Preparando-se e Trabalhando em PPTQs

Escrito por:
Leonardo da Luz
Level 2

Escrito por:
Leonardo da Luz
Level 2

Olá, queridos e queridas colegas de preto!

Uma das principais funções de juízes nível 2 é apitar torneios de REL Competitivo. Para o desenvolvimento da experiência de tais juízes, as portas de entradas para torneios desse tipo são os PPTQs locais.

Suponha que você seja um juiz recém certificado ao nível 2 com pouca experiência em REL Competitivo e você é o único da sua região. Sua região está com diversos PPTQs atrasados, pois ela tem cerca de 4 lojas Advanced que não conseguem agenda-los pela falta de juízes locais e torna-se muito custoso trazer um juiz de outra região.

Mesmo que o caso anterior pareça meio estranho, isto é uma realidade em várias regiões do Brasil. Recebo informações frequentes de juízes de nível 1 que gostariam de se tornar nível 2 pois sua região não tem um juiz apto a apitar os PPTQs de sua loja. Inclusive, eu já recebi até um convite para apitar um PPTQ em Teresina – PI, que fica a “apenas” 3 mil quilômetros de distância de onde eu moro. Com exceção das capitais mais movimentadas (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre), isto é um caso comum na maioria dos estados brasileiros.

Então, digamos que você se esforçou e alcançou o tão sonhado nível 2, mesmo com as dificuldades de localização. Quais são seus próximos passos para se preparar como juiz-mor de um PPTQ? Este artigo tentará lhe dar essa visão de como acontece esse processo e o que você precisa para garantir o melhor resultado e experiência para você, seu TO e seus jogadores em tal torneio.

 

Procedimento (Pré-Jogo) Pré-Torneio

Você usa um método aleatório para decidir quem escolhe começar jogando ou comprando… Opa, não é disso que estamos falando? *caham*

Antes de apitar um PPTQ (e praticamente qualquer outro torneio), há determinadas coisas que você deve se preocupar nos dias anteriores ao evento. Recorde-se sempre de revisar os documentos relevantes ao torneio para atualizar-se com as mudanças recentes. Sim, é muito bom que você leia o IPG e o MTR para recordar. Sempre haverá ocasiões em que relembrar determinadas partes dos documentos lhe ajudará a decifrar uma regra ou política a ser aplicada naquele instante.

Recorde-se também de manter-se atualizado com as principais interações do formato e, se você é um adepto do conhecimento propriamente dito da estratégia de Magic, procure entender o metagame para ficar atento aos possíveis erros de jogo dos jogadores, pois raramente os jogadores aparecerão com decks rogues e com cartas que você nunca viu na vida.

Como os PPTQs são eventos de menor porte (em comparação aos GPs e Nacionais, por exemplo) e costumeiramente organizados por lojistas locais, você provavelmente já terá um bom contato com o seu organizador. Desta maneira, informe-se antecipadamente se o torneio já possui os recursos necessários para execução do mesmo, como listas de deck (no caso de Selado), a numeração adequada das mesas e impressora para slips. Conhecer o espaço da loja com antecedència lhe antecipa possíveis problemas logísticos que venham a ocorrer em seu torneio. Determine claramente a sua compensação com o lojista ao agendar seus torneios para não haver inconsistências na comunicação.

 

Untap, Upkeep, Draw…

Chegue ao local sempre com antecedência e não deixe de tomar um café/almoçar e beber água. Essas são premissas básicas para se manter sempre vigilante durante um dia de PPTQ. De imediato, confirme novamente com seu TO se todos os recursos estão a postos para iniciar o torneio. Eventualmente você pode precisar ajudar com a organização do local se algo não estiver apropriado para execução do torneio.

A primeira coisa que acontece logo no início de um torneio é a postagem do seat all players (sentar todos os jogadores) no formato Selado ou da primeira rodada no formato Construído. Com os jogadores devidamente sentados e aguardando, você dá início aos seus anúncios. Em PPTQs Selado, eu costumo fazer uma breve introdução e dar sequência com o procedimento de abertura e registro do produto seguido do deck building antes de fazer meus anúncios por completo no início da primeira rodada, divisão a qual eu não realizo em torneios do formato Construído.

Os anúncios são importantes pois relembram os jogadores de mudanças recentes e procedimentos de torneio os quais podem ser esquecidos com o tempo. Nos seus anúncios, você deve passar informações importantes como a quantidade de jogadores, número de rodadas, tempo de rodadas, tempo de pausa (se houver), procedimento de entrega de decklist e etc. Você pode seguir guias de anúncio como, por exemplo, este aqui ou o guia presente no JudgeCore App. Não intimide-se por falar em público: lembre-se que você está presente no torneio para se divertir assim como seus jogadores!

Se o torneio for no formato Construído, recolha as decklists dos jogadores no início da primeira rodada, logo após seus anúncios. No Selado, você recolherá as decklists conforme os jogadores forem finalizando seu deck building. Ao recolhê-las, confira sempre se estas possuem a informação necessária para identificação do jogador e do deck que o mesmo está jogando e, especialmente em Selado, se os terrenos básicos foram registrados.

 

Primeira Fase Principal / Fase de Combate

A maior parte do tempo que você disponibilizará para cuidar de um PPTQ será usada enquanto os jogadores estão jogando. Essa parte é geralmente simples e requer que você preste atenção nos jogos e mostre-se disponível. Tente manter-se visível, observar o salão como um todo e fique atento às chamadas de juiz para não deixar jogadores esperando.

No início de cada rodada, se seu torneio contar com a presença de uma impressora funcional, você cuidará do paper. Certifique-se de que os pareamentos sejam postados rapidamente e que os jogadores tenham suas slips na mesa o quanto antes. Evite que seus jogadores fiquem esperando e que o torneio se atrase!

Durante a primeira rodada, se possível, você pode contar o número de cards registrados na decklist de cada jogador para garantir com antecedência que todos estão jogando com uma decklist válida. Assim, se alguma dessas listas estiver com um número inválido (digamos, 59 cards no main deck ou 16 no sideboard) ou até com um número incomum (64 cards no main deck), você poderá conferir com o jogador o quanto antes para evitar que um possível erro se alastre durante várias rodadas. Quando eu me deparo com alguma lista estranha desta maneira, eu costumo abordar o jogador logo que ele encerra a sua partida para conferir. Se estivermos no final da rodada, é possível realizar um deck check na mesa deste jogador logo no início da próxima rodada para evitar atrasos nos jogos dos demais jogadores. Lembre-se que, a cada torneio, você deve conferir pelo menos 10% dos decks registrados, então você terá que realizar alguns deck checks nas próximas rodadas.

O processo de observar e atender mesas segue o mesmo durante toda a fase principal: você ficará constantemente disponível para atendimento ao jogador. Esse processo se repete durante todas as rodadas subsequentes. Observe jogos, garanta que seus jogadores estão jogando dentro das regras e não deixe de aplicar as infrações e penalidades conforme os documentos oficiais nos ensinam.

Eventualmente, conforme as rodadas vão se passando, o espírito de competição dos jogadores também se incrementa, e há a possibilidade de que um ou outro jogador pode querer “desviar” severamente das regras cometendo um problema sério. As últimas rodadas são pontos cruciais onde você deve estar muito mais atento para ocasiões de Trapaça e Suborno. Aumente sua atenção quando o torneio estiver se aproximando do corte pois, infelizmente, alguns jogadores maliciosos podem aparecer.

Logo antes da última rodada do suíço, sugere-se que a pontuação atual dos jogadores seja postada para que os mesmos verifiquem como estão no torneio. Nesse momento, lembre todos os jogadores que eles devem decidir os jogos com Magic (não rolar o dado para decidir quem ganha) e não podem oferecer compensações em trocas de resultados (resumindo Suborno). Ao finalizar esta última rodada, pergunte também aos jogadores se alguém não deseja disputar a vaga para que estes sejam retirados do torneio antes que o corte seja realizado, assim evitando lacunas nos últimos jogos.

 

Segunda Fase Principal / Fim de Turno

Neste ponto, entramos na reta final do torneio. O corte realizado após o suíço, os os melhores 4 ou 8 classificados do torneio irão jogar para disputar a vaga para o RPTQ. Aqui nos deparamos novamente com uma diferença entre o Construído e o Limitado. Caso o torneio seja no formato Limitado, o Top 8 é realizado a partir de um draft onde os jogadores são sentados aleatoriamente e pareados de acordo com os seus assentos. No caso do Construído, o torneio basicamente segue com os decks que eles utilizaram desde o começo do suíço e o pareamento é feito conforme explicado pelo MTR (1º contra 8º, 2º contra 7º, etc.)

Sente os jogadores próximos uns dos outros com lacunas que você também possa sentar para observar mais de um jogo ao mesmo tempo. Desta vez, tudo que você precisa lembrar no início dos jogos é que o melhor colocado escolhe quem começa e de que o limite de tempo é reajustado (costumeiramente sem limite, isso fica a seu critério de acordo com o MTR) porém os jogadores devem continuar jogando em tempo hábil. Apenas assista e desfrute dos últimos jogos do dia que está para se encerrar.

Terminados os jogos e com um jogador muito feliz de ter conquistado sua vaga para o RPTQ, entregue-o o FAQ de vencedores do PPTQ (http://bit.ly/GanheiOPPTQ) e parabenize-o. Acerte tudo o que faltava com o organizador do torneio e você estará liberado para ir para sua casa descansar!

 

Fase de Limpeza

Parabéns, você sobreviveu a um dia de PPTQ como juiz-mor do torneio! Apesar de um dia longo e cansativo, você agregou experiência e com certeza saiu de lá sendo um juiz melhor, independente dos seus acertos e erros. A partir desta experiência, você está convidado a escrever um report sobre seu torneio e divulgá-lo nos canais de comunicação dos seus colegas juízes para compartilhar a sua experiência. Reports são valiosos para consultas futuras na comunidade e ajudam-no a recordar dos fatos que marcaram o seu torneio.

 

Finalizando o Turno

Espero que este artigo tenha sido de bom proveito para todos os novos juízes de nível 2 que estão buscando se aprimorar dedicando um tempo para melhorar o seu trabalho nos seus PPTQs locais. Se você tem alguma dúvida, sugestão ou deseja discutir algo comigo, não hesite! Entre em contato comigo pelo Facebook, WhatsApp ou e-mail e eu ficarei feliz em compartilhar ideias!

Muito obrigado,
Leonardo da Luz

One thought on “Preparando-se e Trabalhando em PPTQs

  1. Obrigada pelo artigo, Leo!

    Você também faz essa divisão de informações do Selado em Prés? Fiz isso e achei que ajuda os novos jogadores a processarem tanta informação e os mais experientes a prestarem atenção no que é relevante pra eles (geralmente mudanças ou inovações de regras).

    Gostei da dica de falar sobre como não decidir um jogo perto da rodada final. Eu nunca soube muito bem onde encaixar isso, mas essa parece uma boa ocasião. 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.