Acabaram os PPTQs, e agora?

Leonardo da Luz
Level 2 Judge

Leonardo da Luz
Level 2 Judge

Olá amigos e amigas de preto, sejam bem-vindos. O artigo que hoje lhes apresento tem por objetivo resumir e descrever brevemente o que vocês podem esperar para o próximo ano com as mudanças no sistema de classificação dos Pro Tours. A notícia da mudança foi recebida com altos e baixos para jogadores, lojistas e juízes, onde alguns comemoram e outros temem. Com um pouco de pesquisa e conversa com outros juízes e juízas que possuem maior experiência e tempo no Programa, reúno aqui algumas informações aos colegas que estão de olho em 2019 e em seu progresso como juízes. Gostaria de frisar que boa parte do conteúdo deste artigo constitui de opiniões pessoais e possibilidades baseadas nas informações reunidas e que não há confirmação definitiva do futuro que está por vir.

 

Há um tempo não tão distante…

O sistema de PPTQ têm sido utilizado desde 2015 que entrou para substituir os PTQs. Com a implantação de um torneio de REL Competitivo por loja por temporada de Pro Tour, a demanda de juízes nível 2 aumentou consideravelmente, visto que a presença de um juiz desse nível ou superior é obrigatória para sancionar o evento. Com isto, o Programa teve de se adequar com a mudança e precisou radicalmente certificar mais juízes em diversas regiões para atender a demanda das lojas. O processo foi árduo e nunca foi perfeito, pois várias regiões continuaram deficientes em juízes de nível 2 e eventualmente lojas que gostariam de realizar os PPTQs nessas regiões tinham de contratar juízes de locais distantes ou simplesmente deixar de realizar o evento. Para os lojistas, isso tem sido motivo de preocupação devido ao encarecimento do processo. Para os jogadores, a falta de eventos em sua região os excluía quase que automaticamente da possibilidade de sonhar com o Pro Tour. Para os juízes, o aumento de eventos de REL Competitivo em suas regiões significava um aumento de trabalho e lucro, mas a ausência de juízes em outras regiões significava que o Programa tinha uma grande preocupação em resolver as lacunas.

Com todas essas preocupações, ainda temos a existência dos RPTQs. Estes eventos são realizados em grandes centros urbanos e reúnem todos os jogadores que ganharam um PPTQ. Em comparação com os antigos PTQs, esses eventos são menores pois agregam apenas jogadores que ganharam um PPTQ da temporada e excluem os jogadores que pretendiam jogar o falecido PTQ apenas pela experiência ou por uma tentativa sonhadora de ganhá-lo e conquistar uma vaga para o Pro Tour. Como os RPTQs são menores, eles também requerem uma quantidade de staff reduzida para serem realizados. Portanto, os lojistas que realizam os RPTQs têm um custo reduzido de contratação de pessoal, e costumeiramente esse pessoal é concentrado na região de atuação da loja devido a comparações de custo/benefício.

 

Relação com o futuro próximo

Os parágrafos acima resumem o sistema que temos atualmente e que está prestes a mudar. O sistema que está por vir é muito próximo do antigo sistema de PTQs, porém ainda não temos informações suficientes para confirmar como ele funcionará por completo. De todo modo, podemos fazer uma comparação entre o sistema atual e o que está por vir, levando em consideração as necessidades do Programa e do juiz como indivíduo. Ou seja, o que significam tais mudanças para o juiz nível 1 ou 2?

Primeiro, há uma menor necessidade de juízes níveis 2 espalhados por várias regiões diferentes. Antes, sua principal função era cobrir os PPTQs regionais. Agora, juízes níveis 2 serão necessários em eventos de maior porte, com uma equipe mais estruturada e com tarefas mais próximas das executadas nos eventos de grande porte como os Grand Prix ou os Nacionais. Em uma breve análise do atual PPTQ, este geralmente era apitado por apenas um juiz nível 2 sem o acompanhamento de outros colegas, fazendo com que este evento pareça um FNM de REL Competitivo. O juiz nível 2 que apita sozinho nas lojas de sua região não ganha experiência prática de mentoria e trabalho em equipe, habilidades que são crucialmente necessárias nos eventos de maior porte e na evolução da experiência geral deste juiz. Com a saída dos PPTQs e a entrada de mais “PTQs” (entre aspas, pois ainda não sabemos o seu nome definitivo), juízes terão maior oportunidade de trabalhar em eventos de grande porte e aprender sobre as diretrizes do trabalho em grupo e organização de um evento.

Segundo, o que é relativamente ligado ao ponto anterior, juízes de nível 1 terão menos acesso a eventos competitivos regionais devido a ausência dos PPTQs. Para os juízes que almejam se tornar nível 2, estes agora devem participar dos eventos maiores e possivelmente haverá mais vagas nestes eventos. Contudo, essa experiência é importante visto que sua presença será focada nestes eventos e não mais em eventos pequenos de sua região. Devo recordar também que a Esfera de Níveis informou que haverá uma mudança nos requisitos de certificação já há algum tempo, e isso provavelmente será acelerado visto o lançamento deste novo sistema de classificação. Tudo o que nos resta fazer é aguardar as próximas notícias.

 

Para o ano que vem

Juntamente com esta mudança, recebemos as notícias do novo MagicFest, o evento de finais de semana que hospedará os torneios de GP, PTQ e inclusive Pro Tours. Para muitos, o MagicFest é apenas um GP mascarado. Posso dizer que estes não estão errados, pois a é que agora o evento em si ganhou um novo nome. Mas com isso, algumas mudanças ocorreram e teremos um maior número de atividades no final de semana dos GP.

Os Pro Tours do ano que vem serão todos realizados durante MagicFests nos primeiros dias do evento. Além disso, todos os dias do MagicFest terão um PTQ cada. Isso quer dizer uma maior quantidade de torneios para fazer um evento de Magic ainda maior, e um evento de Magic maior requer uma equipe de juízes maior e mais bem preparada! É possível contar com uma maior disponibilidade de vagas para staff nos MagicFest do que os GP devido a tais mudanças. Não se esqueçam que ano que vem teremos dois MagicFest em São Paulo, e espero encontrar vários juízes trabalhando por lá!

 

Bom 2019 para nós!

Agradeço a você, pessoa que leu até aqui. O tempo passa, as mudanças vem e com isso precisamos nos adaptar. Têm coisas que vem para melhor e têm coisas que vem para pior, mas acima de tudo precisamos pular os obstáculos e agarrar as oportunidades. Espero muito que você, leitor ou leitora, que deseja se tornar um juiz aprimorado em qualquer nível de certificação, possa agarrar as oportunidades que virão no ano seguinte e mostrar sua força de vontade. Estarei por aqui, observando o crescimento da comunidade e disposto a ajudar!

 

Agradecido,
Leonardo da Luz

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.