A estruturação do processo de certificação de juízes

Ricardo Leite
Nível 2

Ricardo Leite
Nível 2

Queridos companheiros e companheiras de camisa preta, venho a vocês hoje apresentar a nova estrutura do processode certificação de juízes. Depois de um longo trabalho de correção de links, identificação de demanda e atualização de documentos, finalmente foi possível localizar, sintetizar, reunir e organizar as informações sobre o assunto de forma ordenada e seguindo um processo bem definido. Este projeto nasceu para dar uma única resposta oficial para as perguntas:

  • O que fazer para me tornar um juiz?
  • O que fazer para certificar um novo juiz?

Além disso, renovamos as ferramentas do comitê de boas-vindas. Agora tudo está mais rápido e descentralizado!

Este texto será bastante resumido, mas temos uma grande quantidade de conteúdo novo nos links, não deixem de acessá-los!

Vamos ao que interessa!

“O que fazer para me tornar um juiz?”

Foi a partir dessa pergunta, feita por diversos jogadores e pessoas interessadas em Magic: the Gathering, que nasceu a idéia da criação de uma estrutura. Ao longo dos anos, esta pergunta foi respondida de diferentes formas, dependendo de quem a respondesse. Juízes veteranos e novatos dariam seu ponto de vista baseado na experiência que tiveram ou na experiência que atenda às suas expectativas do programa.

O fato é que, independentemente da resposta, as diversas soluções para esse questionamento traziam uma grande variância nos caminhos trilhados pelos candidatos. Enquanto alguns eram diretamente convidados a fazer uma prova ao final de um dia cansativo em um Grand Prix no qual foram eliminados na última rodada do sábado, outros eram instruídos a realizar a certificação acompanhados por um mentor, e alguns ainda caçavam informações por eles próprios em ferramentas de busca e encontravam todo tipo de informação divergente.

Pois bem, esse tempo de dúvidas e incertezas está para acabar. Temos agora um processo estruturado e a nossa porta de entrada para o programa está bem definida e já tem endereço. Apresentamos o guia definitivo de como conseguir sua certificação de juíz nível 1:

https://blogs.magicjudges.org/brasil/tornar-se-um-juiz/

Pedimos encarecidamente que todos os candidatos leiam ao menos uma vez o conteúdo desse site. Logo, se você for procurado por um candidato, mostre-o para ele.

Bem, o que temos neste post?

Esse post traz de forma compacta e resumida todas as perguntas que um candidato pode ter sobre o programa. Uma grande coletânea de informações que já existiam, mas estavam jogadas em diferentes lugares e que foram reunidas num grande “artigão”  com o objetivo de ser o guia definitivo para os interessados.

Além dos esclarecimentos sobre as funções de um juiz, do processo de certificação e seus requisitos e da apresentação dos documentos, são disponibilizados também alguns materiais didáticos que resumem aquilo que é exigido no exame.

Foram criadas ainda opções de comunicação com outros juízes, através de formulários que possibilitarão localizar juízes próximos desses candidatos que possam servir de mentores no processo, requisitar a aplicação de provas e tirar dúvidas quanto ao processo que ainda possam existir.

Dito isso,  instruímos que todos os juízes que ouvirem a pergunta “Como eu faço para me tornar um juíz?” encaminhem os candidatos a ler, ao menos uma vez, o link fornecido.

“O que fazer para certificar um juiz?”

Uma pergunta pertinente, visto que “conhecer o processo de certificação de novos juízes” não é um requisito para se tornar juiz nível 2 (apesar de estar disposto a certificar novos juízes ser).  Agora temos uma resposta oficial que esperamos que seja suficiente para sanar as dúvidas de todos os L2 que tenham conhecido alguém interessado, mas não saibam como prosseguir.

Mas primeiro, vejamos como o processo de certificação de juiz pode chegar até você de forma proativa.

Uma vez que tenhamos um candidato interessado em fazer a prova, ele deve ser encaminhado ao site onde vai encontrar os diversos formulários que vão atender às suas necessidades. Após preencher um desses formulários, caso requisite, tentaremos encontrar alguém para acompanhá-lo. Nesse momento, ligaremos nosso radar na região do candidato e ele terá a oportunidade de ser acompanhado por um  juiz ou juízes que estiverem por perto.

Confirmada a disponibilidade de acompanhamento, o mentor irá receber um breve guia com dicas de como conduzir o processo, mas poderá tocá-lo como bem preferir. Caso o juiz contatado não deseje fazer uma mentoria próxima, ele pode ajudar encontrando um lugar onde o candidato possa atuar como juiz em treinamento, para cumprir o requisito da certificação. Isso já será de grande ajuda!

Assim que o candidato se sentir preparado, ele requisitará uma oportunidade de fazer a prova.  E como aplicar essa prova? Simples! Criamos um guia detalhado de como certificar um juiz! Basta abrí-lo, seguir as instruções e, ao final do processo, você poderá ter um juiz novinho em folha.

Esse documento explica como criar uma prova no Judge Apps,  instrui sobre a realização da entrevista, trata da avaliação da prova e da criação de um review de mudança de nível.

Além disso, criamos uma checklist de ações a serem tomadas uma vez que o candidato tenha sido aprovado no processo. É importante tê-lo em formato digital no dia da aplicação da prova para que a inclusão do novo juiz na comunidade seja feita de forma ágil. Esses passos são obrigatórios, já que agora o Welcome Wagon será feito quase que integralmente pelo próprio juiz certificador. Não se preocupe, está tudo bem detalhado, com todos os links necessários para adicionar o candidato nos canais importantes de nossa comunidade.

Fácil, não?

E depois?

Parabéns! Você certificou mais um juiz e aumentou ainda mais o diâmetro que define esse grande círculo de juízes em que nos encontramos! Mas e agora? O que será deste filho que foi colocado no mundo? Irá ele andar sem rumo e sem destino, jogado ao acaso e à mercê das intempéres do dia-a-dia ?

De forma alguma! Para isso, como já citado, reestruturamos o Welcome Wagon!

Ao seguir o checklist apresentado, o novo juiz será adicionado nas listas de e-mail de juízes, nas comunidades oficiais das redes sociais e nos demais canais de comunicação! Além disso, ele receberá um e-mail com instruções de como funcionam cada um desses canais (sim, estou falando de você, Dúvidas Urgentes), contatos importantes e com um FAQ específico para sanar as dúvidas de novos juízes.

Em resumo, o que muda?

Bem, de forma resumida,aos candidatos temos:

  • Um novo site com todas as informações relevantes condensadas;
  • Formulário para requisitar a realização de exame de mudança de nível, acompanhamento e mentoria;
  • Formulário para pedir esclarecimentos sobre o processo;
  • Material didático sintetizando o que será abordado na prova.

Aos juízes certificadores:

É isso!

É importante ressaltar que este processo ainda tem muito a evoluir, bem como todos os documentos que o compõem. Esse post representa apenas o começo de algo maior. Todo feedback será bem vindo para que possamos fazer o projeto crescer. Não hesite em me contatar com idéias, sugestões e críticas!


Créditos

Proposta do Projeto – Vinicius Quaiato

Checklist para certificação de novos juízes e atualização do Welcome Wagon- Ricardo Leite e Jéssica Rodrigues

Guia de certificação de Juízes – Carlos Rangon, Bruna Chiochetta e Vinicius Quaiato

Regras de uso do DU – Daniel Saleh

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.