Desvendando o WER

Lucas Azevedo Martins
Level 1 Judge

Lucas Azevedo Martins
Level 1 Judge

Olá colegas de preto! Recentemente em Fortaleza-CE aconteceu uma tão esperada conferência de juízes e tínhamos ali muitos recém nomeados. Resolvi então apresentar a todos, sob a perspectiva de um juiz e scorekeeper, os recursos mais utilizados no cotidiano da ferramenta oficial que usamos para agendar, realizar e relatar eventos que acontecem em todas as lojas da WPN: o Wizards Event Reporter (WER). Este artigo é a representação em escrito da minha apresentação e espero poder auxiliar quem precise.

 

  1. Criando um evento e o localizando.

A imagem acima é a página inicial do WER. Em “Eventos e materiais cotidianos” nós temos os dois tipos de torneios que mais iremos atuar: “Magic Casual Event” e “Magic Tournament”. O primeiro para torneios com menos de 8 jogadores e formatos mais casuais como Commander ou Brawl. O segundo para os formatos Draft, Selado, Standard, Modern Legacy ou Vintage com pelo menos 8 jogadores. Quaisquer que seja sua categoria e formato, basta selecioná-los e marcar o dia em que acontecerão no calendário que irá aparecer.

Na aba “Realizar eventos” você tem acesso a todos os eventos marcados no calendário organizados por “Todos os eventos não relatados”, “Todos os eventos relatados”, “Somente eventos cancelados e inválidos” e “Eventos devolvidos e faltosos”.

Para nos localizarmos nesse calendário, utilizaremos principalmente a primeira opção, onde os eventos ainda não foram relatados e estamos atuando ou iremos atuar neles.

 

  1. Por dentro da janela de evento.

Dentro da janela do evento nós temos acesso a todos os dados relevantes do mesmo. Aqui vou tentar explicar aba por aba.

Aba “Evento”: A página principal do seu evento. Aqui podemos achar todos os dados gerais como a categoria do evento, o formato, número de jogadores inscritos e etc. As partes que mais usamos desta aba são: A parte de “Juiz principal”, onde iremos adicionar o nosso número de DCI para que o WER entenda quem é o juiz do evento. É possível adicionar outros juízes acessando o botão de “Mais juízes”. A parte de “Rodadas”. Aqui nós podemos modificar o número de rodadas que o nosso evento ou torneio vai ter apenas modificando o numeral.

Aba “Jogadores”: Aqui teremos em detalhes todas as informações dos participantes do evento. Na parte esquerda podemos localizar uma pessoa por nome e localidade (por acaso ela não lembre o número de DCI dela) acessando o “Localizar jogador…”; e identificar e atualizar os dados dos jogadores por meio do DCI. No nicho da direita temos a situação e detalhes de todos os jogadores inscritos no evento.

Aba “Rodadas”: Aqui é onde ficam os emparceiramentos e passamos a maior parte do tempo. Podemos navegar entre rodadas apenas mudando o numeral na caixa de seleção de “Rodadas”. Podemos refazer e editar os emparceiramentos, e em “Entrada de resultados de partida” submeter todos os resultados que você for recebendo.

Aba “Posições”: Aqui você encontra detalhadamente as colocações dos jogadores inscritos no evento de acordo com o seu resultado registrado na aba de “Rodadas”.

Aba “Penalidades”: Aqui você irá registrar as penalidades cometidas pelos jogadores do evento. Em breve falaremos mais sobre essa aba.

Aba “Cronômetros”: Aqui você pode criar cronômetros personalizados para melhor atender o evento e te auxiliar a marcar o tempo!

Aba “Jogadores locais”: Essa aba possui o registro de todas as pessoas que já jogaram qualquer tipo de evento na LGS. No que isso te ajuda? Essa aba te permite inscrever o jogador no evento com apenas um clique! Basta procurar pelo nome do jogador e inscrevê-lo. É de grande ajuda, pois caso contrário teríamos de pedir sempre o DCI de todos as pessoas e isso acabaria atrasando o processo de inscrição.

 

  1. Registrando um jogador na DCI.

Para registrar uma pessoa na DUELISTS’ CONVOCATION INTERNATIONAL é bem simples, importante e também pode ser feito pelo WER. Basta ir em “Eventos e materiais cotidianos” e criar um “Magic Casual Event” e marcar a caixa “Somente lista de jogadores”.

Acesse o evento recém criado na aba “Realizar eventos” e vá até a aba “Jogadores”. Pergunte para a pessoa se ela já possui uma conta na Wizards e já tem o número de DCI, caso não, todas as LGS devem disponibilizar um cartão com um número de DCI. Utilize esse número para preencher o espaço “*Número DCI:”, logo após coloque o país, nome e sobrenome da pessoa e a inscreva no evento. Após todos os novos duelistas estarem inscritos, vá até a aba “Evento” e clique no botão “Terminar Evento”.

 

  1. Como registrar a ação?

Vamos voltar para dentro do evento e para a aba de “Rodadas”. A sessão “Entrada de resultados de partida” serve para que você coloque detalhadamente o resultado. Temos o seguinte leque de possibilidades:

Redobre a atenção nessa hora, pois muitas vezes a maneira como é colocado JOGADOR 1 vs JOGADOR 2 com o sobrenome a frente no primeiro nome pode acabar nos confundindo e um erro aqui provavelmente irá gerar emparceiramentos errados (mas não se preocupem, a gente vai conseguir corrigir).

A sessão de “Empates” é muito comumente confundida. Dois jogadores estão em rodadas e a partida não teve um vencedor? O resultado a ser colocado é 1-1 ou 0-0, dependendo do número de jogos. Precisa empatar dois jogadores que decidiram não jogar? Selecione na área de “Empates” o número 3, já que no fim das contas nenhum dos dois jogadores chegaram a jogar a melhor de 3.

 

  1. Retirando e recolocando jogadores.

Vamos trabalhar esse tópico com um exemplo em um Standard Showdown de uma LGS. Vamos supor que eu tenha ficado com vontade de ir para casa depois de, na segunda rodada, estar 0-2, sem chances de pontuar e eu peça para que você me remova do evento. É bem simples, basta que na hora de inserir meu resultado (ou depois apenas selecionando o emparceiramento em que estou) você marque a caixa “Retirada” ligada a meu nome.

Até aí tudo certo. Só que durante o anúncio da terceira rodada eu me lembrei que preciso de pontos para tentar conseguir BYE 1 no próximo GP e o Standard Showdown é uma ótima oportunidade para isso. Então eu peço para ser incluído novamente no evento. Simples também, só ir na aba “Jogadores” e em “Jogadores do evento” selecionar “Inativos” (lá estarei eu).

Selecionando o jogador é só ir no botão de “Reinscrever”. Ao voltar para a aba de “Rodadas”, tudo vai estar diferente, pois o jogador reinscrito precisa precisa achar um lugar. Nós temos a opção de “Refazer partidas” ou, no exemplo, fazê-lo jogar contra o jogador que havia pego o BYE.

Partindo para outra situação comum: Supondo que um jogador avisa que foi emparceirado e diz que era para ter sido retirado do torneio, como proceder? Naturalmente esse erro aparecerá logo após o anúncio da rodada, e não há necessidade de reparar o emparceiramento inteiro. Supostamente esse jogador deve estar na parte debaixo da colocação, então garantir que seu oponente seja emparceirado com o BYE ou conceder-lhe o BYE deve resolver o problema. Basta clicar em “Editar partidas” na aba “Rodadas” e você terá a possibilidade de desemparceirar jogadores e refazer as mesas.

 

  1. Corrigindo os erros.

Para falar a verdade, até se acostumar com a ferramenta, é comum registrar um resultado errado. Obviamente é um erro e que pode gerar chaves erradas, porém os resultados inseridos podem ser alterados imediatamente ou no decorrer do torneio. Clicando simplesmente entre um resultado e outro você pode alterá-los imediatamente. Precisa corrigir um resultado de uma rodada anterior? No meu ver temos duas maneiras de agir: Corrigir os resultados mas não modificar as mesas da rodada atual, ou corrigir os resultados e modificar as mesas da rodada atual. Como decidir qual delas utilizar? Bom, tudo depende de em que momento o erro foi descoberto. Se refazer o emparceiramento for muito disruptivo, que no meu ver passa a ser quando os jogadores já começaram a jogar e já estão baixando suas permanentes, simplesmente não o faça. Se as pessoas já começaram suas partidas, recomendo apenas corrigir a pontuação no WER e deixá-las jogar. Se o evento possuir mais rodadas, a próxima rodada estará com os emparceiramentos e pontuação corretas.

 

  1. Penalidades.

Vamos agora visitar a aba “Penalidades” de verdade, que geralmente é bastante utilizada em torneios de REL competitivo. Ao criar uma nova penalidade você irá também se guiar pelas rodadas, similar a aba de “Rodadas”, para poder acessar emparceiramentos anteriores ou atuais. Selecione o jogador, e preencha o campo logo abaixo. Ao selecionar o jogador que cometeu a infração o campo “Oponente” automaticamente será preenchido. Selecione no campo “Infração” qual foi a cometida e qual a penalidade atrelada. Na parte de “Notas”, descreva o mais objetivamente possível o ocorrido e salve a ocorrência.

Infelizmente o campo de “Infração” está desatualizado se comparado com o “Guia de Procedimentos para Infrações” atual:

  • EJ – Comprar Cards Extras na realidade é EJ – Erro de Card Oculto.
  • EJ – Compra Indevida no Início do Jogo na realidade é EJ – Erro no Procedimento de Mulligan.
  • ET – Falha em Seguir Anúncios Oficiais na realidade é ET – Conduta antidesportiva Leve.
  • ET – Violação no Procedimento de Draft na realidade é ET – Violação no Procedimento de Limitado.
  • CA – Fraude na realidade é CA – Trapaça.

 

  1. Bom saber!

Com o tempo fui aprendendo a como melhorar minha relação com o WER e consequentemente como scorekeeper. Vou tentar passar a seguir algumas dicas e situações do cotidiano que podem auxiliar vocês. Caso tenham alguma boa dica, sempre será bem vinda!

  • Um jogador por descuido não se inscreveu no torneio e no anúncio das rodadas percebeu o erro e foi corrigir. Porém o campeonato já tinha número par de pessoas e ele seria o número ímpar (para o exemplo, supomos que ele seria o jogador de número 21).
    – Obviamente conceder o BYE para essa pessoa seria uma solução preguiçosa e não recomendável. Gerar um novo emparceiramento seria o mais correto a se fazer, visto que a rodada acabou de ser anunciada. Mas existe uma solução bem melhor que aprendi com um juiz muito bom aqui da cidade+ e que faz total sentido. Se eu decidi ter que gerar um novo emparceiramento por esse motivo, é muito mais simples que eu sorteie um número de 1 a 21 e conceda o BYE à pessoa sorteada. Essa pessoa, se não for a que se inscreveu por último, eu desemparceiro e coloco o jogador esquecido no lugar, assim evitando um novo emparceiramento e com que todos os jogadores tenham que se levantar, achar os novos oponentes e sentar em outras mesas. Na aba “Rodadas” clique em “Editar partidas” para realizar o processo.
  • Existe uma complicação de adicionar um juiz em um torneio ou evento que ele esteja jogando, o programa exibe uma mensagem de erro caso você tente.
    – Para resolver é bem simples, na aba “Evento” clique em “Mais juízes” e adicione por lá os juízes do evento.
    – Também dá pra inserir a pessoa primeiro como juiz mor, depois como jogador.
  • Caso seu torneio ou evento tenha bastante pessoas inscritas, opte por imprimir os emparceiramentos por nome e não por mesa.
    – Os emparceiramentos por mesa por priorizar o número da mesa e não os jogadores nela sentados, dificulta que os jogadores achem seus nomes entre os Jogadores 1 e Jogadores 2, ainda mais com o sobrenome vindo primeiro, coisa que muitos não estão acostumados. Organizando por nome o emparceiramento irá repetir as mesas e sempre terá o nome do jogador na primeira coluna, facilitando a busca.

  • Todos os resultados e emparceiramentos sumiram na aba de “Rodadas”! E agora?
    – Aconteceu já comigo algumas vezes. Mas no campo “Procurar” e “Número da mesa” digitar 1 ou 2 espaços podem fazer com que todo o emparceiramento suma. É só manter a calma e apagar os campos que tudo volta ao normal.
  • Criei um evento casual Commander/Brawl, inscrevi todos os jogadores e não estou conseguindo iniciar as rodadas mesmo tendo desmarcado a opção “Somente lista de jogadores”, o que fazer?
    – Não tem o que fazer com esse evento, infelizmente. Já quebrei a cabeça e a solução é criar Casual Vintage/Casual Standard para conseguimos ter acesso a emparceiramentos.

 

  1. Finalizando.

Bom, por hoje é só pessoal. Espero ter atingido o público alvo, que são os juízes que entraram recentemente no programa e ainda não tiveram a oportunidade de trabalhar (ou trabalharam pouco) utilizando o WER. Também espero ter ajudado, nem que seja com alguma dica os mais experientes. Gostaria de deixar um espaço para perguntas, caso eu tenha conhecimento suficiente eu me deixo a disposição para ajudar. E novamente, caso vocês tenham conhecimento sobre o Wizards Event Reporter para compartilhar, por favor o façam! Agradeço a leitura de todos.

One thought on “Desvendando o WER

  1. Simplesmente genial o artigo! Será muito útil não apenas para os juizes, mas também para os lojistas e funcionários! Parabéns pelo empenho!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

You will not be added to any email lists and we will not distribute your personal information.