Compilado Mensal-Junho 2018

Olá, tudo bom com vocês? Devido ao GPSP São Paulo as coisas atrasaram um pouco mas chegaram.

E com vocês o compilado de Junho

  • Dúvida: Andressa conjura Caminho para o Exílio num Árbitro Leonino de Nilton. Ele deve pagar {2} para procurar o terreno?

    Resposta: Não precisa. Os efeitos do Caminho para o Exílio ocorrem em ordem e no momento em que Nilton vai buscar o terreno em seu grimório, o Árbitro já não está em campo para taxá-lo.
     

  • Dúvida: André controla um Rastejador dos Campos, seu único artefato, e conjura Desintegração Ilícita nele. A mágica causa os 3 pontos de dano?

    Resposta: Não causa. No momento em que a Desintegração checa para ver se André controla um artefato seu único artefato já foi destruído e ele não recebe dano.
     

  • Dúvida: Artur ataca com um Gonti, Senhor da Opulência equipado com uma Lâmina dos Antepassados. Nylea bloqueia com um Rhonas, o Indômito. Qual a maior quantidade de dano que Gonti pode atribuir para Nylea?

    Resposta: Como Gonti tem toque mortífero, ele só precisa atribuir 1 ponto de dano a cada criatura bloqueadora para ser considerado dano letal. O restante do dano (nesse caso, 4) podem ser atribuídos ao jogador defensor.
     

  • Dúvida: Andrea ativa a habilidade ativada de Evra, Testemunha de Alcíone. Em resposta, Nando conjura uma Luz Abençoada na Evra e a exila. O que acontece quando a habilidade de Evra resolve?

    Resposta: Como Evra já não está mais em campo, a resolução de sua habilidade não faz nada e a permuta não acontece.
     

  • Dúvida: Arnaldo controla uma Dádiva do Faraó-Deus. No início do combate no seu turno ele usa a habilidade da Dádiva para retornar um Viziar das Muitas Faces copiando uma Lyra, Portadora da Alvorada. Qual é o poder e a resistência da cópia?

    Resposta: A cópia é 5/5. Veja uma explicação detalhada por André Tepedino no Spoiler:
    ”Mostrar”

    Oi pessoal, tudo bom?

    Ontem, no Dúvidas Urgentes, respondemos uma dúvida sobre a interação entre os cards Dádiva do Faraó-Deus e Vizir das Muitas Faces. A situação era que, quando o efeito da Dádiva trouxesse Vizir para o campo de batalha, ao copiar Lyra, Portadora da Alvorada, se o poder e resistência da cópia seria 4/4 ou 5/5. Já que a resposta deixou algumas pessoas confusas, vamos clarificar.

    – Dádiva do Faraó-Deus

    No início do combate no seu turno, você pode exilar um card de criatura de seu cemitério. Se fizer isso, crie uma ficha que seja uma cópia daquele card, com a exceção de ser um Zumbi preto 4/4. Ela ganha ímpeto até o final do turno.

    – Vizir das Muitas Faces

    Você pode fazer com que Vizir das Muitas Faces entre no campo de batalha como uma cópia de qualquer criatura no campo de batalha, com a exceção de que, se Vizir das Muitas Faces tiver sido embalsamado, a ficha não tem custo de mana, é branca e é um Zumbi além de seus outros tipos.

    Vendo a parte em negrito, chegamos a conclusão que ambos são efeitos de cópia. O que confunde, no entanto, é o resto do efeito da Dádiva, que diz “com a exceção de ser um Zumbi preto 4/4”. Isso, por um acaso, seria um efeito que se aplica numa camada diferente?

    A resposta, está nas Regras Abrangentes, na parte de cópia:

    706.9b Alguns efeitos de cópia especificamente afirmam que eles não copiam certas características e ao invés disso ele retém seus valores originais. Esses efeitos usam a frase “exceto que sua [característica] ainda é [valor]” ou “exceto que ela ainda é [valores]”. Eles podem simplesmente afirmar que certa característica não é copiada.

    Portanto, a parte que determina o poder e resistência da criatura faz parte do efeito de cópia e, por isso, é substituído pelo poder e resistência da criatura copiada pelo Vizir, uma vez que temos um caso de estampa temporal. Sendo assim, o efeito de cópia mais recente prevalece.

    “Mas a criatura tem ímpeto?”

    Olhando pelo texto da Dádiva, conseguimos ver que a cópia ganha Ímpeto, aplicado na camada 6. Como não temos nenhum efeito que sobreponha esse efeito, Vizir “Lyra” terá ímpeto.

    Grande abraço, pessoal!

     

  • Dúvida: Antônio controla um Xamã do Ritual Mortfífero equipado com uma Espada de Fogo e Gelo. Norberto conjura um Dack Fayden e usa a sua segunda habilidade para ganhar o controle da Espada. No outro turno, Antônio ataca com o Xamã (ainda equipado com a Espada). O que acontece na resolução das habilidades desencadeadas da Espada?

    Resposta: Norberto, que é o controlador da Espada, controlará sua habilidade. Então ele comprará 1 card e causará 2 pontos de dano em qualquer alvo.
     

  • Dúvida: Posso ativar a segunda habilidade de uma Terras Ermas tendo ela mesmo como alvo?

    Resposta: Sim, você pode. Para ativar a habilidade das Terras Ermas, primeiro você define o alvo que no caso seria ela mesma, depois paga os custos, virando e a sacrificando e com isso a habilidade vai para a pilha. Vale notar que quando a habilidade for tentar resolver ela será anulada e não fará nada por não possuir mais alvos válidos.
     

  • Dúvida: Eu controlo um Palco Dramático que está copiando uma Floresta, o Palco é uma Floresta básica ou não básica?

    Resposta: O Palco é uma Floresta Básica.
    ”706.2”

    706.2. When copying an object, the copy acquires the copiable values of the original object’s characteristics and, for an object on the stack, choices made when casting or activating it (mode, targets, the value of X, whether it was kicked, how it will affect multiple targets, and so on). The “copiable values” are the values derived from the text printed on the object (that text being name, mana cost, color indicator, card type, subtype, supertype, rules text, power, toughness, and/or loyalty), as modified by other copy effects, by “as . . . enters the battlefield” and “as . . . is turned face up” abilities that set characteristics, and by abilities that caused the object to be face down. Other effects (including type-changing and text-changing effects), status, and counters are not copied.

     

  • Dúvida: Aline controla um Termoalquimista virado e conjura um Raio e em resposta a habilidade desencadeada do Termoalquimista Nadia conjura um Distorção Agonizante a fim de não deixar a habilidade do alquimista desvira-lo, a jogada é válida?

    Resposta: Sim, ela pode responder e matar o Termoalquimista e quando sua habilidade de desvirar resolver ela não fará nada.
     

  • Dúvida: Em um torneio de REL competitivo Flavio controla uma Constritora Sinuosa e ativa a habilidade de uma Balista Ambulante uma vez e coloca apenas um marcador nela. Ele percebe o erro 2 turnos depois. Qual infração ele cometeu e como arrumar?

    Resposta: Flavio cometeu uma Violação de Regra de Jogo e deve receber uma advertência por isso. Seu oponente cometeu uma Falha em Manter o Estado de Jogo e também deve receber uma advertência por isso. Provavelmente não é possível arrumar agora, pois um retrocesso seria necessário e seria muito complicado.
     

  • Dúvida: Nina tem em campo um Morte-Vida Phyrexiana e está com -3 pontos de vida. Amanda ataca com 8 pontos de dano e Nina conjura uma Graça do Anjo. Como fica a vida de Nina após o dano ser causado?

    Resposta: Nina terá -3 pontos de vida e 8 marcadores de veneno. Isso acontece por que o efeito de substituição de Morte-Vida transforma o dano causado a Nina em marcadores de infectar e como nenhum dano reduziu a vida de Nina para um valor menor que 1 o efeito de Graça do Anjo não funciona.
     

  • Dúvida: Posso conjurar um Piscar de Olhos como parte da resolução de uma Especialidade de Yahenni e dar alvo na ficha de uma Fênix Reavivante que está morrendo pelo efeito da Especialidade?

    Resposta: Não consegue. Por que quando tiver que conjurar o Piscar de Olhos (ainda na resolução da Especialidade) você já precisa escolher o alvo da mágica, e nesse momento a Fênix ainda está viva.
     

  • Dúvida: Na Etapa Final de meu oponente eu conjuro um Mecanotitã Torrencial dando alvo em Gravar (Gravar/Memória), posso conjurar Memória?

    Resposta: Sim. Embora Memória seja um feitiço Gravar é uma Mágica Instantânea e pode ser alvo do Titã, e quando sua habilidade resolver você pode conjurar qualquer uma das duas metades.
     

  • Dúvida: Eu tenho em campo um Cruzado Mirraniano e meu oponente conjura uma Danação, meu Cruzado vai ficar vivo?

    Resposta: Não, ela será destruída. Proteção significa que ela não pode ser alvo, bloqueada, encantada, equipada e todo o dano causado a ela é prevenido. Para saber mais sobre Proteção veja a regra 702.16
     

  • Dúvida: Ao ativar a primeira habilidade da Chandra, Chama da Rebeldia posso escolher causar os dois pontos de dano e assim não revelar o card?

    Resposta: Não. Sempre que algum efeito manda exilar cards e não for especificado como eles devem ser exilados eles sempre serão exilado com a face para cima.
     

  • Dúvida: Artur controla um Coração de Kiran e conjura um Khenra Resiliente. Ele pode tripular o Coração com a Khenra e escolhê-lo como alvo de sua habilidade?

    Resposta: Não, a habilidade precisa de um alvo válido pra ir pra pilha e nesse momento o Coração não pode ser alvo, pois não é uma criatura ainda.
     

  • Dúvida: Uma Bênção de Cho-Manno tendo branco como sua cor escolhida retira os outros encantamentos brancos?

    Resposta: Sim, a Benção vai retirar todos os outros encantamentos brancos. Para saber mais sobre proteção veja a regra 702.16
     
    [Dúvida]: Jogador A tem Palma Defletora na mão. jogador B tem Coletor de pecados e Ginete de Mantídeo em campo. Jogador A tem 1 de vida. Jogador B tem 2 de vida. Jogador B declara suas duas criaturas como atacantes. Jogador A conjura antes do dano, sua Palma defletora. O que acontece?

    Resposta: O jogo termina em empate, uma vez que o dano em ambos é causado simultaneamente.
     

  • Dúvida: Ana conjura uma Lua Sangrenta e em resposta Nunes ativa a habilidade de sua Colunata Celestial a transformando em criatura, após a Lua resolver o que acontece com a Colunata?

    Resposta: Ela será até o final do turno, uma criatura 4/4 com voar e vigilância do tipo montanha.
     

  • Dúvida: Eu conjuro uma Labareda Cauterizante tendo como alvos meu oponente e uma Fada Marota que ele controla e em resposta ele conjura um Cone de Vapor tendo a fada como alvo. Quando a Labareda resolver ele ainda irá tomar 3 pontos de dano?

    Resposta: Sim, são dois alvos. Para uma mágica ser anulada na sua resolução ela precisa perder todos os alvos e como a Labareda perdeu apenas um deles ela irá resolver e fazer o máximo possível.
     

  • Dúvida: Em um evento de REL Regular um jogador ao comprar a mão inicial percebe que contém cards da sua reserva em seu deck, o que fazer?

    Resposta: Arrume o deck do jogador, embaralhe e preencha a mão dele até que contenha o mesmo número de cards e deixe o jogo seguir.
     

  • Dúvida: Aline declara seu Demolidor da Safra de Ahn como atacante e o exaure. Norberto conjura um Desautorizar dando alvo na habilidade do Demolidor. Ele irá desvirar no próximo turno do seu controlador?

    Resposta: Não. Pois exaurir é uma ação que você faz quando declara atacante e por ter exaurido uma habilidade é desencadeada. O Desautorizar de Norberto anulou apenas a habilidade que desencadeou do ato de exaurir o Demolidor. Para saber mais veja a regra 701.38d.
     

  • Dúvida: Minha oponente controla uma Thalia, Guardiã de Thraben, posso escolher X=1 para meu Explosivos Fabricados e colocar 2 marcadores de carga usando mana de uma cor diferente para pagar a taxa?

    Resposta: Não só pode como deve. Se usou duas cores de manas é obrigatório colocar 2 marcadores.
     

  • Dúvida: Meu oponente tem uma Trinesfera em campo. Eu preciso pagar 3 para suspender meu Raio da Fenda?

    Resposta: Para suspender não, mas terá que pagar para conjurar quando o último marcador temporal for retirado.
     

  • Dúvida: Durante o turno de Nina ela ativou a primeira habilidade de sua Liliana, a Última Esperança tendo como alvo uma Colunata Celestial de Alberto que estáva transformada em criatura. Se durante o turno de Alberto ele transformar a Colunata em criatura novamente ela será 4/4 ou 2/3?

    Resposta: Ela será 2/3 pois a habilidade da Liliana está ligada ao objeto (Colunata Celestial) e não a criatura que a Colunata era.
     

  • Dúvida: Um espectador por apontar habilidades desencadeadas esquecidas de mudança de zona?

    Resposta: Não, peça para o espectador não se envolver no jogo, ele deve pedir para os jogadores esperarem e chamar um juiz, que resolverá a situação.
     

  • Dúvida: Eu controlo uma criatura e uma Adoração e tenho 1 ponto de vida, se eu ativar a habilidade de um Delta Poluído vou ficar vivo?

    Resposta: Não, Adoração apenas previne dano e o Delta exige um pagamento em pontos de vida.
     

  • Dúvida: Alice está atacando com uma Ghalta, Fome Primordial e Nadia conjura um Selar dando alvo na Ghalta. Se Alice sacrificar seu Brotodonte Destruidor para destruir o Selar antes da habilidade resolver o que acontece?

    Resposta: Se destruir o Sela antes da sua habilidade resolver, Ghalta continua atacando normalmente, pois ela nem chega a sair do campo de batalha.
     

  • Dúvida: Tenho uma Humildade em campo e minha oponente conjura uma Emrakul, o Fragmento dos Éons. Ela ainda ganha o turno extra?

    Resposta: Sim. A Humildade só afeta criaturas em campo e a habilidade da Emrakul desencadeia na pilha.
     

  • Dúvida: Arnaldo controla um Mago Escarificador de Almas e uma Convocadora de Kinjali. Norman controla um Corredor de Lava Ghitu. Arnaldo conjura um Pisoteamento Selvagem, dando alvo na sua Convocadora e no Corredor do oponente. O dano causado pela Convocadora é substituído por marcadores -1/-1?

    Resposta: Sim. O dano da luta causado por causa do Pisoteamento não é dano de combate, portanto o Mago Escarificador de Almas enxerga esse dano e o substitui por marcadores -1/-1.
     

  • Dúvida: Um jogador pode estar inscrito em 2 eventos em locais diferentes simultaneamente?

    Resposta: Um jogador tem que estar fisicamente presente em um eventos que ele se inscreva para jogar. Embora não tenha uma proibição expressa no MTR, não pode por causa dessa primeira frase.
     

  • Dúvida: Alan pagou {E} pra dar vínculo com a vida pra sua Segadeira da Eteresfera. Após a resolução, Natan fez uma Trapaceira Tritã dando alvo na Segadeira. Ela perde o vínculo com a vida?

    Resposta: Sim, ela perde. Ambos os efeitos são aplicados da camada de número 6 e como o efeito da Trapaceira é mais recente ele prevalece na regra de Selo Temporal.
     

  • Dúvida: Posso conjurar um Squee, o Imortal que foi exilado por um Aprisionamento em Ixalan?

    Resposta: Não pode, houve uma atualização recente nas regras cobrindo essa interação.

    ”Atualização”
    601.2 and 601.3a

    The first of these two rules handles how to begin casting a spell. It got some big changes back in the day to support Void Winnower. If the card has an even converted mana cost, but you can make the spell have an odd converted mana cost (most likely by choosing an odd value for an X), you should be able to cast it. This meant that “can’t cast” effects had to be dodged somehow.

    601.2 did that, but the new text wasn’t quite doing exactly what we intended. That “dodge the can’t” clause was a very important rule and it didn’t deserve to be one clause in a wall of text, especially since the narrow space didn’t let us use the right words to express what it needed to. That never really mattered until Squee got stuck on Ixalan. (Totally not canon.)

    The details behind the interaction of Squee, the Immortal and Ixalan’s Binding were weird, unintuitive, and not at all what the rule was meant to be. So, I unweirded it. I removed the clause about avoiding “can’t cast” effects from 601.2, created a new 601.3a to handle that, and made that new rule more airtight. To get around a “can’t cast” effect, you need to show that a choice made during the first few steps of casting the spell can cause the spell itself to change in such a way to no longer be prohibited.

    (Remember, if you do get around the “can’t cast” like this but then don’t actually make that choice, 601.2e still stops you.)

     

  • Dúvida: Durante um evento de REL Regular, Ana e Nina estão jogando e anotando suas vidas. Nina estava a 10 de vida, teve uma criatura sua destruída por uma Desintegração Ilícita e esqueceu de anotar o dano recebido. No turno seguinte, Nina fez um bloqueio e permitiu que 7 pontos de dano passassem. Após o dano Ana apontou que Nina estava a 7 de vida e não 10 como ela tinha anotado e estava perdendo o jogo, o que fazer?

    Resposta: Se ambas concordam que ela deveria estar a 7 de vida e o único erro foi que Nina exclusivamente não marcou os 3 pontos de dano que havia recebido, ela está a 7 pontos de vida e com 7 pontos de dano não bloqueados, perdendo o jogo se nenhuma ação for tomada.
     

  • Dúvida: Eu tenho uma Agulha Medular nomeando Pedra do Oblívio que Pedro tem em campo, ele pode usar a segunda habilidade da Pedra?

    Resposta: Não, ambas as habilidades da Pedra de Oblívio são habilidades ativadas e não podem ser usadas.
     

  • Dúvida: Meu PPTQ teve exatos 8 jogadores e o WER está fazendo 3 rodadas de suíço, como proceder?

    Resposta: Isso é “normal” para o WER e você terá que marcar a opção de retirada(drop) de cada jogador conforme os jogos forem acabando.
     

  • Dúvida: Posso usar um Desautorizar para anular o reciclar de um Curador de Mistérios?

    Resposta: Sim, Reciclar é uma habilidade ativada e pode ser alvo do Desautorizar.
     

  • Dúvida: Posso dar alvo na Shanna, Legado de Sisay de meu oponente com um Garras do Deserto?

    Resposta: Pode. Shanna está sendo alvo de uma mágica e não de uma habilidade.
     

  • Dúvida: Eu tenho um Vizir das Muitas Faces copiando um O Deus Escaravelho. Quando o VIzir morrer ele irá voltar para minha mão?

    Resposta: Sim, ele volta. Quando o Vizir morreu ele ainda era um Deus Escaravelho e por isso sua habilidade desencadeou.
     

  • Dúvida: Cards exilados da mão de um jogador pela habilidade do Karn Liberto são exilados com a face para baixo ou para cima?

    Resposta: Sempre que algum efeito manda exilar cards e não for especificado como eles devem ser exilados eles sempre serão exilado com a face para cima
     

  • Dúvida: Em um PPTQ com 8 jogadores em formato de eliminação simples quais o limites de tempos recomendados?

    Resposta: Os limites são 90 minutos paras as quartas e semifinais e sem tempo para a final.
     

    Obrigado e até a próxima.

  • 2 thoughts on “Compilado Mensal-Junho 2018

    1. Olá Philipe, Infelizmente essa jogada não funciona, quando seu oponente anunciar que vai conjurar a Ghalta, ele irá definir o custo dela, pagar seus custo de mana ja reduzido e somente depois disso você irá receber prioridade e nesse momento remover o Campeão não irá aumentar o custo da Ghalta.

    2. Meu oponente vai baixar Ghalta, Fome Primordial e esta com Campeao da Lamina de Aço no campo, na hora que ele baixa eu posso usar demover em resposta no Campeao e mudar o custo de Ghalta para ele nao conseguir baixa-lo ?

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.