ele a usa para pagar o custo de mana de um Vidente do Nó do Pensamento sem anunciar qual das habilidades foi ativada. A criatura pode ser anulada?
    Resposta: A ação padrão da Caverna das Almas é usar a habilidade que gera mana colorida para conjurar uma mágica do tipo escolhido. Assim, o Jogador A não precisa anunciar que está usando essa mana, e o Vidente do Nó do Pensamento não pode ser anulado.
     

  • Dúvida: O Jogador B conjura uma Auréola Rúnica nomeando Tarmogoyf, e controla uma Elspeth, Campeã do Sol. Se o Jogador A atacar a planeswalker com seu Tarmogoyf, o dano será prevenido?
    Resposta: Não, a proteção que a Auréola Rúnica fornece se estende apenas ao jogador.
     

  • Dúvida: Se meu oponente nomear Veio de Cristal com uma Agulha Medular, ainda poderia ativar sua segunda habilidade?
    Resposta: A Agulha Medular não impede a ativação de habilidades de mana, que é o caso das habilidades do Veio de Cristal.
     

  • Dúvida: Jogador A controla uma Cuombajj Witches e Jogador B controla um Ratos Vorazes. Jogador A ativa a habilidade da Cuombajj Witches, escolhendo Ratos Vorazes como alvo, e Jogador B escolhe Jogador A como alvo. Em resposta, Jogador B pode conjurar Mal Imortal para salvar sua criatura?
    Resposta: Os alvos da habilidade de Cuombajj Witches são escolhidos no momento de ativação, seguindo a ordem Jogador Ativo->Jogador Não-Ativo. Depois da ativação, os jogadores têm a chance de responder.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Regular, Jogador A e B estão jogando, e um Jogador C sugeriu uma jogada. Como lidar com essa situação?
    Resposta: Explique ao Jogador C porque esse comportamento foi inapropriado, aconselhe-o a não repetir essa ação, e depois separe-o do jogo em andamento.
     

  • Dúvida: Se eu conjuro Choque Repentino em um Kira, Grande Vitro-Fiandeiro, ele será anulado?
    Resposta: Sim, a habilidade de Fração de Segundo não impede a habilidade de Kira, Grande Vitro-Fiandeiro de desencadear, anulando o Choque Repentino.
     

  • Dúvida: Posso nomear Goblin com uma Auréola Rúnica para ter proteção contra as fichas de meu oponente?
    Resposta: Não, você só pode nomear cards com Auréola Rúnica, e fichas não são cards.
     

  • Dúvida: Posso conjurar uma Visão Ancestral do meu cemitério com a habilidade do Mago da Conjuração-relâmpago?
    Resposta: Não. A habilidade do mago dá a habilidade de recapitular com o custo de recapitular igual ao custo de mana. Como Visão Ancestral não possui um custo de mana, é impossível pagar o custo.
     

  • Dúvida: Se meu oponente controlar dois Árbitro Leonino, quanto de mana tenho que pagar para poder procurar em meu grimório?
    Resposta: É necessário pagar 2 manas para cada Árbitro Leonino em campo. No caso, para procurar em seu grimório, você terá que pagar 4 mana.
     

  • Dúvida: Jogador A tem Mina de Urza, Usina de Urza e Torre de Urza em campo, e jogador B encanta a Torre de Urza com Mares em Expansão. Jogador A pode virar a Mina de Urza e gerar 2 manas incolores?
    Resposta: Não, esses terrenos checam o tipo. Como Mares em Expansão transforma o tipo do terreno encantado em Ilha, o terreno perde seus tipos anteriores.
     

  • Dúvida: Possuo um Charco da Procriação encantado com Propagação da Utopia, e meu oponente conjura uma Lua Sangrenta. A aura é colocada no meu cemitério?
    Resposta: Sim, pois o Charco da Procriação perdeu seu tipo Floresta.
     

  • Dúvida: Existe um Retorno ao Básico em campo, e meu oponente encanta uma Floresta com Aprisionados na Lua. Ela desvira na etapa de desvirar?
    Resposta: Sim, a aura não tira os supertipos da Floresta, ou seja, ela continua um terreno básico.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL Competitivo, um jogador vai comprar um card e derruba o grimório em cima do campo de batalha. Qual a correção a ser aplicada? E é necessário aplicar uma penalidade?
    Resposta: Se nenhuma carta ficou visível, e é possível restabelecer a ordem do grimório, faça isso. Se não é possível, embaralhe o grimório. Se houve cards visíveis, é um Gameplay Error – Looking at Extra Cards.
     

  • Dúvida: Posso encantar um oponente que controla Linha de Força da Santidade com Sanidade Corroída?
    Resposta: Não, auras precisam de um alvo legal para a habilidade encantar.
     

  • Dúvida: Eu conjuro Regente da Morte Iminente da minha mão e existem cinco outras criaturas em campo, mas em resposta meu oponente sacrifica seu Vidente Visceral para sua própria habilidade. Quando a habilidade do regente resolver, as outras criaturas serão destruídas?
    Resposta: A habilidade do Regente da Morte Iminente possui uma intersecção em “SE”. Isso significa que a condição “se você o conjurou da sua mão e há cinco ou mais outras criaturas no campo de batalha” precisa ser verdadeira quando a habilidade desencadeia e quando ela resolve. Assim, se na resolução existem só 4 outras criaturas, a habilidade não tem efeito.
     

  • Dúvida: Jogador A tem um Diabrete de Erva Fétida em seu cemitério e usa sua habilidade de escavação na fase de compra. Assim, Conflagrar, Amálgama Cobiçado e 3 Narcoameba são colocadas no cemitério. A habilidade do Amálgama Cobiçado desencadeia?
    Resposta: As cartas são colocadas no cemitério pela habilidade de escavação ao mesmo tempo. Assim, o Amálgama Cobiçado “vê” que as Narcoameba entraram no campo de batalha do cemitério e sua habilidade desencadeia para cada uma.
     

  • Dúvida: Se eu bloqueio um Ursos Cinzentos com um Conclave Feérico que virou uma criatura pela sua própria habilidade, posso utilizar sua habilidade novamente para transformá-lo em criatura e retirá-lo do combate?
    Resposta: Não, apesar de poder usar a habilidade múltiplas vezes, ela não se torna uma criaturas múltiplas vezes, e não será retirada do combate.
     

  • Dúvida: Em um evento de Pré-Lançamento, um dos jogadores abriu um kit com 7 boosters. Qual o procedimento para essa situação?
    Resposta: Todo o produto recebido é do jogador, mas ele não poderá usar mais de 6 boosters para o evento Selado. Assim, ele pode ficar com o booster extra, mas instrua para não abri-lo durante o evento.
     

  • Dúvida: Jogador A ataca com Caçadores Coroa-de-sol e Jogador B bloqueia com dois Conquistador da Legião. Quanto de dano o Jogador B receberá?
    Resposta: Como o dano de combate é todo aplicado ao mesmo tempo, houve uma instância de dano no Caçadores Coroa-de-sol e portanto o Jogador B recebe 3 de dano.


     

  • Dúvida: Meu oponente controla um Leonina à Espreita, quando eu tomar o controle dela eu vou ter acesso a qual jogador meu oponente escolheu?

    Resposta: Não, mesmo que Leonina à Espreita mude de controlador, apenas a pessoa que controlava Leonina à Espreita quando a habilidade desencadeada disparou poderá “saber” a escolha feita. O motivo é que a escolha feita por você na hora que a habilidade resolveu refere se apenas ao controlador de Leonina à Espreita no momento que a habilidade estava resolvendo. Veja regra 109.5
     

  • Dúvida: O que acontece quando a habilidade do meu Devastador da Frota Macabra resolver em um jogo de Gigante de Duas Cabeças?
    Resposta: Seguindo o exemplo que está no Gatherer do card cada jogador vai perder um terço de sua vida. Por exemplo, se o time tiver 13 de vida, cada jogador vai perder 5 pontos de vida, fazendo o time perder 10 pontos no total.
     

  • Dúvida: Eu controlo um Vândalos de Angrath, e ataco com Gladiodonte Enfurecido. Se meu oponente bloquear com 2 Conquistador da Legião, posso atribuir 1 de dano à cada um, e o resto para o meu oponente?
    Resposta: Não. O dano é dobrado somente quando ele é dado, portanto a atribuição tem que ser feita normalmente. Assim você terá que atribuir 2 de dano para 2 Conquistador da Legião e o 1 de dano remanescente para o seu oponente.
     

  • Dúvida: Durante um jogo do Pré-Lançamento um jogador esqueceu de embaralhar o cemitério dele com o deck entre os jogos 1 e 2. O que devo fazer e existe alguma penalidade?
    Resposta: Não existe penalidade para isso no REL Regular, embaralhe o cemitério dele na parte aleatória de seu deck e lembre ele de tomar mais cuidado com isso.
     

  • Dúvida: Eu encanto uma Grande Fornalha de meu oponente com uma Presença Maligna, a Fornalha ainda é um artefato?
    Resposta: Sim, o terreno encantado perde todos os tipos de terreno que ele tinha e qualquer habilidade impressa nele, agora ele é um pântano com “{T}: Adicione {B} a sua reserva de mana.” Porém, Presença Maligna não altera o nome do terreno encantando, nem seus Tipos ou Supertipos de card como Lendário, Básico, Da Neve ou até mesmo Artefato.
     

  • Dúvida: Eu controlo um Vizir das Muitas Faces que é a cópia de O Deus Escaravelho de meu oponente, quando meu Vizir morrer ele vai retornar para minha mão no início da próxima etapa final?
    Resposta: Sim, pois Vizir das Muitas Faces agora tem uma habilidade desencadeada com efeito retardado que diz: Quando (este objeto) morrer, devolva-o para a mão de seu dono no início da próxima etapa final.
     

  • Dúvida: Eu tenho um Conclave Feérico, em forma de criatura 2/1 por causa de sua habilidade, nele está equipado uma Armadura de Guerra Enxertada, quando a Armadura for solta no final do turno eu tenho que sacrificar o Conclave mesmo ele não sendo mais uma criatura?
    Resposta: Infelizmente sim, mesmo que Conclave Feérico não seja mais uma criatura o termo “aquela criatura” na verdade se refere a “aquele objeto”.
     

  • Dúvida: Após resolver um Passado em Chamas eu conjuro um Ritual Desesperado pelo seu custo de recapitular, meu oponente conjura um Aprisionar no meu Ritual. Após Aprisionar resolver, meu Ritual vai para minha mão ou para o exílio?
    Resposta: Ele será exilado, recapitular é um custo alternativo para conjurar mágicas que representa duas habilidades estáticas uma permitindo conjurar o card do cemitério e outra que nos diz o seguinte: Se o custo de recapitular foi pago, exile este card, em vez de colocá-lo em qualquer outro lugar a qualquer momento que ele deixar a pilha.
     

  • Dúvida: Tenho em campo um Batracóide, uma Estrela Cromática, uma Grande Fornalha e uma Árvore dos Contos, quero conjurar Conjurado por Pensamento. Posso definir o custo e depois sacrificar a estrela para adicionar o mana azul?
    Resposta: Sim, pois primeiro você define o custo da mágica, U nesse caso por causa da afinidade por artefatos de Conjurado por Pensamento, e depois paga os custos em qualquer ordem.
     

  • Dúvida: Eu controlo uma Nissa, Guardiã dos Elementos com 3 marcadores de lealdade e ativo a segunda habilidade de lealdade dela, Em resposta meu oponente conjura Desprezo de Vraska tendo Nissa, Guardiã dos Elementos como alvo. Quando a habilidade da nissa resolver eu poderei colocar um card de criatura de custo 3 ou inferior em jogo?
    Resposta: Sim, pois nesse caso o jogo vai usar a última informação conhecida (LKI) para resolver a habilidade, e a última informação que o jogo vê dela é que ela possuía 3 marcadores.
     

  • Dúvida: Tenho uma criatura 3/3 que foi bloqueada por uma criatura 1/3, e duas criaturas 1/2. Posso atribuir 1 ponto de dano em cada?
    Resposta: Não, você deve atribuir dano letal na primeira criatura antes de poder atribuir dano na segunda, e posteriormente na terceira.
     

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.