Compilado Mensal-Julho 2018

Olá, tudo bom com vocês? Sejam bem vindos a mais um compilado mensal do Dúvidas Urgentes.

  • Dúvida: Em um evento de REL Competitivo Renata compra dois card e informa que um deles era o card que deveria ser revelado pelo Confidente Sombrio, como resolver?

    Resposta: Renata cometeu um Erro de card oculto e deverá revelador a mão para seu oponente que irá escolher qual o card que deveria ter sido revelado e o dano marcado. Renata recebe uma advertência por isso.
     

  • Dúvida: Quando eu conjuro uma Irrupção Planar pelo custo de despertar o custo de mana convertido da mágica na pilha será 5 ou 8?

    Resposta: O custo de mana convertido de card que não contém “X” é sempre o valor impresso no topo do card.
     

  • Dúvida: Um Descanse em Paz é sacrificado junto com outras permanentes pela habilidade de {-6} da Liliana do Véu. Os cards sacrificados são exilados?

    Resposta: Sim, quando os cards seriam colocados no cemitério, todos ao mesmo tempo, Descanse em Paz ainda está em jogo.
     

  • Dúvida: Num torneio com Checagem de Decks os jogadores da mesa sorteada decidiram a mão antes do Juíz anunciar o início da partida. Quando a checagem foi feita, percebeu-se que um dos jogadores tinha um Decklist Problem e recebeu um Game Loss. Os jogadores devem embaralhar as mãos decididas para começar o Jogo 2 ou podem começar já com aquelas mãos?

    Resposta: Aqui houve um erro inicial do Juiz, pois Checagens de Deck não podem ser feitas depois que os jogadores já compraram suas mãos e decidiram mantê-las ou não. Porém, uma vez cometido esse erro, o mais correto é terminar o jogo atual, embaralhar as mãos e começar o Jogo 2 desde a compra de cartas e decisões de mulligan.
     

  • Dúvida: Artur conjura uma Elfo Tranças-de-Sangue e exila dois terrenos antes de encontrar uma Busca Longínqua. Quando a Busca resolver, os terrenos exilados são embaralhados juntos?

    Resposta: A Busca só vai começar a resolver depois que a Cascata terminar, e isso inclui devolver as outras cartas exiladas para o baralho. Portanto, quando a Busca resolver, os terrenos exilados já estão no baralho e são embaralhados com ele, sim.
     

  • Dúvida: Durante um evento de REL Regular um jogador esquece a habilidade desencadeada do Confidente Sombrio, como resolver?

    Resposta: Se colocar a habilidade na pilha não for muito prejudicial ao jogo nesse momento, coloque-a na pilha, caso contrário, deixe como está.
     

  • Dúvida: Ana controla um Santuário de Ugin, conjura um Ugin, o Dragão Espírito e declara a habilidade do Santuário. Nestor responde com um Comando Críptico. O Santuário é um alvo válido para o modo de devolver para a mão do Comando?

    Resposta: Sim. O terreno só é sacrificado quando sua habilidade resolve. Como Nestor está respondendo essa habilidade, ele ainda está em campo e é um alvo válido para o Comando.
     

  • Dúvida: Artur controla Estrela Cromática, Fundição do Clã de Krark, Myr de Busca, Mox Opal e Arrastador de Sucata. No seu turno ele ativa a habilidade da Estrela e, para pagar os custos, sacrifica o Myr, a Mox e o Arrastador para a Fundição. A habilidade desencadeada de compra da Estrela vem antes ou depois das 3 habilidades do Arrastador?

    Resposta: Como temos 4 habilidades desencadeando ao mesmo tempo, elas vão para a pilha simultaneamente e como Artur é o jogador ativo ele escolhe a ordem em que as habilidades são colocadas na pilha
     

  • Dúvida: Posso conjurar meu Zurgo Sineiro pelo da zona de comando pelo custo de investida e o custo adicional precisa ser pago?

    Resposta: Felizmente para você sim e felizmente para seus oponentes sim, também. Investida é um custo alternativo que permite você conjurar o Zurgo de outra maneira mas ele não ignora os custo adicionais que você precisa pagar.
     

  • Dúvida: Eu controlo meu comandante equipado com uma Pinça Craniana quando ele for destruído comprarei dois card mesmo ele sendo colocado na zona de comando?

    Resposta: Infelizmente não, para que o efeito da pinça aconteça a criatura equipada precisa morrer e isso quer dizer “ser colocada no cemitério vinda do campo de batalha” e quando você você escolhe colocar seu comandante na zona de comando você está aplicando um efeito de substituição e isso não acontece.
     

  • Dúvida: No turno de meu oponente eu conjuro um Mecanotitã Torrencial dando alvo em Gravar (Gravar/Memória), posso conjurar Memória?

    Resposta: Sim. Embora Memória seja um feitiço Gravar é uma Mágica Instantânea e pode ser alvo do Titã, e quando sua habilidade resolver você pode conjurar qualquer uma das duas metades.
     

  • Dúvida: Posso usar uma Mudança Espectral para fazer com que uma Lua Sangrenta transforme os terrenos não básicos em Ilhas?

    Resposta: Pode sim, todas as instâncias da palavra Montanha se tornaram Ilha.
     

  • Dúvida: A habilidade ativada da Hazoret, a Fervorosa ainda pode causar dano em planeswalkers?

    Resposta: Não. Houve uma atualização da regra de redirecionamento de dano para planeswalkers.
     

  • Dúvida: Meu oponento controla um Manólito que foi transformado em criatura por um Animador Habilidoso. Posso copiar o Manólito com uma imagem Espelhada e ele será 5/5 também?

    Resposta: Sim e não. Você pode copiar o Manólito porém ele será um Manólito normal com apenas suas características originais.
     

  • Dúvida: Busca por Azcanta é exilada quando transforma?

    Resposta: Não. Uma carta só é exilada antes de transformar se o seu texto explicitamente disser que isso acontece.
     

  • Dúvida: Ana controla uma Sonda Aérea e conjura um Animador Habilidoso, dando alvo na Sonda. Depois que a habilidade resolve, ela conjura uma Imagem Espelhada copiando a Sonda. A Imagem é 1/1 ou 5/5?

    Resposta: A Imagem será 1/1.
     

  • Dúvida: Afonso controla um Degredar que está exilando uma Garras do Deserto. Nestor controla um Guardião dos Glifos, que é a única criatura em jogo. Quando Degredar sair de jogo, o dono das Garras é obrigado a encantar o Guardião? A mágica é anulada?

    Resposta: Nesto é obrigado a anexar as Garras ao seu próprio Guardião. Como a aura está entrando em jogo e não sendo conjurada, ela não dá alvo e ignora a habilidade do Guardião.
     

  • Dúvida: Álvaro conjura um Ato de Traição numa criatura de Nissa que está equipada com uma Espada Insigne de Valeron. Quando Álvaro atacar com a criatura, quem ganha a ficha de Cavaleiro da Espada?

    Resposta: Como Nissa ainda é controladora do artefato, mesmo que ele não esteja equipado numa criatura sua, é ela quem ganha um Soldado 2/2 (que não está atacando pois não é o turno da Nissa)
     

  • Dúvida: Uma Avacyn, a Purificadora contribui para para devoção ao branco?

    Resposta: Não, embora Arcanjo Avacyn tenha custo de mana {3WW} a sua face transformada apenas tem o seu custo de mana convertido que é {5} e portanto não contribui para a devoção.
     

  • Dúvida: Aline conjura um Tormento de Granizo Flamejante com X = 5. Nando responde com uma Palma Defletora. O dano é previnido as 5 vezes ou apenas 1?

    Resposta: O Tormento não causa dano, mas sim perda de vida. Portanto a Palma não consegue Defletir o Granizo Flamejante do Tormento.
     

  • Dúvida: Antônio conjura uma Zada, Moedora de Edros e conjura Garras das Correntes pelo seu custo de Despertar, dando alvo na Zada. O feitiço é copiado?

    Resposta: Como as Garras têm 2 alvos (a Zada e o Terreno por causa do Despertar), ela não é copiada.
     

  • Dúvida: Ana está entrando em uma fase de combate adicional, a habilidade do Angus Mackenzie pode ser ativada?

    Resposta: Se a primeira fase de combate já tiver ocorrido, não. Veja a regra ”506.6d.”

    506.6d Some spells state that they may be cast “only before (or after) [a particular point in the combat phase],” but don’t meet the additional criteria described in rule 506.6c. If a turn has multiple combat phases, such spells may be cast that turn only before (or after) the stated point of the first combat phase.
     

  • Dúvida: Antônio controla Chromium, o Mutável. Natan conjura Desprezo de Vraska no Chromium. Antônio responde ativando a habilidade de Chromium e, em resposta, Natan conjura Choque, novamente dando alvo no Chromium. O que acontece quando os efeitos resolvem?

    Resposta: Primeiro, o Choque vai causar 2 pontos de dano no Chromium. Então, o Dragão vai se tornar uma criatura 1/1 com Hexproof. Como ele tem 2 pontos de dano marcado e apenas 1 de resistência, ele é colocado no cemitério. O Desprezo de Vraska é anulado na resolução por ter perdido todos os seus alvos válidos.
     

  • Dúvida: Existem 11 criaturas em jogo e uma delas é um Árbitro-Mor Agostinho IV do meu oponente, quando fica o custo para conjurar meu Ato Blasfemo

    Resposta: O custo vai ficar apenas {R}, pois sempre colocamos as adições de custo deixando o custo para conjurar em {9R} e depois reduzimos o custo em {11} por termos 11 criaturas em campo fazendo com que o custo fique apenas {R}.
     

  • Dúvida: Num torneio de Gigante de Duas Cabeças, como faz para inscrever as duplas e criar os pareamentos no WER?

    Resposta: Se você criar o torneio como Gigante de Duas Cabeças o WER te dará dois campos para inscrever as duplas.
     

  • Dúvida: Anita controla um Eidolon da Grande Festança e conjura um Conflagrar de seu cemitério pelo custo de Recapitular, descartando 4 cartas. Ela toma 2 de dano da Eidolon?

    Resposta: Anita escolheu X = 4 ao conjurar Conflagrar de seu cemitério. Portanto, o custo de mana convertido da mágica é 9 e ela não desencadeia a habilidade da Eidolon.
     

  • Dúvida: Numa partida de Commander André conjura um Bispo do Aprisionamento, dando alvo no Comandante de seu oponente, que escolhe colocá-lo na Zona de Comando. Como fica a segunda habilidade do Bispo?

    Resposta: A segunda habilidade do Bispo procura pela carta no Exílio e como a carta não está lá, o Bispo ganha +0/+0.
     

  • Dúvida: Aline controla um Agouro Prismático, um Valakut, o Pináculo Derretido e 4 Montanhas. Ela joga um segundo Valakut, desencadeando a habilidade do Valakut que já estava lá. Em resposta, Nadine conjura um Bumerangue e devolve o Agouro para a mão de Aline. A habilidade desencadeada do Valakut continua resolvendo?

    Resposta: Não. Como a habilidade do Valakut tem uma oração condicional “se”, ela procura pelas 5 outras Montanhas tanto no momento em que desencadeia quanto quando vai resolver. Sem o Agouro, Aline controla apenas 4 Montanhas, e a habilidade é anulada na resolução.

  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    *

    You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.