Olá, tudo bom com vocês? Devido ao GPSP São Paulo as coisas atrasaram um pouco mas chegaram.
E com vocês o compilado de Junho
Resposta: Não precisa. Os efeitos do Caminho para o Exílio ocorrem em ordem e no momento em que Nilton vai buscar o terreno em seu grimório, o Árbitro já não está em campo para taxá-lo.
Resposta: Não causa. No momento em que a Desintegração checa para ver se André controla um artefato seu único artefato já foi destruído e ele não recebe dano.
Resposta: Como Gonti tem toque mortífero, ele só precisa atribuir 1 ponto de dano a cada criatura bloqueadora para ser considerado dano letal. O restante do dano (nesse caso, 4) podem ser atribuídos ao jogador defensor.
Resposta: Como Evra já não está mais em campo, a resolução de sua habilidade não faz nada e a permuta não acontece.
Resposta: A cópia é 5/5. Veja uma explicação detalhada por André Tepedino no Spoiler:
[expand title=”Mostrar”]Oi pessoal, tudo bom?
Ontem, no Dúvidas Urgentes, respondemos uma dúvida sobre a interação entre os cards Dádiva do Faraó-Deus e Vizir das Muitas Faces. A situação era que, quando o efeito da Dádiva trouxesse Vizir para o campo de batalha, ao copiar Lyra, Portadora da Alvorada, se o poder e resistência da cópia seria 4/4 ou 5/5. Já que a resposta deixou algumas pessoas confusas, vamos clarificar.
– Dádiva do Faraó-Deus
No início do combate no seu turno, você pode exilar um card de criatura de seu cemitério. Se fizer isso, crie uma ficha que seja uma cópia daquele card, com a exceção de ser um Zumbi preto 4/4. Ela ganha ímpeto até o final do turno.
– Vizir das Muitas Faces
Você pode fazer com que Vizir das Muitas Faces entre no campo de batalha como uma cópia de qualquer criatura no campo de batalha, com a exceção de que, se Vizir das Muitas Faces tiver sido embalsamado, a ficha não tem custo de mana, é branca e é um Zumbi além de seus outros tipos.
Vendo a parte em negrito, chegamos a conclusão que ambos são efeitos de cópia. O que confunde, no entanto, é o resto do efeito da Dádiva, que diz “com a exceção de ser um Zumbi preto 4/4”. Isso, por um acaso, seria um efeito que se aplica numa camada diferente?
A resposta, está nas Regras Abrangentes, na parte de cópia:
706.9b Alguns efeitos de cópia especificamente afirmam que eles não copiam certas características e ao invés disso ele retém seus valores originais. Esses efeitos usam a frase “exceto que sua [característica] ainda é [valor]” ou “exceto que ela ainda é [valores]”. Eles podem simplesmente afirmar que certa característica não é copiada.
Portanto, a parte que determina o poder e resistência da criatura faz parte do efeito de cópia e, por isso, é substituído pelo poder e resistência da criatura copiada pelo Vizir, uma vez que temos um caso de estampa temporal. Sendo assim, o efeito de cópia mais recente prevalece.
“Mas a criatura tem ímpeto?”
Olhando pelo texto da Dádiva, conseguimos ver que a cópia ganha Ímpeto, aplicado na camada 6. Como não temos nenhum efeito que sobreponha esse efeito, Vizir “Lyra” terá ímpeto.
Grande abraço, pessoal!
[/expand]
Resposta: Norberto, que é o controlador da Espada, controlará sua habilidade. Então ele comprará 1 card e causará 2 pontos de dano em qualquer alvo.
Resposta: Sim, você pode. Para ativar a habilidade das Terras Ermas, primeiro você define o alvo que no caso seria ela mesma, depois paga os custos, virando e a sacrificando e com isso a habilidade vai para a pilha. Vale notar que quando a habilidade for tentar resolver ela será anulada e não fará nada por não possuir mais alvos válidos.
Resposta: O Palco é uma Floresta Básica.
[expand title=”706.2”]706.2. When copying an object, the copy acquires the copiable values of the original object’s characteristics and, for an object on the stack, choices made when casting or activating it (mode, targets, the value of X, whether it was kicked, how it will affect multiple targets, and so on). The “copiable values” are the values derived from the text printed on the object (that text being name, mana cost, color indicator, card type, subtype, supertype, rules text, power, toughness, and/or loyalty), as modified by other copy effects, by “as . . . enters the battlefield” and “as . . . is turned face up” abilities that set characteristics, and by abilities that caused the object to be face down. Other effects (including type-changing and text-changing effects), status, and counters are not copied.[/expand]
Resposta: Sim, ela pode responder e matar o Termoalquimista e quando sua habilidade de desvirar resolver ela não fará nada.
Resposta: Flavio cometeu uma Violação de Regra de Jogo e deve receber uma advertência por isso. Seu oponente cometeu uma Falha em Manter o Estado de Jogo e também deve receber uma advertência por isso. Provavelmente não é possível arrumar agora, pois um retrocesso seria necessário e seria muito complicado.
Resposta: Nina terá -3 pontos de vida e 8 marcadores de veneno. Isso acontece por que o efeito de substituição de Morte-Vida transforma o dano causado a Nina em marcadores de infectar e como nenhum dano reduziu a vida de Nina para um valor menor que 1 o efeito de Graça do Anjo não funciona.
Resposta: Não consegue. Por que quando tiver que conjurar o Piscar de Olhos (ainda na resolução da Especialidade) você já precisa escolher o alvo da mágica, e nesse momento a Fênix ainda está viva.
Resposta: Sim. Embora Memória seja um feitiço Gravar é uma Mágica Instantânea e pode ser alvo do Titã, e quando sua habilidade resolver você pode conjurar qualquer uma das duas metades.
Resposta: Não, ela será destruída. Proteção significa que ela não pode ser alvo, bloqueada, encantada, equipada e todo o dano causado a ela é prevenido. Para saber mais sobre Proteção veja a regra 702.16
Resposta: Não. Sempre que algum efeito manda exilar cards e não for especificado como eles devem ser exilados eles sempre serão exilado com a face para cima.
Resposta: Não, a habilidade precisa de um alvo válido pra ir pra pilha e nesse momento o Coração não pode ser alvo, pois não é uma criatura ainda.
Resposta: Sim, a Benção vai retirar todos os outros encantamentos brancos. Para saber mais sobre proteção veja a regra 702.16
[Dúvida]: Jogador A tem Palma Defletora na mão. jogador B tem Coletor de pecados e Ginete de Mantídeo em campo. Jogador A tem 1 de vida. Jogador B tem 2 de vida. Jogador B declara suas duas criaturas como atacantes. Jogador A conjura antes do dano, sua Palma defletora. O que acontece?
Resposta: O jogo termina em empate, uma vez que o dano em ambos é causado simultaneamente.
Resposta: Ela será até o final do turno, uma criatura 4/4 com voar e vigilância do tipo montanha.
Resposta: Sim, são dois alvos. Para uma mágica ser anulada na sua resolução ela precisa perder todos os alvos e como a Labareda perdeu apenas um deles ela irá resolver e fazer o máximo possível.
Resposta: Arrume o deck do jogador, embaralhe e preencha a mão dele até que contenha o mesmo número de cards e deixe o jogo seguir.
Resposta: Não. Pois exaurir é uma ação que você faz quando declara atacante e por ter exaurido uma habilidade é desencadeada. O Desautorizar de Norberto anulou apenas a habilidade que desencadeou do ato de exaurir o Demolidor. Para saber mais veja a regra 701.38d.
Resposta: Não só pode como deve. Se usou duas cores de manas é obrigatório colocar 2 marcadores.
Resposta: Para suspender não, mas terá que pagar para conjurar quando o último marcador temporal for retirado.
Resposta: Ela será 2/3 pois a habilidade da Liliana está ligada ao objeto (Colunata Celestial) e não a criatura que a Colunata era.
Resposta: Não, peça para o espectador não se envolver no jogo, ele deve pedir para os jogadores esperarem e chamar um juiz, que resolverá a situação.
Resposta: Não, Adoração apenas previne dano e o Delta exige um pagamento em pontos de vida.
Resposta: Se destruir o Sela antes da sua habilidade resolver, Ghalta continua atacando normalmente, pois ela nem chega a sair do campo de batalha.
Resposta: Sim. A Humildade só afeta criaturas em campo e a habilidade da Emrakul desencadeia na pilha.
Resposta: Sim. O dano da luta causado por causa do Pisoteamento não é dano de combate, portanto o Mago Escarificador de Almas enxerga esse dano e o substitui por marcadores -1/-1.
Resposta: Um jogador tem que estar fisicamente presente em um eventos que ele se inscreva para jogar. Embora não tenha uma proibição expressa no MTR, não pode por causa dessa primeira frase.
Resposta: Sim, ela perde. Ambos os efeitos são aplicados da camada de número 6 e como o efeito da Trapaceira é mais recente ele prevalece na regra de Selo Temporal.
Resposta: Não pode, houve uma atualização recente nas regras cobrindo essa interação.
[expand title=”Atualização”]601.2 and 601.3a
The first of these two rules handles how to begin casting a spell. It got some big changes back in the day to support Void Winnower. If the card has an even converted mana cost, but you can make the spell have an odd converted mana cost (most likely by choosing an odd value for an X), you should be able to cast it. This meant that “can’t cast” effects had to be dodged somehow.
601.2 did that, but the new text wasn’t quite doing exactly what we intended. That “dodge the can’t” clause was a very important rule and it didn’t deserve to be one clause in a wall of text, especially since the narrow space didn’t let us use the right words to express what it needed to. That never really mattered until Squee got stuck on Ixalan. (Totally not canon.)
The details behind the interaction of Squee, the Immortal and Ixalan’s Binding were weird, unintuitive, and not at all what the rule was meant to be. So, I unweirded it. I removed the clause about avoiding “can’t cast” effects from 601.2, created a new 601.3a to handle that, and made that new rule more airtight. To get around a “can’t cast” effect, you need to show that a choice made during the first few steps of casting the spell can cause the spell itself to change in such a way to no longer be prohibited.
(Remember, if you do get around the “can’t cast” like this but then don’t actually make that choice, 601.2e still stops you.)
[/expand]
Resposta: Se ambas concordam que ela deveria estar a 7 de vida e o único erro foi que Nina exclusivamente não marcou os 3 pontos de dano que havia recebido, ela está a 7 pontos de vida e com 7 pontos de dano não bloqueados, perdendo o jogo se nenhuma ação for tomada.
Resposta: Não, ambas as habilidades da Pedra de Oblívio são habilidades ativadas e não podem ser usadas.
Resposta: Isso é “normal” para o WER e você terá que marcar a opção de retirada(drop) de cada jogador conforme os jogos forem acabando.
Resposta: Sim, Reciclar é uma habilidade ativada e pode ser alvo do Desautorizar.
Resposta: Pode. Shanna está sendo alvo de uma mágica e não de uma habilidade.
Resposta: Sim, ele volta. Quando o Vizir morreu ele ainda era um Deus Escaravelho e por isso sua habilidade desencadeou.
Resposta: Sempre que algum efeito manda exilar cards e não for especificado como eles devem ser exilados eles sempre serão exilado com a face para cima
Resposta: Os limites são 90 minutos paras as quartas e semifinais e sem tempo para a final.
Obrigado e até a próxima.
Olá Philipe, Infelizmente essa jogada não funciona, quando seu oponente anunciar que vai conjurar a Ghalta, ele irá definir o custo dela, pagar seus custo de mana ja reduzido e somente depois disso você irá receber prioridade e nesse momento remover o Campeão não irá aumentar o custo da Ghalta.
Meu oponente vai baixar Ghalta, Fome Primordial e esta com Campeao da Lamina de Aço no campo, na hora que ele baixa eu posso usar demover em resposta no Campeao e mudar o custo de Ghalta para ele nao conseguir baixa-lo ?